616: Tudo é Inferno

616: Tudo é Inferno David Zurdo...

Resenhas - 616: Tudo é Inferno

Mih Alves 19/04/2009

Tudo é Inferno.
É hora de canonizar um bispo, mas seus ossos estão todos quebrados e se lê na lápide, TUDO É INFERNO ! Uma psicológa que teve seu filho sequestrado e a boca costurada, um doente mental guarda um segredo, e somente a verdade que ele guarda em si revelará o destino do filho desaparecido. Um espírito o possui e muitas vezes a verdade pode ser a pior coisa, pode ser o Inferno. Um luz intensa te atraí, mas atrás dela só existe morte, dor e lamentos. Fascinante o livro, e o devorei em apenas um dia, pois a ficção e o suspense presentes nele o atraem para ler sem parar.

GioMAS 14/05/2023

Ficção enriquecida com elementos históricos reais
"Essa poderia ser a verdade."

É desta forma que o livro introduz sua narrativa, convidando o leitor a ingressar em uma estória fictícia que perpassa por uma possessão demoníaca para questionar aspectos cristãos bíblicos controversos sobre a influência do mal.

"Essa poderia ser a verdade", mas não é, tampouco o livro pretende que seja visto desta forma, não há neste frase de impacto nenhuma arrogância, mas apenas a intenção de instigar o leitor. Engana-se quem pensa o contrário.

Em linhas muito bem escritas e valendo-se de uma estrutura coesa e coerente, o livro desenvolve duas estórias paralelas que se encontram em um desfecho harmônico.

De um lado, temos a estória de uma psiquiatra convocada a tratar um senhor portador de deficiência que, após um incêndio no convento em que residia, começa a manifestar sinais de possessão demoníaca. A constatação de que há uma força maligna agindo sobre o pobre Daniel não pode ser considerada spoiler, até porque o título, por si só, já é bem sugestivo.

Por outro lado, temos a estória de um padre jesuíta que se vê envolto em uma série de acontecimentos paranormais inexplicáveis.

A introdução a ambas as jornadas não é superficial. Pelo contrário, antes de adentrar no ápice do enredo, o livro traz vários elementos complementares que asseguram o aprofundamento da obra e a construção das personagens.

Aspectos bíblicos reais, assim como elementos estruturais da igreja católica, acrescentam positivamente a narrativa, cativando o leitir e estimulando sua curiosidade.

É admirável como o livro consegue tratar de dogmas cristãos e, ao mesmo tempo, discorrer sobre os acontecimentos que motivam Daniel, Audrey, Joseph, Albert e mais uma série de personagens, todos muito bem construídos, por mais breve que tenha sido sua participação, como os demais sacerdotes, as madres, Eugene, pai e filho que trabalham no edifício Vendange, Leo, Zach, professor Michael, o terrível Maxwell (que mais parece ter saído de um dos livros de Stephen King) etc.

As personagens principais, em especial, são um copo cheio para o gênero terror, repletas de contradições e com considerável carga emocional.

Como mencionei nos "históricos de leitura", o livro trabalha com o medo de uma forma sóbria. O temor e a angústia advém das experiências e crenças humana, não dos acontecimentos propriamente ditos. Nem por isso deixa de ser uma obra clássica de terror.

Atente-se para as conexões, todas muito bem trabalhadas, e a leitura será extremamente satisfatória.

Não poderia deixar de reforçar o quão instigantes são os questionamentos sobre os últimos momentos de Jesus e o papel de Judas Iscariotes.

Para aqueles que procuram por sustos e cenas de medo intenso, de fato, o livro parecerá superficial. Porém, superficial é está constatação, já que para o fã da literatura de terror, o medo se esconde nas relações humanas, na dualidade, sendo o sobrenatural apenas a ferramenta para se alcançar as profundezas dos nossos próprios temores - tão humanos temores.

Ingrid 24/07/2022

Interessante até para uma agnóstica...
Comecei a ler e duas coisas me saltaram aos olhos. A primeira era que era bem escrito, sem ser esnobe, e que me fez "googar" algumas palavras desconhecidas (não faço isso há décadas). A segunda é que me lembrou o Código da Vinci e já essa não foi muito interessante. Mas é melhor que aquele, certamente. A história tem bom ritmo, prende a atenção, e tem um bom final que me lembrou algumas outras histórias no estilo.

Paty.Oliveiraa 02/11/2020

Eu amo livros com essa temática. Para mim foi uma leitura hipnotizante. Não conseguia parar de ler.

Andrea 19/04/2011

Esse livro eu comprei porque precisava trazer alguma coisa do sebo, mas não conhecia antes, nem nunca tinha ouvido falar nos autores. Como gosto dessa coisa de terror/suspense/forças ocultas e achei a sinopse bacana, resolvi arriscar.

