Onde Estaes Felicidade?

Onde Estaes Felicidade? Carolina Maria de Jesus

Resenhas - Onde Estaes Felicidade?

Thais645 12/04/2024

O livro traz textos da Carolina Maria de Jesus, uma leitura fantástica com uma escrita marcante. Além dos textos da autora, há alguns artigos e ensaios bem interessantes com registros da Carolina.

Daiane 02/06/2020

O conto, onde estaes felicidade, é maravilhoso. Confesso que tive dificuldades de ler, por causa da forma em que foi escrito. Mas não posso deixar de exaltar a história.

z..... 22/07/2019

Obra publicada em 2014, centenário do nascimento de Carolina Maria de Jesus, com dois textos inéditos. Traz também sete artigos interessantes sobre os livros e biografia, anexo fotográfico com o tema favela, além de imagens dos cadernos originais de Carolina. Os textos foram publicados conforme escritos, na ortografia que justifica o título. Uma forma de dar ênfase ao contexto de simplicidade e singularidade da autora.

Falando em simplicidade, "Onde estaes Felicidade?" é um conto de beleza singela, onde a felicidade é realidade com pouca coisa. As palavras iniciais a evocam como sonho comum (Não existe neste mundo, quem não acalenta um sonho intimamente. Quem não aspire possuir algo que lhe proporcione uma existência isenta de sacrifícios..) e a proposição de Carolina é uma história em que a percebemos como escolha simples, em que é possível ser muito feliz. Assim é o companheirismo valorizado na descoberta e entrega ao amor entre José dos Anjos e Maria da Felicidade. Tem essa linha de raciocínio, de sonho perto, possível, real, verdadeiro, presente, suficiente, reservado para todos, simples, bastando descobrir. Carolina era idealista e o conto expressa a felicidade sem impossibilidade, sem complexidade.
Esse mundo de felicidade fácil e plena é abalado pela chegada de uma pessoa, um viajante, que se intromete na harmonia do casal similar a serpente no Paraíso, tentando, seduzindo e gerando nova ótica, despertando cobiça, instigando que algumas coisas da simplicidade são loucura, em realizações apegadas ao material. Felicidade sucumbe a essa sedução e parte com o viajante, provocando melancólica busca de José dos Anjos por ela: "Onde estaes Felicidade?". E também não é a busca de todos nós? Numa visão do que afinal seja...
Não é a única interpretação possível, porém, nestes termos, gostei bastante!

Não considero "Favela" um conto. É texto de confidências, em que Carolina conta sua história de chegada à favela, num misto de desabafo, ansiedade, decepção, esperança e desesperança... Tem a caracterização de seu apego aos diários como amigos íntimos, seus confidentes. Um desabafo, agora não só a seus cadernos...

Na parte dos artigos, todos são interessantes, mas curti principalmente:
- "Antes de ser mulher, é inteira poeta: Carolina e o cânone literário", de Mariana Santos de Assis. Me identifiquei com algumas de suas considerações (como o fato de Carolina nunca ter se colocado como ativista de conotação política ou racial) e o texto faz abordagem detalhista do primeiro conto (embora em percepção diferenciada do que me impactou e guardei em associação).
- "Um diálogo com Carolina Maria de Jesus", de Fernanda Matos, especialmente pela abordagem a "Diário de Bitita", obra sensacional. "Quarto" impacta, enquanto "Bitita" disserta, sobre várias realidades sob observação e vivência de Carolina.

As fotos mostram a favela da atualidade. Em paralelo à realidade vivenciada por Carolina, é um mundo menos agressivo e mais organizado.
Curioso que todas as fotos são coloridas, enquanto as fotos de Carolina e seu contexto (todas que até o momento encontrei) são sempre em preto e branco, acentuando mais a melancolia e drama que expunha em seus diários.

Rapaz! Nas fotos de seus cadernos, que surpresa! É uma letra e disposição estética muito parecida a de minha mãe! Igualzinho... Comentário banal, mas surpresa agradável para mim.