Bom dia, Sr. Mandela

Bom dia, Sr. Mandela Zelda LaGrange

Resenhas - Bom dia, Sr. Mandela

Kell Anias 04/05/2020

Madiba, Khulu
Falar desse livro me traz uma esperança de que a gente consiga reverter certos pensamentos e preconceitos a respeito disso ou daquilo. Julgar sem saber, sem conhecer, realmente só pode ser medo do desconhecido.

A história de Mandela é algo fascinante e de se admirar, a compaixão e o perdão são palavras que descrevem muitas atitudes de Madiba, perante tanta coisa que ele viveu e presenciou. É de se espantar que ele tenha essa capacidade de reverter a situação a seu favor, de modo que não precise bater, xingar ou obrigar. Mas através de suas palavras de empatia, de resistência e de suas ações em prol de seu País, de seu Povo!

Leiam o livro, vale a pena, é uma troca de aprendizados, de ternura, de amizade. Um laço que vai além da cor da pele, vai bem mais além que isso.

A oportunidade dada, pode ser uma nova vida, uma recomeço, uma escola que te fortalece, te ensina e te ajuda a ser mais forte e continuar seguindo em frente. Se a gente parasse de olhar somente para nosso umbigo e além da nossa casa, o mundo seria menos desigual. As pessoas seriam talvez, muito mais felizes!

Um ensinamento que tive nessa leitura, é que existe sim chance de acabarmos com o preconceito racial. Que existe sim um caminho que lá trás, Nelson Mandela escreveu e que não podemos deixar ele ser esquecido ou apagado!

Que o tempo nos ajude a acabar com tanto ódio, com tanta desigualdade. Que a cor da minha ou da sua pele não seja motivo de ser beneficiado ou prejudicado.

Zelda la Grange mostra o quanto Khulu, mudou sua vida, o quanto ele a ensinou. O mundo dá voltas e as coisas podem mudar completamente seu rumo, e acabar por inverter posições e opiniões. Ela deixa claro isso no livro. Bonito e honesto ela reconhecer seus próprios preconceitos enraizados.

Mas também o livro, tem seu lado triste, ao mostrar que ela, também como Madiba, sofreu preconceito e pré-julgamento de muitos, pessoas tão próximas dele e dela, é revoltante.

Sabe o que é importante disso tudo? É ver que eles estabeleceram em anos, uma amizade, um respeito, uma preocupação um com o outro. Uma cumplicidade que reflete o quanto uma pessoa pode ser preocupar e cuidar de você e nem sempre é seu parente. E ás vezes essa pessoa, pode acabar sendo a sua família. Sabe aquele amigo que a gente fala que é o irmão de não tivemos?

Zelda foi a filha, ou neta...que talvez Khulu, nunca tenha tido.

Ler esse livro, horas me entristecia, me alegrava, horas eu ria sozinha, e muitas vezes pude compreender o quão forte e resistente pode ser uma amizade, que não pede nada em troca e que faz um bem imenso.

Ensinamentos de Mandela, a oportunidade de Zelda...esse livro mostra que Nelson Mandela, sempre fez a diferença na vida das pessoas e que ele realmente se importava com todos, TODOS eu digo, negros, brancos...Para ele a cor da pele não representava distinção.

Que a gente mantenha viva a alma de Madiba!

Lucas.Mesquita 08/11/2020

Bom dia, Sr. Mandela
Adoro ler biografias mas a história abordada nesse livro é extremamente diferente e inesperada comparado a outros livros sobre o tema, me trouxe uma nova visão de Madiba. O livro em si começa muito promissor abordando questões raciais num olhar de uma jovem garota africâner e uma África do Sul promissora... A história em sua maior parte retrata a relação da autora com Madiba, rotinas e bastidores de trabalho, o que na metade do livro pode se tornar um tanto maçante. O final inevitavelmente se torna emocionante e te prende quando a história de Mandela em seus últimos anos vai chegando ao fim. Recomendo a qualquer um goste e que queria conhecer mais sobre a história e legado de Mandela.

Brune 30/08/2020

Sobre igualdade
Esse livro nos faz pensar sobre igualdade, como um homem tocou tantas vidas; simplesmente por acreditar que não existir ninguém melhor que ninguém, ele respeitava a diferença.

