Sherlock Holmes no Japão Vasudev Murthy

Resenhas - Sherlock Holmes no Japão

Vera 15/10/2022

Nada melhor que o original...
Apesar de ser uma ótima tentativa, achei um tanto ambiciosa.

Vasuved tem boas intenções e uma linha crescente na narrativa que realmente lembra Doyle, mas também fica por aí: só lembra. A proposta de ser uma história acoplada às já existentes de Sir. Sherlock Holmes é tristemente decepcionante, apesar disso ser inevitável. Muita expectativa é empregada para pouco conteúdo.
Porém, a ponte de comparação faz do livro uma boa opção de leitura, entretanto deixo avisado aos fãs leitores de Conan Doyle que essa é a prova que ninguém se compara à ele.

Daniel.Duarte 29/07/2022

Sherlock Holmes no Japão
Não achei muito surpreendente.

Acho que isto resume muito bem a minha opinião com relação a este livro de Vasidev Murthy.

Já li livros originais de Arthur Conan, autor original dos livros de Sherlock Holmes, e acredito que este livro não se comparar aos clássicos dele.

Porém, compreendo que não e necessariamente a intenção do autor ao criar este seu livro mas sim captar de certa maneira a pegada natural dos personagens originais.

Mas não foi isto que aconteceu!

A jornada passada entre Londres até o Japão por Watson e Holmes são basicamente perseguições e não dão oportunidade ( se que está ideia em si já não seja uma tremenda oportunidade), de vermos ou lado analítico e lógico do nosso querido personagem.

Contudo, o livro não ruim no geral! Tudo se encaixa perfeitamente e temos uma reviravolta no final. Acredito que minha avaliação foi justa, pois não perdi meu tempo lendo este livro porém não recebi a espectativa deseja, por isto e razoável.

Indico para quem quiser tirar suas próprias conclusões...

Raphixxx 07/11/2021

Sombra de Moriarty no Japão
Definitivamente uma leitura muito boa. Um dos meus personagens mais fascinantes da literatura inglesa, Sherlock Holmes em um bata episódio no Japão.

A priori o enredo parece lento e despretensioso com Watson, porém com a chegada de Sherlock, tudo faz sentido. O livro dá sequência aos acontecimentos pós embate na cachoeira com Moriarty, um momento da história de Sherlock que sempre quis conhecer.

Belíssima viagem pelo oriente, parte do mundo que mais me encanto. Altamente recomendado aos fãs do personagem e da cultura asiática de modo geral.

Pollyana Camilo 14/06/2020

Para fãs do Conan Doyle.
Amei a maneira como o detetive mais querido da literatura foi retratado nessa história. Super recomendo.

Aleffe.Henrique 21/05/2020

Sherlock Holmes no Japão
Esse foi meu primeiro livro que li do Sherlock Holmes, ele vem depois para quem viu os filmes, é tipo uma continuação do segundo filme !
Livro muito bacana, e sempre em cada capítulo têm umas frases inspiradoras e ao mesmo tempo filosóficas.
O autor do livros nos apresenta a diferentes culturas e lugares e como a mente de Sherlock resolve os casos, é muito bem feito !
Muito bacana!

Patita's 24/01/2019

Envolvente
É daqueles livros que a gente começa a ler e não quer mais parar até terminar, até saber tudo o que aconteceu. Não foi escrito por Arthur Conan Doyle, e sim por um autor que o tem como um de seus escritores favoritos. Muito boa a história e a leitura é fluida, envolvente. Os fãs de Conan Doyle e Sherlock Holmes não se decepcionarão com este livro. Super recomendado!

por Chrystiene Queiroz 08/08/2017

A história é contada a partir da suposta morte de Sherlock Holmes na queda das Cataratas Reichenbach, na Suíça, ao lutar com o vilão mais inteligente do mundo: Professor Moriarty👨🏽‍🏫. Após conseguir escapar da queda, Sherlock encontra abrigo no chalé de um embaixador japonês, que o ajuda a se recuperar e que em troca, lhe pede um favor: auxiliar em casos relacionados a Yakuza. Dr. Watson recebe uma carta de seu fiel e inseparável amigo Sherlock, de quem a sua caligrafia não havia esquecido, mesmo contando com sua morte. Ele decide viajar para Tóquio, para descobrir o que está ocorrendo. Os mistérios continuam a bordo do North Star e Watson presencia vários assassinatos. Ao mesmo tempo em que tenta se salvar, percebe que o seu amigo “SH” também está a bordo, disfarçado. Eis que a aventura começa! ↘ Os locais e culturas apresentados no livro sobre o oriente médio são interessantes, a maior parte do livro se passa a caminho do Japão, e não lá. ↘ A narrativa é sempre conduzida em primeira pessoa e grande parte, feita pelo Watson, mas também há as visões de Sherlock e de outros personagens importantes no desenvolvimento do mistério. Com um enredo inteligente, o livro nos mostra um mundo de conspirações que não conhecemos, pois a corrupção alcança posições inimagináveis. ↘ Leitura rápida, fluída e que envolve o leitor, cativando a atenção e nos deixando curiosos pelo desenrolar do mistério.

