O tupi que você fala

O tupi que você fala Claudio Fragata

Resenhas - O tupi que você fala

Fabio Shiva 04/09/2023

O que aconteceria se... os brasileiros hoje falassem tupi?
Recebemos esse lindo livro infantil como um mimo do I Encontro de Mulheres Sereias de Itapuã, no qual minha esposa Fabíola teve a alegria de participar. Li o livro na mesma hora e fiquei encantado pela proposta, ao mesmo tempo tão simples e tão necessária: mostrar para as crianças (de todas as idades) o quanto a língua tupi está presente no vocabulário dos brasileiros. E a melhor maneira de evidenciar essa presença é meramente repetir as palavras citadas no livro:

Guri, Jabuticaba, Jabuti, Sagui, Tamanduá, Siri, Sucuri, Jacaré, Capivara, Arara, Urubu, Tucano, Paca, Tatu, Caju, Guaraná, Pitanga, Maracujá, Abacaxi, Samambaia, Sabiá, Paçoca, 🤬 #$%!& , Taquara, Perereca, Taturana, Peteca, Pororoca, Boboca, Saci, Pipoca, Amendoim, Curumim.

Ler “O Tupi Que Você Fala” (https://youtu.be/OAYXG8OQH5M?si=bRVJVjXieEVthgge) me fez evocar a impactante leitura de “O Casamento Entre o Céu e a Terra” (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2023/08/ou-o-futuro-sera-ancestral-ou-nao.html), coletânea de histórias indígenas recontadas por Leonardo Boff.

E daí lembrei de um fato surpreendente, que só fui conhecer há bem pouco tempo: em meados do século XVIII, a língua mais falada no Brasil não era o português, mas a chamada “língua geral”, que era basicamente uma variação da língua tupi original. E isso era tão forte e presente nas relações comerciais e sociais que um português que viesse para o Brasil precisaria de intérprete da “língua geral” para poder se comunicar por aqui... E tudo mudou a partir de 1757, quando o Marquês de Pombal promulgou uma série de leis conhecidas como Diretório dos Índios, proibindo que se falasse o tupi no território brasileiro. Essas leis foram reforçadas pelo uso da violência contra os infratores até que, finalmente, a língua tupi foi praticamente erradicada do Brasil.

Isso me fez pensar em uma antiga série de gibis da Marvel, intitulada “O Que Aconteceria Se...?”, com especulações sobre futuros alternativos, caso algum detalhe crucial fosse alterado na cronologia dos super-heróis. Por exemplo: “O que aconteceria se a aranha radioativa tivesse picado a Mary Jane e não o Peter Parker?” ou “O que aconteceria se o Capitão América não tivesse sido congelado?”

Foi o suficiente para que eu passasse bons momentos imaginando “o que aconteceria se essa lei do Marquês de Pombal não tivesse sido promulgada?” Ou, mais simplesmente: “O que aconteceria se os brasileiros continuassem falando tupi até hoje?”

Curiosamente, ao invés de respostas, essas questões suscitaram apenas novas perguntas:

- Será que esse isolamento linguístico (pois seríamos o único país do mundo a falar tupi e não um dos tantos que falam português) desenvolveria um senso de identidade mais forte?

- Será que teríamos nos curado de nosso “complexo de vira-lata”, associando nossa identidade nacional com os habitantes originais do Brasil, os povos indígenas, e não mais nos vendo como refugos e degradados do império europeu?

- Será que termos uma língua indígena como idioma nacional teria despertado uma relação de mais respeito e reverência com a natureza?

- Será que estaria ocorrendo ainda o genocídio indígena?

- Seríamos hoje tão vulneráveis ao fascínio de ideologias nazifascistas?

- Como seria a nossa literatura? E nossas escolas? E nossa sociedade?

Depois de tantos devaneios, uma pergunta permaneceu: será que ainda temos como resgatar de alguma forma essa herança tupi, patrimônio brasileiro que foi sequestrado de nossa cultura?

Ato contínuo, fui procurar cursos on-line para aprender Tupi. Felizmente, há vários:

HA’EVEte! [Gratidão!]

site: https://www.instagram.com/prosaepoesiadefabioshiva/

Rafinha 26/05/2022

O tupi que vc fala
Estou lendo mts livros infantis agr, e eu me interessei por esse, pois fala um pouco sobre a origem da nossa língua acho que os pais deveriam ler esse livro para os filhos, ele é curto e cheio de curiosidades

MFS 02/05/2021

O Tupi Que Você Fala
O Tupi que você fala
Uma obra que nos mostra o quanto nós já falamos algumas das palavras descritas no livro. Por exemplo, abacaxi, tamanduá e a bebida que nos refresca o guaraná.
Ele nos prova que carregamos um indiozinho dentro de nós.
Uma leitura rápida e deliciosa de se ler.

