A porta dos três trincos

A porta dos três trincos Sonia Fernandéz Vidal

Resenhas - A porta dos três trincos

Carolina165 13/01/2022

* E X C E L E N T E *
Da mesma autora de Quantic Love, que também é muito bom (fica a dica).
Eu adoro ciência e essa autora consegue fazer a física parecer coisa de criança. É uma delícia a forma lúdica que ela explica os conceitos da física. Básico e preciso.

Um enigma:

Imaginem uma rua pela qual circule um carro escuro, sem luzes. Todos os postes da rua estão apagados. Não há clarão de nenhuma casa nem luz proveniente das vitrines. De repente, um gato preto atravessa diante do carro. Entretanto, o motorista freia a tempo, antes de atropelá-lo. Como conseguiu vê-lo?

Quer saber a resposta?
Leia o livro. >..<

Recomendadíssimo.
Daiany 13/01/2022minha estante
Fiquei curiosa com esse enigma rs

Carolina165 14/01/2022minha estante
Enviei pra vc ?

Allan Tancredo 30/08/2022

Muito bom!
Gente, que livro mais gostoso de ler.
Fala bastante de e física quântica, mas de um jeito leve e descontraído.

Amei. ??

Brunov 27/05/2022

Aventura na ciência
Livro curtinho. Leitura leve infantojuvenil onde elfos levam um menino, Niko, ao fantástico mundo quântico, no qual suas aventuras se desenrolam a partir das decisões do protagonista.

Desde o início surgem enigmas lógicos divertidos e o conhecimento científico pode ser apresentado de maneira lúdica para adolescentes.

Maria Izabel 01/02/2022

Um livro cheio de informação e fantasia onde se aprende lendo deixando a imaginação nos levar longe.

Anjuf 21/05/2022

Ao invés de fazer o caminho usual para ir à escola, Niko resolve ir por um caminho diferente, e acaba encontrando uma casa esquisita com uma porta de três trincos. Quando ele entra na casa, acaba indo para o mundo quântico, e lá embarca em aventuras para voltar ao seu mundo.

Li esse livro para poder fazer um trabalho da escola, mas acabei gostando bastante. Os capítulos são curtos, os personagens são legais, e nos ensina muito sobre a física quântica.

Yasmin 02/07/2015

Um livro que cativará o sonho, e o cientista em leitor e o desejo de descobrir mais e mais
Desde que comecei a ler quando era criança muita coisa mudou em mim, e não estou falando apenas dos inúmeros mundos que conheci e do meu gosto que foi pouco a pouco mudando, ganhando contornos. A cada livro que leio a leitora que sou muda. Estou começando a resenha assim porque um dos tipos mais raros que existe é aquele que consegue te mudar de uma vez, não te levando a outro mundo, mas fazendo você conhecer melhor ou sonhar em conhecer o seu próprio. Eu amo livros que me dá outra visão desse velho planeta. Você pode estar se perguntando como consegui isso lendo A Porta dos Três Trincos, afinal o livro não é jovem, juvenil? Ou ainda pode estar pensando qualquer livro de história faz o mesmo, mas não. Está enganado. Conheçam essa incrível história.

Niko estava atrasado para a escola de novo e estava cansado de ter o universo conspirando contra ele. Quando a misteriosa frase apareceu no teto de seu quarto nem se deu o trabalho de procurar a fonte, mas acabou que inspirado pela frase decidiu tomar o caminho mais longo para a escola e com isso acabou em frente a um estranho casarão sem janelas e ao se aproximar notou os três trincos na porta. Movido pela curiosidade apertou o botão vermelho e como vocês já sabem Niko adentrou pela porta. Niko estava no universo quântico, um universo onde quarks, léptons, elétrons e nêutrons andam apressados, e onde Eldwen, um garoto um pouco mais baixo do que ele e que parece um elfo saído dos contos nórdicos, com orelhas pontudas e Quiona, uma fada quântica que está prestes a se doutorar o apresentam as maravilhas invisíveis no mundo clássico. Niko aprende sobre o universo, o tempo, a luz e a relatividade. Encantado com conceitos que antes pareciam tão complicados o garoto se vê no meio de uma encruzilhada. Como o primeiro humano no mundo quântico em milênios terá de fazer as perguntas certas se quiser sair de lá com todas as suas memórias.

Não tem como explicar a premissa além do básico: Niko entra no universo quântico pela porta de três trincos. O que vem depois disso é para ser descoberto e degustado por cada leitor. A autora é mestra em tornar conceitos da física em algo fácil de entender e através da viagem de Niko e de sua amizade com Eldwen e Quiona acabamos apaixonados não apenas pela história, como por seus personagens e pela ciência. Eu que sou uma daquelas que adora química mais do que qualquer outra coisa e é apaixonada pelas ciências ler a história construída por Sonia Fernandéz-Vidal me fez apaixonar-me mais uma vez por tudo, e mais do que isso me lembrou do que realmente importa nisso tudo e no quão pouco sabemos e aproveitamos de nosso mundo.