May 22/09/2015

Uma confissão: eu sou absolutamente apaixonada por Sherlock Holmes. E meu amor pelo detetiva vai além das histórias originais e das adaptações para cinema e televisão das mesmas. Eu adoro pastiches e estou sempre a procura de novas aventuras de Holmes e Watson, sempre ansiosa para mergulhar novamente no mundo tão interessante criado por Conan Doyle.
Leia a resenha completa no blog.

site: https://sobresonhoselivros.wordpress.com/2015/08/26/resenha-sherlock-holmes-no-japao/

Hsc_Aju 04/09/2015

De volta as Origens
Após a morte de Sherlock Holmes, poucos se aventuram a escrever o que pode ter acontecido. Vasudev foi um dos a se aventurar em descrever um pouco dessa época. Após Acontecimentos na Suiça com seu Arqui-Rival Moriati vemos Sherlock Holmes entrar numa conspiração sem prescedentes da Yakusa contra o Japão se espalhar pelo mundo. Me acompanha nessa (investigação) resenha.

Restante da Resenha no link abaixo.

site: http://blogpapeletas.blogspot.com.br/2015/09/sherlock-holmes-no-japao-vasudev-murthy.html

Edmar 15/08/2015

Sensacional
Quando fiquei sabendo desse livro, me interessei bastante de cara pois, como um fã nunca tinha lido esse romance. Mas fiquei com um certo receio por não conhecer o autor, poderia não ter o mesmo brilho que o próprio criado. Mas não foi o que aconteceu, o autor conseguiu manter a mesmas originalidades da dupla Sherlock Holmes acompanhado pelo Dr. Watson, o mesmo tipo de pensamento e até como Watson escreveu a aventura. Ficou perfeito, uma grande e adorável leitura por essa aventura em Missão do Japão. Recomendo muito aos fã de Sherlock Holmes, o livro vale a pena ter e ler.

Literatura Policial 02/06/2015

Uma grande trama, recheada de elementos culturais e cenários deslumbrantes
O livro “Sherlock Holmes no Japão, 1893, aventuras dos anos perdidos no detetive mais famoso da história”, escrito por Vasudev Murthy (Editora Vestígio, 2015), nos oferece uma grande trama, recheada de elementos culturais e cenários deslumbrantes.

Repleta de aspectos culturais e personagens exóticas, esta aventura de Holmes e Watson nos leva a diversos países, pequenas cidades, templos religiosos e navios perigosos. Com um enredo inteligente e bem construído, o livro nos mostra um mundo de conspirações que não conhecemos, afinal, a corrupção está infiltrada em todos os lugares e alcança posições inimagináveis.

Como um leitor desavisado e inexperiente no mundo de Sherlock Holmes, me senti instigado a conhecer todas as aventuras escritas originalmente por Sir Arthur Conan Doyle. Holmes é um sujeito excepcional, capaz de atravessar gerações e cativar o mais descrente leitor.

Leia a resenha completa no literaturapolicial.com

site: http://literaturapolicial.com/2015/06/01/resenha-sherlock-holmes-no-japao/

Naty__ 25/05/2015

Empolgante!
“É mais seguro viver nos sonhos, meu amigo.
Lá, encontramos os amores que nunca tivemos.
Lá, ouvimos a música mais bonita, que
o mundo real não merece ouvir” (p.159).

Difícil saber como iniciar uma resenha quando o assunto é Sherlock Holmes. O primeiro livro que li foi de Conan Doyle e que me apresentou esse incrível mundo do grande e amado detetive. Quando li O cão dos Baskerville, tive a imensa satisfação de conhecer tanto Holmes quanto o Dr. Watson. Era muito nova, mas mesmo assim esse livro foi o precursor para que eu criasse o gosto pelo universo literário.

Desse dia em diante, tudo o que é relacionado ao grande detetive me enche os olhos com pura satisfação. Não sei se é possível fazer uma resenha digna do que realmente o livro vale, mas sei que tudo o que eu disser não será suficiente para explicar o quanto a obra merece destaque.

