Os Pássaros

Os Pássaros Frank Baker

Resenhas - Os Pássaros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sambook 23/03/2021

"Ah, se você soubesse como era a vida antes dos Pássaros..."
Leitura necessária, porém para ser apreciada sem pressa.
Bastante filosófica e poética, o narrador conta como era uma Londres antes dos Pássaros aparecerem. Faz bastante crítica ao estilo de vida da época, parece até que está falando a respeito da nossa atual época.
Muita coisa mudou no mundo, mas nem tanto!

Daiane 25/04/2020

Realidades
Não sei se criei muita expectativa para a leitura desse livro, mas é verdade que não é nada daquilo que pensei: comecei a leitura muito bem, logo achei um pouco maçante... muita coisa rotineira, o que me levou a demorar de terminá-lo. Entretanto, ao final, minha atenção foi presa novamente e terminei como comecei: satisfeita.

Alessandra.Adams 27/03/2021

Em alguns momentos, o livro tem passagens bem cansativas. Ao meu ver, é um livro com teor mais filósofico, do que propriamente terror. É interessante ler com calma e sem muitas expectativas, pois ao final tudo irá se encaixar, evitando assim frustrações.

Matt 18/07/2022

Autobiografia ficcional filosófica
É um bom livro, o estilo de relato é bacana mas tem horas que você está tão imerso que esquece disso. O livro é quase uma autobiografia do autor, porque o mesmo trouxe vários elementos da sua vida pessoal para o leitor questionar-se durante a leitura. De certo modo isso é bom, ele traz ao debate um tema polêmico que é a questão de sexo e gênero, mas isso foge totalmente da premissa do livro. O final é razoável, bom porque veio com todos os sentimentos de uma vez só, mas não me agradiu tanto porque acabou na melhor parte...

@bardoriano 06/03/2020

#RESENHAMANÍACA

Milhares de pássaros chegam a Londres, a princípio fascinando seus moradores. Chegaram e ficaram, e na boca do povo o assunto era esse fenômeno.

Mas a paz dura pouco, e o que era atração, vira caos e pesadelo, pois os pássaros começam atacar as pessoas, e fica mais aterrorizante quando eles começam a matá-las.

E não só em Londres, o mundo todo está assim. Porém parece que nada abala esses pássaros estranhos, de tudo foi feito e tentado, mas nada consegue impedi-los.

Manifestação Sobrenatural ou Fenômeno Natural? Uma coisa é certa, são inabaláveis.

E para quem pensava que ia odiar, simplesmente amei e favoritei.

Não é bem avaliado, e já digo que não é um livro para todos. Sinopse e capa engana um pouco, apesar de que quando você termina e entende o conceito, tudo se encaixa.

Nos é apresentado Anna pedindo para o pai contar sobre Os Pássaros, é aqui que ele começa uma narração detalhada, melancólica, poética e tensa sobre a época pré-guerra de 1935.

E é justamente nessa narração que a galera acaba sendo enganada, pois o livro passa essa vibe terror e tal. Tem sua tensão, óbvio, mas não passa de um drama.

Os Pássaros são um pano de fundo, e sua aparição é uma metáfora que leitor pode interpretar como achar melhor. Um castigo para os humanos? E melhor teoria, uma premonição sobre a guerra que viria. - Gostei dessa.

Pois a narração vai focar no narrador e suas divagações sobre a época, sua vida, abordando até sua bissexualidade. Em certos momentos os pássaros são até "esquecidos", mas o personagem sempre volta a citá-los e falar o que andam causando.

A escrita é excelente e bonita, me surpreendeu, pelo livro ser antigo. Não tem capítulos, dividido em três partes, com várias quebras ao longo do livro.

E acabei amando por gostar desse tipo de narrativa, quando percebi o rumo, fui me acostumando e tendo outra visão, não quis parar mais. É uma narrativa cheia de reflexões, um passeio no interior de um jovem e o medo das pessoas, diante o inexplicável.

O final não agradará todos, mas amei foi tudo nesse livro. Então deixo uma dica, se mesmo assim quer ler, joga todas expectativas fora.

Nao vi o filme, pretendo.

