Younger

Younger Pamela Redmond Satran

Resenhas - Younger

Shirley.Peixe 20/02/2022

Agradável...
Talvez eu esperasse um final mais conclusivo, então ficou um gostinho meio amargo.
Independentemente disso, a história é boa, de leitura leve e fácil. Quem estiver com tempo, termina rapidinho, pois é envolvente.
Um detalhe interessante é que há muitas diferenças entre esta obra e o que acontece na série de TV, incluindo nomes e a inexistência de alguns personagens, então é uma experiência diferente.
Recomendo a leitura pra quem busca algo pra sair de uma ressaca e simpatiza com a temática.
Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

Ste 15/02/2022

"Não importa a idade, ser jovem é um estado de espírito"
Eu descobri esse livro por causa da série. Imaginei que o livro seria bem melhor, sabendo que um livro não iria contar tudo que aconteceu nas 7 temporadas, óbvio.
Só que o livro é tão corrido e tem umas coisas tão sem sentido...
Outra coisa que me decepcionou foram os personagens, na série foram tão bem construídos, até mesmo apenas na primeira temporada. No livro, a Diana, Lindsay e Teri, possuem nomes diferentes mas sabemos que elas são respectivamente Caitlin, Kelsey e Diana na série. Três personagens importantes que no livro são INSUPORTÁVEIS.
No fim, é legal a ideia de mostrar levemente que idade é só um número e que a dificuldade para as mulheres conseguirem emprego depois de uma certa idade é real

Carolfreitasnf 19/07/2023

Younger
Tem uma frase que eu gosto muito e diz o seguinte: "Que idade você teria se não soubesse quantos anos você tem?". Eu não me lembro aonde e nem quando li essa frase, mas lembro que desde então eu nunca esqueci.

Younger traz como ponto central a idade e as escolhas de vida que fizemos e fazemos em cada fase da vida. Escolhas que muitas vezes são feitas apenas porque é o que se espera de alguém.

O livro conta a história de Alice, uma mulher de 44 anos de idade, dona de casa, mãe e esposa que se vê sozinha depois de seu marido pedir o divórcio e sua filha partir para um intercâmbio.

Diante da sua nova realidade Alice acaba vivendo novas oportunidades e experiências graças ao fato de sempre ter aparentado ter menos idade do que de fato tem.

Parece um enredo bobo e simples, mas eu posso assegurar que esse livro traz muitas reflexões sobre a forma como lidamos conosco e com os outros.

É uma leitura super leve, mas que traz críticas sociais bem interessantes. Estou feliz de finalmente ter lido esse livro.

Um ponto interessante de saber antes de iniciar a leitura é que ele inspirou série de Tv de mesmo nome, e quem viu a série vai com certeza sentir algumas diferenças, mas o livro é tão bom quanto a série.

Sammara 15/01/2021

Simplesmente Perfeito
Uma narrativa fluida em primeira pessoa, através dos olhos de Alice conhecemos tudo e todos os personagens.
Ela uma mulher recém separada, com uma filha de 20 anos que mora em outro Continente e que não tem pretensão de voltar, busca consolo em sua melhor amiga e confidente Maggie para ajudar la em tudo ... Eis que essa mesma amiga decide transforma lá, mudando sua cor de cabelo e suas roupas , na noite de Ano Novo e assim ela conhece Josh que se apaixona por ela e acredita que ela tem 29 anos, quando na verdade ela tem 44 anos. E então que Maggie a aconselha a se passar por essa idade e arrumar um emprego e assim ela volta a uma editora que trabalhou a 20 anos atrás quando ainda não era mãe. E assim se desdobra a narrativa.

anarontani 05/04/2023

v

hahahahahahahahahhahahahahahahahahah

MiCandeloro 21/04/2015

Divertido e reflexivo!
Alice sempre foi uma mulher que colocou o bem estar dos outros em primeiro lugar. Quando criança, checava seus ursinhos de pelúcia para ver se estavam bem antes de brincar. Na adolescência, quando todos só pensavam em fazer festa e em parecer descolados, se voluntariou para empurrar a cadeira de rodas de uma menina deficiente para todos os lados. Quando engravidou de Diana, abdicou da sua carreira no mercado editorial e nunca voltou ao trabalho, mesmo depois da filha ter crescido. Sua vida resumiu-se a cuidar da casa, do marido e de Diana.

