Uma Dobra No Tempo

Uma Dobra No Tempo Madeleine L'Engle
Ivan Lessa

Resenhas - Uma Dobra No Tempo

Elizangela 15/02/2024

Concordo com os primeiros críticos
É um livro infanto-juvenil, então não imaginei nada tão complexo, no entanto senti que deixou a desejar, pois não aprofundou ou colocou elementos que pudessem tirar a leitura do tédio. A intenção foi boa, mas realmente poderia ser um conto menor pela maneira que se encerrou.

Indicaria para quem busca por simplicidade na ficção científica, mas não indicaria para uma primeira leitura de adolescentes.

Ana 20/04/2019

Maravilhosa fábula de ficção científica
Estou sem palavras, que livro maravilhoso!
A primeira vez que tentei ler Uma dobra no tempo, eu tinha dez anos e não entendi muita coisa, os conceitos eram um tanto quanto abstratos demais para mim. Aí, interrompi a leitura.
Mas agora subitamente, quase aos meus 30, tive vontade de concluir a leitura, pois me dá agonia livros inacabados.
É uma história linda, eu posso chamar de fábula de ficção científica.
Enredo: escrito em 1962 por Madeleine L'Engle, essa obra teve tiragem de centenas de milhares de exemplares, segundo a edição que li, traduzida por Ivan Lessa.
Conta a história de Meg, uma menina muito inteligente que vive triste pelo sumiço do pai, um prodigioso cientista, que estava envolvido em um projeto misterioso.
Meg vive indo mal nas aulas, pois lhe parecem sem sentido as regras severas da escola, e ela não consegue se adaptar. Um dia, ela tem um encontro com as senhoras Que, Quem e Qual, por intermédio de seu irmão mais novo, Charles Wallace.
Essas três mulheres levam Meg, Calvin e Charles Wallace para uma viagem fantástica em outro ... universo? Planeta?
Enfim, nessa fantástica viagem Meg aprende que o ser humano não sabe quase nada sobre os habitantes de outras dimensões. E também, descobre que vários planetas estão ameaçados por uma força sombria e misteriosa.
Mas vou parar com a resenha por aqui pois posso me empolgar e dar spoiler.
Se você gosta de leituras que explorem o universo infantil, viagens no espaço, amor em família, e fantasia não pode perder esse livro. Além do mais, essa história nos ensina muito sobre conceitos de Matemática, Física, moral, o que é liberdade individual, etc.
Leiam!