Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - APRENDENDO INTELIGÊNCIA

Bruno.Henrique 27/03/2024

Livro de leitura fácil, simples e agradável. Li em apenas 1 dia. Tem boas dicas sobre como se tornar mais inteligente, exercitando o cérebro para que fique cada vez mais ?potente?. Recomendo a leitura!

Mariað 25/03/2024

Leitura necessária e esclarecedora.
Quando me indicaram esse livro não levei a sério, tentei fugir ao máximo desse título de coaching e esses discursos sobre meritocracia, então iniciei e abandonei. Dei mais uma chance e durante a leitura só consegui me perguntar "porque não li esse livro antes?". Professor Pier oferece uma leitura fácil e trazendo como ponto principal o importante hábito da leitura, o livro flui tranquilo e extremamente didático. Além de tudo ele trás dicas de como estudar e não poderia ser mais claro e objetivo. Um dos melhores livros que li nesse ano até agora e indico muito para quem precisa de inspiração e voltar a rotina de estudos. Muito necessário, muito incentivador, amei todas as páginas!

George Luiz 13/03/2024

O livro do prof. Pier é bem diferente de outros, pois apresenta muitas sugestões para o aprendizado, e de como ser realmente inteligente. O autor também demonstra, por meio de seus argumentos, como a TV, celular e internet são prejudiciais para o aumento da inteligência, inclusive com estudos de centros universitários do exterior. Uma literatura, que não deve ser lida, é preciso ser praticada para surtir os efeitos que pretende.

Day 25/02/2024

Vala, minha nossa senhora.
Possivelmente o pior livro que já li.
Não recomendaria nem para o meu pior inimigo.
Pierluigi é um grande charlatão egocêntrico.

Em poucas páginas ele negou a existência do déficit de atenção e o menosprezou rebaixando-o a uma mera falta de organização.
? Levantou a tese ridícula de que o principal problema que assola a sociedade e é o causador de toda degradação ambiental que vivemos hoje é culpa da "super lotação", argumento totalmente infundado pois de acordo com que a população teve seu crescimento, os recursos logo se estenderam para comporta-lo, eles sempre atenderam a demanda.
(Claro, para a sobrevivência e não para o esbanjamento como vemos hoje em grandes empresas que visam apenas seu próprio lucro e nada além disso.)
?Nega veementemente que haja para cada um, um ponto forte intelectualmente falando e nomeia estudantes que reconhecem seus pontos fortes em quais focar a "débeis mentais", literalmente.
?E culpabiliza e individualiza a falta de conhecimento, como ele mesmo diz, a "burrice" como se fosse um problema individual e não estrutural.
E tantas outras pérolas que pela quantidade exorbitante, deixei de registrar.

Ele despeja, assim, tantas atrocidades que muitas vezes me senti como se estivesse em um churrasco de família sendo obrigada a escutar um tio bolsonarista conservador falar sem parar sobre assuntos dos quais ele não tem meno

Resume os leitores que foram privados de informação e instrução como completos burros, apenas por não disporem de um conhecimento que até então nunca tinha chegado ao nosso alcance por um motivo claro e clássico. Que só não enxerga quem não dispõe de um mínimo senso de privilégios, como o autor da obra.
Se você quiser ser, o livro inteiro, rebaixado a "estúpido" ''idiota'', ''imbecil'', ''debil mental'', entre outras dezenas de rótulos degradantes por ele ainda apresentar algumas dicas úteis, leia. (Ou entre em contato comigo, terei um enorme prazer em resumir para você as poucas valiosas dicas e te salvar de tamanha decepção.)
Mas se ler, não se culpe, e de forma alguma se deixe ser rotulado tão negativamente por mais uma falha governamental. Nós não somos burros, nós somos pobres. E eu espero que seja do entendimento de todo mundo, assim como é do meu, que o sistema foi projetado para que funcionasse dessa forma e o pobre não tivesse um acesso descente a instrução básica da educação.

Pierluigi Piazzi pode até ser considerado inteligente, seja oque for. Mas oque lhe sobra em inteligência, lhe falta em humildade e humanidade.
Não existe em nem uma célula desse ser, indícios de empatia ou compaixão pelo mais fraco, ao contrário do que tentou transmitir, sinto apenas amargura e desprezo.
Uma falta de sensibilidade atroz contra os prejudicados.

Larissa266 11/02/2024

Mais uma vez saindo dos livros do professor Pierluigi me sentindo a mais estúpida criatura da Terra. Mas é bom tomar esses "sacodes" de vez em quando.

asbarros 06/02/2024

Super recomendo
Com uma leitura muito simples o autor transmite de forma fácil e objetiva os ensinamentos de como aprender a estudar de forma mais consciente e produtiva.

mari anna 01/02/2024

Um ótimo livro, esse cara sabe muito.
fico feliz de ter lido antes de iniciar último ano da escola?

Bia 22/01/2024

Adorei!!
Eu sempre enrolava pra ler esse livro, mas eu tava toda perdida no mundo dos estudos e precisava de um luz. O Pierluigi era um ótimo professor e sempre gostei das suas palestras. Só não dou cinco porque a linguagem não é atualizada. Mas é um ótimo livro e recomendo pra qualquer um que quer começar a estudar realmente.