Agora, aos 44 anos, depois de um divórcio doloroso, da morte da mãe e da ausência da filha, que decidiu se mudar para a África, Alice queria recomeçar, mas se julgava muito velha para isso. Como teria sido se ela tivesse curtido a sua adolescência ao invés de se casar e engravidar, ou então priorizado uma carreira promissora ao invés ser mãe em tempo integral? Essas e outras diversas dúvidas permeavam a sua mente angustiada que não sabia o que fazer para seguir em frente.

"Só nós mesmas temos o poder de transformar nossos sonhos em realidade."

Era noite de ano novo, e Alice tinha um desejo: ela queria ser mais jovem e se reinventar como uma pessoa diferente. De acordo com Maggie, este era um desejo fácil de realizar. Tudo o que Alice precisava era de uma boa tintura de cabelo, uma maquiagem bem feita, roupas que lhe caíssem bem e certamente aparentaria ser mais jovem. Alguns minutos mais tarde, Alice simplesmente ficou embasbacada olhando para aquela loira linda, de 22 anos, no espelho à sua frente.

"A mulher no espelho parecia comigo, de alguma forma, mas era uma versão diferente de mim que nunca existira na vida real."

Agora só dependia de Alice ir atrás de todos os sonhos que deixou em suspenso. Restava saber se ela daria conta de sustentar as suas mentirinhas por muito tempo.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Younger me conquistou primeiramente pela capa, para depois chamar a minha atenção com a sinopse, mas quando soube que tinha inspirado uma série de TV, fiquei louca para ler, porque parecia ser aquela típica história divertida e reflexiva com a qual eu iria me identificar.

Narrado em primeira pessoa por Alice, conhecemos os dramas de uma mulher adulta que se arrepende de ter se anulado por tanto tempo em detrimento de outras pessoas e circunstâncias e deseja, veementemente, recomeçar. Entretanto, Alice sente na pele os preconceitos sociais por ser estar na meia idade. Os jovens a julgam ultrapassada e incapaz de se habituar ao ritmo frenético dos dias de hoje. As empresas a consideram velha demais para reiniciar no mercado de trabalho numa posição subalterna, e os homens, bom, eles estão numa fase de quererem mulheres mais novas e cheias de vida. Nem a sua filha, Diana, a respeita. Para ela, Alice serve apenas para realizar todas as suas vontades, como uma escrava branca.

Por isso o seu desejo de ser mais jovem, porque Alice acredita piamente que sendo mais jovem, teria condições de recuperar tudo o que perdeu: seu emprego, o respeito das pessoas e o amor próprio. Quando Maggie, sua melhor amiga, decide fazer a transformação total em Alice, ela recebe a chance que tanto queria de se reinventar. Mas nem tudo é tão simples quanto parece. Alice se sente mal por mentir a sua idade para as outras pessoas, e como uma mentira leva à outra, quando percebe, está envolta numa vida que não lhe pertence, fingindo ser quem não é, e isso a deixa muito dividida.

Paralelamente à história de Alice, também conhecemos os dilemas enfrentados por Maggie, que também tem 44 anos, é lésbica, uma artista fenomenal e, depois de tanto tempo, decidiu que quer ter um filho. Alice primeiramente se choca com a ideia, afinal, Maggie nunca teve instinto materno e, erroneamente, faz com a amiga o que detesta que façam com ela, diz para Maggie que ela já está muito velha para ter filhos. Mas, Maggie não desiste de sua ideia e batalha para conquistar o seu desejo de ser mãe, contrariando a natureza e tudo o que podem pensar dela.

Na cabeça de Maggie, ela pode muito bem continuar trabalhando e cuidando do filho, algo que Alice não conseguiu fazer e, com isso, a autora nos suscita questionamentos sobre o que deve ser mais importante para uma mulher: as suas realizações pessoais ou profissionais, cuidar dos filhos ou da carreira? É possível ser boa em ambos? Como equilibrar as obrigações para que, lá na frente, a gente não se arrependa das decisões que tomamos e não nos sintamos decepcionadas com a vida que levamos?

"Uma das coisas mais inteligentes que alguém já me disse — contei para Maggie — é que antes de ter filhos, você tenta compreender como vai encaixá-los em sua vida. E quando o bebê chega, você tenta compreender como irá encaixar sua vida na dele."

