O muro Céline Fraipont

Resenhas - O Muro

Catharina.Mattavel 26/04/2020

Solidão e negligência
Graphic novels possuem um poder muito forte de retratar temas polêmicos e pesados de forma tão real ao mesmo tempo que sensível. O Muro não poderia ser diferente. Rosie, com apenas 13 anos, já conhece muito da vida adulta mesmo sem ao menos ter menstruado. A garota se perde nas bebidas, cigarros e outros tipos de drogas para suportar a solidão. Seu pai mal para em casa, enquanto sua mãe saiu a fora pelo mundo com o namorado.

Céline Fraipont nos mostra as consequências que a negligencia pode causar de forma muito crua, retratando uma vida vazia e morna. Consegue ainda abordar, junto com temas tão pesados, a passagem para adolescência (mudanças do corpo, sensações e primeiros amores). Claro que aqui temos um recorte mais melancólico, mas ainda assim, adolescentes poderão se identificar com o abandono parental que é presente mais do gostaríamos.

Acompanhamos e sentimos na pele as aflições de Rosie, principalmente com o afastamento de sua melhor amiga (que era a única pessoa em sua vida) e o inicio da relação com um garoto novo com quem se identifica. O plano de fundo da história vai acontecendo de forma para nos preparar para o plot twist que vem sem dó.

Se você for como eu, poderá realizar a leitura de uma vez só, mas não subestime a pouca quantidade de folhas (como eu), pois toda a abordagem que Celine desenvolveu aqui, é muito poderosa e necessária. Com situações devastadoras, nos sentimos próximos de Rosie para encarar seu universo com todas as dificuldades e solidão.

site: https://www.instagram.com/p/B_K3Rb3jffa/

Saturn 06/01/2022

Ok, ao iniciar a leitura não imaginei q seria assim. Não é uma história leve ou um romance fofinho, ele mostra, infelizmente, a realidade de várias crianças, adolescentes e jovens por todo o mundo. Como crianças vão para o meio de bebidas alcoólicas, fumo e drogas, e mostra a influência dos país, ou falta dela.

Milena 10/02/2021

O muro
Minha estreia com HQs...particularmente esperava uma trama um pouco mais densa! Mas vale o exercício de empatia conforme o humor e os sentimentos da protagonista evoluem!

Elineuza.Crescencio 18/02/2023

Nemo Editora – SP - 2015
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 18//02/2023

Autora
Nasceu em em Bruxelas – Bélgica em 1974.
É roteirista da série Petit Poilut (O Peludinho) para o público infantil.
Apaixonada por quadrinhos escreve “O Muro” sua primeira Graphic Novel.

O Livro

É uma história forte e poética ao mesmo tempo.
A jovem Rosie fica jogada à própria sorte quando sua mãe a deixa e foge em uma aventura amorosa com outro homem que não é o seu pai.
Sozinha entrega-se à melancolia, à bebida e a amizades duvidosas.
Deixa de frequentar a escola e passa a conviver com um grupo que gosta de punk-rock e vida dissoluta.
Um acidente, coloca-a de volta para a vida.
É nesse mundo de perdas que Rosie tem o seu aprendizado.
A História é triste e chocante para uma garotinha que se considera perdida.
Eu gostei.
O traço do desenho é forte e representativo.
Recomendo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2023/02/2023-feveriro11-leitura-anual21-o-muro.html

Angela49 29/07/2023

O muro
Uma grafic novel de arte "simples" mais muito bonita e expressiva a qual faz uma boa combinação com a história reflexiva e poética, mesmo tendo o desfecho da história acelerado eu ainda gostei bastante pelos diversos temas e problemas os quais os personagens lidam mesmo sendo muito novos, e acaba trazendo uma certa angústia a quem lê.

Retrata bem o desenvolvimento e a jornada psicológica de amadurecimento da protagonista e mostra como a família e pessoas de conforto são importantes para nós em momentos os quais estamos perdidos e sem rumo para que possamos amadurecer e superar "o muro" que pode estar nos impedindo de ver o outro lado das nossas vidas.

O muro mesmo sendo uma história "simples" vale muito a pena ser lida.

Camille 20/03/2023

Triste mas final rápido
é uma história mtmt triste, mas queria que o final tivesse sido melhor elaborado só mesmo p fechar com perfeição!
(só um parenteses por curiosidade mesmo, toda vez que leio um livro com realidade de países mt longe do brasil eu fico meio biruta com consumo de cigarro drogas e etc tao cedo tipo aos 13 anos ?)

haru 05/07/2022

Ok.
Hora de escrever essas resenhas atrasadas, um hábito que necessito mudar pois já li estes livros/graphic novels há muito, e alguns não me marcaram o suficiente para eu me lembrar de algo.
Este aqui eu lembro de ser ok. Me surpreendeu um pouco no final, não estava esperando. Mas é ok, nada demais.
Traço bonito, transmite bem o que o autor quer mostrar.

danisteagall 27/01/2021

Não me encantou, mas...
HQ belga realizado a 4 mãos, a narrativa nos apresenta a adolescente de 13 anos Rosie, que se vê cercada de abandono mesmo em meio a fartura material. Sua mãe foge com o amante, sue pai está sempre em função do trabalho e viaja constantemente e sua melhor amiga é proibida de estar com ela. Cercada dessa ausência, a menina busca refúgio nos vícios modernos e eternos, afundando-se em pensamentos depressivos e sombrios.
A primeira metade da HQ é um fluxo de consciência ilustrado. A segunda parte, bem mais interessante, narra alguns desabandonos da personagem.
Comprei esse livro só por estar com um preço bom. Não me arrependo da leitura, mas, pra mim, não foi interessante.

Hsc_Aju 24/12/2015

Retrato de uma vida que não vemos, ou não queremos ver.

Drama adolescente, pais ausentes, vícios, musicas, amizade, primeiras paixões, a vida em sociedade frente a isso, um rapaz, uma amiga, preconceitos, solidão e um muro. Tudo isso em uma Graphic Novel que vai ficar ficar pensar o que estaremos deixando para nossas crianças, se não um mundo cheio delas sem rumo e nem destino? Numa mistura belíssima de críticas sociais e uma bela reflexão, me acompanha nessa para entender melhor.

Restante da resenha no link.

site: http://blogpapeletas.blogspot.com/2015/12/o-muro-celine-fraipont-pierre-bailly.html

Margallyne 23/12/2020

Uma história triste que mostra o abandono e como nos afundamos nos mal hábitos..

Sthe - 09/01/2023

"Acho que ainda sinto vontade de ser uma garotinha..."
A história é basicamente aquele clichê sobre uma adolescente que passa por problemas familiares, enquanto tem que lidar com o seu crescimento.

Achei que a autora quis falar de muitos temas, mas não conseguiu aprofundar nenhum, então ficou meio "vago", porém eu gostei da ideia e também da história, deu até aquela vontade de chorar no final.

André 19/01/2023

Queria mais
Dá uma agonia ver a menina começar a espiral de autodestruição.... quando pensa que vem uma luz é mais merda.... o final poderia ser menos corrido, dava pra acrescentar mais algumas páginas.

Juuh 27/08/2020

As angústias da vida
O Muro é o tipo de obra que qualquer um que tenha passado por uma adolescência conturbada vai se identificar. A sensação de abandono, tristeza e incerteza dão o tom dessa narrativa. As ilustrações são belíssimas e trazem uma carga dramática para a história.

@pedagogageek 25/08/2020

ME EMOCIONOU! Gigante na sua simplicidade.
Me perdi em meus pensamentos diante de varias cenas. Leitura simples e rápida mas profunda da sua forma. Indico a leitura!