Atenção Plena - Mindfulness

Atenção Plena - Mindfulness J. Mark G. Williams




Resenhas - Atenção plena


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Mari Siqueira 04/05/2015

Foque no aqui, agora.
Hoje, eu não vim fazer uma resenha, mas sim um convite. Quero levá-los para um lugar incrível, que ninguém conhece e onde ninguém, além de você, pode entrar. Na sua própria mente. O livro Atenção Plena - Mindfulness de Mark Williams e Danny Penman lançado aqui no Brasil pela Editora Sextante, vai te ensinar a alcançar o equilíbrio e a paz que tanto buscamos em nós mesmos.


O que é mindfulness? ~

Nos últimos tempos, muito se tem ouvido sobre 'mindfulness'. A palavra inglesa significa 'consciência plena', ou seja, estar consciente de tudo o que acontece em sua mente. Esse estado de consciência é praticado desde a antiguidade no Oriente e nos últimos séculos, tem sido lentamente apresentado para o mundo Ocidental.

Essa técnica de meditação está em voga porque o ser humano finalmente se deu conta dos efeitos da correria do dia-a-dia. Cada vez mais estressado, cansado e infeliz, o homem não vive sua vida plenamente. Doenças, transtornos de ansiedade, depressão. Todos esses desequilíbrios podem ser controlados com a prática de mindfulness. Manter o foco no presente e em nada mais, esse é o objetivo.

Existem diversos tipos de meditação, as mais populares visam 'esvaziar a mente', relaxando e deixando de lado as preocupações. O conceito de consciência plena proposto pela técnica mindfulness, procura fazer absolutamente o contrário. Como assim? Vou explicar.

Nosso cérebro não pára. A todo momento surge em nossa mente um novo pensamento. Esses pensamentos geram emoções, sensações, sentimentos que podem nos afetar psicológica e fisicamente. Quando surge em nossa mente um pensamento ruim, nós lutamos para afastá-lo e nossa consciência gasta muita energia nessa luta. Os pensamentos ocorrem em fluxo, o que significa que eles vem e vão, sem nossa interferência. É bem simples. Se pararmos de lutar contra eles, eles vão simplesmente desaparecer sozinhos.

Cada vez que surge em nossa mente um pensamento como: 'sou um fracasso', nosso cérebro cria mil maneiras de evitar esse pensamento, ele imagina formas para que você não seja um fracasso, formas para que você não se sinta um fracasso, imagina coisas em que você pode ou não fracassar, e o principal, ele lembra de seus antigos 'fracassos'. Todo esse movimento foi ocasionado por um simples pensamento. É como se um inimigo batesse a sua porta e ao invés de ignorá-lo, você o convidasse para um chá. Não faz muito sentido, não é?

Experimente deixar seus pensamentos irem embora assim como eles vieram, naturalmente. É a proposta do mindfulness. Porém, não é tão fácil quanto parece. Nosso cérebro está acostumado a responder aos pensamentos de uma determinada maneira, não se muda um padrão de um dia para o outro. É um mecanismo de defesa que nós aprendemos desde a infância, mas pode ser um mecanismo auto-destrutivo e por isso, é preciso quebrar esse padrão.

Mark Williams e Danny Penman trazem em Atenção Plena, um guia de como encontrar a paz em um mundo frenético. Com ensinamentos valiosos, os autores conduzem o leitor por um caminho árduo, porém extremamente benéfico. A prática de qualquer tipo de meditação não é simples, pelo contrário, é bastante desafiadora, porque tenta controlar algo que não pode ser controlado. Muitos desistem no meio do caminho, ou param de exercitar a mente quando atingem um determinado grau de desenvolvimento. A meditação deve ser contínua, não é um remédio para curar um male, mas sim para evitá-lo.

Com alguns exercícios práticos e outros nem tanto, Williams e Penman, pretendem mudar a vida do leitor em oito semanas. Por experiência própria, sei que as práticas ensinadas neste livro dão resultado. Fui apresentada à técnica por um terapeuta, e há algum tempo faço uso de exercícios de respiração e meditação. Sofro crises de ansiedade, traumas de fundo emocional são gatilhos para que a ansiedade tomem conta de mim. Em decorrência disso, minha vida sofreu várias adaptações e eu me privo de muitas coisas pelo simples fato de não conseguir controlar minha mente e meus medos.

Mindfulness é uma prática para a vida, que vai te mostrar coisas que estavam bem ali e você não percebeu. Estar plenamente consciente vai te mostrar que pequenas ações podem ser mais do que simples ações. Regar as plantas, pegar o jornal, encher um copo de suco, se você realmente observar o que está fazendo, enxergará as coisas de outra forma.

Feche os olhos e preste atenção em apenas uma coisa: sua respiração. Pensamentos virão, preocupações, lembranças, deixe-os ir, volte a se concentrar, no modo como o ar entra e sai de seus pulmões. Ouça, sinta. Depois de um minuto, abra os olhos. Você vai ver o mundo de outra forma, mais relaxado, mais calmo, mais conscientemente.


