O Anjo Silencioso

O Anjo Silencioso Heinrich Böll

Resenhas - O Anjo Silencioso

Jessé 13/01/2021

Pós-segunda guerra mundial.
O livro retrata a estória do povo alemão após os acontecimentos da segunda guerra mundial, e quais a sequelas que a guerra deixou na população. A guerra havia acabado, mas o terror estava longe de ter um fim para essas pessoas.

O livro é bem melancólico, nos mostrando uma paisagem apocalíptica, e uma população lutando contra o frio e a fome.

Eu gostei desse livro, mas acho que ele perde muito tempo com cenas e descrições inúteis, como por exemplo o concreto da parede que está caindo ( sério são umas 4 páginas que o escritor se delonga sobre isso) e não se aprofunda muito no pano de fundo da estória.

O Plot principal é bem descrito e fechadinho, e os personagens são carismáticos apesar de serem bem frios e calculistas. Mas o pano de fundo da estória é esquecido no churrasco.

Pra quem já leu outras coisas sobre A hora Zero (Stunde Null) como é o meu caso, pode acabar relevando as faltas de informação contidas no livro. Mas pra quem nunca leu nada sobre, ficará um pouco perdido nesse ponto em que a estória se situa.

De qualquer forma considero uma ótima leitura, ainda mais se tratando de um livro de estreia do escritor.

PS: pode ocorrer um estranhamento do leitor com falta de coerência em certas passagens do livro, e alguns erros gramaticais, mas a editora colocou uma nota no final do livro explicando esses problemas.
A nota não é da Editora Estação Liberdade, e sim de uma edição Alemã. Portanto, qualquer erro gramatical ou de edição, não são erros de tradução, e sim que a editora preferiu traduzir o texto exatamente como foi deixado pelo escritor.

Inlectus 24/10/2016

Sublime.
Altíssima literatura, para mentes evoluídas.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 04/12/2016minha estante
Não entendi seu comentário. O que seria uma mente evoluída? Agradeço.