Desgarrados

Desgarrados Eda Nagayama

Resenhas - Desgarrados

Roberta.Mariz 30/01/2018

Narrativa desgarrada
Conta a história de uma mulher que perde a fé e seu pastor.
É um livro muito interessante, pois a narrativa é feita com frases curtas; parece com os pensamentos que surgem na cabeça: rápidos e fragmentados. Mas isso não atrapalha o desenvolvimento da história.

William.Almeida 26/06/2017

Um daqueles livros que não nos preocupamos em verificar a quantidade de páginas que faltam para o fim.

A forma como é escrito, em frases curtas e, em alguns momentos, beirando ao estado poetico, não atrapalha o andamento da leitura.

Definitivamente, entrou na minha lista de indicações!

JeffersonCevada 26/08/2016

Entre a fé e a violência há o presságio
Uma mulher evangélica que perde a fé. Um pastor que se encanta por essa mulher. A família dela, pacífica – um refúgio pra ela. A dele, disfuncional – uma brutalidade. Ambos “levam” a vida. Os personagens, em geral, não têm nenhuma perspectiva – por isso o mundo emocional aparenta estar sempre abafado? Ou isso é, na verdade, o efeito? Causa e efeito se confundem. A mulher e o pastor, tão diferentes mas tão iguais quando submetidos aos efeitos das preocupações da vida numa metrópole.
“Precisa parecer sério e respeitoso. Sim. Mas que preocupação é essa. Se precisa parecer, é por não ser. Não. Precisa ter calma, ainda que tudo seja assim tão inesperado, irreal.”
Eda Nagayama cria um clima de tensão por meio da sua linguagem. As frases são cortadas, desconstruídas em sua estrutura formal. “Entrava pra observar e procurar. Deus. A fé. Nas pessoas, nos ritos”. A linguagem estilhaçada é a metáfora do modo de viver contemporâneo. Há parágrafos compostos de uma ou duas palavras:
“E se.”
Me encantou o olhar apurado da autora para detalhes da alma aflita numa época em que a violência cotidiana (e quase cristalizada!) das grandes cidades é suficiente pra criar presságios em relação àqueles que amamos. Poético num clima de suspense.

site: https://www.youtube.com/watch?v=kC9Ou1f8Y9k