Lavínia

Lavínia Nathalia Alvitos

Resenhas - Lavínia

drika 29/05/2023

Parece-me que a autora quis jogar frases de efeito (algumas muito boas, admito) em meio a uma história sem pé nem cabeça. Descobri o livro procurando indicações de histórias que abordavam saúde mental e transtornos psicológicos, mas enquanto a sinopse de Lavínia me deixou ansiosa, a leitura em si foi decepcionante

Dy 06/09/2016

Lavínia: no limite | Por Minha Fuga da Realidade
No começo a leitura não fluía, creio que foi por eu não estar acostumada com esse tipo de livro, mas aos poucos Lavínia foi me conquistando, sofria e me alegrava junto com ela.
Lavínia é uma mulher que sofre de Transtorno de Personalidade Borderline, ela vive em um turbilhão de sentimentos, tem carência de atenção, abraços e amores. Mesmo sendo complicada, ela é crítica em relação à sociedade, e nos faz pensar na hipocrisia, tanto na sociedade, quando no ser humano.

"[...] Não dá bom dia porque detesta acordar, não dá boa tarde porque já teve horas suficientes para enxergar a miséria humana e principalmente não dá boa noite porque é o momento da solidão coletiva." pg. 19

No livro são contados acontecimentos atuais e do passado, no entanto, eles não dificultam a leitura. Mostram como Lavínia era apegada aos pais e como ela ficou sem chão ao perde-los. O final do livro foi surpreendente, não esperava que aconteceria dessa forma. E mesmo assim, adorei.
O livro tem uma ótima revisão e diagramação, as páginas cor de creme são perfeitas para a leitura

"Em todo lugar é assim. Caça-se o diferente, o novo e o inusitado, sem querer exibir-se como cerceador." pg. 28

site: http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com/2015/12/resenha-lavinia-no-limite.html

The Best Words Br 07/12/2015

The Best Words Br
Lavínia: no limite conta a história de Lavínia, uma mulher portadora da Síndrome de Personalidade Borderline, que vê sua vida oscilar entre a alegria e a tristeza, entre o amor e o ódio e entre a normalidade e surtos psicóticos...

Desde cedo, nossa personagem sempre foi apegada aos pais e, por isso, quando um acidente os arranca de suas mãos, Lavínia encontra seu mundo destruído e coloca a culpa de todos os acontecimentos em seu irmão... agora sem família e sem um porto-seguro, sua única companhia é sua garrafa de bebida alcoólica.

Durante todo o enredo, sentimos com muita força todos os conflitos internos que nossa mocinha apresenta.... Lavínia reflete sobre muitas convenções da sociedade, como amor, amizade, sucesso e afins... para ela, muitos desses assuntos são tratados de forma irrelevante pelas pessoas e, por esse motivo, ela tem repulsa de uma possível proximidade com cidadãos que tentam se enquadrar na vida considerada normal.

Esse livro é um intenso paradoxo, pois reflete as emoções conflituosas que a persongaem principal projeta... num momento, somos levados aos períodos mais tristes que um ser humano solitário pode viver e, em outros, vemos como a simplicidade e inocência de uma criança podem confortar o coração atribulado de um adulto.

Enquanto eu lia, meu maior desejo era ver uma reviravolta na vida de Lavínia... eu queria muito que ela conseguisse ver a luz e que não se decepcionasse com mais nada. Afinal, muito do que acontece na vida dessa menina/mulher não é culpa dela.....

Preciso confessar que a leitura demorou um pouco para fluir para mim.... admito que não estava pronta para pegar uma história tão carregada de questões psicológicas como essa obra nos traz. No entanto, se você é um leitor que gosta de se aprofundar bem em dilemas existenciais, esse livro é uma ótima pedida para você.

Bom, não posso contar muito mais do que isso, pois todas as propostas do enredo estão interligadas, então, não posso entregar muito nessa resenha.

