Mujica

Mujica Mauricio Rabuffetti

Resenhas - Mujica

Eric Luiz 07/10/2021

Discorde dele, mas leia!
Impressionante a lucidez e paixão do velho Pepe. Se mostra um apaixonado esquerdista útopico (e faz questão de frisar isto), mas com uma lucidez e noção de realidade ímpar. Mujica deveria ser fonte de inspiração para a esquerda mundial.

Viva el Pepe!
Humberto.Yassuo 08/10/2021minha estante
Lerei ? mas acho que não discordarei dele! ?

Eric Luiz 08/10/2021minha estante
Eu também nunca discordei. Pepe sempre foi uma inspiração para mim. Hehe

JurúMontalvao 08/10/2021minha estante
Uruguai

Diego Fernandes 10/10/2021minha estante
Viva!

larissa dowdney 12/07/2015

Para aqueles que acham Mujica sensacional - como eu -, para os que não o conhecem muito bem, para os que tem pé atrás com esse fenômeno: esse livro é para todos. Uma leitura tranquila, tal qual o nosso 'Pepe', com uma clareza de informações e com - o melhor de tudo - os discursos do presidente. Sensacional! Só isso.

paulologgabriel 16/06/2021

Um livro interessante, nos mostra um pouquinho da vida do Mujica, eu particularmente acredito que a história dele é muito tumultuada, mesmo com uma vida simples e alguns acertos, não apaga as falhas do passado.

erosgmmj 19/01/2016

Um Exemplo...
Um líder humanitário de ideais claros e práticos uma leitura simples, assim como o modo de vida de quem lhe deu origem... Oportunidade de reflexão em prol da igualdade e tranquilidade de ideais de vida estoicos e epicurianos, necessários e esquecidos, mas igalmente revolucionarios em nossas vidas!

Wilson.Rabelo 25/01/2016

Lider Mundial
O livro foi escrito por um jornalista e a linguagem tranquila e não teve uma cronologia comum ao livros de biografia, conta os ideais de Mujica e o que ele conseguiu transformar em lei e aquilo que não conseguiu como na educação donde tinha planos mas não o fez, e sobre o meio ambiente ele deu prioridade a homens e mulheres, mostrar o ser simples, sem frescuras e sua luta pelo consumismo, que hj sucumbi muitas pessoas, sendo esse o terceiro livro do ano, foi muito bom.

Carol.Franco 19/04/2016

Mudança de concepção do que seria revolucionário
à um livro de leitura acessível que relata a mudança de perfil do Presidente Mujica: de militante revolucionário da guerrilha armada à defensor da paz e crítico do consumismo exacerbado.
Achei, contudo, interessante que o autor deixou as criticas ao governo Mujica, que parecem não ser poucas, apenas para o final. Não fundamentou se o perfil do presidente influenciou as situações descritas, por ex. Tive impressão que o início do livro contou com muita pesquisa, mas que o final não foi muito trabalhado.
Apesar disso, recomendo o livro! Cabe avaliar criticamente, é claro, se a "revolução tranquila" encontrará espaço no capitalismo.

val 18/03/2020

Conhecendo o presidente e seu povo
O livro é escrito por um jornalista uruguaio que pesquisou e entrevistou o então presidente. O resultado foi um texto sincero, agradável. Despertou em mim a vontade de visitar o país, não pelo personagem, mas pela descrição que faz da cultura uruguaia.

Giesteira 11/03/2020

Quero morar onde o Mujica estiver
Sempre tive admiração pelo Mujica e é muito bom saber de onde vem isso tudo. Acredito muito no que esse tipo de política é capaz. Ótimo panorama histórico e leitura rápida.

Wallace17 30/07/2021

Grande líder uruguaio
"O homem sairá da pré-história no dia em que quartéis sejam escolas e universidades".

Feliz e orgulhoso de finalizar a leitura deste perfil biográfico do Pepe Mujica. Valorizar a história, cultura e arte da América Latina é uns dos meus objetivos enquanto leitor. Mujica é o presidente responsável por quebrar o monopólio de cultivo e comercialização da maconha das mãos dos nacortraficantes. É responsável por acabar com as clínicas clandestinas de abortos. É responsável pelo reconhecimento constitucional para que pessoas do mesmo sexo celebrarem o amor, sem nenhum tipo de impedimento jurídico. Um homem que doa mais de 80% do salário pra construção de casa populares para mães em vulnerabilidade social. Indicado ao prêmio Nobel da Paz. Comunicador nato, um homem que sabe usar as palavras como poucos.

Esse livro não é uma biografia, mas trás recortes históricos interessantíssimos do líder uruguaio e da sua pátria. E pra quem pensa que trata-se de um livro pró-Mujica, vai cair do cavalo. O grande mérito do escritor Mauricio Rabuffetti é deixar para que o leitor tire suas próprias conclusões sobre o personagem retratado (livro bom tem essa característica)
O livro de Rabuffetti está respaldado de coerência e trás a tona os fracassos da gestão Mujica. Repleto de notas e análises político/jornalística de órgãos internos e externos.

Quando eu comprei este livro o Ricardo Boechat ainda estava vivo e ler o prefácio dele me deixou emocionado. Foi uma grande perda para o jornalismo brasileiro.

Mujica é autêntico e seu discurso tocou profundamente o meu ser, termino essa leitura inspirado. Tá aí um líder político que sinto orgulho. Viva Pepe Mujica!

site: https://www.instagram.com/p/BuT4hzfA9IG/

Alisson 07/04/2021

Simplicidade
Eu penso que esse livro pode agradar há umas muitas pessoas, mas ser marcado por motivos diferentes. No meu caso especificamente, fiquei simplesmente fascinado com a forma como o Mujica se desprendeu de riquezas, mesmo tendo acesso a todas as regalias que um presidente nacional poderia ter.
Há um trecho no livro em que o pesquisador Rabuffetti narra um momento de insatisfação do Mujica quando ele foi chamado de pobre pela imprensa internacional. Sabe qual foi a resposta dele? Que pobre é quem precisa de muito para viver.
Não julgo se a frase do presidente é verdade ou mentira, apenas que para ele é um manifesto. Para muitas pessoas, sair da pobreza é uma revolução. Para ele, que foi preso político por 14 anos em tempos da ditadura, há coisas mais importantes.
Após a leitura desse livro, o Uruguai se tornou um dos meus países favoritos.