Juliana 19/03/2017

Interessante
Sempre tive curiosidade de ler uma biografia, escolhi esse livro e me identifiquei muito com escritora, porém da metade do livro pra frente a leitura ficou extremamente cansativa, muitos detalhes e datas e pessoas, reuniões, etc...
Achei o livro denso, cansativo, mas vale a pena para conhecer a história do Nelson Mandela!
Thaiswo 05/04/2017minha estante
Também achei, muito pesada a leitura. acabei desistindo, mas pretendo retornar.

Henrique_ 12/07/2017minha estante
Também quase desisti da leitura. Muitos detalhes pouco interessantes.

Lilian.Rebeca 29/03/2021

Pelos olhos de uma Secretária
Li o livro com os olhos e o coração não só de uma leitora, mas de uma Secretária. Li como quem já vivenciou situações e sentimentos parecidos, li relembrando e reaprendendo com a experiência de outra pessoa e com as minhas próprias e tão parecidas experiências. Que enorme prazer descobrir que através de minha profissão e dos aprendizados proporcionados por ela, alguém pôde mudar sua visão de mundo e aprendeu a ser plural sem abandonar seus princípios.

O livro me encantou em muitos aspectos, confesso que como uma secretária prestei mais atenção nos detalhes profissionais que enriqueceram a história (Em meu ponto de vista). Zelda trouxe para mim um olhar ainda mais humano e reafirmou muitos dos meus pensamentos para com a minha profissão. O amor que ela sentia em servir é algo raro de se ver, isso sentimos em seu cuidado, orgulho, diligencia, paciência, disponibilidade e tantos outros adjetivos.

Lindo ler como alguém cresceu e aprendeu de forma tão humana. O crescimento dela ao longo do livro é incrível, o modo como buscou se curar de suas inseguranças e problemas e jeito com o qual conquistou confiança e a transmitiu para os demais é inspirador.

Que como profissional eu tenha oportunidades de crescer humanamente como Zelda teve e que eu tenha a sorte de encontrar pessoas inspiradoras em minha jornada.

Lilian R. Souza

Gabriela Leite 25/05/2020

Muito bom, porém extenso.
O Livro é lindo, de verdade. Mostra com riqueza de detalhes como podemos mudar nossa perspectiva ao conhecermos de perto aquilo que tanto temos preconceito. Porém a Autora se excedeu com as minúcias e deixou o livro um tanto desnecessário, diminuiria 150 páginas não relevantes, mesmo assim gostei e recomendo!

Gregg 24/11/2020

Conhecendo a fundo uma mulher
Bom dia Sr. Mandela é escrito como se fosse você contando sua história pra você mesmo. Você entende todos os sentimentos, escolhas e modo de pensar da autora. Ela deixa claro como era o ambiente, a ideia social comum e como era se sentir no seu papel em diferentes situações. Livro maravilhoso que vai te mostrar como um ser humano pode aprender com a vida se tiver disposto a receber e ouvir.

Katita 07/12/2020

Mandela, o maior!
Narrativa empolgante pela sinceridade e ingenuidade.
O amor ao ofício é a permissão em se transformar como pessoa, fez a história ganhar grandes momentos na narrativa. Fiquei encantada como Mandela se apresenta ao mundo muito maior do que poderia imaginar.

Carol König 09/09/2021

Bom dia, Sr Mandela começa bastante promissor. Zelda conta como os caminhos inexplicáveis da vida a tornaram próxima de Nelson Mandela e no que isso transformou sua vida, seus valores e suas convicções.
Num determinado momento a narrativa envereda para detalhes que poderiam ser amaciados, e uma clara parcialidade vista na minimização dos defeitos do Sr Mandela e na maximização do caráter interesseiro de parte de sua família. Claro, eu entendo, é a experiência pessoal da autora e não tenho dúvidas de que Mandela foi um personagem pra lá de inspirador.
O livro dá um quentinho no coração, sim, inegável. Mas da metade pra o final me peguei sentindo falta de profundidade. Acho que não era a intenção de fato, então fica aqui a dica de que se você quer se aprofundar na biografia de Nelson Mandela talvez esse livro não seja o ideal. Aqui você encontra um outro lado, um relato apaixonado e de uma idolatria curiosa, acho que é isso, um livro curioso, um complemento a uma biografia mais literal.

Fernando Tôrres Campos 26/02/2016

Quebra de paradigmas
Um livro excepcional e envolvente que quebra paradigmas, derruba preconceitos e constrói novas histórias de grande aprendizado e superação. Como a própria autora disse: "Ele havia me libertado dos grilhões de meus próprios medos. Ele não libertou apenas o homem negro, mas o homem branco também".