Younger traz em sua premissa discussões muito interessantes que certamente irão interessar as mulheres mais velhas, afinal, depois de muitos aniversários, sei que a idade pesa para alguns, principalmente num mundo tão preconceituoso no qual vivemos, que rapidamente descarta a força de trabalho dos mais maduros e impõe ditaduras de beleza que ficam difíceis de seguir por quem é mais velho. Assim, a competição entre as gerações se torna completamente desleal.

Apesar de ter gostado da obra, não consegui dar uma nota máxima pelo fato de ter me irritado diversas vezes com a protagonista. A postura imatura de Alice, suas milhares de indecisões e sua falta de posicionamento na vida fez com que me parecesse estar lendo um livro jovem adulto e presenciando dramas adolescentes, e não uma história de uma mulher adulta e experiente.

Younger veio para nos lembrar que não devemos julgar uma pessoa tendo como referência apenas a sua idade. Todos podem nos surpreender e amadurecer a qualquer hora.

"E então, me tornando mais jovem, eu tinha, de alguma forma, amadurecido. Eu me tornara o meu real eu adulto."

Para quem tem interesse em assistir ao seriado, saibam que ele estreou dia 31 de março, vai ter 12 episódios e está sendo transmitido pela TV Land. Estou louca para assistir, porque acredito que essa trama tem grandes potenciais para ser adaptado para a TV e deve nos render boas risadas. Assistam ao trailer abaixo.

site: http://www.recantodami.com/

kethlyn 24/07/2021

Fim?
Um livro bem escrito e com narrativa cativante, sua leitura é bem rápida e gostosa de se acompanhar. Do meu ponto de vista a crítica central do livro é muito interessante e foi abordada de maneira tão leve que o livro deixa uma sensação gostosa ao finalizar a leitura.
Algumas coisas ficaram em aberto, mas nada que realmente atrapalhe seu andar ou conclusão da história!

Amanda Cristina 14/05/2021

Divertido e dá pra refletir sobre algumas coisas?
O livro é sobre Alice, uma mulher recém divorciada, mãe de uma menina que está estudando em outro país e sem emprego.
Seu casamento foi bem repentino, casou e teve a filha muito nova, por causa do seu amor a família resolveu largar a carreira profissional para cuidar daqueles que ela ama. Só que após levar um pé na bunda do marido Alice fica totalmente sem saber oq fazer da vida pois já tentou encontrar um emprego de todas as formas só que ninguém acredita no seu potencial, pq todos acreditam que os anos em que ela ficou em casa ela não estava fazendo nada (absurdo, eu sei) e resolve se passar por uma mulher mais nova, para assim poder conseguir trabalhar na editora que ela sempre quis.

Ela vive altas aventuras nessa nova vida, encontra novas amizades e até uma nova paquera. Só que a mentira que ela contou sempre a persegue.

Eu achei o livro bem divertido e vale a pena ser lido, a escrita é bem gostosinha de ler. É incrível ver a Alice lutando para poder finalmente conquistar a independência e realizar seus sonhos. O final é maravilhoso.?

Vi que tem uma série e já estou assistindo ?

Cinderelas Literárias 05/05/2016

Comentários da Mari
Gostei deste livro um dia que passeava na Livraria, mas como toda boa leitora, a lista de leituras era tão grande que só agora fui lê-lo. Travei um pouco aos constatar que a protagonista tinha 44 anos, e tinha que refazer sua vida após um casamento desfeito. Achei ela uma velhaaaaaa!!! (Eu tenho 43 anos, mas não sou velha, sou????) Ai Meu Deus, ela tinha pensamentos ridículos… ( E eu?, também era assim???) Mas a personagem vai crescendo, amadurecendo, se descobrindo, realizando o que é importante para ela. E assim a gente vai pensando na própria vida, na nossa idade, no que a gente ainda sonha. Gosto de livros assim, que mexem conosco e nos fazem pensar. Afinal, não importa a idade, ser jovem é um estado de espírito. Dou 4,5!

site: www.cinderelasliterarias.com

Josy de Paulo 22/09/2020

Lembro que assisti o piloto da série quando saiu e achei legal. Não sabia que era baseado em um livro.
Achei a leitura bem gostosinha. Só esperava um desfecho diferente como crush.

