Cães do Rei

Cães do Rei Martin Jensen

Resenhas - Cães do Rei

Biblioteca Álvaro Guerra 31/01/2024

O Recém-Coroado Rei Cnut da dinamarca conquistou a Inglaterra e governa suas terras de oxford O ano é 1018 , e os conflitos enfim são passado , mas o reino unificado está longe da paz .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501097347

Marcos 06/10/2023

Winston, um iluminista saxão e Halfdan, um ex nobre dinamarquês vêem seus destinos sendo cruzados ao estarem perante ao rei Cnut, que delegou a eles um caso de assassinato inusitado.

Trata-se de um caso embaraçoso, onde a vítima (Osfrid), que era conhecido como inimigo do rei Cnut, foi encontrada em um estábulo e transferido para um barracão.

Dentre os suspeitos, se destacam o dono do estábulo (Alfred), o anão xereta servo de Alfred (Wigstan), a viúva da vítima (Tonild), o padre (Egbert), o irmão da vítima (Osmund), o chefe da guarda do rei (Godskalk), a serviçal da viúva (Frida), os cunhados da vítima (Ulfrid e Torold) e entre outras pessoas que vão chegando no caso e ocupando uma posição de suspeitas.

Com apenas três dias para solucionar o homicídio, Winston e Halfdan se deparam com a intriga entre povos distintos como vikins, germânicos, nobres, cavaleiros, jutos e toda sorte de raça diferente que impacta no reinado de Cnut, e sob a ameaça de caírem na ira do rei.

Com um cenário totalmente de época, a história traça uma linha sob a rivalidade entre os povos e como eram as políticas e as relações entre as nações. E o caso de assassinato molda a vivência de como as coisas funcionavam antes mesmo de existir uma lupa ou análises de impressões digitais.
Tudo deverá ser jogado a mesa, perante todo o povo na sessão do witernagemot e na assembleia dinamarquesa, será que a dupla sairá vitoriosos ou escorraçados como mais dois cães do rei?

Particularmente, no início da história eu quase desisti de ler o livro por ser um começo chato e embaraçoso, MAS com o passar das páginas eu comecei a criar vínculo com os personagens e a trama a ponto de não querer para de ler enquanto não descobrir quem é, ou eram, o assassino(s). Confesso também que aparentou um mistério escrito pela Agatha Christie, e por gostar de livros nessa pegada, minha classificação é de ????

LetAcia1104 26/07/2022

Dois improváveis, resolvendo o improvável
Um ex-nobre, um pintor e um assassinato que compromete a unificação da Inglaterra Na tentativa de garantir a paz na Inglaterra, o rei Cnut convoca saxões, dinamarqueses, vikings e jutos para um encontro em Oxford. Porém um assassinato que compromete o evento diplomático ocorre, e cabe a Winston e a Halfdan resolver.
De início eu estava empolgada com toda a história, e com tudo que parecia prometer. Porém o enredo foi se arrastando de certa forma que ficou cansativo e perdi o foco. Continuei lendo até o fim, mas não sei o que aconteceu, como se resolveu tudo, ou se quer outros personagens da história.
Acho que vale a pena eu reler algum dia... ?

Clio0 01/05/2022

Cães do Rei é um livro que começa com uma caracterização estupenda.

De fato, é uma obra com uma ótima primeira parte, pois o autor teve o cuidado de equilibrar narrativa para apresentação dos personagens e detalhes da época medieval escolhida - invasão Vikings no que mais tarde viria a ser a Inglaterra - com o assassinato que fará com que o ex-clérico Winston e o ex-nobre Hafdan sejam convocados pelo futuro rei Cnut para uma investigação.

O tempo de ação é relativamente curto, meros dias, mas somos bombardeados com numerosos nomes, fatos, acontecimentos e teorias que sobrecarregam a experiência. Mesmo as recapitulações de Winston e suas conjunturas não são suficiente para permitirem uma clara linha de raciocínio.

São diálogos extensos de exposição que apenas perfazem maior confusão. Algo imperdoável em um título que referencia ao clássico O Nome da Rosa e se inspira em no estilo de Agatha Christie.

Infelizmente, a Record não traduziu até a presente data os outros dois volumes da série dinamarquesa, assim não há como saber se tais erros foram corrigidos. Pena.

fran 25/10/2021

É uma leitura fácil e divertida, nas primeiras páginas eu me senti um pouco confusa mas a medida que a história foi se desenrolando eu consegui me prender no enredo.

DeBem 05/11/2020

....Sem spoiler....Um livro muito divertido, e logo que você começa a ler, você já se envolve com os personagens, com a trama. Na minha visão, é possível se transportar para o senário onde acontece toda essa história emocionante e muito humana. Custo benefício excelente

Xavier 10/05/2020

O livro é bem fácil de ler. É uma mistura de Agatha Christie ambientada no primeiro século.
DeBem 03/12/2020minha estante
Achei bem divertido de ler, como tive poucas referências deste livro, eu confesso que não esperava que fosse tão legal.

Lu 11/08/2018

Tem potencial
Como leitora viciada em ficção histórica, uma parte da atração de "Cães do rei" era poder dar uma espiada no reino de Cnut da Inglaterra. Foi durante o sei reinado que o jovem Rob Cole (O físico, de Noah Gordon) começa a sua jornada, ainda criança. E é o mesmo Cnut que invade a Inglaterra governada por Ethelred em "A rainha normanda" e acaba governando o reino. Foi ele quem conseguiu materializar, por fim, o sonho de Alfredo, o Grande (As crônicas saxônicas).