LUA 24/01/2016

Uma vida dedicada ao trabalho.
Oi, gente!
Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de ler esse livro. Ler sobre Nelson Mandela nunca é demais.

Resenha:
Essa é a biografia de Zelda la Grange, ou Zeldina para Mandela. A africanêr(descendente de colonos holandeses) que passou de datilógrafa a assistente pessoal do maior estadista do mundo.
Zelda começa seu relato pelas lembranças de sua infância e juventude durante o regime apartheid e sua visão de como era a Africa do Sul, pré Mandela.
"Tocar em uma pessoa negra era tabu. Além do fato das pessoas brancas se sentirem superiores as negras, fomos criados na crença de que elas não eram tão limpas como nós, aparentemente cheiravam diferente e a textura de seus cabelos eram diferentes das nossas. Ninguém sonhava em tocar o cabelo ou rosto de um negro. Era simplesmente impensável. No entanto Jogabeth (sua babá negra) me carregava nas costas quando bebê. Como ela havia nos criado, para nós crianças, ela não era tão negra quanto os outros negros."
Tenso.
Se você acha que já viu e/ou viveu manifestações de racismo no Brasil ou no mundo digo que você não viu nada. Claro que não desconsidero as ações que temos hoje, mas o que os negros viviam na África do Sul pré Mandela é de uma crueldade imensa.
Eles não existiam. Não tinham educação, direito a saúde, voto e não contavam na estatísticas do país.
Sem direitos ou vontade, eles eram apenas "seres"que eram proibidos até de falar a mesma lingua dos brancos africanêres.
E por isso, Mandela foi preso. Por lutar contra isso, passou 27 anos na prisão. Saiu quase cego. E mesmo assim na primeira eleição direta no país, foi eleito Presidente da República.
Continuando sua história, Zelda nos leva a 1994, ano da eleição de Mandela e um dos momentos de maior terror na vida dos africanêres. Toda essa parcela da população achava que com os negros no poder, eles agiriam da mesma forma com que foram tratados ao longo dos anos.
Mas nao foi isso que aconteceu. Com o lema " O perdão é uma escolha" Mandela comanda o país tentando fazer com que a "nação arco-iris" com que sempre sonhou, fosse um lugar próspero e tranquilo para todos os seus habitantes.
Perguntado uma vez se ele não se ressentia do tempo que ficou preso, Mandiba(para os íntimos) deu a seguinte declaração:
"Na vida, não é importante o que acontece com você, mas como você enfrenta o que acontece com você"
Com um relato detalhado, a autora nos conta, na segunda parte, como foi trabalhar e galgar postos ao lado de Mandela, sua inicial resistência e medo da raça negra e todo o processo de trabalho de 1994 a 1999 , inclusive com viagens pelo mundo, nos anos em que ele foi presidente, e relembra os conselhos que recebia dele:
" Não há lugares para covardes aqui. Se você for covarde, não vai durar muito tempo. Nem sempre vou poder defender você, então você precisa se defender fazendo o que é certo."
Além disso, como era assistente pessoal, nos conta fatos íntimos da vida dele, como seu casamento com Graça Machel, viúva do presidente de Moçambique, Samora Machel.

O amor é lindo. Mandela e Graça casaram-se aos 80 anos!

A terceira parte do livro nos traz a saída de Mandela da presidência e a tensão que isso causou não só na população, mas na esfera política e em seu partido o CNA, pois mesmo aposentado, a população só seguia as suas ordens e muitas vezes, o presidente em atuação teve que recorrer ao líder para resolver conflitos populacionais.
Mandela foi criticado e até hostilizado em seu próprio partido e pelos brancos que o entregaram o poder. Quando questionado por Zelda como suportava essa pressão ele respondeu:
"Alguns indivíduos simplesmente adoram se queixar, vivem dessa maneira. Existe uma diferença entre estar preocupado e a simples queixa pela queixa. Esta é parte da natureza humana."
Também mostra sua atuação como apaziguador de conflitos mundiais, sua relação com os nomes de maior importância no mundo como a Rainha da Inglaterra, a quem ele chamava simplesmente de Elizabeth e era chamado por ela de Nelson, sua amizade com Muammar Kadafi, ex -presidente da Líbia com quem negociou julgamentos de presos polítícos e extradições.
Também relata sua contínua luta assistencial com a criação da Fundação Nelson Mandela.

