Great Expectations Charles Dickens

Resenhas - Great Expectations

clarinha ð± 10/01/2024

Amei
Parece novela da globo. Essa é uma versão mais resumida e bem mais simples de ler. Eu já li a versão original de great expectations então consigo fazer uma comparação entre as duas. Não tem muitas mudanças radicais, mas eu senti falta de algumas cenas.

Tiago 15/11/2023

Uma excelente obra de Dickens. Ótimos personagens
Este é um dos clássicos mais famosos de Dickens e é justificável a sua fama. A história, muito boa, é contada por Phillip Pirrip (Pip) em primeira pessoa. O livro é dividido em três partes: a primeira focada na infância de Pip e que termina quando é revelado a Pip que ele tem um benfeitor. A segunda parte mais focada nas sua vida em Londres, seus relacionamentos e suas paixões e que termina com a revelação da identidade do benfeitor. A terceira, que eu particularmente achei a melhor versa sobre gratidão, dinheiro.

A parte da infância de Pip lembrou-me muito Oliver Twist com a diferença que Pip não é simplesmente um órfão que mora na rua. Ele é criado pelo seu cunhado Joe e pela sua irmã Mrs. Joe Gargery. Sofre nas mãos da irmã tirânica, controladora e do Mr. Pumblechook, um falso e interesseiro. Diferentemente de Oliver, Pip tem um grande companheiro e protetor na figura de Joe. Nesta primeira parte também somos apresentados a misteriosa Miss Havisham, uma velha reclusa que anda vestida com farrapos de um vestido de noiva, a Estella, uma menina que mora com ela e a Biddy, da escola da cidade, que é bem diferente de Pip, muito mais perspicaz do que ele.

A segunda parte eu achei um pouco inferior... Acho que há umas partes mais 'paradas' nas história e leitura fica um pouco arrastada. Os diálogos entre Pip e Estella, por exemplo são ligeiramente 'irritantes'. Pip tira qualquer um do sério. Entretanto, aparecem alguns personagens fascinantes como Wemmick e a sua capacidade de separar totalmente a sua vida pessoal da vida profissional. A segunda parte mostra o amaduraciemnto e mudança de Pip e a forma como ele se comporta em relação as suas origens humildes é retratada de forma magistral por Dickens.

A parte final, para mim, é a melhor do livro. Temos muita ação e muitos 'plot twists' e, para além disso, temos uma ótima discussão a respeito de gratidão e do dinheiro. A culpa também é um sentimento que permeia a história. O final não é dos mais felizes mas também não é tão triste quanto o pretendido por Dickens. Aparentemente ele fez mudanças depois de receber algumas sugestões de leitores. A minha edição contém os dois finais e achei que o final modificado ficou muito melhor que o original.

Como em Oliver Twist, temos muita crítica social entremeada pela história e algum bom humor. A descrição do 'standoff' entre Pip e Mr. Drummle na lareira é hilariante (assim como a descrição física do Mr. Drummle. Outra coisa que gostei no livro foi a nuance e complexidade das personagens. Alguns deles parecem ser banais mas quando vamos ver de perto descobrimos várias camadas (ex. Miss Havisham).

Leitura recomendada.

Bianca 10/07/2023

Great Expectations
Um clássico da literatura inglesa numa versão ?mastigada? e simplificada!

Livro de fácil e rápida leitura!

W.Lúcio 09/02/2023

Surpreendentemente cativante
Quando comecei a ler o livro pensei que iria não acabar gostando dos personagens, mas no final me peguei sentimental com toda a trajetória do Pip e como no final das contas ele estava em paz com todas as suas grandes esperanças tendo falhado. Nota-se que digo em paz, porque claramente não é um final feliz onde tudo dá certo, é um final onde tudo é muito real. Assim também são os personagens, tridimensionais, seres humanos, pessoas com esperanças, cheias de medos, falhas e acertos. Que livro!

Zulmar.Oliveira 17/02/2022

Great Expectations
Um livro com uma história triste, mas bem escrito. Esperava mais, por conta de ser tão famoso e por ter tido tantas adaptações para o cinema e TV, mas imagino que isso pode ser porque esse livro resume a historia. Pelo método do livro, a leitura foi rápida, a versão em quadrinhos feitos dos clássicos feita por essa editora é uma ótima chance para leitores iniciantes.

maria 21/08/2021

Gostei da história, tem umas passagens bem marcantes, mas demorou muito para chegar ao ponto, então não me conquistou muito.

isa 16/03/2021

Um clássico surpreendente!
Grandes Esperanças, publicado em 1871, foi considerada uma das obras-primas de Charles Dickens. O livro conta a história de desilusão e redenção pessoal de Philip Pirrip ou ?Pip?, um órfão criado por sua cruel irmã e seu gentil marido.

