Predestinadas Jessica Spotswood

Resenhas - Predestinadas

Joyce (Porre de Leitura) 20/04/2017

Resenha Porre de Leitura e Livros: As crônicas das Irmãs Bruxas
Cate Cahill é a irmã mais velha e sente-se responsável por Maura e Tess suas irmãs, devido a promessa feita a sua mãe no leito de morte. Contudo cuidar de suas irmãs está cada vez mais difícil, pois juntas as três escondem um segredo: são bruxas.
A bruxaria está proibida desde que a Fraternidade tornou-se a responsável pela Nova Inglaterra após a queda das filhas de Perséfone. A irmandade praticamente extinguiu as bruxas da sociedade, fazendo com que as sobreviventes vivam se escondendo e com medo.

"Talvez usassem nós três como exemplo: fariam com que fossemos queimadas na fogueira ou mandariam nos enforcar na praça principal da cidade, como faziam no tempo da Bisavó".

As irmãs mais novas não possuem muito controle sobre a magia e por vezes são descuidadas, o que deixa Cate preocupada, sobretudo depois da descoberta de uma profecia envolvendo três irmãs bruxas que mudarão a sociedade, uma delas será um oráculo e a bruxa mais poderosa, se colocada no lado certo da sociedade trará paz, mas em mãos erradas trará um novo terror.
Aos dezessete anos todas as jovens devem casar e Cate está prestes a completar a idade, o que transforma-se em mais uma preocupação para a garota, visto que não poderá estar tão presente na vida de suas irmãs após o casamento.
Em Enfeitiçadas primeiro livro da trilogia conheceremos as personalidades das irmãs. Cate é extremamente altruísta e por isso abandona diversas vezes sua felicidade por amor a família, além disso é muito indecisa e insegura, o oposto de Maura a irmã do meio, ela é egoísta e invejosa, sempre está em competição com a irmã mais velha, já Tess embora seja a irmã mais nova muitas vezes passa a impressão de ser a mais madura, ela é muito inteligente e obediente. No segundo livro: Amaldiçoadas, a profecia se desenrola revelando alguns fatos desconhecidos, a protagonista amadurece, mas as brigas entre as irmãs aumentam drasticamente. Em Predestinadas finalmente temos o desfecho e a revolta profetizada, o que é de certa forma inesperado.
Citações:

"Vocês serão caçadas por aqueles que as usariam para seus propósitos pessoais. Precisam ter muito, muito cuidado. Não podem confiar seus segredos a ninguém".

"Eu não detesto. Eu me preocupo que seja prejudicial para nós".

“Precisamos ser corajosas, mesmo que às vezes seja assustador. […] Principalmente quando estamos com medo".

"Alguns dos nossos soldados estão do outro lado da rua, começando a erguer a forca. Amanhã, ao meio dia, os enforcamento vão começar.”

As crônicas das Irmãs bruxas é narrado em primeira pessoa por Cate, a forma com que Jéssica SpotsWood escreve faz com que os leitores se apaixonem pela história, todos os sentimentos da personagem são inseridos de forma que a leitura torna-se inebriante, as inseguranças da personagem nos entristece e suas dúvidas nos deixam apreensivos, outra característica da autora é os desfechos que sempre deixam gostinho de quero mais no leitor.
Não poderia faltar um romance na trilogia e esses são bem turbulentos, o casal principal da trilogia é Cate e Finn, porém Maura também tem uma dose de amor em sua vida. O relacionamento de Cate inicia-se de forma leve, despretensiosa e inocente, contudo dramas são colocados ao longo dos livros tornando por vezes o relacionamento quase impossível.
Os livros são emocionantes e possuem o poder de prender o leitor, indico principalmente para os apaixonados em livros de bruxas e fantasia, mas leitores interessados em assuntos sobre feminismo não irão se decepcionar.

“Vejo diariamente o desprezo que os homens que me cercam têm pelas bruxas, vejo como tem pouco respeito pelas mulheres. Falam sobre o que fariam com as bruxas caso as pegasse, caso não houvesse lei para impedi-los. …Se eu não fizer algo para lutar do lado certo,que tipo de homem serei?”