Pão 12/01/2024

Aprendendo Inteligência.
É lamentável que nosso sistema educacional proporcione esse ciclo de relevância diante notas, e desmerecimento diante ao aprendizado real do aluno, que logo se torna vitima disso, pois ele desiste da tentativa ao se frustar por não conseguir a primeira, logo então, conclui ser burro (algo bastante comum em alunos atuais, que guardam tamanho talento mas se deprimem por não atingir as muitas expectativas).

Eu amei de todas as maneiras a percepção desse professor, a escrita bem humorada, a explicação e comparação sobre o funcionamento encefálico. Ele é genial, não por ser somente inteligente, mas por conseguir fazer pessoas, como alunos, pais e professores, enxergarem o problema que muitos passam todo período educacional sofrendo. Recomendo ler e reler tanto os seus livros

Rebeca.Souza 10/01/2024

Uma boa leitura.
Li este livro por recomendação de um amigo do colégio (um amigo que sempre teve notas altíssimas, diga-se de passagem) e acho que veio a calhar bem, principalmente porque sempre me senti perdida na hora dos estudos. E quem melhor para orientar sobre esse assunto do que um homem que alia educação com neurologia?

Bem, o livro apresenta algumas técnicas já conhecidas, como a técnica pomodoro de estudar por tempos, principalmente para evitar a "saturação" da mente e horas perdidas de estudo.

Em suma, tentarei aplicar as técnicas neste período da faculdade e espero que eu realmente consiga aprender e não decorar o conteúdo.

PS.: O escritor é claramente um senhor tradicionalista quanto à alguns assuntos, entretanto, isto não ofusca seus conselhos, aliás, torna-os até divertidos de ouvi-los.

Luiz358 08/01/2024

Bacana.
Leitura fácil e rápida, dá até pra ler tudo em 1 dia, eu e que não preferi assim. É realmente necessário e foi por causa desse livro que resgatei o hábito de leitura em dezembro de 2022.

Immanuel_Vest 01/01/2024

Um excelente livro para estudantes
"Pierluigi Piazzi, em sua homenagem irei relatar oque compreendi até a página 27 do livro. O livro começa explicando o porquê a desigualdade social aumentou no mundo e com ela os mais altos índices de miséria e escassez de recursos básicos. O professor explica que tudo isso é causado por conta da falta de controle populacional / natalidade, ou seja, como os economistas afirmam "Os recursos são escassos e por isso devem ser alocados da forma mais inteligente possivel". Entretanto, os formuladores de políticas (Presidentes, 1° Ministros, Príncipes (Oriente médio) falharam miseravelmente ao longo do século XX, assim permitindo um descontrole populacional oque é a principal causa das desigualdades sociais no mundo. Ele citou a seguinte frase "Population, when unchecked, increases in a geometrical ratio. Subsistence increased only in on oríthmetical ratio."2 Thomas Robert Malthus (1766-1834). A população, quando não controlada, cresce em razão geométrica. Recursos de subsistência crescem, apenas, em razão aritmética. Ainda foi citado o WWF, organização sem fins lucrativos que criou um fundo mundial da natureza, foi supracitado o pensamento arrogante dos políticos frente a questão ambiental, muitas vezes descredibilizando as análises dos ambientalistas sobre as ações desses governantes e seus impactos sociais. Resumo dá página 28 a 76: É abordado como funciona o nosso sistema cerebral, onde guardamos as informações de curto prazo (Na memória RAM - Hipocampo) e as memórias de longo prazo (HD - Córtex). O autor aborda sobre o sistema educacional brasileiro, afirmando " é o fato da maioria das escolas serem eficientemente burocratizadas, não se preocupam em ensinar seus alunos a realmente aprender, ou seja, em armazenar o conhecimento de forma permanente." Nesse sentido, as escolas só se preocupam em os alunos tirarem boas notas e não em realmente aprenderem a matéria. Ademais, é afirmado que "Em compensação, no HD (córtex) cabe uma quantidade gigantesca de dados. Se alguém estudasse como um louco 10 horas por dia, todos os dias de sua vida, esgotaria a capacidade de processamento e armazenamento de seu córtex em, aproximadamente, quatro séculos!", ou seja, os alunos não são estimulados a estudar e aprender os conteúdos, muitos estudam na véspera da prova com o objetivo reter o maior número de informação no Hipocampo, após isso esquecem tudo. O ensino deve ser para estimular os alunos a aprenderem, revisarem e gravarem as informações no Córtex (Memória de longo prazo)."

Leninha 24/12/2023

Leitura obrigatória para estudantes
O livro apresenta o que não funciona (infelizmente é o que mais se faz) e através de pesquisas, estudos e evidências, como realmente se deve estudar e não apenas assistir uma aula ou ler um livro.

São conteúdos interessantes para um "start", principalmente, para pessoas que estejam "patinando" nos estudos.
Recomendo anotar as dicas e acima de tudo, colocá-las em prática.

Fernanda1590 23/11/2023

Como estudar
É um livro interessante. Conheci o professor Pierluigi esse ano e me tornei fã de suas palestras. A questão de eu tirar alguns pontos do livro está mais relacionado a questão da desatualização de algumas partes e a questão fáticas expressa em outros.

Senão isso, 4-4,5 na pontuação.

Clarissa.Rodrigues 25/10/2023

Você deve estudar pouco, mas todos os dias...
É um excelente livro para quem deseja realmente aprender a estudar. Costumo dizer que só não gosta de estudar quem não entende o que está lendo. E para entender o que se está lendo é preciso fazer o básico: ler cada vez mais!

Ah! E tentem realmente fazer os testes que estão disponíveis no final do livro! ?