#OSPASSÁROS

Nana_tsur 20/07/2023

"Quando olho para fora desta janela e vejo margaridas fechadas, bem
próximas umas das outras, como se tentassem resistir ao vento que as
golpeia; quando vejo folhas fragilmente penduradas nos ramos retorcidos
como pedaços de papel queimado; quando vejo o riacho brotando furiosamente da montanha vale abaixo, carregando plantas e galhos com
ele; vendo essas coisas, sou tentado a perguntar qual o propósito de toda
esta Vida quando nós também, já não mais fortes o suficiente para suportar
a correnteza, devemos sofrer para sermos levados embora com ela"

Tirando todas as polêmicas entre o autor do livro e o filme de Hitchcock, é um livro que chama atenção por todo o mistério que envolve os pássaros no decorrer da história.

Apesar de ser uma leitura arrastada e maçante, de certa forma acabei envolvida em diversas partes do livro.

O livro conta com certos elementos de suspense e também de distopia que trazem certos debates sobre sexualidade, religião e também uma critica a sociedade moderna, lembrando que foi um livro publicado pela primeira vez em em 1936 o que deixa tudo mais interessante.

O livro deixa muitos questionamentos em relação aos pássaros, mais acho que tem várias formas de interpretar seu significado, principalmente quando vemos que o protagonista tem que encarar o passaro como se tivesse que lutar com o seu próprio "eu" ou seus demônios.

Elaine | @naneverso 23/06/2020

O que pode mudar a maneira como uma sociedade é construída e mantida? Uma pandemia?

No livro de Frank Baker, são pássaros.
É, aquelas aves lindas com toda a sua liberdade de voar para onde quiserem escolheram parar em Londres e atormentar os humanos. Mas este livro não é o terror ou o suspense de tirar o fôlego que promete ser pela premissa. ?Os pássaros? é a descrição de uma sociedade pré-Segunda-Guerra e, diria até, uma metáfora para a própria Guerra, ainda que os personagens sejam (aparentemente) de carne e osso.

Caso queira ler a resenha completa, basta ir lá no meu perfil do Instagram (@naneandherbooks)
Daniela 25/06/2020minha estante
Eu também me senti traída pela premissa. Mas gostei da história, fiquei intrigada com os pássaros.

Elaine | @naneverso 25/06/2020minha estante
Eu também! Queria só que eles tivessem tido uma resposta porque já criei várias fanfics na minha cabeça hahaha

Taty Assis 25/10/2016

“Vá em frente e leia. E fique atento se ouvir uma leve batida na janela.” - Frank Baker
Confesso que desde que a Darkside divulgou o lançamento de “Os Pássaros” eu o desejei. Acabei comprando ele na pré-venda e assim que chegou fiquei completamente apaixonada. Sério, é a edição mais linda da minha estante! Então, é claro que as minhas expectativas estavam lá em cima, mas, infelizmente, o livro não foi tudo aquilo que esperei que seria.

Comecei a ler o livro às cegas. Não sabia muito bem do que se tratava.... Eu sabia que era sobre um ataque de pássaros e, por saber disso, imaginei que seria algo bem macabro e sangrento, mas não foi não. Na verdade, a leitura foi em alguns momentos maçante e por conta disso acabei demorando muito para concluí-la. Mas, uma coisa é inegável: o autor conseguiu me prender na maior parte da história, porque, sinceramente, eu estava muito ansiosa para saber como seria o desfecho.

Em um dia que era para ser como outro qualquer, Londres foi acometida por uma situação um tanto quanto inusitada. Milhares de pássaros sobrevoavam e pousavam na cidade. As pessoas estavam em estado de euforia já que aquilo tudo era novo, mas, com pouco tempo na presença deles, começaram a compreender que eles não eram apenas simples pássaros já que eles começaram perseguir as pessoas para logo em seguida atacá-las e matá-las de forma fria e cruel.

“Ouvi gritos e uma involuntária e rápida agitação. Não eram nuvens que pairavam sobre as ruas e obscureciam o sol. Era um grande bando de pequenos pássaros de plumagem brilhante que gorjeavam.”

E neste livro vamos contar com a narrativa de um dos sobreviventes ao ataque. Com ele vamos acompanhar desde o deslumbramento e admiração da população de Londres com a chegada dos pássaros, quanto o terror e pavor que se acometeu a todos quando começaram os ataques e também as perseguições.