O romance, dividido em 3 volumes, é extremamente interessante e prende o leitor desde os primeiros capítulos com seus personagens intensos e reviravoltas.

Apesar de ser um clássico a linguagem não foi um obstáculo em nenhum momento da leitura (acredito que uma pessoa com nível intermediário de inglês já conseguiria enfrentar a obra sem problemas) e a história é muito bem construída e cheia de surpresas.

Admito que minha experiência de leitura foi um pouco mais lenta do que de costume, contudo, este livro com certeza entrou pra minha lista de favoritos! Recomendo a todos que se interessem por literatura clássica ou tenham tempo para apreciar uma leitura maravilhosa!

?: "Once for all; I knew to my sorrow, often and often, if not always, that I loved her against reason, against promise, against peace, against hope, against happiness, against all discouragement that could be."

Reginho 25/05/2020

Bom para estudantes de inglês
(Livro em Inglês)
Conta a história de Pip, um menino que cresce na casa da irmã e seu marido. Tudo indicaria
que o futuro do menino seria o mesmo cunhado/padrastro, trabalhando na forja. Porém, algo acontece e inicia-se a reviravolta...

É um livro interessante para estudantes de Inglês (mínimo nível intermediário), porém a história em si não é tão atraente. Talvez a versão original seja mais atrativa.

Thaís Brito 26/04/2020

Expectativas correspondidas
Eu tive esperanças de encontrar uma grande narrativa e felizmente fui atendida. A jornada do jovem Pip é surpreendente, deixando importantes lições sobre a corrupção humana diante do poder, do dinheiro, ou simplesmente da ideia de conquistá-los. Por diversas vezes, pensei: "Eu, que condeno agora o comportamento deste personagem, faria igual se estivesse no lugar dele?". A questão é que pouco sabemos onde a ambição pode nos levar.

Foi uma história cheia de surpresas e, não, eu não estava desconfiando de nenhuma das grandes revelações distribuídas ao longo da vida do Pip. No todo, eu tinha certeza apenas de uma coisa: a de que Joe era o personagem mais puro e amável de toda a história e de que eu não perdoaria o autor se deixasse algo de ruim ou trágico acontecer com ele.

O carinho que eu nutri por Joe neste livro me fez refletir muito sobre como tendemos a ignorar as pessoas que estão mais próximas de nós, justamente as que nos amam de uma forma sincera e desinteressada. Diante das seduções da vida, são estas pessoas que mais facilmente podemos magoar. Em suma, a narrativa de Dickens trouxe vários pensamentos sobre a mesquinhez do ser humano ao enxergar em seus próximos pessoas descartáveis, valorizadas apenas pelo quanto que elas podem ser úteis ou trazer vantagens.

Não foi o suficiente para odiar os personagens que se comportaram de tal forma, visto que o autor nos permite passear pelos arrependimentos, inseguranças e traumas destas pessoas, lembrando que não estaríamos tão distantes a ponto de desconhecer por completo os sentimentos por trás de atos aparentemente tão ruins. Grandes Esperanças pode ser uma narrativa cheia de ensinamentos e um convite à reflexão interior.

Paula 07/02/2018

Great Expectations, de Charles Dickens
Great Expectations é o décimo terceiro romance da carreira de Dickens, publicado inicialmente na revista mensal " All the year round", entre dezembro de 1860 e agosto de 1861. Como um dos últimos romances do autor, apresenta um enredo mais maduro. Seu protagonista não tem a inocência de Oliver Twist, por exemplo e apresenta falhas extremamente humanas.
Trata-se da história de Pip, um garoto órfão criado por sua irmã e pelo marido dela, o ferreiro Joe Gargery. A irmã se orgulha de criar Pip com as próprias mãos, o que significa não apenas que ela cuidou dele desde que nasceu, mas que batia nele e no marido constantemente.
Todo o enredo irá girar em torno de dois eventos que ocorrem no início do livro e mudam a vida dele. Um dia, Pip está brincando no cemitério, quando é abordado por um homem que pede que ele lhe arranje uma lima para que ele cortasse a corrente de seu tornozelo. Quando Pip volta para casa, fica sem jantar e rouba uma lima na ferraria de Joe. E é assim que ele se torna cúmplice de um foragido da justiça.
Quando Uncle Pumbelchook, um tio da família parece para jantar com eles, comenta sobre Miss Havisham, uma senhora idosa e rica que tem uma filha adotiva, Estela. Essa senhora queria que Estela tivesse uma companhia e convida Pip para brincar com ela. A família de Pip vê isso como uma grande oportunidade - na verdade, tinham grandes esperanças - para que Pip fosse melhor educado na mansão de Miss Havisham e se tornasse um cavalheiro. Quando ele chega na mansão, porém, ele descobre que a intenção dela não era que os dois se tornassem amigos. Miss Havisham é frustrada por um casamento que não aconteceu e sua amargura faz com que ela literalmente pare no tempo. Ela usa Estela como forma de se vingar dos homens e a ensina a maltratar Pip. Mais adiante, Pip recebe uma herança misteriosa sob a condição de não especular sobre quem seria seu benfeitor. Dessa forma, apesar de ser muito maltratado por Estela, ele a acha bonita e se apega a perspectiva de riqueza que ele não tinha. Em visitas à família após a estadia na Satis House, Pip começa a se sentir envergonhado de suas origens, principalmente do comportamento e do modo de falar de Joe. Estabelece-se então esse conflito interno. Pip quer ser um cavalheiro e conquistar Estela, mas quando ela o despreza, ele se lembra do quão ingrato ele é com os seus. " Heaven knows we need never be ashamed of our tears, for they are rain upon the blinding dust of earth, overlying our hard hearts. I was better after I had cried than before - more sorry, more aware of my own ingratitude, more gentle.(p.136).
Não cabe aqui contar a história, mas é importante dizer que Charles Dickens escreveu dois finais, devido a uma sugestão de Edward Bulwer Lytton. Minha edição da Wordsworth Classics apresenta os dois. Ambos são bons. O original é mais verossímil para a história como um todo e o segundo apresenta uma ambigüidade bem sutil que talvez tenha agradado mais o público.
Em seu aniversário de 206 anos, eu precisava falar sobre um dos autores que mais gosto! Happy Birthday, Charles Dickens!

