Predestinadas

Predestinadas Jessica Spotswood

Resenhas - Predestinadas

Natalia 23/03/2021

Final Surpreendente
Achei o final surpreendente! Me pegou de surpresa os acontecimentos finais, realmente não esperava! Mas até o meio achei um pouco de enrolação, mas depois não consegui parar de ler! Recomendo

naiarafernands 21/08/2022

É bom, mas podia ser melhor (de novo)
Infelizmente eu tenho um problema sério com a escolha de desenvolvimento das personagens escolhidas pela autora, além de que a história toda parece querer falar de muita coisa ao mesmo tempo. São muitos pontos importantes e necessários para fazer a história andar e no fim não teve o aprofundamento que realmente precisava.

A personagem principal pra mim não deu certo, ela acaba sendo muito ingênua mesmo depois de ter passado por todo o perrengue e quebrado a cara mil vezes ela comete os mesmos erros. A Maura pra mim foi a verdadeira vilã dessa história, e nem foi bem feita com um plot que poderia ser resolvido em pouco tempo e que se estendeu demais, o resto da história ficou um pouco sem tempero perto do ódio que eu sentia pela Maura, toda vez que ela aparecia eu queria parar de ler.

Fora isso é um bom livro com um final Ok. Muita gente gosta dele e acha surpreendente, mas para mim pareceu bem previsível.

3.5 e é isso. Me arrependo de ler? Não. Leria de novo? Talvez para superar alguma ressaca literária e só para zoar alguns personagens ou pra ler o Finn.

Thay Gomes 29/12/2022

Sem Palavras...
Cara, eu nem sei como expressar a dor que esse livro me causou. O turbilhão de emoções me deixou doida kk mas o final me derrubou. Não estava preparada para o caos que tudo virou, até tentaram deixar mais agradável no final mas o clima pesou demais. Ainda acho que faltou um desfecho melhor, mas as 5 estrelas foram merecidas ?

MahElisabete 25/02/2021

Perfeito
A única coisa que eu tenho a dizer é: como que essa trilogia não é tão falada entre os leitores!?

Eu amei a escrita dessa autora, por que ela conseguiu construir as características de cada personagem ao longo dos três livros muito bem. A gente consegue se apegar aos personagens, pois eles não são invencíveis e sim humanos e com defeitos igual a nós. Eu simplesmente amei!

A relação das três irmãs nos faz duvidar de tudo e a ficar com raiva de alguma delas mas, ao mesmo tempo, conseguir sentir empatia.

APENAS LEIAM ESSA TRILOGIA INCRÍVEL!
Mayzinha 20/10/2021minha estante
Concordo. Eu queria que a arqueiro ainda publicassem eles

MahElisabete 20/10/2021minha estante
Ahhhh eu tbb?

MaRia 16/11/2021

Livro surpreendentemente bom, não esperava menos.
Diante dos outros dois livros antes desse eu já tinha certeza que ia amar.
O final foi um pouco previsível mas nada que tire a vontade de ler, pois também tem muitos acontecimentos inesquecíveis.

Barbara M Giolo 18/05/2020

Quase lá! Deixou uma fome de mais história.
Cheguei ao último dessa trilogia incrível, minhas expectativas estavam bem altas devido aos outros dois terem me deixado sem fôlego com as mulheres de luta que me apresentou. Não se engane, a autora não criou uma história bonitinha de bruxas em um universo que tudo da certo. Ela trás a tona muitas questões que podem ser consideradas atuais como a luta das mulheres pelos seus direitos de liberdade, bruxas fortes e que merecem ser feliz mesmo ante as dificuldades diárias. A história está recheada de complexos jogos de poder e política muito intensos.
Confesso que eu esperava mais deste livro, talvez pelas expectativas estarem altas ou talvez porque os anteriores prometeram um final espetacular. O livro começa bem, trazendo os novos dramas de Cate, que são cada vez mais intensos, e sua maneira de liderar as coisa. Nossa heroína se torna uma líder excelente e com isso suas responsabilidades aumentam assim como a dimensão de seus problemas.
Isso foi fazendo com que eu sentisse que minhas expectativas iriam se cumprir. No meio do livro um acontecimento trágico que faz de Cate uma foragida me fez sentir certeza disso... eis que depois desta virada, pra mim tudo perdeu a graça de repente. As coisas passaram a se desenrolar muito rápidas e nos poupando de muitos detalhes, eu diria de forma atrapalhada. A autora nos dá um final emocionante mas que poderia ter sido mais forte. Emocionante ao ponto de tocar nosso coração e nos mudar, mas isso não acontece. O livro acaba e você fica ali desejando mais e imaginando muitas coisas que não foram ditas.
O final para o tão amado casal Cate e Finn é sem graça, as conquistas de liberdade de nossas bruxas são incertas e o futuro do governo também. Fiquei desejando muito mais, foi um final que me trouxa insatisfação no sentido mais literal. Eu ainda sinto fome da história das irmãs bruxas, Jessica quase chegou lá mas não conseguiu.
Apesar de tudo, como os anteriores, o livro é leve e muito gotoso de ler. A história mantém sua proposta deliciosa de romance piegas misturado com uma história forte de luta feminina. Trouxe um final decente para uma construção esplendida. A tristeza reside em não haver um próximo.

Ana Paula 31/12/2021

Predestinadas.
Sem muitas palavras.. Livro encantador e bem escrito.. o desfecho se deu em meio a muitos problemas e confusões, vai deixar saudades..