La Oliphant 08/05/2015

Você vai se divertir com esse livro
Eu já esperava achar Younger um livro ao menos divertido de se ler, mas confesso que depois dessa leitura eu fiquei simplesmente apaixonada pela Pamela Redmond. Younger não é apenas um Chick-Lit que você vai desejar muito ter na sua estante, mas um livro que também te faz pensar sobre as coisas que você está deixando de fazer seja por medo ou insegurança. E podem acreditar quando eu digo que essa é a sua próxima ressaca literária.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/younger
Daiane Lima 04/09/2016minha estante
Super ansiosa pra ler! ?

TGN 23/02/2020

Resenha escrita por Glauber Oliveira

Com uma proposta de enredo diferente e uma protagonista envolventemente “humana” (uso esse termo para exaltar a simplicidade de criação da personagem), Pamela Redmond Satran nos traz em 'Younger' reflexões e lições para leitores de todas as idades diante do olhar de uma mãe de 44 anos.

'Younger' retrata os acontecimentos da vida de Alice, uma ex-dona de casa de Nova Jersey de 44 anos, que depois de sua separação e a partida de sua filha, Diana, para fazer um intercâmbio na África, não sabe bem que rumos tomar. Para ela, que nos últimos vinte anos, só exerceu a função de esposa e mãe, é uma mudança drástica. Porém, com a separação e a distância da filha, a ex-dona de casa tenta voltar ao mercado de trabalho, mas devido a sua idade, as pessoas não a contratam.

Meses depois de sua separação, em uma noite de Ano Novo em Nova York, Alice acompanhada de sua amiga artista e lésbica (e muito sábia, em minha opinião), Maggie, acaba indo parar no consultório de Madame Aurora e revelando um desejo bastante inusitado: ser mais jovem. Após esse episódio, Maggie decide abrir os olhos de Alice para a sua aparência a fazendo perceber que com algumas mudanças no guarda-roupa, ela conseguiria se passar por uma mulher com menos de 30 anos com facilidade. O primeiro teste desta experiência é feito ainda na noite de Ano Novo, quando Maggie e Alice vão para um bar, onde Alice flerta com um jovem design de games, Josh, que acaba se encantando pela “jovem” e misteriosa mulher que lhe dá o primeiro beijo do ano. Depois de ter a prova que consegue se passar por uma mulher mais jovem, ela volta a procurar emprego e acaba conseguindo a vaga de assistente de Teri Jordan, diretora de marketing da Editora Gentility.

No entanto, todos acreditam que Alice é uma jovem recém-graduada de 29 anos com pouco conteúdo, fazendo com que ela passe a ter que agir como uma jovem garota, porém, por quanto tempo ela vai conseguir manter essa mentira? E quando sua filha voltar da África? Como ela vai explicar para todos que tem uma filha de 22 anos, enquanto todos acreditam que ela tem 29?

Diante de todas essas perguntas sobre o enredo, eu me encontrei maravilhado com as lições que 'Younger' traz para pessoas de todas as idades. Na verdade, a obra de Satran tenta nos mostrar que não há idade para começar, recomeçar, ou até mesmo desistir. Independente do momento cronológico, as mudanças devem ser sempre bem recebidas em nossas vidas, pois a mudança é necessária.

O livro é narrado em primeira pessoa, onde a personagem principal, a Alice, é um ser que transita no universo juvenil com o olhar crítico de mãe. Esse diálogo entre dois mundos/tempos torna a protagonista tão interessante e tão envolvente, pois, percebemos que ela, no início, se prende muito por ser uma ex-dona de casa cheia de pudor, porém, quando começa a se soltar e se permitir, ela acaba fazendo isso demais. A humanidade nos erros da Alice é tão próxima do nosso dia-dia, pois, às vezes pecamos pelo excesso, entretanto, em alguns momentos pecamos pela falta. Tal coisa é tão real na constituição da personagem, pois ela comete erros (como mãe e como jovem de 29 anos) por ambos os motivos (falta e excesso), fazendo com que nós nos aproximemos de sua essência e nos identifiquemos com os seus problemas.