Zelda não poupa nenhum detalhe da vida ao lado de Khulu (avô) como ela o chamava. São relatos imensos de viagens, eventos para angariar fundos para a fundação, férias e até as filmagens de Invictus, filme inspirado em Mandela.
A quarta parte do livro relata os anos finais de Mandela, bem debilitado devido aos seus 90 anos, sua doença e posterior morte.
Nessa parte, Zelda destila todo seu rancor contra a família de Mandela que não queria deixar que ela o visitasse, quase a impediu de organizar seu funeral, para qual por pouco não foi convidada e que principalmente, não reconheceu seus 17 anos de dedicação total a sua profissão e a vida do maior líder mundial dos tempos modernos.
De um modo geral, embora muito bonito, Bom dia, Sr Mandela é um livro que de tão completo,se torna um tanto cansativo por conta dos nível de detalhamento com que Zelda o construiu. Eu recomendo que você o leia devagar, absorvendo todo seu conteúdo e o exemplo de vida de Mandela e da própria Zelda.
Zelda La Granje é uma mulher que dedicou boa a parte de sua vida adulta ao trabalho, superou preconceitos e sobretudo apaixonou-se por essa figura emblemática.
"Enfrentei muitas vezes uma pressão implacável. Mas então eu olhava para ele, que se portava com tanta graça e energia. Eu jamais o deixei. Jamais consegui....E agora lentamente começo a entender o fato de que nunca mais vou vê-lo. Mas os heróis nunca morrem....Recordarei com carinho cada sorriso, os tempos bons e os difíceis e especialmente os momentos do cotidiano.Tot weersiens, Khulu ( até nos encontrarmos outra vez, vovô)!!!!!Vou amá-lo todos os dias, pelo resto da minha vida."Trecho da declaração de Zelda La Granje publicada pela Fundação Nelson Mandela no dia da sua morte
E Zelda termina a grande história de sua vida ao lado de Mandela, dizendo:
" Talvez eu encontre um outro emprego, e talvez agora eu encontre um homem com quem deseje dividir minha vida, alguém que saiba que uma parte do meu coração já foi levada...por um velho homem negro que já foi inimigo do meu povo e agora descansa, como um antigo rei, no fundo da terra das montanhas."
Nessa resenha não tive a pretensão de falar sobre Mandela ou sobre sua luta! Quem quiser saber mais a respeito escolhi alguns sites:

retirado de http://www.humanrights.com/pt/voices-for-human-rights/nelson-mandela.html
- http://educacao.uol.com.br/biografias/nelson-mandela.htm
- http://www.suapesquisa.com/biografias/nelson_mandela.htm
- https://www.nelsonmandela.org/content/page/biography (em inglês)
- http://www.biography.com/people/nelson-mandela-9397017 (tem alguns videos interessantes, são em inglês)

Eu recomendo muito.

Boa leitura!
Veja outras resenhas no blog

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com

Paula Juliana 15/06/2015

Resenha: Bom dia, Sr. Mandela - Zelda La Grange

'' Esta não é a sua história. É a minha história, e estou feliz com ela. Mas o leitor pode ficar desapontado se espera que eu lave muita roupa suja em público. Eu não desrespeitaria a confiança que Nelson Mandela depositou em mim. Essa é a maior honraria que ele poderia ter me oferecido - confiar em mim -, e eu pretendo prezar isso pelo resto da minha vida. O que decidi contar, e o que decidi omitir, no que lhe diz respeito, é baseado nessa confiança.''

Baseado em fatos reais...

Nada captura mais a atenção de uma pessoa do que essa frase, seja em um filme, em um livro, ou uma série, quando escutamos ou lemos esse chamado, prestamos duplamente atenção, então quando começo a ler essa biografia, minha atenção é redobrada, é precisa, pois sei que o que vou encontrar é mais que uma história, são vidas, são pessoas reais, são fatos verdadeiros que não só poderiam ter acontecido, mais de fato, que aconteceram!

Confesso que não conhecia absolutamente nada sobre Mandela, até começar minha leitura!
E o que encontrei me fez criar uma profunda admiração por esse homem! Um homem que conseguiu o impossível, que fez de sua vida uma missão, uma luta sem fim!

Preconceito é um tema complicado, e eu achava que sabia o que era isso, o que era preconceito, mas nunca presenciei o preconceito de uma forma tão forte e intensa quanto lendo essa obra.