Juliana Amaro 28/06/2023

Bom livro.
Guri, pipoca, saci, guaraná, abacaxi. Podemos não perceber, mas é comum falarmos tupi. As palavras de origem indígena fazem parte do nosso cotidiano e com O tupi que você fala as crianças descobrirão que vários alimentos, animais e plantas têm nomes dados pelos índios. Claudio Fragata revela de forma divertida que todos temos um pouco em comum com os primeiros habitantes do nosso país. As ilustrações de Maurício Negro complementam o texto, de forma que as palavras desconhecidas possam ser apresentadas aos pequenos leitores. O tupi que você fala mostra às crianças que nosso português traz influências de outras culturas e aguça a curiosidade dos pequenos a descobrir a origem das palavras.

xubirubis 26/10/2022

?Comendo pipoca ou amendoim você é um pouco curumim?
Livro extremamente importante e interessante, trás palavras indígenas que são usadas no nosso dia a dia, de maneira divertida, a ilustração é linda, e desperta muita curiosidade

Li para minha pequeninha, e ela amou :)

Hollow Gabriel 10/10/2023

Para crianças
Aquele clássico livro em versos para crianças de 5 min de leitura, basicamente junta todas as palavras que a gente fala sem saber que é tupi.

Indico para professores do ensino fundamental 1
Lisi 28/01/2024minha estante
Eu utilizo todos os anos com minha turma! Realmente é ótimo!

Tamires 01/12/2020

O tupi que você fala, de Claudio Fragata
Talvez esse seja o livro mais legal da Biblioteca da Olívia (embora seja difícil escolher apenas um!). Recebemos nossa edição daquela ação do Itaú Cultural, que envia livros para quem os solicita no site deles durante o mês de outubro (enquanto dura o estoque/tiragem), mas o livro de Claudio Fragata, com lindas ilustrações de Mauricio Negro, é facilmente encontrado em sites ou livrarias.

A “idade recomendada” para leitura deste livro é a faixa de 1 a 8 anos, sendo que os maiores podem não achar o livro tão interessante caso não tenham condição ou o incentivo de explorar mais a leitura. O tupi que a gente fala mostra algumas palavras do nosso dia a dia que têm origem na língua tupi, ou seja, mostra nossa raiz indígena, que às vezes passa despercebida. Não há dicionário ou glossário sobre o significado das palavras (a maioria nem precisa, e as ilustrações também são um apoio no entendimento), mas daí cabe aos pais ou mediadores de leitura propor uma pesquisa, coisa rápida na internet, para que o pequeno leitor expanda sua experiência com as palavras e língua apresentadas aqui. É interessante também conversar sobre os povos originários, de forma a fugir dos estereótipos mostrados na TV e, pasmem, na escola (alô Dia do índio, estou falando de você!).

Quando a gente diz “leia para uma criança”, não é só sobre decodificação de palavras que estamos falando. É leitura mesmo, entender o que está ali no papel, pesquisar o que não sabe. Coisa rara nesses tempos imediatistas de redes sociais. Até para adultos (ou principalmente para nós!)!

“Comendo pipoca ou amendoim, você é um pouco curumim.”

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-o-tupi-que-voce-fala-de-claudio-fragata/

van.cazarotto 28/11/2021

Uma delícia
Entre palavras soltas e rimadas, o livros nos apresenta vocabulários do dia-a-dia que não imaginávamos serem originados do Tupi.

É uma delícia de leitura.

Meu filho, vira e mexe, pede: o tupi que falá, mamãe! rsrs

Camila 24/12/2020

bom
gostei

Lisi Olsen 19/04/2021

Nossa essência curumim...
Uma das principais formas dos povos indígenas passarem a sua cultura de geração em geração é através da oralidade. De histórias e de suas línguas. E essa cultura linguística não está tão longe quanto podemos imaginar. Palavras do nosso português têm origem indígena, assim como as raízes da nossa história como brasileiros.
No livro o tupi que você fala podemos explorar com os pequenos e grandes leitores algumas palavras que usamos no nosso cotidiano e que nem sabíamos ter em sua origem raízes indígenas. Com uma narrativa com rima e uma ilustração rica em detalhes, o livro vai construindo sua história entre a leitura visual e textual.
E no dia do índio nada melhor do valorizar a sua cultura e conhecer um pouco mais desses povos que tanto sofreram e que muito tem a nós ensinar.
Garanto que você também fala tupi, quer ver?

site: Canal e perfil: Devaneios em Arte

Maria 09/01/2023

É um ótimo livro infantil, educacional e ilustrativo, a leitura é fácil então qualquer criança consegue entender, recomendo.

Cacau 27/02/2022

Tupi
Muitas palavrinhas legais que as vezes nem percebemos que vêm do tupi e falamos no nosso dia a dia. Muito legal!

Fernanda 11/07/2022

Este livro foi uma surpresa para os meus alunos. Gostaram muito de saber que bo nosso dia a dia várias palavras da língua tupi são utilizadas. Muito legal ver as reações
Lisi 28/01/2024minha estante
Verdade, os meus alunos sempre ficam maravilhados!

Esther 06/01/2023

É um livro infantil bem tranquilo,e ele fala as palavras que nós falamos no dia a dia e que são de origem Tupi

aalliyah 01/03/2023

Dia 6
Abacaxi, açaí mandioca, pororoca e boboca; Esse é o Tupi.
O livro, é extremamente cativante e te comove a ler até o final.
Para o sexto dia do meu projeto, esse livro sensacional.