Engano

Resenhas - Engano

Wilma.Solange 08/09/2020

Minhas Impressões
??
? A trama é envolvente, intrigante, surpreendente e em muitos momentos eu me perguntei é sério isso? E também exclamei o facto de não me aperceber que na realidade muitas histórias de relacionamentos, familias e amizades acontecem assim, ou melhor sempre ouço ouvir que acontecem assim só que o meu ingénuo cerebro recusa-se a acrediar que é verdade.?

Amanda 05/12/2023

Um achado da Feira do Livro :)
Comprei esse na Feira do Livro, alguns meses atrás. Não fazia a menor ideia do enredo, e mesmo que tenha lido o trecho na folha de trás, o desenrolar da história foi uma total surpresa.

Primeiro, as críticas. Construtivas. Achei que grande parte dos diálogos de conflito se resolviam de maneira artificial, em uma virada de emoção não tão bem construída. Talvez seja pelo modo rápido de escrita, bem dinâmico, e uma opção da autora, mas por alguns momentos pensei ?já??. Algumas reações também parecem ter sido incluídas mais para direcionar a história que organicamente o que as personagens diriam. Mas, não fui eu quem as criou, então talvez elas realmente falassem dessa forma.

A construção do livro é muito divertida. Com trechos curtos, sem demarcação de capítulos, sentimos a história passando como um capítulo de novela ou como se estivesse acontecendo na frente dos nossos olhos. A vida de todas as personagens acontece ao mesmo tempo - o que faz todo sentido! Achei que a autora conseguiu incorporar o dinamismo e a teia de relações muito bem. Mais que saber quem matou quem ou quem enganou quem, fiquei realmente ansiosa para descobrir as novas nuances que apareciam de cada personagem.

Fui pega de surpresa com o final e com a resolução do grande mistério que permeia o livro. Como um todo, achei uma história cativante e cada trecho te faz querer chegar no outro, seja pra acompanhar sua personagem favorita, seja pra acompanhar a resolução dos conflitos que surgem e somem durante toda a narrativa.

O que mais gostei das personagens é que todos estão em uma área moral extremamente cinza. Falam muita merda, se posso assim dizer. Todos cometeram ?erros?, assim como nos fazem sentir sua dor quando são atingidos pelas pessoas com quem convivem, que também têm esse mesmo dinamismo. Especialmente gostei da história de Marilisa e de como podemos vê-la se desenvolvendo e se libertando (sou meio fã desse gênero de donas de casa ou ?mulheres de família? que percebem a necessidade vital de retomar seu amor por si mesma e sair do papel passivo ?de onde deveriam estar?).

Um drama doméstico com quê de novela das sete.