O livro que mais simpatizei foi o segundo, vibrei durante toda a leitura, tive momentos de raiva, momentos de indignação (Maura é terrível), tive muitos suspiros e por fim fiquei chocada praticamente do inicio ao desfecho de Predestinadas.
Com certeza virou uma das minhas trilogias preferidas.

site: https://www.porredeleituraelivros.com/single-post/2017/03/30/As-cr%C3%B4nicas-das-irm%C3%A3s-bruxas---Jessica-Spotswood

Angra - @angra_pio 18/05/2020

Predestinadas
Conclusão da série As crônicas das irmãs bruxas, essa foi uma história que me deixou bastante incomodada com alguns personagens, principalmente com a protagonista Cate, em muitos momentos senti uma falta de desenvolvimento pessoal da protagonista e não vi uma grande mudança nesse quesito, não sei se a autora fez de propósito, porque em diversos momentos eu questionei e discordei muito com a personagem, ainda não tenho uma opinião formada se isso é bom ou ruim, mas tirando isso gostei bastante da história.
Vou dar quatro estrelas pela série

paam 31/01/2016

Uma trilogia que merece ser recomendada, sem dúvida!
A escrita da Jessica Spotswood é bem leve, não consegui parar de ler, queria sempre saber mais e mais da estória das irmãs Cahill.

No primeiro livro conhecemos Cate, Maura e Tess, três irmãs que vivem no ano de 1987 numa cidade pequena, a sociedade é controlada por homens, os irmãos da fraternidade que temem a volta das bruxas e fazem de tudo para diminuir a voz e liberdade de todas as mulheres.

Sim, Cate, Maura e Tess são bruxas.

Logo de cara descobrimos que a mãe delas faleceu há três anos, deixando Cate com o peso da responsabilidade de zelar sobre a segurança das irmãs. O pai delas é ausente e Cate não tem uma noção real sobre a quantidade de bruxas que pode existir.

Durante a trilogia podemos ver o amadurecimento de Cate, no principio ela é um pouco chata e sempre reclusa, mas a medida que as paginas avançam ela amadurece e se torna uma mulher e bruxa forte, sem medo de enfrentar autoridades e sempre procurando proteger qualquer um.

Para mim um dos pontos mais fortes dessa trilogia é o fato do romance que existe no livro, (sim tem romance, e um romance bem fofo e bonito) não toma conta do livro, o foco são as irmãs do principio ao fim, vemos os sacrifícios que elas fazem e as consequências de suas ações, e vemos como o mundo em que elas vivem reage aos ocorrer dos fatos.

Outro ponto que me conquistou é que as personagens não desaparecem do nada, todas as bruxas que aparecem durante a trilogia sempre voltam e roubam a cena, apesar de sempre lermos o ponto de vista da Cate, todas as outras bruxas tem voz e conseguem ter uma presença marcante. Para mim foi impossível não me apegar a varias delas.

Recomendo fortemente, uma trilogia leve, bem escrita e com varias personagens femininas marcantes, pretendo reler em breve!

GianiPlata 25/02/2016

*ATENÇÃO*
Continuação de série. Pode conter SPOILER do livro anterior.

Lembram que na resenha do segundo livro eu disse que queria estapear a Maura?! Pois então... Foi por essa razão!!!! Vacolina! >.<
Como ela pôde ter feito aquilo?! Se eu fosse a Cate teria realizado a profecia naquele momento!!!!!
*Respira*

A tensão do segundo livro continua aqui! As meninas que fugiram do hospício estão correndo risco de vida e a traidora está no meio das pessoas que deveriam protegê-las.

Tess está enlouquecendo com as visões. Ela tenta mantê-las em segredo pois nunca vê nada de bom... Para piorar, suas irmãs estão em guerra! E com a profecia cada vez mais perto de acontecer, a caçula tenta a todo momento trazer a paz de volta a família.

Maura está cada dia mais insuportável! Sempre se julgando a excluída de tudo... #Chata
Vai fazer mais escolhas erradas pelo simples fato de se sentir a dona da razão.

Cate continua pensando muito nos outros e no que pode fazer para salvar o mundo. #CateLinda
Seu único defeito, é culpar-se além do necessário com pequenas falhas ocorridas em seus planos. Entretanto, sua bondade, paciência e auto controle serão de extrema importância para o que terá que enfrentar.

Finn, mesmo desmemoriado, continua lindo e fofo, com aquelas sardas e o cabelo desgrenhado. ^_^
*Suspira*
Ele não se lembra do que viveu com Cate, mas em seu coração, a sede por justiça e igualdade ainda existem!