Além disso, relação de Alice com todos os personagens, nos permite que consigamos identificar as diversas facetas que a protagonista possui durante o enredo. Diana, a filha de dela, nos mostra o lado mãe que tenta libertar o filho de suas garras superprotetoras para viver no mundo, por mais que tenha aquele aperto no coração. Lindsay, colega de trabalho, nos mostra uma versão mais jovem da protagonista, permitindo esse diálogo da ex-dona de casa com a sua juventude. Teri, a chefe de, evidencia o sonho do passado da protagonista de trabalhar e conseguir criar os filhos. Josh, o namorado/paquera/”peguete”, nos evidencia o que foi a relação de Alice com o seu ex-marido, os sentimentos dela pelo pai da filha e como ela tem medo de se envolver novamente com alguém. E por fim, Maggie, uma das personagens mais sábias de todo o livro, que parece ter uma visão clara de tudo sempre ajudando Alice com conselhos pontuais (A Verdade Verdadeira), pois, em toda a narrativa Maggie funciona como “a consciência” da personagem sempre tentando manter ela nos eixos.

Todos esses personagens, mesmo, aparentemente, servindo apenas para retratar símbolos da vida da protagonista, possuem a mesma característica humana dela. Na obra de Satran, você não encontra estereótipos de personagens, como: a melhor amiga escudeira, o homem perfeito par romântico da protagonista, a chefe malvada e sem coração, entre outros. Os personagens possuem grande dose de realidade em sua essência, o que torna o enredo com poucas reviravoltas drásticas, porém, o livro é algo instigante de se ler. A narrativa “adolescente” sob a perspectiva de uma mulher de 44 anos é algo que traz para a trama um jeito inovador e diferente de descrever as coisas, pois, em uma única personagem nós temos a “mãe” e a “adolescente” (tal característica da narrativa e do enredo me atraiu bastante).

Sobre a parte material do livro, a capa é interessante, porém, considero um tanto infantil (por mais que seu objetivo seja parecer irônica e reforçar um caráter cômico). A revisão e edição do livro são muito boas, não consegui identificar problemas nesses âmbitos, e a diagramação das páginas segue o padrão comum dos livros, não deixando a desejar.

Minha avaliação do livro será cinco estrelas, pois a obra me trouxe algumas reflexões importantes e aprendi bastante com a Alice em suas aventuras como uma mulher de 29 anos. Indico o livro, principalmente para pessoas que estejam passando por mudanças em suas vidas, pois o enredo do livro lhe carrega durante toda a história lhe trazendo algumas lições e frases de efeitos (que me fez lembrar o livro durante outras atividades de meu dia). Considero 'Younger' ótimo para quem quer refletir sobre a vida e suas mudanças.

site: https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

Izabela 22/05/2015

Quando eu solicitei esse livro para a editora nem esperava muita coisa, escolhi pela sinopse (e pelo fato de que todo mundo fala bem da série que surgiu por conta do livro) e coloquei na fé, mas o fato é que eu amei cada página e fiquei muito feliz por tê-lo escolhido. Não é a toa que o livro levou cinco lindas estrelinhas lá no meu skoob. A autora me lembrou muito a escrita da Sophie Kinsella, a única diferença, na minha opinião, é que os livros da Sophie se passam em Londres (os que já li, pelo menos) e esse livro se passa em New York. O livro é um chick-lit completo e muito gostoso de ler. Quando você começa não quer parar, porque quer, de verdade, saber como a bagunça toda da personagem principal vai terminar. Como disse, é um chick-lit, ou seja, algumas cenas não são indicadas para menores (mas não tem nada tão forte assim). Um livro leve, doce, divertido e que nos lembra o tempo todo que idade é apenas um número, o que importa mesmo é o que somos.

Alice é uma mulher de 44 anos que dedicou grande parte da sua vida à sua família. Quando era mais nova ela até tinha o emprego dos sonhos, em uma editora, mas largou tudo quando descobriu que iria ser mãe. Seu marido era o amor de sua vida e sua filha, Diana, era a melhor coisa de sua vida. Tudo ia muito bem, obrigada, até que do nada tudo mudou. O marido a trocou por uma mulher mais nova e a filha decidiu largar a faculdade e fazer trabalho voluntário na África. Era a hora certa de Alice voltar ao mundo dos negócios literários, só que não. Ninguém queria contratar uma mulher de mais de quarenta anos que tinha passado os últimos vinte anos como dona de casa. É aí que ela percebe que tudo seria bem mais fácil se ela fosse mais nova. É isso! Ser mais nova é a resposta. Com a ajuda de sua melhor amiga, Maggie, ela muda radicalmente o visual e até mesmo o modo como fala. Com as partes certas do corpo recebendo atenção e detalhes da roupa, um penteado da moda e algumas gírias, Alice agora estava com seus vinte e poucos anos de volta. Era hora de voltar a viver, afinal, o que poderia dar errado?