Beijinhos da Alê!

site: http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/2015/11/lavinia-no-limite-nathalia-alvitos.html

Ana Luiza 26/11/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - www.mademoisellelovesbooks.com
A HIST?RIA

Desde crian?a, Lav?nia se mostrou diferente. Explosiva, dram?tica e carente, ela queria os pais sempre por perto e ansiava profundamente por carinho e amor, o tempo todo. Na adolesc?ncia veio o diagn?stico: Lav?nia sofre de Transtorno de Personalidade Borderline, o que explica suas emo?es inconstantes e intensas. Mas, como a garota descobre, nomear sua dor, seus problemas, n?o os faz ir embora.

J? adulta, Lav?nia ? bem-sucedida, bonita e rica, independente financeiramente, mas ainda emocionalmente insaci?vel por aten??o e amor. E quando um acidente, pelo qual ela culpa seu irm?o, tira a vida dos pais de Lav?nia, a mulher, que sempre andou ? beira do precip?cio, parece finalmente cair.

As emo?es atingem Lav?nia como um tsunami, tudo parece ruir ao seu redor e todas as coisas que nunca fizeram sentido para ela est?o, agora, ainda mais incompreens?veis. Trabalho, amigos, fam?lia, sucesso profissional, amor: Lav?nia n?o compreende porque todos aspiram tanto por coisas assim. Mas, ao mesmo tempo em que despreza as conven?es, o que ? considerado normal, natural, h? uma apenas uma coisa que ela deseja, assim como todos os outros: amor.

Lav?nia quer ser amada, mas sua personalidade incomum parece apenas atrair e provocar decep?es. Uma vez ap?s a outra, a mulher tem seu cora??o partido. Solit?ria, entediada, n?o-amada, Lav?nia n?o v? motivos para viver, ao mesmo tempo em que anseia profundamente por algo que a fa?a se sentir viva.

EXPECTATIVAS PARA A OBRA

Quando fui convidada a participar do Book Tour do livro Lav?nia: No Limite, n?o sabia bem o que esperar da obra. A sinopse tinha despertado minha curiosidade, mas n?o havia criado expectativas concretas sobre a trama e os personagens. E, sem saber o que esperar, acabei sendo ainda mais surpreendida e cativada pela obra.

O TRANSTORNO BORDERLINE NO LIVRO

Uma obra incomum, de leitura lenta, mas muito impactante, Lav?nia me conquistou ao trazer um olhar ?nico e completo sobre as pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline. As emo?es explosivas e contrastantes, o comportamento imprevis?vel, os relacionamentos inst?veis, os h?bitos autodestrutivos e muitas outras caracter?sticas da s?ndrome s?o exploraras no livro. Entretanto, a autora cria um retrato humanizado do Transtorno Borderline, mostrando claramente que com ou sem s?ndrome, aquelas s?o pessoas, que t?m desejos e sonhos como todos n?s e que sofrem, em muito, por causa da doen?a.

Atrav?s da obra de Nathalia Alvitos, conseguimos compreender melhor n?o s? pessoas com Transtorno Borderline ou outras doen?as mentais, mas todos que s?o tachados de estranhos, anormais ou doentes. ? muito interessante ver a s?ndrome por outro lado, o de quem a sofre, o que n?s faz refletir o que realmente ? ?doen?a mental?, o que diferencia as pessoas que sofrem delas do resto de n?s, os ?normais?.

CR?TICA PRESENTE EM LAV?NIA

Ainda questionando a suposta ?normalidade?, Lav?nia e seu desapego ?s conven?es sociais nos faz perceber que muitas vezes seguimos determinados valores e regras apenas porque todos os outros o fazem, porque ? mais f?cil ser e fazer o que esperam de n?s do que enfrentar as pessoas e o sistema e ser realmente quem somos.

Nesse ponto, Lav?nia ? inspiradora, porque mostra que mesmo sendo diferentes, podemos ser quem somos. Entretanto, o livro vem como um certo aviso: fugir da ?normalidade? pode doer, por isso ? preciso ter for?a e coragem, o que, para mim, ? o que Lav?nia mais esbanja.

