Atenção Plena - Mindfulness

Danny Penman

Resenhas - Atenção plena

Mari Siqueira 04/05/2015

Foque no aqui, agora.
Hoje, eu não vim fazer uma resenha, mas sim um convite. Quero levá-los para um lugar incrível, que ninguém conhece e onde ninguém, além de você, pode entrar. Na sua própria mente. O livro Atenção Plena - Mindfulness de Mark Williams e Danny Penman lançado aqui no Brasil pela Editora Sextante, vai te ensinar a alcançar o equilíbrio e a paz que tanto buscamos em nós mesmos.

O que é mindfulness? ~

Nos últimos tempos, muito se tem ouvido sobre 'mindfulness'. A palavra inglesa significa 'consciência plena', ou seja, estar consciente de tudo o que acontece em sua mente. Esse estado de consciência é praticado desde a antiguidade no Oriente e nos últimos séculos, tem sido lentamente apresentado para o mundo Ocidental.

Essa técnica de meditação está em voga porque o ser humano finalmente se deu conta dos efeitos da correria do dia-a-dia. Cada vez mais estressado, cansado e infeliz, o homem não vive sua vida plenamente. Doenças, transtornos de ansiedade, depressão. Todos esses desequilíbrios podem ser controlados com a prática de mindfulness. Manter o foco no presente e em nada mais, esse é o objetivo.

Existem diversos tipos de meditação, as mais populares visam 'esvaziar a mente', relaxando e deixando de lado as preocupações. O conceito de consciência plena proposto pela técnica mindfulness, procura fazer absolutamente o contrário. Como assim? Vou explicar.

Nosso cérebro não pára. A todo momento surge em nossa mente um novo pensamento. Esses pensamentos geram emoções, sensações, sentimentos que podem nos afetar psicológica e fisicamente. Quando surge em nossa mente um pensamento ruim, nós lutamos para afastá-lo e nossa consciência gasta muita energia nessa luta. Os pensamentos ocorrem em fluxo, o que significa que eles vem e vão, sem nossa interferência. É bem simples. Se pararmos de lutar contra eles, eles vão simplesmente desaparecer sozinhos.

Cada vez que surge em nossa mente um pensamento como: 'sou um fracasso', nosso cérebro cria mil maneiras de evitar esse pensamento, ele imagina formas para que você não seja um fracasso, formas para que você não se sinta um fracasso, imagina coisas em que você pode ou não fracassar, e o principal, ele lembra de seus antigos 'fracassos'. Todo esse movimento foi ocasionado por um simples pensamento. É como se um inimigo batesse a sua porta e ao invés de ignorá-lo, você o convidasse para um chá. Não faz muito sentido, não é?

Experimente deixar seus pensamentos irem embora assim como eles vieram, naturalmente. É a proposta do mindfulness. Porém, não é tão fácil quanto parece. Nosso cérebro está acostumado a responder aos pensamentos de uma determinada maneira, não se muda um padrão de um dia para o outro. É um mecanismo de defesa que nós aprendemos desde a infância, mas pode ser um mecanismo auto-destrutivo e por isso, é preciso quebrar esse padrão.

Mark Williams e Danny Penman trazem em Atenção Plena, um guia de como encontrar a paz em um mundo frenético. Com ensinamentos valiosos, os autores conduzem o leitor por um caminho árduo, porém extremamente benéfico. A prática de qualquer tipo de meditação não é simples, pelo contrário, é bastante desafiadora, porque tenta controlar algo que não pode ser controlado. Muitos desistem no meio do caminho, ou param de exercitar a mente quando atingem um determinado grau de desenvolvimento. A meditação deve ser contínua, não é um remédio para curar um male, mas sim para evitá-lo.

Com alguns exercícios práticos e outros nem tanto, Williams e Penman, pretendem mudar a vida do leitor em oito semanas. Por experiência própria, sei que as práticas ensinadas neste livro dão resultado. Fui apresentada à técnica por um terapeuta, e há algum tempo faço uso de exercícios de respiração e meditação. Sofro crises de ansiedade, traumas de fundo emocional são gatilhos para que a ansiedade tomem conta de mim. Em decorrência disso, minha vida sofreu várias adaptações e eu me privo de muitas coisas pelo simples fato de não conseguir controlar minha mente e meus medos.

