Palavras de Sabedoria

Palavras de Sabedoria XIV Dalai Lama (Tenzin Gyatso)

Resenhas - Palavras de Sabedoria

Lincoln 01/04/2020

Palavras de Sabedoria traz em cada pequena página uma grande lição. Não é possível ler de uma vez. É preciso tomar fôlego após cada máxima. O livro inspira, provoca, estimula insights. É possível identificar os temas ao perceber seu agrupamento no livro. Vícios, virtudes e dogmas do budismo são apresentados em sequência. Recomendo a leitura para pessoas que se ocupam demais e gostariam de ser deslocadas de suas rotinas para analisar criticamente os caminhos que têm tomado.
Edmar Lima (@literalgia) 01/04/2020minha estante
Que resenha incrível, bem íntima! Com certeza desperta a vontade de conhecer o livro!

Andréa Almendros 15/07/2022

Reflexão diária
Este livro nos traz frases para reflexões diárias.
Frases que nos fazem refletir em como somos e agimos e uma espécie de conselho para sermos pessoas melhores a cada dia.

Mara Vanessa Torres 26/04/2020

Reflexão e sabedoria budista

Procurei descansar a mente com o pocket book "Palavras de Sabedoria", de Sua Santidade, o Dalai-Lama (original The little book of buddhism, compilado e editado por Renuka Singh, tradução de Maria Luisa Newlands Silveira e Márcia Cláudia Alves, pág. 128, editora Sextante, 2001).

A coletânea é feita de mensagens reflexivas e, como o próprio compilador anuncia, da "essência do budismo", oferecendo conselhos "para a prática da sabedoria em nossas vidas diárias". Mas não se engane: a extensão do conteúdo não está no número de páginas, e sim na reflexão que as palavras evocam. Elas foram partilhadas por Dalai Lama, um espírito humano de grande evolução.

Reproduzo aqui três das minhas mensagens preferidas:

"Toda tarefa, por mais nobre que seja, está destinada a enfrentar problemas e obstáculos. É importante avaliar por completo a finalidade a que nos propomos e quais são os fatores que determinam a nossa conduta. É importante que a pessoa seja verdadeira, honesta e sensata. Suas ações devem ser tão boas para os outros quanto para si própria" (pág. 16).

"Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais são os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos sempre ser humildes, recatados e despidos de orgulho" (pág. 23).

"Se o seu coração é aberto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante e não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros" (pág. 115).

duda medeiros 14/08/2020

tenha compaixão e seja bondoso, essa é a essência do budismo

LaraF 06/12/2009

Esse é um livro para se carregar a toda parte. Em frases simples, garndes ensinamentos nos são relembrados.

Vanne 26/03/2011

Repleto de sabedoria, humildade e amor
Certamente, um livro para se carregar por toda parte..
Pensamentos que te fazem parar e refletir. Uma sabedoria fantástica.
Sem dúvida, quem ainda não leu, está perdendo tempo !!!
Uma leitura rápida, fácil e prazerosa =]

Trechos favoritos:

"Você deve tentar prever os obstáculos que forçosamente encontrará ao longo do caminho e compreender que a chave para a prática bem-sucedida é nunca abandonar sua determinação."

"É importante que a pessoa seja verdadeira, honesta e sensata. Suas ações devem ser tão boas para os outros quanto para si própria."

"A compaixão é despertada espontâneamente, é incondicional, sem qualquer expectativa de vir a receber algo em troca. E é de alcance universal."

"Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente."

Thaís Venzel 23/12/2013

Este livro "Palavras de Sabedoria" é formado por pequenas frases que tem o intuito de ajudar o ser humano em sua busca espiritual. Com ensinamentos sobre o amor, a compaixão, a sabedoria, tentam tornar a vida das pessoas mais fáceis de serem vividas. Baseada nos dogmas budistas, escrita por sua santidade Dalai-Lama, prega que o amor e a compaixão são capazes de livrar o ser humano de qualquer mal. Que deve-se abrir mão do egoísmo, conhecer a si mesmo, praticar o bem e persistir sempre.
Uma leitura leve, e se levadas a sério, são palavras que podem mudar sinceramente as pessoas para melhor.
Alguns trechos que mais gostei:

"A preguiça interrompe o progresso de nossa prática espiritual. Podemos ser ludibriados por três formas de preguiça: a que se manifesta como indolência, que é o desejo de adiar; a que se manifesta como sentimento de inferioridade, que é duvidar da própria capacidade; e a que se manifesta com a adoção de atitudes negativas, que é dedicar um esforço excessivo áquilo que não é virtude."

"Enfrentar sofrimentos contribuirá indiscutivelmente para a elevação de sua prática espiritual, desde que você seja capaz de transformar a calamidade e o infortúnio em caminho."

"Se existe amor, há também esperança de se existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final."

site: http://lovecardwritter.blogspot.com.br/

Shirley.Moral 27/12/2020

Muito bom.... Mas é um treino diário né? Não é fácil ser o tempo todo bom, ou o tempo todo relevar a maldade que nos fazem... Porém, um pouquinho por dia dá pra ser melhor, sim! ?

Julio Rangel 13/12/2010

A fé de um povo expressa em palvras.
Sua Santidade, o Dalai-Lama, é um dos grandes gênios literários de nossa geração. A maneira como ele trtou esta obra e de uma simplicidade e importância que transcendem o campo literário, e se eternizam nas almas de quem o lêem. Verdadeiramente, derrma sabedoria em cada pagina deste livro, que pela sua simplicidade, alcança facilmente o coração dos leitores.

Claire 14/02/2011

Repleto de pensamentos muito interessantes para reflexão constante, transbordantes da esmagadora sabedoria, humildade e amor da Sua Santidade.

Dose Literária 19/06/2015

Reflexão e sabedoria budista
No turbulento mês de fevereiro, procurei descansar a mente com o pocket book "Palavras de Sabedoria", de Sua Santidade, o Dalai-Lama (original The little book of buddhism, compilado e editado por Renuka Singh, tradução de Maria Luisa Newlands Silveira e Márcia Cláudia Alves, pág. 128, editora Sextante, 2001).

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2015/04/reflexao-e-sabedoria-budista.html

Iasmin.Andrade 29/09/2016

Mensagens lindas
Lindas mensagens para seu dia, eu li uma por dia e super amei.

_yagohebling 26/10/2020

Um pouco repetitivo, mas vale a pena a leitura aos poucos, não é um livro para se ler de uma vez, e sim refletir com as suas palavras e repensar os aspectos da sua própria vida para evoluir seus pensamentos e se tornar uma pessoa melhor, para si próprio e com o próximo

Mirna.Cristina 13/03/2021

Um pequeno livro com ensinamentos fundamentais, doses de sabedoria a conta gotas. Fiquei surpresa com os ensinamentos, muito atuais e certeiros.

Sara 23/04/2022

Livro tipo Bíblia
Aquele livro tipo Bíblia, que a gente deixa em lugar visível e abre e lê uma página quando precisa de uma palavra de sabedoria.