Vida & Verso

Márcio Muniz

Resenhas - Vida & Verso

Vanessa Vieira 24/06/2015

vida e Verso - Uma conversa e uma chícar de café quentinho
Vida &Verso foi um livro bem interessante de ler. Como nos diz a sinopse ele reúne diversos autores e todos eles falam sobre a vida e suas representações. O mais interessante é que além de serem colocadas de pontos de vistas de diferentes pessoas, essas pessoas possuem idades e profissões diferentes e subtemas que nos levam à vida, de uma forma genial.

Uma reunião de experiências que no início nos parecem sem sentido, mas que ao longo do livro vamos compreendendo. Porque os textos se ligam e dão vida ao verso. Um fala de infância, outro de esperança, tem aqueles que falam do futuro do recomeço... Diversas vezes lembrei de poemas já lidos - no próprio livro - e era como se uma peça se encaixasse no quebra- cabeça da vida!

Por ser uma reunião de autores, fica quase impossível não fazer comparações, então alguns autores eu me identifiquei mais com a escrita, outros mais com o tema que escolheu abordar a proposta inicial. mas todos de alguma forma me trouxeram algum aprendizado. E isso para mim é um ganho sem medidas.

Como disse a capa é belíssima e a arte do livro de um capricho imenso. Dá até pena de abrir o livro e deixá-lo marcado. E por isso dou minha saudações aos organizadores.

Só uma coisa me incomodou um pouco na hora de leitura e me refiro à forma como os poemas foram expostos. Foram publicados um ao lado o outro, às vezes mais de dois na mesma página.

Já publiquei em antologias e sei que esta é pode ser uma forma de dar mais oportunidade para que o autor mostre seu trabalho. Em minha opinião o livro, não deixa de ser interessante por isso mas pode se tornar cansativo, em alguns momentos. Além de corrermos os risco do poema não ter o devido espaço e atenção.

Pode ser uma mania minha, mas como disse, este fato não tira a beleza e o lindo trabalhos dos autores e dos organizadores livro.Livro lindo e cheio de Vida e Verso. Se você não conhecia, gosta de falar da vida, está querendo ler um pouco mais de versos e refletir um pouco sobre existir. Fica aí uma dica!

site: http://www.pensamentosvalemouro.com.br/2015/06/resenha-vida-e-verso-book-tour.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 11/07/2015

Poemas sobre a vida
O livro reúne poemas de 30 poetas e poetisas, todos com o mesmo tema: a vida. Creio que o fato de haver um tema central para as poesias, tornou a leitura mais agradável. E mesmo com a definição do tema, pude perceber que cada autor buscou um caminho diferente para escrever suas poesias para o livro. Alguns escreveram sobre coisas aleatória da vida, outros, como o André Moricz, por exemplo, usaram o seu "capítulo" na antologia e escreveram um poema sobre cada fase da vida, desde o início até o final.

André Moricz - "Será que foi assim? Não lembro" e "Nem tudo lembro"

Foi uma leitura muito agradável, gostei muitos de um número grande de poemas, de forma que foi difícil selecionar só alguns para colocar na resenha (espero que vocês consigam lê-los pelas fotos). O Diego Fontenele escreveu um poema bem bonitinho e com o qual me identifiquei bastante, mostra um pouco da dificuldade e do que um poeta passa ao tentar escrever algo:

Os poemas "A estrada nunca para" e "A ordem da vida", do Rafael Ferrari trazem uma reflexão interessante sobre a vida; ninguém escolheu nascer, mas parece que as outras pessoas não levam isso muito em conta. E se veem alguém tentando levar a vida num ritmo diferente, já começam a criticar. E nessa de "nasce, cresce, se reproduz e morre", quando é que a gente vive?

