Domine o Hábito da Escrita

Domine o Hábito da Escrita S.J. Scott

Resenhas - Domine o Hábito da Escrita

Carlos 10/10/2021

Prático e de fácil leitura
Trata-se de um livro de fácil leitura e com dicas práticas sobre como desenvolver o hábito de escrever diariamente e superar o bloqueio da escrita.
O autor ensina um processo simples, mas que garante ser efetivo para a escrita:
1. Esboço, no qual se faz um brainstorm e seleciona as ideias para o seu livro, hierarquiza entre principais e secundárias e faz um esquema básico do que seria o livro.
2. Pesquisa sobre essas ideias para aprofundar partes do assunto que você não domina.
3. 1? rascunho: é a parte na qual você começa a escrever om base no esboço, mas dá vazão à criatividade, sem se preocupar com a lógica, a gramática e a coerência interna ainda.
4. 2? rascunho: já começa a corrigir a gramática e pequenas falhas de coerência, reduzir parágrafos longos e preencher lacunas.
5. 3? rascunho: acrescentar o material extra (página de título, créditos, bibliografia etc). Pede a pares que leiam seu livro criticamente. Ler em voz alta.
6. Edição: envio do livro para um editor.
7. Prova final: última leitura antes de enviar para a publicação.
Cada tópico desses é um capítulo curto com dicas em forma de tópicos, com exemplos de experiências do autor ou de outros escritores e finalizado com uma conclusão resumindo o capítulo.

Ótimo ponto de partida para quem está tentando furar o bloqueio de escritor ou adquirir o hábito de escrever diariamente.

Priscilla Tôrres 18/10/2021

Oferece um método
Livro muito bom para quem está com dificuldade de escrever suas obras. Oferece um método de escrita e mostra como executar. Alguns erros de português.

Leo 31/01/2022

Prático
Pra quem curte uma receita pronta de sucesso esse é o livro. Se você se tornará um bom escritor não dá pra saber, mas que você vai conseguir escrever muito, disso não tenho dúvidas.

victorocurador 15/06/2017

Um bom livro
Eu tenho o costume de classificar os livros como: Ruim; Legal; Bom; Muito bom e ótimo. Por isso dei 3 estrelas enquadrando este livro como bom.

Mesmo possuindo algumas dicas muito boas, fiquei um pouco incomodado com a escrita do autor. Sabe quando estamos numa loja e percebemos que o vendedor só está tentando te empurrar um produto? Foi o que senti em alguns momentos.

De fato é possível aproveitar muita coisa do livro e aderir a métodos interessantes que quando são colocados em prática podem auxiliar e expandir o números de palavras escritas por dia. Também possui dicas de como encontrar um bom editor, de como criar o hábito de escrever e várias outras. Só mesmo essa impressão de "vendedor desesperado" que me pareceu negativa, mas espero que outras pessoas também consigam filtrar e aproveitar ao máximo deste livro e colocar em prática o que ele propõe.

Bia 01/06/2020

Um bom guia prático e simplificado que ensina como seguir os passos para estabelecer o hábito da escrita e para organizar o processo de escrita de um livro.

Paulera 17/06/2020

Uma espécie de amostra grátis de curso completo
É como aqueles e-books que você encontra em anúncios patrocinados pela Internet com títulos sensacionalistas como "Aprenda as técnicas essenciais para (insira aqui algum desejo recorrente da sociedade moderna: falar inglês em dez dias, dobrar a renda em 5 passos, etc...)". Você lê o e-book com ideias óbvias e depois lhe querem vender um curso completo para aprender a fundo sobre o tema.

Não que não tenham ótimas indicações. É um bom livro para primeiro contato se você está começando a escrever e nunca na vida leu nada sobre o assunto. Mas as ideias são pouco exploradas e jogadas de uma forma bem simplista. Para mim não foi inspirador.

Uma ótima recomendação que encontrei aqui foi sobre o Scriviner. Adorei o aplicativo e foi o que salvou o livro para mim.

Miss Vanny 07/05/2021

Imite um escritor consagrado...
... e você irá longe! Esse livro é bastante inspirador mesmo se você não tem intensão de ser um escritor profissional. Se você gosta de ler, com certeza já sentiu vontade de melhorar a própria escrita. Aqui é onde você encontra os passos e os exemplos necessários pra iniciar.

Helder Cavalcante 25/04/2022

Didático
O autor apresenta o tema de forma didática. Trata-se de uma modalidade prática, concisa e fácil de desenvolver. Gostei.

Ricardo 23/05/2015

Excelentes dicas.
O livro traz dicas e técnicas muito boas de como desenvolver o hábito da escrita. Os iniciantes realmente se sentem encorajados a começar a escrever com os conselhos dados pelo autor. Embora o livro seja em grande parte estruturado em tópicos, o quê normalmente deixa os manuscritos massantes, o ritmo é muito bom devido a grande objetividade do autor.
O grande problema do livro é a tradução e a edição. Algumas frases não fazem nenhum sentido e algumas formatações estão sem padrão. No final do livro esses problemas se agravam, dando um forte impressão de desleixo com a edição em português.

leitorDedicado 06/10/2016

Bom livro !!!
Comentário do básico, é colocado um modelo que qualquer aspirante a escritor deve saber, mas Vale a iniciativa.

Edson Camara 31/03/2018

O autor nos brinda com ensinamentos acima do escopo do livro
Quando iniciei a leitura imaginei aprender sobre o processo de escrita puramente. Para minha surpresa o autor mostra caminhos de planejamento, realização de metas e criação de novos hábitos que são úteis em qualquer aspecto de nossa vida. Excelente livro que cumpre o que promete o título e oferece muito mais do que se espera. Para quem pensa em escrever com seriedade esta é uma obra indispensável.

Amanda.FróesM 01/04/2022

Cumpre o prometido!
A obra é de rápida leitura, tanto pela fluidez das palavras e organização textual, quanto pela empolgação pelo assunto.
O autor consegue oferecer várias sugestões, que, somadas, tornam a sua escrita boa em hábito diário. Além disso, curiosidades são expostas e usadas como exemplos, citando Stephen King, Victor Hugo, entre outros.
O livro serve como manual obrigatório para quem deseja se aventurar pelo trabalho com as letras.