“Eram pássaros enormes, quase tão grandes quanto gralhas, resplandecendo verde e azul, as asas reluzindo com as gotas de água. Quase a mesma expressão estampava-se em suas feições distintas; os mesmos pequenos olhos brilhantes. Porém, havia alguma coisa mais; algo cruel e perspicaz.”

A origem dos pássaros era desconhecida. Os motivos que os levavam a atacar também eram. As pessoas começaram a ficar desesperadas e dispostas a derrotar e acabar com a “praga” eles acabaram organizando alguns ataques, mas a cada ataque os pássaros sempre saiam ilesos, sem perder uma pena se quer. A verdade é que quem sempre acabava morto eram as pessoas que estavam os atacando.

Ninguém mais sabia o que fazer. O convívio com os pássaros deixavam as pessoas perturbadas, como se com a presença deles trouxessem à tona seus demônios. Mas por que eles as perturbavam tanto? E afinal, por que apareceram? De onde vieram? Qual era o propósito para tanta crueldade e ataques violentos?

Foram tantos questionamentos e perguntas sobre os pássaros... E acreditem, mesmo com a conclusão do livro, algumas ainda ficaram sem respostas.

O livro é bom! Chego a dizer que mesmo com algumas partes maçantes, o livro é instigante, porque a cada página lida, maior se torna a curiosidade para saber sobre os pássaros e que fim teria a humanidade após o ataque mortal deles.

Eu não sabia que o livro era um romance (pasmem!), quando comprei nem a sinopse eu li rs. Então podem esperar por algumas divagações do narrador e também por algumas cenas filosóficas sobre a vida e o sentido dela. Preparem-se para adentrar a vida de um homem que ficou atormentado pelos pássaros até que descobriu uma forma de se livrar deles.

Juro que pensei que fosse encontrar muito sangue, muitas mortes (teve um massacre, mas não foi tão descritivo como imaginei que seria); estou meio macabra nestes dias e queria algo para me aterrorizar, mas “Os Pássaros” não cumpriu sua missão rsrs. E não estou dizendo que a história é ruim, é só que eu esperava outra coisa.

Se eu recomendo o livro? Recomendo sim! A história é boa, sem contar que a edição é um colírio para os olhos de qualquer leitor e é uma obra que vale muito a pena ter na estante. A Darkside está mais uma vez de parabéns!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2017/05/resenha-os-passaros-de-frank-baker.html
Francelle 07/11/2016minha estante
Oi! Eu queria muito ler esse livro, mas queria tirar uma dúvida enorme antes: tu sabe me dizer se tem cenas de crueldade com os animais? Pela tua resenha me pareceu que é bem tranquilo, mas queria ter mais certeza ainda pra poder ler...rsrsrs

Taty Assis 07/11/2016minha estante
Francelle não tem cenas de crueldade com os animais não rsrs Pode ler tranquila :D

Francelle 07/11/2016minha estante
Ah, que ótimo saber. Muito obrigada Taty! =)

Augusto 27/02/2024

Os pássaros
Dizer que este livro é ruim é injusto, eu não li com a calma suficiente, preciso reler em outra ocasião, é um livro muito interessante e cheio de detalhes mas não era a época certa para mim. A única coisa de que eu preciso é mais concentração. Se eu recomendo? É claro que sim.

Vic 18/02/2021

Maravilhoso!
NESSA RESENHA TALVEZ TENHA CONTEÚDO QUE PODE SER CONSIDERADO SPOILER PARA ALGUMAS PESSOAS. EU NÃO MARQUEI SPOILER PORQUE SÓ ESTOU FALANDO DA MINHA INTERPRETAÇÃO, QUE TALVEZ AJUDE A LEITURA DE ALGUMAS PESSOAS. NÃO SÃO COISAS QUE EU CONSIDERO SPOILER, MAS CASO VOCÊ SEJA UMA PESSOA QUE NÃO GOSTE DE SER INFLUENCIADA POR INTERPRETAÇÕES ALHEIAS, NÃO LEIA.

