O Manual da Garota Geek

O Manual da Garota Geek Sam Maggs

Resenhas - O Manual da Garota Geek

Nat 15/03/2024

Estou velha demais
Não curti, achei que me interessaria mais. Acho que se eu lesse esse livro quando era mais nova, me encantaria, mas as informações nele lidas pela eu adolescentes me entediaram um pouco. Foi difícil terminar, mesmo que ele não seja grosso. Nem por isso ele é ruim, aposto que geeks mais jovens se inspirariam muito na autora e nas orientações, só não me interessou.

Carolina 02/02/2024

Livro bom!
Eu já estava ficando desesperançada, pois o livro me parece mt adolescente, ou para meninas muuuuuito geek (coisa que não sou).

Tinha certeza que seria um livro 3 estrelas qnd, do meio pro fim, veio as melhores partes do livro:

1- Tudo sobre eventos geeks (que eu eu quero mt conhecer algum dia) - quais os principais, nacionais e internacionais, dicas de cosplay pra quem curte, o que fazer se for sozinha ou em grupo, como é qnd chega lá? achei mt legal mesmo

2- O final, final mesmo do livro, a autora traz mts indicações geeks: de lojas, de sites, de canais e YouTubers, produtos de beleza e moda geek? pra mim, foi a cereja do livro, adorei essa parte e me fez subir uma estrela em sua avaliação rsrs

SohGabi 19/01/2023

O típico livro de cabeceira, não trata de forma filosófica nenhum assunto, tem um "q" de profundidade, mas nem tanto, tem um toque de comédia (arrisco dizer que de sarcasmo comum da própria escritora), um livro cheio de dicas, uma releitura feita depois de anos, calma, fotos, rápida, o tipo de livro que você lê em 3 dias no máximo. A minha crítica aqui fica ao tamanho e fonte da letra, como míope que lê a noite, principalmente, a letra pequena e fina torna a leitura relativamente incomoda. Tirando essa questão recomendo super a leitura!

Aly.ch 21/12/2022

Li em 2018, e para a minha idade na época foi uma leitura muito boa... Estava começando a ter o costume de ler livros "grandes" e também estava começando a descobrir o mundo geek, lembro que andava com esse livro para todo canto. Definitivamente foi um dos motivos pelos quais eu me apaixonei por livros

Nelmara.Machado 18/07/2022

Como o próprio nome diz, é um manual bem escrito e de fácil compreensão, que ajuda as meninas que gostam de diversos conteúdos geek (séries, funfics, animes, cosplayer, entre outros), e gostaria de um guia para começar a ser mais ativa e atuante nesses universos, esse guia é uma boa pedida.

Sara277 10/07/2021

No começo achei que se tratava de um livro simples sobre a cultura nerd, porém conforme fui avançando na leitura fiquei surpresa com o tanto de informações interessantes para uma geek de primeira viagem, como eu, Sam Maggs reuniu em 192 páginas.
Para o tema proposto acredito que o livro cumpre sua função, com dicas para convenções, termos sobre fanfics e feminismo creio que seja uma ótima ideia para sair da ressaca literária, super aprovado!

emlindh 11/05/2020

Divertido
As autoras mandaram bem ao abordar o empoderamento da garota geek, já que sabemos que esse é um ambiente bem masculino. Muitos nomes de fandoms e termos de internet eram desconhecidos para mim, e foi bem divertido de ler sobre eles. As autoras abordam tudo com bastante senso de humor.

Bea 12/04/2020

Bem divertido e descontraído. Algumas coisas já estão desatualizadas, mas é ainda assim uma leitura agradável. Adorei a parte que fala especificamente das mulheres no fandom.

Milena - @milenayasmim_ 27/06/2018

Encontre também essa resenha no instagram @leituranaestante
Acho que este livro, é para as pessoas que gostam de séries,animes,cosplay,quadrinhos e etc... E acho também,que uma pessoa que queira descobrir mais sobre está cultura Geek,é um ótimo livro. Gostei das ilustrações,da forma que a autora se expressa,adorável este livro.

Letycia. 13/08/2017

Interessante e informativo!
A autora fez uma compilação interessante, para mostrar que existem sim garotas geeks.

Em uma narrativa simples podemos conhecer um pouco mais de oportunidades no mundo geek, como dicas, relatos de mulheres que estão nesse meio e curiosidades sobre o assunto!
Não foi um livro que mudou minha vida, mas nele foi feito tudo que é proposto para o tema. Se quiser passar um tempo e até dar algumas risadas, esse livro é pra voce :)

Nathy 13/09/2016

Manual da Garota Geek – Sam Maggs – #Resenha
Quando li Geek Love eu fiquei bem empolgada com a forma de o autor descrever todo esse mundo. Então quando vi o lançamento da Garota Geek eu fiquei ainda mais empolgada. Porque por mais que tivesse tido uma identificação com Geek Love ele foi feito para os garotos. O tom do livro é referente aos garotos ainda que as meninas possam se identificar em alguns momentos. Com esse livro eu senti uma aproximação maior e logo nas primeiras páginas parecia que estava sendo descrita no livro.