Mia Fernandes 04/05/2020

“Não é pouca coisa bagunçar as lembranças de alguém.”
Com aquele final WTF do último volume, eu sabia sinceramente que as coisas finalmente iam pegar fogo, ou que todo aquele jeito glacial de Cate ia derreter e mostrar a verdadeira bruxa que ela pode ser, ou melhor, líder que a Irmandade poderia encontrar. O calcanhar de Aquiles de Cate sempre foi Finn, foi o amor deles que fez Cate ser quem ela é, foi o apoio dele e orgulho que ele sentia dela, que fez Cate sobreviver a todos os obstáculos que o destino jogava na sua vida.

“Amar a pessoa certa, saber que ela corresponde... isso deixa a gente mais forte. Você tem vontade de ser melhor para elas, quer ser a mulher que a pessoa enxerga quando olha para você: bonita, corajosa e inteligente. Você quer se equiparar àquela visão, mesmo que... – respiro fundo. – Mesmo que a pessoa não a enxergue mais assim. Amar Finn nunca me enfraqueceu, e perdê-lo... também não vou permitir que isso me destrua. Sou mais forte do que você pensa.”

Maura fora longe demais quando apagara a memória de Finn. E Cate finalmente exploda. Então todo aquele clima de animosidade existente, agora se torna uma verdadeira terceira guerra mundial. A Irmandade está dividida em dois polos: Team Maura junto com a Professora Inez e Team Cate. Agora tem amigas e aliadas – como Elena – ao seu lado. E ela definitivamente começa a agir, sai da sua zona de conforto e decidir ir contra a profecia e a guerra já instalada entre a Fraternidade e a Irmandade.

“Os Irmãos já vinham agindo nos limites da violência. Há menos de um século, bruxas foram perseguidas até quase serem extintas e muitas garotas inocentes morreram no processo. Eles só estavam esperando um pretexto para retomar os antigos métodos, e agora Inez lhe dera um.”

Cate está amarga, vingativa, porém mais viva do nunca esteve antes. Maura continua sendo insandecida. Mas a que mais me preocupou foi Tess.

Tess é o oráculo e também a bruxa mais poderosa da profecia e a pressão é muito grande para uma menina de 12 anos. Foi de longe a personagem que mais evoluiu. E por ser o oráculos suas visões são terríveis. E com o conflito declarado entre Maura e Cate, Tess se torna mais reclusa e pensativa, se tornando alvo para bruxa que agora comanda a Irmandade.
Este livro foi na velocidade de Velozes e Furiosos. Literalmente a magia tomou conta de todos os personagens. Todos foram bem utilizados. Finn mesmo desmemoriado continua sendo aquele cara gentil, prestativo e destemido.

“As mulheres só avançam o dedão do pé além dos limites e são acusadas de bruxaria e jogadas em Harwood. Na maioria dos casos, as mulheres lá não são capazes de executar magia nenhuma. São castigadas por quererem mais do que as jaulas de esposa, mãe e filha em que os Irmãos iriam nos colocar.”

Para mim foi o melhor livro da trilogia. A sua velocidade foi perfeita e eu não senti falta daquela lerdeza que reinou no primeiro e quase aconteceu no segundo livro. Algumas mortes de personagens secundários aconteceram. Parecia que a autora estava definitivamente cortando o excesso de personagens. O que é normal já que uma guerra fora declarada, então acontecer baixas não é muito impossível.

“Existem dezenas de milhares de Irmãos e apenas algumas centenas de bruxas para lutar contra eles.”

O final foi bem satisfatório. A profecia se cumpriu e eu acabei chorando junto com o desfecho. Mesmo com uma das irmãs mortas, percebi o que o laço que unem elas é imortal. O dois pontos positivos da trilogia: a relação entre as irmãs e o amor entre Finn e Cate. Nunca vou esquecer o primeiro beijo deles e a sua história.

xoxo
mia fernandes.

Vivi 23/12/2021

O pior que Cate poderia ter imaginado aconteceu. Ela foi apagada a mente de Finn, e ele não se lembra de amá-la ou apoiá-la e, para piorar, a responsável por isso foi Maura, sua própria irmã, aquela que ela tentou proteger e cuidar sua vida inteira. Cate não imagina como poderia perdoá-la, ela aceita que Maura é sua inimiga.

A situação das bruxas e da população em geral está piorando na mão dos Irmãos e Cate não consegue mais ficar parada. Uma nova praga está se alastrando pela cidade e ela se sente na responsabilidade de ajudar a todos possível. Contudo a personagem não consegue fazer isso sem tornar público seus poderes, chamando atenção dos Irmãos que passam a saber quem são as três irmãs da profecia.

Cate já não consegue confiar plenamente na Irmandade, mas ainda tem várias amigas a quem recorrer, junto com a Resistência, planeja como derrotar os Irmãos, assim como Inez, a bruxa e nova diretora da Irmandade.

Essa obra como um todo se demonstra mais agitada do que as anteriores e portando também mais divertida. Por se tratar do fechamento, várias informações sobre a trama são reveladas, trazendo a conclusão esperada.

Um ponto que ficou em aberto foi a perversidade de Maura Cahill, que mesmo se arrependendo no último momento que pôde, não chega a se desculpar e tampouco mostra um arco de rendição, como era esperado.

Outro ponto a ser comentado também é o romance do casal principal, Cate e Finn, que apesar de bem encaminhado, não retorna àquilo que foi exatamente antes de ter sido apagado.

Mas mesmo com alguns defeitos, o final é satisfatório, apesar de um pouco esperado a partir de como a história foi se encaminhando.

A saga como um todo se mostra leve e suave, divertida, recomendada aos amantes do gênero.