Vou sentir saudades de todos eles! :'-(
Mesmo perdendo personagens queridos pelo caminho, e achando que alguns poderiam ter sofrido um tiquinho mais, ainda assim gostei muito do final! A autora não abusou de milagres exageradamente inexplicáveis, nem nos deixou com aquela sensação de: "Puxa vida... Isso poderia ter terminado diferente..."

Esse livro teve um pouco mais de ação que os anteriores, e a autora soube dosar todos os acontecimentos! Sem enrolação! Sem correria! Isso acabou me prendendo ainda mais, pois vinha uma briga atrás da outra!!! kkkkkkk

E preparem-se, pois dessa vez vai ter guerra!!!!
"[...] Não podemos permitir que elas infestem nossa sociedade, que aterrorizem nossa nação, que ameacem nossa segurança, durante nem mais um dia. Alguns dos nossos soldados estão do outro lado da rua, começando a erguer a forca. Amanhã, ao meio dia, os enforcamento vão começar."

A capa continua maravilhosa! A diagramação seguiu delicada como a dos livros anteriores. Tudo continua perfeito!!!
Tomara que a Jessica Spotswood não pare de escrever! E tomara que a Editora Arqueiro traga todos esses tesouros para nós!

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2015/07/predestinadas-jessica-spotswood.html

I Love It Group 29/02/2016

Resenha de Raquel Muniz
“ - Nunca achei que existiria algo em mim, algo pequeno, obscuro e vergonhoso, que ficaria contente em ferir minha própria irmã. ”

A história começa exatamente no ponto em que terminou o livro “Amaldiçoadas”. Cate Hill fica desolada após descobrir que sua irmã, Maura, apagou ela da memória de Finn, o grande amor de sua vida. Agora, decidida a nunca perdoá-la, fará de tudo para proteger seu amor e fazer com que ele se lembre dela. Ao mesmo tempo, Tess está sofrendo com suas visões e profecias, com medo de que fique louca igual aos outros oráculos.

Se já não bastasse esse problema em sua vida, a Nova Inglaterra está sendo tomada por uma epidemia, uma febre que está matando a todos sem precedentes. Após descobrir isso, Cate quer salvar o máximo de pessoas que conseguir, uma vez que possui o poder de cura. A questão é: como salvar a todos sem deixar pistas aos Irmãos de que é uma bruxa?

Brigas, mortes, sacrifícios e amor. Tudo isso acontece nesse livro. Prepare-se para se emocionar com o decorrer da narrativa e se impressionar com o final. Será que Cate dará conta de seus deveres? Conseguirá proteger a si e a todos? Finn vai ter sua memória de volta e ele e Cate ficarão juntos? Só lendo o livro para saber a resposta dessas perguntas. “Predestinadas”, o terceiro e último livro da série, irá te encantar. Você ficará com saudade e com vontade de ler mais sobre a história dessas irmãs bruxas.

site: https://www.iloveitgroup.com/resenhas/predestinadas-jessica-spotswood

Bia Oliver 06/02/2017

Se você está pensando que este é o livro mais dinâmico da saga, acertou!
É quando todas intrigas e batalhas se desenrolam. Na verdade, após o final absurdo do segundo livro eu senti uma necessidade gritante de partir para o terceiro e emendei a leitura na mesma madrugada.

Por causa do final do segundo livro, Cate se apresenta agora um pouco mais fria, ressentida na verdade, mas muito mais centrada e determinada. Os conflitos com as irmãs, principalmente com Maura, só aumentam e causam certa frustração (tanto na Cate como no leitor).

A batalha entre a Irmandade e a Fraternidade está para estourar e Cate e suas irmãs estão no fogo cruzado, e cada uma delas acaba tomando o seu próprio lado. Todos os personagens estão mais maduros por conta de todas as dificuldades que andam enfrentando e você acaba conhecendo melhor os personagens até então secundários.

O foco é luta pelo poder, a ambição e o que alguém é capaz de fazer para conseguir o que quer. E sabe aquilo, no final tudo dá certo e todos vivem felizes para sempre? Então, não acontece exatamente como nos contos de fadas. O que eu achei o máximo, mas ao mesmo tempo me decepcionou um pouco. No fundo esperava um desfecho de “felizes para sempre”, rs.