A PROTAGONISTA

A nossa protagonista me causou uma dualidade de sentimentos. Por um lado, admirei-a por sua for?a, por assumir sua personalidade, mesmo que ?problem?tica?, diante de si e de todos. Me identifiquei, em muitos momentos, com sua solid?o e sua descren?a em muitos padr?es sociais. Sofri com Lav?nia todas as vezes que seu cora??o se partiu e torci para que encontrasse um caminho mais leve e feliz.

Entretanto, odiei um pouco a personagem por n?o lutar mais. Claro que diariamente ela enfrentava o mundo e as pessoas e perdia, mas, no fundo, ela acaba sempre desistindo e gostaria de que ela tivesse enfrentado e tentando um pouco mais. Especialmente quanto a sua s?ndrome, que n?o pode ser curada, mas que poderia ter seus sintomas aliviados, afinal, eles causavam muito mal a nossa personagem.

A TRAMA E A NARRATIVA

A constru??o da trama de Lav?nia: No Limite fugiu um pouco do normal. Cada um dos cap?tulos curtos traz seus altos e baixos. Em vez de ter um momento cl?max na obra inteira, temos v?rios momentos de tens?o que se seguem rapidamente e de forma explosiva, o que nos transmite ainda melhor a ideia de como ? ?por dentro? da protagonista, de como os que sofrem de Transtorno Borderline est?o sempre, como Lav?nia, no limite, tendo altos muito altos ou baixos muito baixos.

Entretanto, a hist?ria com muitos altos e baixos acaba deixando a leitura um pouco cansativa e lenta. Lav?nia: No Limite ? uma obra para ser degustada devagar, para se parar no fim de cada cap?tulo e refletir sobre o que se leu at? o momento. A escrita de Alvitos ? muito boa, com descri?es sucintas, o que nos permite focar no interior, nos sentimentos, da protagonista e nos muitos significados da hist?ria. A narrativa se torna quase po?tica em determinados momentos, o que presenteia o leitor com trechos ricos, de alto valor reflexivo e filos?fico.

CONCLUS?ES

Lav?nia: No Limite me recordou muito de outro livro que traz questionamentos parecidos e uma protagonista com Transtorno Borderline. Como Garota, Interrompida, (um dos meus livros favoritos, como voc?s podem ver pela resenha aqui), Lav?nia: No Limite ? uma obra rica, intensa e muito questionadora, que em apenas 124 p?ginas consegue envolver e marcar o leitor profundamente.

Para quem gosta de conhecer e ler sobre transtornos mentais de forma mais humanizada, mais real (n?o mec?nica e descritiva como em livros e sites m?dicos), Lav?nia: No Limite ? uma excelente leitura.

A EDI??O

A edi??o do livro ? simples, mas sem erros. Ap?s terminar a obra, encantada, percebi que capa aparentemente comum transmite bastante do livro. A paisagem pouco definida, coberta por borr?es de tinta de diversas cores e tom forte, representa bem o interior confuso e intenso da protagonista.

AGRADECIMENTO

Agrade?o imensamente a Editora Jaguatirica, que organizou o Book Tour, pela oportunidade de conhecer a obra. Gostei bastante do livro e fiquei curiosa para ler mais obras da autora.

VEJA FOTOS DE LAV?NIA E MAIS RESENHAS NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/11/resenha-lavinia-nathalia-alvitos.html

Marcia Lopes 03/09/2015

Lavínia - No Limite
Esse livro me "engoliu" de uma forma, que muitas vezes acordava da leitura com tapas recebido dessa personagem que de tão intensa beira à loucura.

Não é uma leitura rápida, embora seja um livro com poucas páginas, Lavínia é tão intensa que nos leva junto nas suas reflexões, na sua dor, fazendo a gente pensar sobre hipocrisia, mediocridade, tanto da sociedade como do próprio ser humano.

Meses depois de ter terminado o livro, ele não me saia da cabeça, o final da história de Lavínia me deixou vazia... Fiquei triste por ela e por mim. Estranho isso, eu sei, mas acho que como ela, me senti impotente.

Enfim vale a leitura e releitura, recomendo com certeza.

site: https://www.mundoliterando.com.br/