Ele é dividido em seis partes do mundo da garota geek. A narrativa é bem fluída e dinâmica. Mas, em algumas partes se tornou cansativa. Não parecia mais que a autora estava conversando comigo e sim que estava apenas soltando as informações. Algumas passagens se tornaram irrelevantes. Pelo menos na minha visão. Mas, algo que eu gostei é que não ficou se estendendo demais em um assunto. Tem uma temática principal dentro do capítulo na qual irá abordar diversos assuntos.

Eu sou uma garota geek.

O primeiro capítulo foi aquele com a qual mais me identifiquei e eu achei divertido. Os outros capítulos também poderiam ter tido um pouco mais dessa dinâmica. Porque senão acaba tornando o livro denso e cansativo. Enfim, como não se identificar quando a autora está falando sobre suas séries, animes, livros, shippers favoritos? Estava muito empolgada com o capítulo porque a cada novo assunto estava me vendo. Inclusive em umas partes do livro na qual fala sobre o trolls. Nesse momento seu sangue sobe e sente aquela vontade de sair discutindo. Mas, mantém a classe porque não quer se rebaixar no mesmo nível deles.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2015/05/manual-da-garota-geek-sam-maggs-resenha.html

Mandy 09/07/2016

O Manual da Garota Geek
Eu já li e fiz resenha de um outro livro da Editora Gente/Única com uma temática nerd/geek, o livro Geek Love: O manual do amor nerd, um guia para nerds sobre relacionamento; já esse livro é um pouco mais focado nas garotas e o nosso papel nesse mundo, mas nada te impede de ler o livro caso você seja um garoto nerd; o livro fala desde fandons, até fanfics e dicas de como se dedicar à esse seguimento do mundo nerd/geek, dicas sobre convenções e lista dos vários eventos bacanas que nós geeks/nerds podemos participar.

“Ser uma garota geek é a melhor coisa do mundo e aqui estão todas as formas para que você faça mais coisas nerds que são legais, sem nunca precisar se desculpar por isso porque você é a pessoa mais sensacional, tenho orgulho de você e você é linda”. pág 12

A escrita da autora é muito divertida e capta o leitor muito bem, você sente basicamente como se estivesse tendo uma conversa com uma amiga. O conteúdo é muito rico e com certeza atinge vários públicos, de vários fandons, e até pode acabar apresentando coisas novas para quem conhece esse mundo geek, com várias dicas de sites para compras e ações legais para juntar os amigos ou fazer novas amizades. Um coisa interessante sobre esse livro, é que ele tem seus momentos de "Vamos falar sério agora!", onde a autora aborda temas que são bem importantes e que vem sendo comentado, e precisam ser comentados, como a questão de preconceito com garotas no mundo geek/nerd, em especial em jogos; achei que a autora aborda isso muito bem, explicando muitas coisas e até compartilhando experiência para ajudar as garotas que sofrem todos os dias com os trolls da internet.

Além desse conteúdo todo diferente e cheio de dicas super legais, o livro é todo lindo e tem umas ilustrações muito bacanas!!

“Não mude sua opinião apenas porque outras pessoas não concordam com ela, mas não tenha medo de mudar se é o que você quer.” (Jill Pantozzi) pág 52

Adoro ler mais livros diferentes, com essa pegada mais de autoajuda, acho ótimo a iniciativa da editora de trazer esses livros para os leitores, em especial nesse estilo mais descontraído e mesmo assim informando e ajudando. Amei a leitura desse livro e ele com certeza vai pra minha pilha de releituras (para aqueles momentos que bate uma bad e eu preciso me lembrar como é bom ser quem eu sou!!!).

“Tenha orgulho de ser como outras garotas! Acho que todas as garotas nerds, em algum ponto, caem no poço de misoginia internalizado de ‘Ah, eu não sou como as outras garotas, patricinhas são as piores’, porque fomos ensinadas que estar interessada em coisas tradicionalmente femininas como beleza nos torna burras ou superficiais. Viu como isso é errado? Lembre-se de que outras mulheres não são suas concorrentes. Deixar de lado ou se recusar a apoiar outras garotas apenas para aumentar sua autoestima fará com que você se aventure em território troll. Estamos todos aqui para ajudar os outros, e esse é o caminho – similar ao da Sailor Senshi, mas sem as sequências de transformações brilhantes (se pudesse, seria demais!)”. pág 174

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/11/o-manual-da-garota-geek-tudo-que-uma.html

Vickawaii 18/02/2016

Uma agradável surpresa
O Manual da Garota Geek é um livro divertido e descontraído que faz jus ao que o título propõe, pois tem como premissa ser um 'guia' para garotas interessadas no universo geek. A começar pela definição dada pelo livro, geek é uma pessoa movida por suas paixões, seja por quadrinhos, seriados, literatura, jogos e acredite, até por John Green. O Manual começa timidamente explicando sobre os diversos tipos de fandoms (grupos de fãs) e explicando as características de cada um, os termos e debates intermináveis, mas acaba tratando de assuntos super úteis como se programar para convenções e planejar seu cosplay, até um tema importantíssimo que é constantemente deixado de lado nesse meio: feminismo.