Então, a minha expectativa era de uma narrativa rica, mas talvez não tão cheia de detalhes quanto "Os pilares da terra" (acho que acima de Follett, só Tolkien), detalhes históricos, personagens multifacetados... quase uma mistura de "Os pilares da terra" escrito pela Agatha Christie.

Não é bem assim.

O livro começa mal, confuso, mal explicado... confesso que até o Halfdan aparecer, eu já estava pensando em largar. O autor claramente não fica à vontade narrando em terceira pessoa, de maneira que os dois co-protagonistas meio que surgem do nada. Mas a química entre eles e o burro Príncipe é tão boa, que depois eu acabei esquecendo os defeitos.

Embora a narrativa de Jensen seja pobre, ela é fluida e é o suficiente para se imaginar a Inglaterra caótica, imunda e cheia de conflitos do início do século XI. E há, é claro, o assassinatos. A ideia de ambientar uma história que normalmente seria um policial na Idade Média foi brilhante e fez toda a diferença. Deu uma nova cor ao estilo literário e possibilitou uma série de conflitos e camadas que, se bem exploradas nos próximos livros - ele sem dúvida,vai querer escrever uma trilogia - pode torná-la bem interessante.

Quanto aos personagens, simpatizei mais com Halfdan. Ele parece um parente distante do Uhtred. Não que eu não tenha gostado do Winston, mas achei o seu personagem não tão bem desenvolvido e suas ações parecerem, muitas vezes, aleatórias. Mas seu talento para investigar é fantástico e foi divertido acompanhá-lo. Ele a Halfdan formam uma boa dupla.

No todo, é uma leitura divertida. Poderia ser melhor? Sem dúvida. Acho que a inexperiência do autor influenciou o nervosismo do início. No entanto, ele tem um bom material nas mãos e acho que essa pode ser uma série bem legal de acompanhar. A nota de 3,5 estrelas me parece justa.

Recomendo!

Dhiego Morais 11/07/2016

CÃES DO REI
“Um ex-nobre, um pintor e um assassinato que compromete a unificação da Inglaterra.”

É a partir da premissa citada acima que nós temos Cães do Rei, um romance de ficção histórica de Martin Jensen. Confesso que a capa é no mínimo instigante e a trama remete aos mistérios tão conhecidos de Agatha Christie, com toques de Michael J. Sullivan.

A trama é narrada em seu início de forma cadenciada, onde o autor introduz as suas personagens principais: Winston, um ex-noviço que trabalha fazendo iluminuras extremamente cobiçadas pela nobreza inglesa e Halfdan, outrora um nobre, destituído de suas terras após o início do novo reinado.

Winston é uma personagem bem interessante e que, apesar de não possuir um ponto de vista próprio, cuja narrativa se dá em primeira pessoa, foi trabalhado com cuidado por Jensen ao longo do livro. Considerado um ex-noviço, pois não chegou a prestar os votos, depois de se desentender com o monge de seu antigo monastério; Winston vive bem com o seu trabalho de iluminuras muito valorizado, migrando de região a região, colhendo a prata elevada, enquanto mantém-se desiludido com as questões “divinas”.

Halfdan é, ou melhor, deveria ser o herdeiro de portentosas terras, mas, tragicamente (ou não), após a vitória em Assandun por Cnut, um dinamarquês e novo rei da Inglaterra, a família do jovem nobre foi destituída de todos os seus bens. Restou a Halfdan, além de sua habilidade como espadachim, a fuga para não perder a vida para os guardas ansiosos em cumprir as exigências reais e a receber os espólios de guerra.

“Estranho. Durante aqueles dias eu não me lembrara de meu irmão e agora a memória dele me vinha pela terceira vez em rápida sucessão. Lembrei-me de Harding dizendo: ‘Quando um homem abre a boca, raramente consegue parar de falar’.”

A vida dos dois homens se cruza poucas páginas depois, quando Halfdan salva Winston da morte, em meio a um assalto no meio da estrada para Oxford, onde todos os grandes nobres, jarls e membros dos diferentes povos da Inglaterra seguiam para encontrar o rei, durante o Witenagemot e a Assembleia Dinamarquesa.

LEIA A RESENHA COMPLETA EM:

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/675-resenha-caes-do-rei-caes-do-rei-1-martin-jensen

Saga Literária 21/10/2015

Suspense e Investigação na Idade Média
Cães do Rei, livro de Martin Jensen, é ambientado na Inglaterra do século XI, mais precisamente no ano de 1018, é um romance de ficção histórica cheio de mistérios, suspenses, onde Halfdan ex-nobre e andarilho juntamento com o famoso iluminador e ex-noviço Winston são designados pelo Rei Cnut para solucionarem o assassinato de um nobre Saxão, algo que poderá desestabilizar ainda mais a paz e o frágil cenário político do reino, caso não seja solucionado.

A história é narrada na visão e perspectiva dos dois personagens, inicia-se de forma cadenciada, introduzindo os personagens principais. Winston é o personagem mais perspicaz e inteligente, Halfadan é o braço direito, usa mais de sua força do que a inteligência, trata-se de um personagem que adora tabernas e mulheres. Com o passar das investigações, a obra ganha um novo folego, fluindo de forma rápida e leve, a dinâmica entre os dois personagens flui bem, existe uma química.

Outros detalhes relevantes são os duelos presentes na obra, o fato de ter povos distintos, como dinamarqueses, jutos, saxões, vikings, ingleses e outros.

Cães do Rei, é uma obra que surpreendeu e possuí uma leitura agradável. A Editora Record fez um bom trabalho de edição, não vi algum erro de revisão, o design da capa é muito bonito e bem trabalhado, possui folhas amarelas, orelha e mapas. É um livro que recomendo para os amantes de ficção histórica! Boa obra de Martin Jensen!

site: https://www.facebook.com/asagaliteraria