Mindfulness é uma prática para a vida, que vai te mostrar coisas que estavam bem ali e você não percebeu. Estar plenamente consciente vai te mostrar que pequenas ações podem ser mais do que simples ações. Regar as plantas, pegar o jornal, encher um copo de suco, se você realmente observar o que está fazendo, enxergará as coisas de outra forma.

Feche os olhos e preste atenção em apenas uma coisa: sua respiração. Pensamentos virão, preocupações, lembranças, deixe-os ir, volte a se concentrar, no modo como o ar entra e sai de seus pulmões. Ouça, sinta. Depois de um minuto, abra os olhos. Você vai ver o mundo de outra forma, mais relaxado, mais calmo, mais conscientemente.

Se nas primeiras tentativas não conseguir se concentrar de forma alguma, faça esse mesmo exercício dentro do chuveiro. Mas desta vez, sinta os pingos caírem na sua cabeça, seus ouvidos serão tapados pela água, então preste atenção apenas nela. Ouça, cada gota entrando em contato com a sua pele, sinta a água e nada mais. É uma sensação indescritível, vocês precisam experimentar. Essa técnica do chuveiro, eu aprendi em um filme excelente chamado The Peacefull Warrior ou Poder Além da Vida aqui no Brasil. Ele conta a história verídica de Dan Millman, um atleta que aprendeu a controlar sua mente, por meio da meditação e assim, superou seus maiores obstáculos.

Atenção Plena - Mindfulness pode mudar sua vida, sua forma de enxergar o mundo. Dê uma chance à paz interior. Experimente, você não vai se arrepender!

site: http://loveloversblog.blogspot.com
Malu 02/06/2016minha estante
Mt bom msm, estou encantada com o livro e as técnicas.

Tambis 12/09/2019minha estante
Parabens Mari,
Excelente resenha. Certamente sua resenha influenciará na minha decisão na compra.

Scorpio 27/11/2019minha estante
Eu havia comprado esse livro há uns 15 minutos, bastante empolgado, inclusive. Agora que li essa resenha, vou ter é que meditar, exercitar muito os meus pensamentos para não ficar tão ansioso para tê-lo em mãos. kk

Laysse.Pessoa 25/07/2020minha estante
Olha, comecei a estudar sobre essa temática, baixei dois apps de meditação ???? maravilhosos, é um de exercícios da Nike que tem yoga ???? com exercícios. É incrível como minimiza, as crises existenciais.
Olha, eu aceito teu convite, pois sempre sofri com TAG (transtorno de ansiedade generaliza) dos 100 principais sintomas psicossomáticos sofro com quase todos eles e já me senti no fundo do poço duas vezes.
Talvez essa leitura traga consigo as técnicas que necessito para mudar os rumos da minha vida, e quem sabe os reflexos positivos me ajudem a vencer os obstáculos advindos desse transtorno que tanto me castiga.

Mari Siqueira 26/07/2020minha estante
Você vai conseguir, amiga. Eu sei, tem momentos muito difíceis, mas a meditação vai te ajudar. Existem muitas técnicas e uma delas vai servir pra você. Eu gosto muito de ASMR pra concentração e meditação também.

Maia 25/07/2022minha estante
???? ??? ??? ????? ?