Conheci um pouco da história da África do Sul, conheci o que estava acontecendo naquela nação, quando eu ainda nem tinha nascido, e depois, enquanto eu era pequena e protegida em meu lar, nunca imaginaria, que lá do outro lado do mundo, um povo estava sendo tão oprimido e discriminado, ao ponto de não serem considerados pessoas por causa da sua tonalidade de pele!

''... é que você tem de prestar contas a uma pessoa apenas, que é você mesmo. Você tem que ir para a cama todas as noites com seus pensamentos e sua consciência...''

Nessa obra Zelda La Grange, a secretária pessoal de Mandela, conta a sua história de vida, mistura com tudo que conhece e que pode contar da vida do Presidente Nelson Mandela, mas o livro vai muito além disso, Zelda é uma Africâner, uma branca, criada na cultura do apartheid, onde os negros eram considerados nada, sofriam a mais cruel das cruéis formas de opressão, e Zelda acreditava na supremacia branca, criada em família tradicional, seu pai por exemplo via Mandela, como um terrorista, e assim foi durante sua infância e adolescência, até Mandela sair da prisão depois de vinte sete anos!

Mais tarde, depois de solto e que virou Presidente foi que Mandela começou a mudar tudo, inclusive mudar o mais difícil que é o modo de pensar das pessoas, e foi nessa época que Zelda foi trabalhar próxima desse homem, que mais tarde viria a ver como seu vô, como um homem que admirava e amava, não mais se importando com a cor de pela dele.

''Sou uma bilionária emocional, e, se mais nada extraordinário acontecer no resto de minha vida, ainda estarei contente com essas lembranças até o dia da minha morte. Tive um vida rica. A maioria das pessoas jamais experimentará o que testemunhei, portanto minha história é de transformações, de lentas metamorfoses mentais e do sistema de crenças onde me encontro hoje.''

Sinceramente achei a obra INCRÍVEL, são poucas as biografias que me conquistaram, e ver Mandela, pelos olhos dessa mulher me conquistou, achei ele maravilhoso, um homem incrível e muito, muito inteligente! Um homem que sabia convencer, cativar e liderar as pessoas! Que foi uma tremenda inspiração para muitos!

''... ao decidir perdoar você não apenas libera o oprimido como libera o opressor.''

Zelda além de tudo isso, escreve muito bem, conta a história de uma forma, direta, sem frescura ou lenga lenga, se expondo inteiramente, falando dos seus preconceitos, dos seus sentimentos com determinadas pessoas, e expondo sua lealdade com Mandela!

Em alguns momentos da leitura fiquei realmente muito emocionada!

A obra é linda tanto pela história, como também, pela parte física, a diagramação é impecável, revisão impecável, sem erros, e a capa não poderia ser mais significativa, é uma foto da própria Zelda segurando as mãos de Mandela. Ainda no fim do livro encontramos fotos de registro pessoal dos dois.

''Quando você fala com um homem, você fala com sua cabeça, mas, quando você fala com ele em sua língua, você fala com seu coração.''

Bom dia, Sr. Mandela fala também das missões de paz de Madiba - era como algumas pessoas mais intimas se referiam a ele, pelo mundo, como também de ''pequenos'' momentos de alegria e amizade, como quando Mandela conheceu o cantor Bono e seu carisma, Madiba ficou encantado... e fala de momentos de tristeza também, como o diagnostico de Câncer de próstata em 2001 e como, seu Khulu, palavra que significa avô, enfrentou esse momento pelos olhos de Zeldina.

''Na vida, não é importante o que acontece com você, mas como você enfrenta o que acontece com você.''

Dividido em quatro partes intensas, Bom dia, Sr. Mandela, mostra a humanidade, humildade e solidariedade desse exemplo de homem, mostra como ele mudou a vida de Zelda La Grange, assim como mudou e salvou uma nação inteira, um homem que fez de sua missão de vida trazer a PAZ para o mundo e a compaixão para a vida das pessoas!

Bom dia, Sr. Mandela foi um grande prazer conhecê-lo Khulu!

''Mas os heróis nunca morrem...''

''Sou o mestre do meu destino:
Sou o capitão da minha alma.'' *Nelson Mandela

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Arca Literária 13/08/2015

Leia toda a resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/bom-dia-sr-mandela-zelda-lagrange/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/bom-dia-sr-mandela-zelda-lagrange/

Vanessa 21/08/2015

Inspirador
Há tempos não lia uma biografia e essa palavra cria um certo preconceito, muitas pessoas pensam que será um livro chato. Confesso que pensava assim, até que um dia fui atrás de uma biografia que me interessou. E gostei!