Leia a resenha completa no blog Leituras e Comidinhas

site: http://www.leiturasecomidinhas.com.br/as-cronicas-das-irmas-bruxas/

Lua 07/10/2019

Sou completamente apaixonada por essa trilogia, mas ainda fiquei com gostinho de quero mais... Sinto que precisava de mais um capítulo ou algum spin off ?

Ivy (De repente, no último livro) 27/08/2019

Resenha do blog "De repente, no último livro"
Predestinadas era uma leitura que queria fazer desde que terminei Amaldiçoadas, a segunda parte. O final foi de romper meu coração em pedaços e eu não via a hora de descobrir como as coisas iriam se resolver.

Devo dizer que Spotswood conseguiu me manter encantada até a última página dessa trilogia, uma obra que certamente recomendo à todos, sejam fãs de históricos, sejam fãs de fantasia. Aliás, essa mescla entre romance histórico e fantasia na medida certa para alcançar diferentes tipos de leitor, é o que mais fascina certamente. Spotswood teve um cuidado enorme com a ambientação, descrevendo de maneira crível cada lugar, os costumes e a mentalidade daquelas pessoas. Me senti praticamente tragada para aquela Inglaterra um pouco sombria, marcada ainda por um passado onde o temor ao desconhecido sempre se fez presente.

Nesta terceira parte teremos ainda a inserção de um novo elemento, que trará ainda maior tensão à trama. Uma nova praga decidiu se alastrar sobre Nova Londres, as pessoas estão morrendo aos montes, e os Irmãos culpam as bruxas por criar essa terrível peste. Até o final me perguntei se isso poderia ser verdade, já que aqui conheceremos o lado ruim da magia, quando a ambição se alia ao poder e ao desejo de vingança, tudo representando por uma nova vilã, que já havia manifestado sinais de sua maldade no segundo volume, mas aqui atinge seu clímax, manipulando às outras bruxas ao seu redor para praticar verdadeiras atrocidades.

Esse suspense que se mantém sobre a origem da tal praga e se haverá uma cura pertinente prende o leitor e nos leva também a refletir bastante.

Eu adoro porque a autora escreve uma história sobre bruxas e magia mas ao memo tempo consegue tratar sobre questões sociais, visíveis ainda hoje em nosa sociedade, como a desigualdade, onde ricos conseguem ter acesso à tudo o que for necessário enquanto os mais pobres são abandonados à própria sorte. Vemos através do descaso dos Irmãos que se referem aos mais humildes como "ratazanas do rio" algo que pode nos remeter à nossa atualidade, quando vemos tão frequentemente o abuso de poder, a corrupção.

Quanto aos personagens, há uma evolução que faz o leitor se surpreender em cada página. Cath amadureceu muito, ela está mais durona, rebelde e decidida, não fica mais impondo barreiras à si mesma e perdeu completamente o medo de mostrar quem é.

Tess, apesar de ser uma fofa, não consegue alcançar o mesmo protagonismo, esperava que obtivesse um destaque bem maior do que teve, porém, ainda assim, será um personagem pelo qual nutri imenso carinho.

Maura é mesquinha, ardilosa, mas a carência latente que sente faz o leitor nutrir por ela sentimentos vários, como raiva mas também lástima. Ela age de maneira infantil, é exagerada, mas sua imprevisibilidade aguça a curiosidade do leitor em todos os seus momentos.

Há tantos outros personagens maravilhosos nessa história que não daria para citar um à um. Acho que Finn, o mocinho da trama, foi um dos melhores personagens masculinos que já li. Ele passa por tantos altos e baixos e consegue manter uma pureza e uma dignidade que ilumina a história, o amor entre Finn e Cath é tão nítido e convincente que me peguei suspirando e sofrendo por eles durante toda a trilogia.

As garotas da Irmandade também acabam se destacando muito nesta terceira e foi possivel conhecer muitas delas mais intimamente como Rilla, Alice e Elena. Todas possuem características marcantes, que as diferenciam umas das outras e achei muito apaixonante como aos poucos acabam se unindo, apesar de tantas diferenças, lutando juntas por um objetivo comum.

Eu vou sentir saudades desses personagens e da escrita gostosa de Jessica Spotswood, fará falta me sentir outra vez tragada às ruas de Nova Londres e ser testemunha das lutas e conquistas dessas garotas mágicas que, em uma época onde a mulher era reduzida à quase nada, elas nunca aceitaram simplesmente se calar e baixar a cabeça.