Não sei também se essa paixão avassaladora é decorrente do meu amor, desde a infância, ou se realmente todos apontariam esse livro como inesquecível; ouso dizer que é a mistura dos dois. Portanto, perdoem-me a resenha positiva ao extremo, mas não saberia apontar pontos negativos no livro de Murthy.

“- Dr. Watson, tudo o que posso dizer é que há um grande perigo pairando sobre nós. Temos que agir com o máximo de cautela e não correr riscos desnecessários ou engajar em amizades dispensáveis. Por alguma razão que desconheço, fomos advertidos” (p.25).

O ano é 1893, estamos no Japão e é onde a história toma um rumo diferente do esperado. Os jornais anunciam diversas manchetes, dentre elas, são: “Rei Kamehameha III, do Havaí, declara o Dia da Restauração da Soberania”; “Tensão entre China e Japão cresce por causa da Coreia”; “Sacerdote sênior no Templo Kinkaku-ji é encontrado morto em circunstâncias misteriosas”. Como se essas notícias não fossem o bastante, o Dr. John H. Watson recebe uma estranha carta de um amigo que, supostamente, está morto. Então, ele decide ir para Tóquio para descobrir o que está, de fato, acontecendo.

No entanto, no navio onde Watson está viajando, o senhor Kazushi Hasimoto é assassinado. Ele é encontrado com uma adaga atravessada nas costelas. Agora, é preciso desvendar o autor do crime e os motivos que o levaram a fazê-lo. Murthy cria uma história séria e, ao mesmo tempo, cômica. Deixa o leitor fascinado, intrigado e ansioso para descobrir os detalhes.

Além de todos os elementos incentivadores para a leitura, o autor ainda nos brinda com uma frase inspiradora no início de cada capítulo. Sem contar que a diagramação é toda trabalhada com a marca japonesa, o que dá um ar todo diferenciado. A obra não peca por falta e nem por excesso. Quem é apaixonado por Sherlock, assim como eu sou, certamente ficará mais encantado ainda. Quem não é, possivelmente, olhará a obra com outros olhos e sentirá certo carinho por esse detetive incrível, além de Watson, que não podemos deixar de lado.

“Quem vive no poderoso Mar, meu amigo? Os peixes e os espíritos observam silenciosamente enquanto avançamos, impulsionados pelos ventos relutantes, que sabem exatamente se é a desgraça ou a glória que espera por nós” (p.37).

É difícil descrever maiores detalhes, pois isso são elementos que fascinam o leitor. As páginas são poucas, mas são suficientes para nos prender, nos descabelar e nos ansiar por mais Holmes, por mais Watson, por mais crime, por mais mistérios e por mais descobertas. Impossível não desejar mais livros de Murthy quando o enredo não nos deixa a desejar.

Não preciso indicar a leitura, essa resenha é o suficiente para fazer isso. Pedir para ler Sherlock Holmes no Japão, depois de tudo que já foi dito, seria redundância.

“Quando você aceita que não sabe nada, depois de anos de estudo e experiência, começa a busca por um professor que saiba mais do que você. O manto do tempo nos encobre de escuridão, meu amigo. Mas o professor em nosso coração nos enche de luz, e não temos medo” (p.116).

site: http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/2016/03/resenha-sherlock-holmes-no-japao.html
Eduarda Rozemberg 03/01/2017minha estante
Esse é um dos personagens que mais gosto. Uma pena que nunca li os livros originais, apenas vi séries e li releituras, mas estão na minha próxima lista de compras. Gostei do enredo desse também, é bem diferente do que eu costumo ver e fiquei bem curiosa pra saber como esse autor desenvolveu o personagem.

Lana Wesley 26/01/2017minha estante
Ouço falar muito desse personagem, e desses livros, porém nunca me despertou interesse, no entanto me pareceu ser um livro muito bem construído, com uma história fascinante que te prende do começo ao fim. Além de que a edição está maravilhosa, pela sua descrição e possível notar.

Marta 31/01/2017minha estante
Nunca li nada sobre Sherlock Holmes!! Só assisti os filmes. Mas sem dúvida ainda quero muito ler!!
Bjoss

Angela Cunha 28/05/2020minha estante
Aquele tipo de leitura que deveria ser quase obrigatória a todos nós, principalmente a quem ama suspense de qualidade desde que se entende por gente!!!
Sherlock é atemporal e não tem como não sorrir ao ler uma resenha assim.
Claro que já quero este livro para ontem!!!
Beijo