Como nem só de coisas boas é feita a vida, a Cintia Santos escreveu um poema muito bom sobre a violência:

Definitivamente não consegui escolher um poema preferido, mas pelo número de poemas da Giovana Minotto que gostei, acho que ela foi a minha escritora favorita da antologia. "Liberdade em grades" faz um retrato da liberdade que dizem que temos, mas que não conseguimos usufruir. "Eu queria poder dizer que as pessoas se matam por se matar, mas todos possuem um motivo e nunca é querer morrer... O problema de viver sempre foi sentir", acho que esse é meu trecho favorito de todo o livro.

E olha que lindo o mundo do coração do poema escrito pelo Alex Reis!

Quando fiz um post em meu blog mostrando os exemplares das antologias que recebi da Editora Illuminare, muita gente elogiou a capa nos comentários, e Vida & Verso é um livro realmente lindo por dentro e por fora, no visual e no conteúdo. A diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho, e as páginas são amareladas.

Enfim, Vida & Verso é um livro que gostei de ler, e que recomendo tanto para quem já gosta de poesia, quanto para quem ainda não tem o hábito de ler esse gênero. O bom de um livro de poemas, é que você pode lê-lo todo de uma vez, ou aos poucos, e pode relê-lo futuramente, decorar seus poemas favoritos... É um tipo de livro que pode te acompanhar por muito tempo.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/07/resenha-livro-vida-verso.html

Clube do Livro 23/12/2015

A obra intitulada "Vida & Versos", trata-se uma belíssima Antologia de poemas, sob o selo editorial da Editora Illuminare: "Uma porta aberta para novos talentos da Literatura brasileira".

Com esta perspectiva, o livro apresenta 30 autores (poetas e poetisas) e cada um deles contribui com beleza e riqueza poética, fazendo com que possamos ler e nos encantar com a poesia "entre um suspiro e outro". Olha essa capa "Maravilinda", já suspirei de imediato!

Encantamento é palavra que uso para descrever esta obra, tão linda e que fala de vida e de lições poéticas que tiramos da experiência e da construção da nossa evolução enquanto seres humanos.

O livro inicia com um poema do autor Alexandre Demarchi, intitulado "Esquecer", que fala sobre esquecer o passado e seguir em frente, perpassa por poemas como os de Alex Reis, falando sobre "Lembranças amargas" com uma beleza ímpar. São poemas repletos de sentimentos, falando de sonhos, de amores, aprendizagem e das coisas simples da vida, mas que nos são essencialmente importantes.

Encantei-me com o poema "Deus passarinho", do autor Edegar Torres; com os lindos poemas de Nuccia de Cicco e com o poema "Suave rito" de Érica Gonçalves, onde ela poetiza a natureza com maestria, lindo demais, leia um trecho:

"Ventos sopram com delicadeza,
com força, moderação ou frieza.
Vem como uma carícia e emoção,
roubam as folhas espalhando-as
no chão"

Amei o techo do poema da Giovana Minoto e acho que ele combina muito com tudo o que estamos vivendo no mundo atualmente:

"Eu queria poder dizer que as pessoas se matam por se matar,
mas todos possuem um motivo e nunca é querer morrer...
O problema de viver sempre foi sentir"

Encantei-me com todos os poemas e com esta obra por completo, com as ilustrações muito lindas e delicadas e principalmente, como sentimento que a obra nos desperta. Ficou difícil escolher apenas alguns trechos e poetas para esta resenha, mas saibam que todos os poemas são muito belos!
Recomendo aos leitores que gostam de sonhar e viajar em palavras poéticas repletas de beleza e essência.

Confira a apresentação do livro:

"No princípio criou Deus o céu e a terra." Gn1 -1

"Deus criou a vida em toda a sua forma. Da criação aos nossos dias, tudo que vivemos pode ser visto como uma experiência para nossa evolução. Em tudo devemos dar graças a Deus, pois através Dele podemos crescer amadurecer, vivendo experiências ímpares como seres humanos individuais.

De cada evento vivido tiramos lições poéticas gravadas nesse livro como forma de demonstrar nossa maneira de ver a vida."

Aqui deixamos nossa marca, em vida e Verso.

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/11/resenha-nacional-vida-verso-antologias.html