É uma história até boa, mas que não te convence de todo por causa da narrativa. Que coisa chata! Não te empolga. Eu li e parecia que era uma redação, escrita por obrigação. Não falo de erros, mas de não ter um ritmo. Como não é no original, sempre fico na dúvida se a tradução tem uma parcela de culpa ou se é problema exclusivo dos autores. Aliás, já é de se desconfiar de livro que tem mais de um...

Excetuando isso, se você tiver bastante força de vontade e continuar, vai ver que é uma história interessante. Gosto de como as tramas paralelas se juntam, os personagens finalmente se encontram e o X vai sendo revelado. Senti falta de um desenvolvimento maior. Gostaria de mais descrições, mais detalhes, mais informações.

Num geral, é um bom passatempo.
Silvio 20/07/2011minha estante
eu axei o livro ótimo, no ínicio fika meio cansativo de ler, mas quando as histórias c encontram o negócio pega fogo... recomendo mto

Claudia Cordeiro 27/01/2012

Interessante
A versão do autor sobre a história de Jesus, e por quê Ele disse, "Pai por que me abandonastes..", foi muito interessante, e faz sentido.
Silvia 05/07/2012minha estante
Deve ser bom.

Marselle Urman 23/02/2012

Tempo perdido
Perdi o respeito por este livro antes de a história sequer começar, na introdução, com a frase "esta poderia ser A VERDADE".

Os autores, independente da absoluta falta de mérito do enredo, tratam a narrativa de uma forma artificial. Falta fluência e os personagens parecem manequins de loja. Não tem nada de assustador.

E a PRESUNÇÃO deste roteiro raso chega a ser chocante. Nem se fosse ficção científica se poderia respeitar um postulado sobre um assunto tão abrangente, exposto de forma rasa e achista como a que foi feita por estes autores.

Nada é tão ruim que não sirva nem como mal exemplo: fugirei de Zurdo e Gutierrez.
Jossi 10/08/2014minha estante
Sabe que é sempre bom ler os comentários do pessoal aqui do Skoob? Obrigada por nos abrirem os olhos e nos ajudarem a evitar um gasto desnecessário ou uma tentativa frustrada de leitura...
Marselle, concordo plenamente com você: Eu até ia me arriscar com esse livro (gosto de sobrenatural), mas as suas palavras + as palavras da Andrea (personagens rasos, narrativa chata, etc) me fizeram dar uma lida preliminar no ebook.

De fato! Já pelo primeiro capítulo nota-se uma narrativa absolutamente fraca, sem um pingo de profundidade ou o mínimo cuidado com o estilo literário. É como uma redação de aluno do ensino fundamental, só que corrigida (e ainda assim, fraca e artificial).

Dispenso esse livro.

Marselle Urman 10/08/2014minha estante
Jossi,estamos aqui pra isso!rsrsrs
Às vezes sou excessivamente crítica, mas sempre sincera. Abraço,

Thiago 04/12/2014

Fantástico!!
Ainda estou me perguntando como esse magnífico livro de terror pode ser desconhecido da maior parte dos leitores. Talvez um dos erros seja compará-lo injustamente ao livro "O exorcista". Apesar de apresentar um exorcismo em sua história, ele não é o principal tema do livro. Na verdade, o livro apresenta duas histórias que se unem no final. Uma versa sobre o padre Cloister, que investiga fenômenos paranormais e que tenta descobrir o que significa a frase "Tudo é inferno". Na outra história, uma psiquiatra participa de um exorcismo e tem seu passado revirado. A primeira história é mais investigativa e produz teorias muito interessantes. A segunda é bem de terror misturada com muito suspense. Livro fantástico e que recomendo a todos os fãs de livros de terror ou que apreciam uma boa história envolvendo religião.
Rafael Michalski 04/12/2014minha estante
Hahaha Eu senti a mesma coisa, foi um achado fantástico este livro :) Ainda estou a procura de livros parecidos mas até agora não encontrei nada, talvez apenas O Espirito do Mal, a continuação de O Exorcista mas que mesmo assim não é tão bom quanto

Thiago 28/01/2015minha estante
Rafa Filth, você já leu "Incubus"? Para mim foi outro achado dentro dos livros de terror

Fox.017 15/05/2023

C4-r4-lh0
F0da-se a escrita dos autores, se é boa ou não. Pra mim, o mais importante é a história em si. E fala sério? Que loucura, quanta informação. Estou feliz por ter descoberto esse livro. E ao mesmo tempo com medo hahaha
Que final incrível e ainda os autores falam o que é e não é real no livro e fica a seu critério ir pesquisar sobre. Pesquisei algumas coisas!

Recomendo.
Vitor Hugo 15/05/2023minha estante
P0rra parece ser meio macabro kkkk deu vontade de ler

Fox.017 16/05/2023minha estante
É um pouco mesmo kakaka

Vitor Hugo 16/05/2023minha estante
Tem muitas coisas reais ?

Fox.017 16/05/2023minha estante
Teeem, praticamente tudo.