O Árabe do Futuro

O Árabe do Futuro Riad Sattouf

Resenhas - O Árabe Do Futuro

1 | 2 | 3 | 4

Art 11/02/2024

"O estrangeiro é aquele perto fisicamente e muito longe simbologicamente"
O árabe do futuro é uma HQ biográfica que narra especificamente a infância do autor e sua dualidade cultural como sírio-francês representada por toda a sua família. Basicamente a obra fala sobre infância e cultura, assim como os conflitos entre cada um deles entre seus âmbitos. Um claro exemplo é que o próprio Riad (o autor), que vem dessa família meio francesa meio Síria, vive na própria Síria uma certa experiência de estrangeiro que vai se perdendo conforme a história passa e ele se integra naquela cultura, seja aprendendo a língua árabe, pela culinária, religião ou outros. E esse processo não é só dele. A mãe, francesa, parecer não ter tal integração por já ter crescido no ocidente e se mostra até deslocada desse processo, ela é, de fato, uma estrangeira imigrante ali. Já o pai, ainda que menos evidente por nascido lá, também carrega um ar de pluralidade cultural com saudosismo de onde cresceu. Mas, em todos eles, tem um certo elemento de readaptação cultural, o que é muito legal de se ver .

E dentro de tudo isso a própria infância do autor, que me chamou muita atenção pela riqueza de detalhes que ele se lembra e pela forma como ela é representada. Você se prende bastante nos relatos que ele conta e fica cada vez mais curioso pra acompanhar o seu crescimento, seu aprendizado, a forma como ele aprende a lidar com as coisas e tudo isso. E sem contar que o Riad na HQ era uma criança mega carismática e querida. Outra coisa que me chamou muito a atenção é também perceber com um olhar atual diversas atitudes e comportamentos problemáticos antes normalizados por uma série de fatores. Um deles é da escola em total sistema de repressão física que me lembrou das histórias que minha mãe, brasileira, me conta da infância dela.

Victor.Almeida 23/12/2023

Tinha grandes expectativas mas este primeiro volume nao as satisfez. Bom, agradavel de ler mas nao o que esperava pelo que me contaram. Talvez recupere nos outros volumes

Nathália 27/08/2023

Como tudo começou
Iniciei essa leitura sem expectativa alguma e fui surpreendida por uma HQ fantástica e que me deu muita vontade de continuar. De início você se choca um pouco com algumas falas preconceituosas, mas depois você consegue entender que tudo que acontece é devido ao tempo e o cenário onde a história acontece. Ansiosa pelos seguintes!
(são 4 no total)

Elizabete18 04/04/2023

Culturas distintas.
Apesar de uma leitura bastante fluída e rápida, as linhas de expressão me conquistaram bastante. A única parte em que me incomodou bastante foram se referindo ao racismo entre diferente povos e o machismo. Já é difícil viver em países como esses, e para uma criança crescer com essa criação deve ser pior ainda, mesmo que seja algo cultural de raças. Incomoda bastante a falta de respeito descrita. Mas gostei por ser uma biografia. Porém não indico para crianças.

Thayná Krueger 28/01/2023

Bacana.
Eu gostei da HQ, principalmente por ser uma biografia do autor. Pretendo continuar lendo todas as outras HQs escritas por ele.

Eu gosto muito de conhecer outras culturas e principalmente conhecer como é a vida e as relações nessas culturas, pois me interesso pelo aspecto cultural e psicológico humano.

A narrativa é bem crua, e muitas vezes incômoda. Eu mesma me senti incomodada com racismo, antissemitismo, machismo e a violência contra animais.

Pam 23/08/2022

Um livro denso
Mesmo sendo um quadrinho é um pouco intragável principalmente por mostrar personagens de opiniões muito fechadas, vamos ver os próximos?

Lazaro 12/08/2022

Simplesmente Genial
Cara que leitura, e desenhos simples e gostoso de ser ler e apreciar, vejo também que de detalhou muito bem sua vida mesmo em tempos difíceis ele consegue colocar um pouquinho de humor para não deixa a narrativa triste... Eu já estou esperando novas já li todas e quero mais ??

Edreira 29/07/2022

Através dos olhos de uma criança
Acho que o ponto mais legal do livro é que tudo é contado através dos olhos de uma criança muito pequena, que nem sabe ler e escrever ainda. É legal que muitos quadrinhos parecem ser aleatórios e sem conexão com a história, e de fato eles são muito aleatórios, mas o que me pareceu é que assim como nós muitas vezes temos lembranças que ficaram marcadas na memória sem motivo algum, aqui Riad traz isso também. Me diverti bastante com o primeiro volume da obra.

Jacque 24/04/2022

O árabe do futuro
Interessante este livro, algumas visões interessantes, cultura diferente, mais coitado do Riad, espero entender no próximo livro mais por enquanto ele só vive num mar de dúvidas? indo e vindo de culturas diferentes fica perdidinho? kkk

Ana Rosa @falarosa 20/02/2022

Pesado e leve ao mesmo tempo e eu nem sabia que isso era possível
Nessa HQ, Riad, o autor, nos leva a conhecer um pouco da história da Líbia entre os anos de 1978 e 1944. Nascido na França, filho de pai sírio e mãe bretã, Riad, com apenas três anos, foi levado a morar na Síria onde seu pai foi convidado a lecionar.