Mari 29/01/2018

Intrincado como a vida é.
Clássico da literatura inglesa, traz grandes lições sobre gratidão e lealdade, e apesar de ser uma leitura um pouco densa em algumas partes devido à minúcia dos detalhes, vale muito a pena. Finais felizes para uns, para outros nem tanto, e personagens que simplesmente perdem importância antes do fim, como amizades que se perdem e nunca mais sabemos delas. Espere aventura, certo suspense, e espere ficar tão enganchado ao final de um capítulo que não possa deixar o livro de lado sem saber o que segue (característica de Dickens). Enfim, arranje seu exemplar e boa leitura!

Leila de Carvalho e Gonçalves 27/11/2017

A Redenção Moral
E se de repente você ganhasse uma bolada na loteria... Sem dúvida, esse sonho já passou por sua cabeça e junto com ele, a ideia de que todos seus problemas estariam resolvidos. Será? Afinal, o dinheiro traz ou não traz felicidade?

Esse é o dilema de Philip Pirrip, um órfão sem eira nem beira, que ao completar 14 anos, recebeu uma vultosa importância de um benfeitor desconhecido. Apelidado de Pip, ele também é o protagonista de um dos mais famosos romances de Charles Dickens, "Great Expectations", frequentemente apontado como sua obra-prima.

Ambientado na Inglaterra Vitoriana, ele foi publicado originalmente em folhetins, isto é, uma narrativa seriada que apresenta as seguintes características:
- Uma grande galeria de personagens secundárias. Aqui, merece especial destaque a Srta. Hawisham, uma velha rica que foi abandonada no altar e está disposta a se vingar de todos os homens.
- A utilização de um gancho no final de cada capítulo. Conhecido como cliffhanger, trata-se de um fato que fisga a atenção do leitor para que ele fique preso a continuação da história.

Esse artifício era desprezado pela crítica que considerava o folhetim destituído de qualquer qualidade literária assim como são julgadas as novelas hoje em dia. Dickens jamais se importou com isso, ele escrevia para o público e não para as elites. Suas histórias sempre acessíveis e bem contadas iam de encontro com as expectativas do leitor, mesmo que ele tivesse que alterar o enredo original. Talvez por isso, seus livros jamais deixaram de fazer sucesso, inclusive, ganhando inúmeras adaptações para o cinema e a televisão.

Outra curiosidade é que "Great Expectations" é seu único romance em que há uma história de amor, protagonizada por Pip e Estella, filha adotiva da Sra. Havishan. Na realidade, a jovem é uma anti-heroína, fria, manipuladora e incapaz de expor seus sentimentos, enquanto que Pip não passa de um rapaz imaturo, capaz de tudo para corresponder a imagem do príncipe encantado que irá conquistar seu coração. O desfecho do livro apresenta um final impecável para essa conturbada relação.

Em síntese, "Dickens é um escritor genial. Suas narrativas podem garantir boas risadas, "The Pickwick Papers"; destilar melancolia, "A Christmas Carol"; ou fazer você se debulhar em lágrimas,"Oliver Twist". Porém, todas apresentam uma forte crítica social baseada na exploração dos fracos, no desnível econômico e no preconceito de classe, infelizmente, problemas que continuam bastante atuais." Boa leitura!