Luxúria: Como Ela Mudou a História do Mundo

Luxúria: Como Ela Mudou a História do Mundo Mauricio Horta

Resenhas - Luxúria

Henrique_ 25/07/2016

O livro faz uma incursão basicamente descritiva na histórica do comportamento sexual humano desde o período pré-histórico aos tempo atuais. Tal como ocorre no livro Sexo e Religião, o autor não deixa de associar luxúria às sucessivas barreiras ético-religiosas que se ergueram desde sempre, ora enfatizando determinados comportamentos, ora coibindo outros. Essa inevitabilidade da relação muitas vezes antagônica entre sexo e preceitos religiosos de vários matizes não é muito bem analisada, porém muito bem descrita, do ponto de vista cristão-ocidental.
A descrição da temática em relação à História do Brasil foi magistral, com referências ao livro de Mary Del Priori, Histórias Íntimas. Foi uma das partes mais gostosas de se ler.
Ao final, o autor nos brinda com uma análise sociológica da década de 1990 de Zygmumnt Bauman a respeito dos relacionamentos de bolso e apresenta uma leitura que nos faz refletir sobre a capacidade de o homem romper as barreiras que ele próprio estabelece em sociedade. Um pena que essa análise tenha sido apresentada só ao final e de maneira tão rápida...
É muita informação histórica, por isso indico o livro para quem gosta de história.