A partir de aí, "O Árabe do Futuro" nos leva, através do olhar de uma criança, a conhecer uma cultura completamente diferente, e acompanhar o estranhamento do próprio autor com tudo aquilo que estava vivendo.

A leitura é fluída, mas potente e ver todo aquele contexto sob o olhar de uma criança é super interessante! Estou animada para os próximos!

Mi 20/10/2021

Multicultural
De forma divertida e leve como a inocência de uma criança, Riad ( quadrinista e autor da própria história) narra sobre sua infância e os choques culturais entre França, Líbia e Síria. Nascido na França em 1978 de mãe bretã (Clementine) e pai sírio (Abdel-Razak).
Ainda quando muito pequeno, seu pai recebe uma proposta para trabalhar como professor na Líbia, na época governada por Kadafi, depois voltam para a França, por onde passam pouco tempo e depois mudam para a Síria, na época liderada por Hafez al-Assad.
Na narrativa, através de desenhos e cores, somos levados a entender de forma bem sútil as questões políticas, culturais, sociais e religiosas da época em cada país. Cada país é representado por uma cor, além disso, o autor traz memórias olfativas, citando cheiro de coisas, lugares e pessoas. Como sou uma pessoa muito olfativa, adorei essas passagens.
O pai é uma figura marcante, ele muda muito de acordo com o país que esta. Embora diga ser desprendido da religião predominante do seu país , enquanto está na França demonstra ser uma pessoal liberal, mente aberta, porém, ao voltar para sua terra natal se demonstra ser muito conservador, mudando até a forma de tratamento com o filho e a esposa.
Em alguns momentos a gente percebe a mãe triste o que nos remete a pensar devido à falta de liberdade e a necessidade de adequações por questões culturais.
Os primos que comentem bullying com Riad por chamar ele de Judeus. Os palavrões que eles ensinam para o Riad são engraçados e pesados na mesma proporção.
Achei interessante alguns costumes como o motivo deles não gostarem de deixar o chinelo virado.
Fiquei passada com a narrativa que diz que as mulheres comem as sobras das refeições dos homens.
No geral, o livro mostra os conflitos entre os árabes e o os ocidentais e a influência da cultura na formação de uma pessoa. Uma obra de grandeza cultural que nos permite conhecer muita coisa através do olhar de uma criança. Leitura valiosa.
Tem mais 3 volumes que acompanham o crescimento do protagonista. Pretendo ler assim que possível.

Ana 15/10/2021

Já agradeceu hoje por não ter nascido no Oriente Médio ??
Essa leitura provocou diversas sensações em mim, nem todas agradáveis. Estou tentando não formar uma imagem do Oriente Médio como um lugar fanático, terrível e atrasado, mas confesso que depois dessa leitura, está muito difícil.
O narrador dessa história nos conta sobre sua infância na Líbia e na Síria dos anos 70/80, época de tensão e efervescência no cenário político. Aqui vemos de tudo: o sexismo, ódio, violência, homofobia e xenofobia que desde cedo as crianças aprendiam em casa e na escola; o antisemitismo; o caráter duvidoso do pai do narrador, que mesmo se dizendo um liberal e tendo estudado na França, idolatrava o Kadafi. Isso tudo me incomodou bastante! Mas acreditem, o que mais me impressionou e enojou foi a atitude dos primos do protagonista, que o perseguiam, ameaçavam e chegavam mesmo a odiá-lo por ele ser diferente. Sim, eu agradeço a Deus MUITO por ter nascido no Brasil, obrigada, e NUNCA mais vou reclamar do Ocidente. E vocês, feministas de carteirinha, saibam que o que vocês chamam de masculinidade tóxica aqui no Ocidente é fichinha. Lá é mil vezes pior.
O árabe do Futuro é uma leitura pra te fazer refletir, e que vai te revoltar em MUITAS páginas, pode acreditar.
E esse foi só o primeiro volume!

MalcolmX77 14/07/2021

Surpresa agradável.
Aqui é possível encontrar de tudo um pouco, digo que o humor foi uma das coisas que mais me agradaram, embora estivessem diante de muitos percalços, além da base reflexiva. Muito recomendado!

Aécio de Paula 12/06/2021

O Árabe do Futuro - Riad Sattouf
Divertido. Recomendo

danisteagall 25/03/2021

Primeiro volume da série ?O Árabe do Futuro?, aqui conhecemos os personagens título: Riad (criança de 4 anos, loirinho), Abdel e Clementine (pais de Riad).
Esse livro tratar da infância de Riad dividida entre a França, a Líbia e a Síria.
Com mudanças lustrosas de coloração, o autor vai narrando os fatos sob o ponto de vista do pequeno Riad.
Um excelente primeiro volume, estou ansiosa para ler os próximos!

1 | 2 | 3 | 4