Se nas primeiras tentativas não conseguir se concentrar de forma alguma, faça esse mesmo exercício dentro do chuveiro. Mas desta vez, sinta os pingos caírem na sua cabeça, seus ouvidos serão tapados pela água, então preste atenção apenas nela. Ouça, cada gota entrando em contato com a sua pele, sinta a água e nada mais. É uma sensação indescritível, vocês precisam experimentar. Essa técnica do chuveiro, eu aprendi em um filme excelente chamado The Peacefull Warrior ou Poder Além da Vida aqui no Brasil. Ele conta a história verídica de Dan Millman, um atleta que aprendeu a controlar sua mente, por meio da meditação e assim, superou seus maiores obstáculos.

Atenção Plena - Mindfulness pode mudar sua vida, sua forma de enxergar o mundo. Dê uma chance à paz interior. Experimente, você não vai se arrepender!

site: http://loveloversblog.blogspot.com
Malu 02/06/2016minha estante
Mt bom msm, estou encantada com o livro e as técnicas.


Tambis 12/09/2019minha estante
Parabens Mari,
Excelente resenha. Certamente sua resenha influenciará na minha decisão na compra.


Scorpio 27/11/2019minha estante
Eu havia comprado esse livro há uns 15 minutos, bastante empolgado, inclusive. Agora que li essa resenha, vou ter é que meditar, exercitar muito os meus pensamentos para não ficar tão ansioso para tê-lo em mãos. kk


Laysse.Pessoa 25/07/2020minha estante
Olha, comecei a estudar sobre essa temática, baixei dois apps de meditação ???? maravilhosos, é um de exercícios da Nike que tem yoga ???? com exercícios. É incrível como minimiza, as crises existenciais.
Olha, eu aceito teu convite, pois sempre sofri com TAG (transtorno de ansiedade generaliza) dos 100 principais sintomas psicossomáticos sofro com quase todos eles e já me senti no fundo do poço duas vezes.
Talvez essa leitura traga consigo as técnicas que necessito para mudar os rumos da minha vida, e quem sabe os reflexos positivos me ajudem a vencer os obstáculos advindos desse transtorno que tanto me castiga.


Mari Siqueira 26/07/2020minha estante
Você vai conseguir, amiga. Eu sei, tem momentos muito difíceis, mas a meditação vai te ajudar. Existem muitas técnicas e uma delas vai servir pra você. Eu gosto muito de ASMR pra concentração e meditação também.




Nando 07/09/2020

Caminhada Interior
Fiz a primeira leitura de todo conteúdo. Em breve irei reler, mas também experiênciando as práticas propostas. Não se trata de auto ajuda, mas sim de práticas testadas e comprovadas cientifica e psicologicamente. Dois autores que sabem o que falam e fazem. Evolução interior/pessoal. O livro não é um remédio curativo, mas uma ferramenta pra vocês refletir e experimentar novos caminhos. Recomendo muito.
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Ester 18/03/2020

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Livro excepcional ?
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Marciele 16/08/2020

Cansativo para ler
Muito focado em exercícios de meditações.
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Elizandra 05/01/2017

Mindfulness
Atenção plena é um tipo de meditação que nos traz para o aqui e agora. Este livro é um manual de oito passos que devem ser feitos religiosamente por oito semanas. O livro também traz um link da editora Sextante que tem as oito meditações em áudio. A atenção plena nos faz perceber quais são os pensamentos que estamos tendo quando eles vem acompanhados de emoções (sejam positivas ou negativas) e o que essas emoções causa em nosso corpo físico; um tipo de meditação que serve como apoio para o TCC (terapia comportamental cognitivo). Só achei um pouco confuso a forma como o autor separou o manual para uma meditação pratica.
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Mar 13/09/2020

Todos precisam conhecer
Esse livro me fez abrir os olhos para coisas simples e diárias que nunca imaginaria ser tão importantes para nosso equilíbrio. Depois da leitura, a aprendizagem é constante e diária pois percebemos quando devemos parar e olhar ao nosso redor, convido todos a conhecer.
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Maria 28/02/2021

Quando o livro é indicação da psicóloga, a gente lê sem medo de ser balela, né? Pra ser honesta, eu não consegui seguir as meditações.. ainda é algo que tenho que trabalhar em mim. Masss tudo o que eu li já foi muito bacana pra que eu me coloque um pouco mais no presente, pra andar um pouco mais na marcha lenta... Recomendo imensamente pras pessoas que estão sempre na velocidade e sentem que o tempo escorre demais. Se colocar no tempo presente é a intenção principal! Gostei bastante - necessário pra um mundo em que a ansiedade só cresce.
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Dione 24/12/2020

Nossa, já acabou?

Há tempos não lia um livro que no término eu tivesse essa reação "Nossa, já acabou?".

Eu sou simpatizante do budismo, sou muito cético e acho que essa é a religião mais racional que existe.

Os budistas costumam ter a meditação como um dos caminhos para alcançar a iluminação.

Nesse livro a proposta é apresentar apenas o MINDFULNESS, na tradução para o português ATENÇÃO PLENA. Não há nada sobre budismo, aqui aprenderá simplesmente sobre meditação.