Aconteceu o mesmo com essa, então deixe o preconceito de lado e leia, pois em "Bom Dia, Sr. Mandela" , Zelda La Grange nos mostra a vida do grande líder político sob sua visão.
Zelda entrelaça sua vida com a de Nelson Mandela de um modo emocionante. Ela uma mulher branca, nascida e criada na África do Sul na época do Apartheid. Sobre a "regra" de que brancos eram superiores, que não podia ao menos encostar em alguém negro, pois eles eram perigosos.

Acham isso um absurdo? Sim! Também acho, mas nem sempre foi tão absurdo assim. Era algo normal, por isso Zelda nunca questionou a forma como foi educada. Até que ela, de uma simples datilógrafa tornou-se a secretária particular e de confiança do maior líder mundial.
Ele, Nelson Mandela, grande Ser Humano, presidente da República da África do Sul, negro e crente num mundo igual para todos.

Aquela pessoa que Zelda era, passou por uma transformação incrível, ela aprendeu a admirar e amar incondicionalmente Mandiba ou Khulu (a forma carinhosa que se referia à ele). Aprendeu a igualdade, a luta diária, os defeitos de cada um. Seu preconceito se transformou em união, em devoção à causas que eram de sua Nação.
A narrativa é perfeita, faz com que você pense e repense em tudo que as pessoas viveram e vivem por causa do preconceito.

Esse livro me emocionou, pois não é um relato "frio" sobre a vida de alguém, é algo feito com muito carinho e respeito para nos presentear com uma linda história de amizade inspiradora.

site: www.matoporlivros.com.br

Marcos 19/10/2015

Nelson Mandela foi um dos grande líderes que o mundo já teve. Ao levantar-se contra a política racista da África, ele acabou preso por 27 anos e, de dentro da prisão, conseguia revolucionar o povo de seu país. Em 1993 ganhou o prêmio Nobel da paz, em virtude de todo o seu legado político. Foi o primeiro Presidente da África do Sul e se tornou um ícone mundial no combate ao racismo e à desigualdade. Todos conhecemos Mandela, sua luta e seu legado às novas gerações. Mas pouco sabemos sobre o ser humano Mandela, ou Madiba como também era conhecido. E só quem conviveu de perto com ele e com sua família pode falar sobre a pessoa dele.

Zelda La Grange é uma sul-africana que nasceu em uma família branca, que apoiava o regime separatista por raça. Ela cresceu rodeada de preconceitos contra negros, tidos como uma raça inferior e impura. Mesmo questionando muito esse sistema político, ela acabou por internalizar alguns pensamentos de sua família, uma vez que se tornaram cotidianos a ela. Mas o que ela jamais imaginou era de que um dia trabalharia para o maior líder negro que já existiu na África do Sul: Nelson Mandela.

Em Bom Dia, Sr. Mandela, Zelda conta como foi a experiência de viver ao lado do líder, começando como uma secretária do governo e passando a sua assistente pessoal. Ela evoluiu não somente profissionalmente, como também mudou radicalmente o seu ponto de vista e arrancou de si todos os preconceitos que lhe foram imputados desde criança. Nesse livro ela conta em detalhes tudo o que viveu ao lado de Madiba, as viagens, os encontros com líderes internacionais, a relação dele com o povo sul-africano, entre outras situações.

Confesso que, ao ler a sinopse do livro, imaginei que se tratava de uma biografia de Mandela. Fiquei bastante empolgado com essa ideia, uma vez que eu sempre tive vontade de ler sobre a vida dele, mas ao começar a leitura percebi que se tratava mais de um livro de memórias e Zelda do que de uma biografia dele propriamente dita. O livro foca nela, em suas experiências e em sua evolução, trazendo apenas uma parte da história de Mandela, a partir do momento em que ele assume a presidência até a sua morte. O período da prisão e de sua luta maior, partes que tinha mais interesse de ler, foram deixados de fora.

Ainda assim, a leitura desse livro me foi proveitosa e agradável. É sensacional ler sobre alguém que viveu de perto desse ícone, mostrando o seu lado humano, mais real, mais de perto. São raros os relatos que já li nesse sentido e sempre gosto desse formato.

Recomendo a todos que gostam de Mandela e querem saber mais sobre ele, reiterando que não se trata de uma biografia propriamente dita.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/10/resenha-bom-dia-sr-mandela-de-zelda-la.html