Apesar do tom de rebeldia, a trama é realista. Cath e as meninas todas se sentem inferiorizadas pelos homens, elas sentem raiva, querem poder lutar contra isso, mas ao mesmo tempo sentem medo, pois cresceram naquela condição e sabem que todas as grandes mudanças são em princípio dramáticas em uma grande sociedade, então, Spotswood consegue trazer à tona tudo isso de maneira exemplar, pois dá para o leitor captar os dois lados da moeda, o querer das garotas e a constatação de que a vitória, pelo menos por enquanto, pode não ser completa, já que mudar as regras do jogo em uma sociedade machista será tarefa árdua.

O livro é cheio de ação. Desde a revolta das bruxas, a perseguição incansável dos Irmãos, o aparcimento da Resistência, a ameaça da morte iminente na fogueira, e a misteriosa praga que mata Nova Londres, o leitor é o tempo todo bombardeado com informações e revelações por todos os lados em um ritmo de leitura rápido, tão rápido que por certos momentos algumas informações ficaram difíceis de absorver.

Um epílogo fez falta à história. A autora soube trazer um final digno, ela explica o destino de muitos personagens, mas depois de estar tão enfeitiçada pela história de Finn, Cath, Maura e Tess, eu esperava que houvessem algumas poucas páginas nos presenteando com o depois, com o futuro que os aguardava. Ainda assim, foi um final satisfatório para uma trilogia que foi, no mínimo, grandiosa desde as suas primeiras páginas.

site: www.derepentenoultimolivro.com

Gabyh 31/03/2019

"Ela fica me encarando, como seu eu tivesse saído para libertar as garotas de Harwood e retornado no corpo de uma desconhecida."

Predestinadas é o terceiro e último volume da série As Crônicas das Irmãs Bruxas, assim como os livros anteriores - Enfeitiçadas e Amaldiçoadas - esse também tem um ponto dramático durante o desenvolvimento da trama, mas nesse vemos que os sentimentos estão mais intensos, a personagem principal precisa tomar muitas decisões e aceitar as consequência delas.

É fácil se apegar aos persoangens criados pela autora, mesmo que muitas vezes tenhamos desejado que alguns sofressem um pouco, é impossível não se sentir estranho quando algum deles teve um fim sofrido, afinal, todos são cativantes, e quando desejamos que eles sofram é por estarmos envolvidos demais na trama, nos deixando levar pelo calor do momento.

Cate ainda está magoada com Maura pelo que ela fez com Finn, vem se tornando cada vez mais fria, não está disposta a ficar correndo atrás da irmã para fazerem as pazes, nada parece ser capas de fazer com que ela a perdoe pelo que aconteceu. Irmã Inez agora está no comendo do convento e faz questão de que todos saibam que Tess é o oráculo, tratando a garota cada vez mais como uma criança e não alguém que pode fazer uma grande diferença em toda essa guerra que está por vir. Tess está cada vez mais pressionada com essa história de oráculo e com medo de enlouquecer como as outras garotas. Finn, mesmo sem se lembrar do que sentia por Cate continua sendo bondoso, preocupado e atencioso, aos poucos parece que o romance vai fluir novamente, basta que a protagonista tente conquistá-lo e sem manter segredos.

Um ponto bem forte desse livro é como as irmãs - Cate, Maura e Tess - cresceram, claro ainda tinha suas brigas e muitos momentos de raiva uma com a outra, mas vemos que no fim, nada disso importa, que o amor existente entre as três é muito maior que isso.

O livro continua mostrando uma crítica a sociedade e seu preconceito, dando destaque par a força das mulheres mesmo contra todos.