"Senti que isso poderia ser verdade." - Página 40

Coisas importantes primeiro, um emprego, é claro. O que ela não esperava era que conheceria, logo na noite de ano novo novaiorquina, um garoto (com quase a metade da idade dela) que era a definição de 'pedaço de mal caminho'. Ela não queria um relacionamento, afinal tinha ficado presa à um por muito tempo, mas Josh era tudo que ela sempre quis e até mesmo um pouco mais e, para completar, ele podia jurar que ela aparentava ter 29 anos, ou seja, o cara ideal. Ok, um par romântico pode ser riscado da lista. Faltava o emprego, ou melhor, o emprego dos sonhos. Sim, aquele mesmo que ela tinha antes de virar mãe. Essa era sua meta de ouro. Alice agora era jovem de novo, mas, ao mesmo tempo, vivia uma vida de mentira. Será que vale a pena criar toda uma vida diferente para ter um emprego novo e um carinha bonitinho? Entre muitas trapalhadas Alice vai mostrando, e provando, que a idade é realmente apenas um número, mas que a mentira é sempre uma mentira.

"Como vai se tornar uma pessoa inteiramente nova se continuar agindo como a antiga você?" - Página 108

Alice é uma piada. Ela é uma mãezona do subúrbio que tenta se passar por uma jovem mulher descolada, ou seja, receita certa para boas risadas. O mesmo serve para sua melhor amiga, Maggie, uma artista maluca com o sonho de ser mãe. Todos os personagens me renderam risada em algum momento e isso é sempre muito bom em um livro, mas vale lembrar que Josh (amo esse nome) também rendeu muitos suspiros. Não espere uma história muito profunda com todos os segredos e revelações de uma vida, mas pode se jogar (com vontade) se estiver procurando um livro para relaxar e aproveitar. Como disse no começo, o livro tem uma pegada de Kinsella, o que é ótimo.

Gastei vários post-its e fiquei maluca para ver a série que saiu do livro. Ah, achei divertido (e acho digno comentar) que o livro foi publicado nos EUA em 2005, mas pode ser lido como um livro de 2015 sem nem perceber, rs. Só descobri isso porque tenho a mania de ler os detalhes do livro lá no começo, porque, sério, esse livro é atemporal (ok, menos quando fala que Sexy and the City está bombando no momento, rs). Acho que todo mundo devia ler esse livro em algum momento da vida. É realmente bom parar lembrar que nós temos uma idade, realmente, mas que para ser jovem basta querer. Você não precisa se prender às regras da sua idade, você é livre para ser feliz como quer. Fica a dica.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Elis133 01/01/2024

Vinte seis outra vez
O livro serviu de base para a série, por isso despertou a minha atenção. A obra tem um enredo mais reflexivo.

Mad28 31/12/2016

3/5*

"Fiquei bastante relutante em começar este livro pelo simples facto de que aqui acontece um romance entre personagens de idades muito diferentes e, se fosse mal explorado, eu iria detestar. No entanto, surpreendi-me bastante pela positiva pela forma como a autora explora esta questão. E foi exatamente a escrita da autora que eu mais gostei no livro, sendo que era tão direta e fluída que ação parecia quase que verídica, apesar de que a idade da protagonistas acaba por deixar uma pessoa de pé atrás relativamente a se esta transformação iria realmente resultar, o que só complicou ainda mais quando algumas personagens começaram a parecer irreais.
Em geral, a história em si é bastante esperada mas o final está muito bem feito.
Não é propriamente um dos melhores livros de sempre mas é um bom livro para quem quer um romance e passar um bom tempo. Vou ver a série, apesar de que não sei como é que eles conseguiram fazer tantos episódios tendo em conta que o livro tem apenas perto de 300 páginas. Em geral, recomendo sim."

Opinião completa em baixo

site: http://presa-nas-palavras.blogspot.com/2016/12/younger-mais-uma-oportunidade-opiniao.html