ToniBooks 15/11/2021

Ser e estar no tempo e no espaço.
Há algum tempo tenho interessado-me em leituras voltadas á psicologia. Por não ser acadêmico na área, ainda busco saber o motivo de tal interesse. Enquanto a resposta não vem (talvez nunca virá), vou cultivando o prazer de conhecer um pouco os pormenores da psique humana. Qual não foi a minha surpresa ao deparar-me com "Atenção Plena - Mindfulness", pois, ainda que pareça embalado pela abordagem da autoajuda, não trata-se disso (graças a Deus), mas de uma série de práticas voltadas para uma consciência ampla das coisas como elas são, principalmente exercícios de meditação (acompanha um CD de áudio). Mark Williams e Danny Penman, o primeiro: professor de psicologia clínica em Oxford, e o segundo: PhD em bioquímica, são os autores desse livro que, antes de ser um manual de técnicas de Mindfulness, é uma própria psicoterapia adaptável às idiossincrasias de cada um de nós. Daria constelações, se assim permitisse o Skoob.

Tai 11/01/2022

Repensei todas as minhas atitudes ao entender a origem do estímulo delas, e como seria a melhor forma de lidar com uma situação "problema". Ótimo livro, pretendo cada vez mais viver no presente.
Luly @projetocabeceira 11/01/2022minha estante
Meu Deus, preciso

Gabi1568 03/02/2023

Incrível mesmo
Não tenho muito a dizer sobre este livro, mas eu não deixo mais de meditar. Melhorou muito a minha vida nos momentos de estresse, e tbm para previnir esse estresse e ajudar a pegar no sono.

Cada uma é mais profunda do que a anterior, e é incrível.

Cris609 31/03/2021

A paz em um mundo frenético
Nenhum outro livro foi capaz de conectar meus sentimentos e as minhas emoções à minha razão quanto esse. Muitas vezes nos vemos perdidos em meio a confusões mentais, a exaustão, ao estresse e não sabemos lidar muito bem com tudo isso.

Mark Williams e Danny Penman, de uma maneira simples e amorosa, traz luz a essas situações e apresentam ferramentas ou atitudes para melhorar a nossa qualidade de vida. É fantástico e eficaz.

Lucas.Avelar 30/03/2021

Para começar a meditar
Esta foi a minha primeira releitura deste ano. Comecei a meditar desde que comecei a lê-lo. É uma linguagem simples, bem feita e voltada para o público que gosta de consumir divulgação científica.

Evitei seguir as oito semanas de meditação propostas pelo livro porque na primeira vez eu desisti, mas agora estou mais firme. Retomo quando acho necessário as outras práticas do livro, ele tem várias que vale a pena experimentar. Acredito ser uma ótima obra para quem quer começar a meditar.

Roselaine12 19/05/2023

Aprendendo a meditar
O livro é como se fosse um curso de meditação para quem nunca meditou, achei fantástico o modo como os autores utilizam para ensinar a incorporar isso no nosso dia a dia, apresentando lições para serem utilizadas durante oito semanas iniciais e depois ao longo da vida.

Nando 07/09/2020

Caminhada Interior
Fiz a primeira leitura de todo conteúdo. Em breve irei reler, mas também experiênciando as práticas propostas. Não se trata de auto ajuda, mas sim de práticas testadas e comprovadas cientifica e psicologicamente. Dois autores que sabem o que falam e fazem. Evolução interior/pessoal. O livro não é um remédio curativo, mas uma ferramenta pra vocês refletir e experimentar novos caminhos. Recomendo muito.

Amanda 11/12/2023

Passo a passo para a atenção plena
O livro "Atenção Plena: mindfulness" nos convida a trabalhar nossa consciência do momento presente através de reflexões e meditações poderosas que despertam a nossa compaixão e compreensão da vida. É uma leitura que deve ser feita aos poucos cumprindo as orientações para as 8 semanas de prática de meditação. Cada semana nos orienta a trabalhar determinados aspectos do corpo à mente. Através das práticas, percebemos os padrões que a mente segue e formas de estabelecer a atenção plena que já estavam dentro de nós e só faltava o despertar da consciência. Considero um livro maravilhoso para iniciantes da prática de meditação e buscadores de uma vida melhor e mais leve. Para todos aqueles que queiram ler, estejam com a mente aberta e dediquem-se à prática de meditação. Este é um livro para transformar a vida de vocês!