(Resenha completa no blog Finding Neverland)

site: http://wheresmyneverland.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-manual-da-garota-geek.html

Coruja 15/12/2015

Essa foi uma leitura bem a propósito no meu cronograma de atividades nesse fim de ano - especialmente a se considerar que o comecei na véspera de viajar para ir à Comic Con Experience. Bem-humorado, sincero, prático e cheio de dicas legais, a minha reação ao terminar de ler O Manual da Garota Geek foi 'quero comprar uma centena dele e sair distribuindo por aí para todo mundo de que gosto'. Como não sou um gênio bilionário, minha filantropia terá de se limitar a um sorteio cá no blog. Mas falaremos disso mais abaixo.

Descobri esse título por causa do Goodreads Choice Awards 2015, premiação que se tornou uma das minhas fontes para escolher novas leituras: ele foi um dos indicados na categoria humor. Gosto do gênero e a capa imediatamente chamou minha atenção e quando descobri que ele tinha sido traduzido aqui no Brasil, não deu para resistir.

Foi um volume bem rápido e que tanto mexeu com minha nostalgia quanto se provou bastante atual. Atual porque 2015 foi um ano em que se discutiu bastante a questão de preconceito, diversidade e feminismo no mundo nerd - tivemos mais de uma polêmica, a última na própria CCPX, quando o pessoal do Pânico na Band, depois de muitas grosserias, chegou ao cúmulo de lamber uma cosplayer. Nostálgico porque ele me fez lembrar dos meus tempos de ficwriter, de todos os amigos que fiz ao longo desse tempo e de como isso foi a porta de entrada para chegarmos até o Coruja.

Identificar-se como uma garota nerd é fazer parte de uma comunidade calorosa e muito receptiva, que pode ir dos gritinhos excitados a profundos e longos debates sobre o background de seus personagens favoritos. E, francamente? Eu adoro esse sentido de pertencimento, de solidariedade e paixão.

O livro se divide em quatro partes principais: uma introdução que é também como um abraço apertado repleto de empolgação; um mergulho no mundo virtual e todas as suas possibilidades; dicas de como sobreviver a uma convenção - e cheguei à conclusão que convenções como as Comic Cons pelo mundo são a Meca de todo nerd -; e feminismo (claro que não podia faltar). Tudo isso entremeado por pequenas entrevistas com nomes importantes do meio - escritoras, produtoras, atrizes, quadrinistas - que dizem o que significa para elas ser uma garota geek.

Aliás, Sam Maggs é ela mesma editora do excelente The Mary Sue e sabe exatamente do que está falando.

O livro é todo ilustrado e tem um projeto gráfico lindo. Não sei se é igual à edição em inglês, mas de toda forma a editora aqui no Brasil está de parabéns pelo trabalho.

Recomendo para todo mundo, e não apenas ao público feminino - por mais que o título seja O Manual da Garota Geek, o que Maggs escreve aqui serve para todo mundo que se enxerga como um nerd tolerante e crítico desse nosso universo de nerdices.

Terminando por hoje... como disse na abertura dessa resenha, queria poder dar esse livro de presente para todo mundo. Não podendo, sortearei um exemplar entre os comentários desse post, bastando responder pra mim com qual fandom vocês se identificam e porquê. O resultado do sorteio vai ao ar no dia 31 de dezembro, antes da virada.

(um p.s. para quem está lendo a resenha no skoob ou no goodreads: o sorteio é só no blog do Coruja, ok?)

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/12/para-ler-o-manual-da-garota-geek.html
Flávia 15/12/2015minha estante
Muito amor!

Fernanda 20/12/2015minha estante
o sorteio desse livro ainda ta valendo?

Coruja 20/12/2015minha estante
Tá sim, Nanda, pode participar até dia 31 de dezembro, só ir lá no blog: www.owlsroof.blogspot.com

Fernanda 21/12/2015minha estante
ahh sim, obrigada kkkkkk ignora o outro comentário lá D:

Fernanda 12/11/2015

Resenha: O manual da garota geek
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/11/resenha-o-manual-da-garota-geek-sam.html