Capesius, o Farmacêutico de Auschwitz

Capesius, o Farmacêutico de Auschwitz Dieter Schlesak

Resenhas - Capesius, o Farmacêutico de Auschwitz

Jon 13/10/2015

Estarrecedor.
Quando a gente lê muito sobre a morte, a gente fica meio (ou muito) passado. Apesar de eu já estar - ou pelo menos achar que estava-, há bastante tempo, familiarizado com o assunto do Holocausto e do reinado de horror da Alemanha nazista, posso dizer que eu não sonhava nem de longe com o que está descrito neste livro. Eu sabia sim de detalhes horríveis de coisas que aconteceram com as vítimas dessa barbárie, mas o relato nu e cru dessas páginas, todos - ou senão quase todos - relatados por testemunhas oculares (tanto carrascos quanto vítimas), me deixou além de pasmado. São experiências de pessoas que estavam dentro do inferno, dentro da boca da morte, e que conseguiram se desgarrar para contar ao mundo o que aconteceu. Sério, em determinados momentos, eu tinha que parar de ler para ter certeza de que era aquilo que estava lendo, ou mesmo parar diante do pavor pelo que poderia estar nas próximas páginas. Apesar do título do livro, ele trata do genocídio em Auschwitz de uma forma geral, passando pela vida Victor Capesius no processo, que se fez de inocente o tempo todo, mas que teve, sim, culpa no extermínio de centenas de milhares de pessoas inocentes. Relatos como esse precisam ser lidos e conhecidos mundo afora, para que jamais isso volte a acontecer.
Ronaldo.Refundini 04/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

Ju 27/02/2018minha estante
Exatamente assim que estou me sentindo em relação a esse livro!

null 11/08/2020minha estante
Este livro me surpreendeu muito.

Andrea.Salles 30/04/2020

Mais terror
Um dos melhores livros sobre Auschwitz, vários acontecimentos bem detalhados.Vemos como um demonstrador de remédios da Bayer em tempos "normais", vira um autoritário "médico" em Auschwitz.

cind 24/06/2023

O conteúdo é bastante denso e acabei levando bastante tempo para concluir a leitura.

Apesar de já ter consumido muito material sobre a 2° guerra, ver a narrativa a partir de depoimentos foi um soco no estômago, pois pude me sentir "dentro" de cada cena.

É um acontecimento histórico que nunca pode ser esquecido.

Luisa 04/03/2023

Leitura difícil
A narrativa desse livro me incomodou, tem que prestar bastante atenção pra conseguir acompanhar. Entretanto, ótimo livro. Não recomendo pra quem é sensível a crueldade

Daii 13/11/2015

Mais a ser contado, mais a ser descoberto
Um dos livros mais detalhistas sobre o massacre dos judeus na segunda guerra mundial. Quando se fala em campos de concentração acha-se que tudo já foi contado, mas os milhões que passaram por lá tem suas próprias versões e suas próprias visões de tudo, e acredito que não tenha sido pouco.
Ronaldo.Refundini 04/08/2017minha estante

Rodrigo.Grogro 19/05/2021

Ler sobre o holocausto e simplesmente hipnotizante, os relatos descritos nesse livro vão fazer vcs não dormirem.