Lê_Fox 20/03/2021

Nova perspectiva, Nova Vida
Não se trata do óbvio que se ouve popularmente das pessoas, "meditar é esvaziar a mente", "meditar é para combater os sentimentos e pensamentos negativos". Nada disso. Meditar é estar ciente do que ocorre com você, dentro de você, em você e não lutar contra isso ou julgar os caminhos que sua mente perdida por vezes percorre. Meditar é aprender a se observar, conhecer, saborear a vida, ser gentil e paciente com você mesmo e, como se isso tudo não bastasse, você ainda aprende a viver melhor. O livro é um prato cheio para quem procura saber como lidar melhor com os impactos e atropelos do dia-a-dia e de nós mesmos.

Kayky 11/06/2022

Mindfulness : esteja e viva no agora
Mark Williams, professor de Psicologia Clínica na universidade de Oxford, foi um dos criadores da terapia cognitiva baseada na atenção plena, e Dr Danny Penman Ph.D em Bioquímica foram excepcionais autores de ?Atenção Plena: como encontrar a paz em um mundo frenético?.

Neste livro escrito para ser modelado como um curso de 8 semanas, nos oferece práticas meditativas e exercícios que nos ajudam a refletir e nos fazer sentir como se estivermos controle e uma leveza sobre nossas vidas.

O livro aborda sobre uma gama de benefícios que a atenção plena pode nos conceder, citando até mesmo que é mais eficaz para pessoas que tem depressão do que o próprio antidepressivo, e todos esses benefícios são comprovados pela ciência, e esses autores contribuíram muito para as pessoas que se interessem em começar a estudar sobre o assunto, pois é um livro que poderá ensinar até mesmo as pessoas que nunca ouviram falar sobre, e até aquelas que já meditam a um tempo como é meu caso.

É um livro difícil, você terá que assumir um compromisso consigo mesmo porque exigi persistência e disciplina, e ao mesmo tempo despreocupação e leveza. Mas revendo a parte que digo que é difícil, foi um dos esforços que mais valeu a pena em minha vida, e em algum momento irei rever e fazer todas a práticas novamente.

Recomendo a leitura para quem quer aproveitar o máximo de cada pedaço de seus atos feitos no dia a dia, para quem quer uma leveza e se sentir no controle, e ter a percepção de que coisas ruins vão acontecer, e com a meditação você vai poder perceber que é apenas um sentimento, que você poderá agir em cima dele como todos seus sentimentos.
Tai 11/06/2022minha estante
amei a resenha, o livro parece ser ótimo! parabéns pela resenha, amor!

Natalia.EloA 07/11/2023

Olha, esse livro não conseguiu capitar minha atenção em nenhuma parte. Achei a leitura cansativa e arrastada.

Camila 30/10/2021

Treino de atenção plena
Esse livro é de certa forma um curso para treinar a atenção. Ele divide os treinos em 8 semanas, cada uma com exercícios de meditação diferentes. Achei ele muito bom, estou fazendo os exercícios da segunda semana agora e pretendo terminar as 8. Ele explica muita coisa sobre o modo como nossa mente funciona, como caímos no piloto automático e como podemos sair dele. É excelente principalmente para pessoas que tem uma vida corrida e que estão sobrecarregadas, mas acho que esses treinos podem ajudar qualquer pessoa a ter mais controle sobre a própria vida.

Wilson 30/04/2021

Esse livro pode mudar sua forma de viver
Livro emblemático que alterou minha forma de me relacionar com as coisas. O conceito Atenção Plena, aliado com práticas de meditação e respiração aliviam a mente e trazem a paz espiritual necessária para essa sociedade caótica.

Joana 14/04/2021

Atenção plena
Confesso que esse não é o tipo de livro que eu leio mas foi uma excelente surpresa de que eu comecei o livro sem expectativa alguma achando que não ia gostar nada e que iria ser muito chato.
Li esse livro porque meu psicólogo recomendou e não poderia ter recomendado um livro melhor...
Aprendi um monte de coisas novas que vou levar para a vida e com certeza vou recomendar para toda a gente porque se mudou minha vida também pode mudar a vida de outra pessoa.