De forma lógica e racional, nos apresenta os benefícios da Atenção Plena e contextualiza com algumas histórias muito interessantes.

O livro físico acompanha um CD-ROM com os áudios para guiar nas meditações, e para quem quiser comprar a versão para kindle pode baixar ou ouvir os áudios no site, no livro tem o link.

Na verdade esse livro é um pouco denso, por isso deve ir com calma na sua leitura. Foi escrito no formato de um programa para ser lido ao longo de oito semanas, cada semana é apresentado uma meditação e sugerido a prática, cada uma tem uma finalidade.

É para ser lido e relido.

Concluo que o objetivo desse livro/programa é realmente causar uma mudança significativa no leitor.
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Diogo.Pereira 23/01/2021

Bom
"...num momento estamos felizes, contentes e despreocupados, então algo sutil acontece e começamos a ficar estressados. Pensamos em nossas dificuldades, em todas as coisas que precisamos fazer, na falta de tempo para resolver tudo. O ritmo das exigências é cada vez mais implacável. Nesse estado, ficamos cansados o tempo todo, de forma que nem uma boa noite de sono nos revigora."

"A correria do mundo nos absorve de tal forma que destrói nossa percepção do agora, forçando- nos a viver mais no mundo dos nossos pensamentos do que no mundo real."
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Merlin 25/09/2020

Meditação
Livro para iniciantes na jornada da meditação, livro muito bom!!!
Vanessa.Matos 25/09/2020minha estante
Oie! Boa noite! Eu tenho postado várias resenhas no meu perfil do Instagram e no blog. Se vc quiser ver, meu insta é @vanessa.matos.5872 obrigada!!




Fabio.Claudino 25/09/2016

Uma excelente introdução à meditação adaptada ao mundo ocidental.
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Charles 19/09/2017

A paz encarnada em livro
Surpreendente! Não é um livro de autoajuda mas cumpre o objetivo de muitos que assim se intitulam. Práticas simples, argumentos claros e em linguagem usual, os autores nos levam a experimentar a beleza do cotidiano, a contemplar a tempestade dentro de nós enquanto esperamos pela bonança. Totalmente baseado em pesquisas, o livro é farto também em casos ilustrativos. Os áudios apoiam ainda mais as práticas, incentivando-nos a seguir as demais práticas descritas no livro. Um livro completo, para ser usado e relembrado a vida inteira, praticado o tempo todo. Nas palestras que tenho feito sobre prevenção ao suicídio tenho recomendado sua leitura e prática. Recomendado!
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Alan.Schecter 27/09/2020

A pura consciência transcende o pensamento.
O livro sjudaqye você cale a mente tagarela e iniba seus impulsos e emoções reativas. Possibilita que você olhe para o mundo com os olhos abertos. E quando faz isso, a sensação de contentamento reaparece em sua vida.
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Bizarro 02/08/2018

Altamente recomendado
Altamente recomendado para quem necessita acalmar a mente e sair do piloto automático (modo atuante, como diz o autor) e entrar num estado mais consciente (modo existente), compreendendo que a mente tem vontades próprias e os pensamentos não são verdades absolutas. Este livro me ajudou muito e o recomendo fortemente.
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Dudi 25/02/2020

Basicamente: medite!
Eu gosto muito da premissa do livro, de quando ele fala sobre foco, de estar presente, de estar atento ao que se faz. Contudo, eu não esperava que esse livro fosse ser basicamente um livro de diferentes tipos de meditações. Talvez fosse óbvio, não sei, eu esperava meditações (está escrito na capa), mas eu esperava outras técnicas diferentes em paralelo a isso, esperava algo a mais.
O livro traz pesquisas, depoimentos e alguns poucos exercícios diferentes para serem feitos. No geral é sempre uma meditação diferente. Meditação com foco na respiração, meditação com foco no corpo, meditação deitado, meditação sentado, meditação visando isso ou aquilo, meditação que dura "x" tempo. Sendo sincera, meditação é algo que eu já tentei várias vezes mas que eu nunca senti que funcionou verdadeiramente, acho que é por isso que eu esperava por "algo mais" na busca da atenção plena.
A verdade é que eu não acredito que muitas dessas coisas possam ser aplicadas na rotina. É diferente você estar meditando e (usando o exemplo de uma das técnicas do livro) você evoca um pensamento negativo, vê como seu corpo reage (alguns falam de dor no peito, pressão em determinada região do corpo) e trabalha com a sua respiração fluindo para essa região. Esse seria um treino para durante uma situação ruim, você está lá no meio de uma briga com seu namorado, mãe, chefe; não acredito que você vá sentir as reações dessa briga no seu corpo e ter o controle para fazer sua respiração fluir ali. Posso estar errada e tenha pessoas que consigam fazer isso, é só que certamente eu não faço parte desse grupo.
Foi um leitura que eu levei muito tempo para concluir e que eu conseguir colocar poucas coisas em prática. Apesar disso eu achei algumas pesquisas e sugestões interessantes. Quem gosta de meditar certamente irá amar a leitura.
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