É interessante o quanto de coisa que a autora nos faz pensar, lembrar e sonhar durante a leitora. Para você leitor que gosta de ciências ou mesmo gosta de explorar o novo e renovar seu conhecimento o livro é indispensável. Se você tem um amigo que anda desanimado ou filho, irmão, primo, sobrinho, não importa, recomendo fortemente o livro. Adorei cada pequeno detalhe e mais ainda o tanto que a autora consegue entrelaçar física, química com a história. A narrativa é fluída, perspicaz e objetiva, seus personagens são interessantes e críveis, e as descrições nos transportam de forma vívida para ambientes incríveis. Através da voz narrativa de Niko capítulo a capítulo nos encantamos com a história.

Sonia Fernandéz-Vidal é uma das minhas autoras

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2015/07/resenha-porta-dos-tres-trincos.html

Diego Cardoso 29/07/2015

Potencialmente instigante
A história base, em si, em nada difere do que já foi visto e revisitado em dezenas de outras obras voltadas ao público juvenil: o típico adolescente desinteressado, que se envolve em uma aventura, faz novos amigos e descobre uma nova paixão. No entanto, a história aqui desenvolvida possui um grande diferencial, que o coloca acima da média de qualquer outra obra similar: a perfeita união entre o clichê e a ciência.

Com uma narrativa em terceira pessoa, despojada e de fácil fluidez, Sonia Fernández-Vidal consegue unir o trivial ao conteúdo educacional, implementando de forma bem didática, ideias e conceitos de física quântica que, em um primeiro momento, parecem incompreensíveis e inatingíveis para um jovem leitor. Entretanto, juntamente com o protagonista Niko, o leitor pouco a pouco irá perceber que nem tudo é tão complicado como parecia.

É um livro que recomendo especialmente para aqueles estudantes que estão entrando agora no ensino médio, pois desmistifica, de forma divertida, conceitos que parecem um bicho de sete cabeças, mas que nas palavras de Sonia Fernández-Vidal, se tornam acessíveis e de fácil compreensão. Ao final, um glossário amplifica a experiência do leitor, explicando de forma bem simples e didática, conceitos básicos de física.

A Porta dos Três Trincos tem o poder de entreter e ensinar ao mesmo tempo, com potencial para instigar a curiosidade do leitor e levá-lo a buscar se aprofundar mais nos temas abordados na história.

PS: Se você é fã de 'The Big Bang Theory' e por vezes acha pouco compreensível certas referências da série, meu amigo, este livro é leitura OBRIGATÓRIA!

site: http://programadescontrolados.com.br/?resenhas=resenha-a-porta-dos-tres-trincos-de-sonia-fernandez-vidal

Rita 04/09/2015

Um livro para quem gosta de Física Quântica
Niko é um garoto que tem uma vida comum, mas motivado por uma frase que vê em seu quarto decide mudar o caminho da escola e acaba por viver grandes aventuras e fazer novos amigos. A história é bem simples e nos ensina a ver o mundo de uma maneira diferente através das charadas proposta. A narrativa é utilizada mais como um meio de explicar facilmente a física quântica. Adorei o livro e aprendi várias coisas interessantes com ele.

Para mais resenhas: @lhamalivro

rennan021 22/02/2023

Bom até
A história tem um caráter bem infantil e até mesmo genérico mas é bem didático em explicar uma parada tão complicada como física quântica, aborda um tema tão interessante de forma leve e lúdica, não é meu livro favorito mas é bem divertido nem se vê o tempo passar quando está lendo, definitivamente não foi uma perda de tempo

Laercio.Luiz 17/10/2021

Infanto juvenil, mas capaz de cativar todas as idades
Possui uma trama simples, mas rica em fantasia e informações científicas indispensáveis e que são abordadas numa linguagem de fácil compreensão, cada exemplo, cada imaginação a que vc é levado, cada descoberta do Nico sobre o ''mundo quântico'', instiga igualmente o leitor a buscar saber mais e mais desse universo que parece mágico, mas que está bem aqui, acessível pelo menos parcialmente por cada um de nós, se quer atrair crianças ou até adultos desinteressados por ciência com algum livro, esse é bem indicado!

JellS2 17/01/2024

I N C R Í V E L
Esse é um livro extremamente genial que conta uma história magnífica utilizando da física como instrumento para os acontecimentos em um mundo diferente do nosso, nos demonstrando esses conhecimentos de forma muito simples pra que seja uma leitura extremamente prazerosa, o que é facilmente possível, realmente incrível

Carol848 17/03/2024

Um livro que marcou minha infância
Sempre fui apaixonada por física quântica desde a infância. Talvez o livro nem seja tão bom quanto eu me recordo, mas minha memória afetiva insiste que eu dê 5 estrelas para esse livro. É uma história fluida e fantasiosa que me prendeu do início ao fim, introduzindo conceitos complexos de maneira didática e instigando o leitor a saber mais desse universo místico. Indico esse livro principalmente para crianças e pessoas que gostam de leituras fantasiosas e rápidas com um toque de ciência