Eu vejo muita gente que não gosta desse livro e eu fico "???" porque eu realmente não imaginava que tanta gente não gostasse dele hahaha.
Mas vamos lá, vou falar do porquê gosto tanto dele.
Primeiro acho que o contexto no qual ele foi escrito é importante para entender a história. Ele foi escrito no período pré segunda guerra mundial, e a sensação de muita gente na época era a de fim de mundo caso houvesse uma guerra. Acho que é mais ou menos como nos sentimos hoje quando pensamos em uma terceira guerra mundial. Toda aquela narrativa tediosa do começo passa justamente uma sensação de estagnação das pessoas, fora o calor absurdo que a cidade estava passando. Pra mim esse livro tem 3 interpretações possíveis: uma (a mais crua) é simplesmente um apocalipse por causa de pássaros doidos que chegam na cidade; a segunda (que eu entendi a partir do texto de introdução) é que os pássaros representam a chegada da guerra, entendi que eles simbolizam as armas, principalmente as armas aéreas que podem acabar com tudo; a terceira é a de que os pássaros representam o lado ruim das pessoas, a ganância, a hipocrisia, o medo, etc. e são sentimentos com os quais as pessoas tem que lutar contra para se livrar dos pássaros.
Enfim, eu gostaria de conversar com mais pessoas sobre esse livro, principalmente com quem está mais familiarizado com a história da segunda guerra mundial. A terceira interpretação que apresentei já valem as 5 estrelas pra mim.
Isa 18/02/2021minha estante
Estagnei no livro mas estou considerando retomar a leitura após essa resenha ??

edisik 23/12/2020

Não gostei. Personagem principal chato. Fala de tudo menos dos pássaros.

Manoel.Ramalho 11/12/2023

Bom...
A história é boa, mas tenho um grande problema com os clássicos de terror... desde Allan Poe, Lovecraft ou Bram Stoker, são livros que não me prendem, não entendo o motivo... a história é boa, mas a literatura não flui...

O mesmo aconteceu com esta obra... o enredo me prende... porém algo na história me trava... ou melhor, na escrita...

Mas valeu a experiência...

Rapha 22/11/2021

O mundo acabou, o que restou foram só as lembranças daqueles que não sucumbiram a loucura.
O que falar de os pássaros? É um clássico, então não é tão fácil de ser lido, através do narrador o autor faz várias críticas a sociedade da época, algumas ainda bem atuais diga-se de passagem, e o narrador nos apresenta não só uma ambientação física, mas também filosófica, de como era a sociedade, antes da chegada dos pássaros, e, é nessas partes da história que a narrativa fica arrasta e cansada, não é uma história para ser lida de uma tacada só, mas, sim degustada aos poucos, para melhor entendimento. Cada leitor irá interpretar de um jeito, o autor deixa margem para isso; eu digo que os pássaros eram os demônios internos de cada homem, mulher e criança, e aqueles que não enfrentaram seus temores, pereceram afundados na loucura.

Carolina 30/10/2020

Bom demais!
Ao iniciar a leitura, tinha uma ideia totalmente diferente sobre o que seria o enredo. E nossa, apesar disso, me surpreendeu bastante! É a história pregressa de vida de um londrino que acompanhou toda a catástrofe causada por pássaros que simplesmente "brotaram" do nada, cheia de detalhes, reflexões, tira o leitor da sua zona de conforto de leitura passiva, e faz com que tenhamos que pensar ativamente sobre tudo, construir a nossa própria interpretação.
Fiquei bem surpresa por no lançamento em 1936 não ter se saído bem nas vendas, e triste por ter sido notado apenas após a adaptação do Hitchcock.
É um livro que eu adoraria ter lido em alguma Leitura Conjunta, pois daria uma discussão bem interessante!

Yuririn 01/11/2021

Foi um livro ok. Gostei da ideia e é interessante ver as críticas e a perspectiva do protagonista sobre a época em q ele viveu assim como os paralelos que podemos traçar a partir disso. Contudo, achei meio confuso e a parte q eu estava esperando de explicação/o desfecho pra tudo nunca veio. O final me pareceu apressado e cortado e, embora muitas cenas tenham sido descritas de modo bem vívido, esperava mais do livro visto q tem uma premissa tão cativante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6