Janise Martins 24/08/2018

Predestinadas
É, não gostei da escrita dessa autora, achei que ela encheu linguiça, ficou de blá blá blá e não se foi direta, concisa. Talvez não seja concisa a palavra que mais se adéque. Ela não consolidou a história.
Passei uma raiva com o final do livro anterior e ela só piorou nesse livro. Porque o que foi feito antes não pode ser desfeito e a autora não convenceu com o arranjo que fez. Revoltante!
A história é cheia de bruxas, essa é a impressão, mas no desenrolar descobrimos que não é bem assim, de certa forma o leitor é iludido, porque para todo lado é bruxa. O mundo que elas vivem é uma bagunça, as coisas acontecem e ninguém sabe de nada. Parece o Brasil com sua política, uma zona, todo mundo se ferrando e o povo alheio a tudo que ocorre no poder. Somos manipulados pelo governo e eles lá pela Fraternidade.
No meio das bruxas aparece bruxa pior que a irmã da protagonista que divide e bagunça tudo. Toca o horror, mas faz tudo de uma forma totalmente nada a ver. Sem pé nem cabeça. Não convence a bruxa má. Tem que pegar umas dicas com a Malévola.
As bruxas são inseguras. Sem contar que o poder delas é ridículo, faz uma coisinha e cai na exaustão e leva certo tempo para readquiri-las. Acho isso bobo demais. Gosto de bruxa “fodona”. Já vai mentir, minta com categoria hehehehe...
Acontece muita coisa, mas a gente não tem um retorno da população. Ser narrado na primeira pessoa pela protagonista foi um erro.
Ok, o bem venceu, mas não convenceu, nem o casal que deveria ser fofo, porque ele era fofo, ela nem tanto. Eu não ligo para epílogo, mas nesse livro deveria ser obrigatório.
Foi isso aí.
Bjoo.

site: http://janiselendo.blogspot.com/2018/08/as-cronicas-das-irmas-bruxas.html

Yara Santos - @universodeutopia 30/03/2018

Acessem o ig: @universodeutopia
Universo de Utopia
28/07/17
Predestinadas - Jessica Spotwood (As Crônicas das Irmãs Bruxas #3)

No último livro da trilogia das irmãs bruxas o circo pega fogo literalmente! Praticamente a ação inteira da saga está nesse livro e foi simplesmente maravilhoso ler e me prender de um jeito tão gostoso e me apegar tanto aos seus personagens!

A tensão entre Cate e sua irmã do meio vai até o pico do monte, por causa das ações inconsequentes e egoístas de Maura, traindo e machucando Cate de modo irreparável e deixando o perdão cada vez mais longe entre as duas.

Além de todos os conflitos internos da Irmandade, a Nova Inglaterra vem passando por um surto de febre que vem atormentando a população mais pobre e colocando em xeque a real essência da maioria dos Irmãos, mostrando o quanto qualquer sociedade pode ser corrupta e principalmente elitista, e Cate como sempre que ajudar a todos, mas não sabe como fazer isso sem revelar seus segredos, proteger Tess e Finn e ainda por cima conseguir uma nova forma de governo em que povo, Irmãos e bruxas governam juntos e pelo bem de todos.

A maldade de Inez começa a sair da teoria e partir para a prática, usando as pessoas como marionetes para seus interesses provocando mortes e destruição por onde passa, mas apesar de toda essa ruindade é meio complicado pois os Irmãos são igualmente terríveis, condenando mulheres inocentes a forças e fogueiras, agindo de modo violento, repulsivo e inimaginável.

Em meio a tantas intrigas e obstáculos, as bruxas precisam deixar de lado o medo de serem descobertas para poder ajudar a população de Nova Inglaterra contra febre e as tramoias de Inez e dos Irmãos e ainda se arriscarem a serem aceitas ou não pela sociedade.

O livro não só trata das dificuldades de mulheres bruxas naquela época, ele também traz o empoderamento feminino desde os primórdios da repressão, dos abusos e da intolerância machista, é difícil ler esse tipo de narrativa e não sentir raiva de saber que em pleno século XXI ainda existe mentalidades ignorantes e mesquinhas quanto a posição da mulher na sociedade, que é exatamente onde ela quer estar, independentemente da opinião de qualquer pessoa ou grupo!

Outros livros da Trilogia:

Enfeitiçadas - Jessica Spotswood (As Crônicas das Irmãs Bruxas #1)

Amaldiçoadas - Jessica Spotswood (As Crônicas das irmãs Bruxas #2)

Renata 02/03/2018

Predestinadas - Jessica Spotswood
"Predestinadas" é o terceiro e último livro da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas. Essa série é uma das melhores que li nos últimos tempos e termina maravilhosa bem. Depois que terminei o livro, fiquei alguns minutos refletindo sobre ele porque o fim foi um pouco inesperado, mas foi perfeito. Como é bom finalizar uma trilogia preferida e ficar com uma sensação de dever cumprido, né.

A história se inicia onde o livro anterior parou. Maura acaba de apagar as memórias de Finn e faz com que ele esqueça a história de amor que tem com Cate. Maura se vira contra as irmãs e apoia a irmã Inez, uma traiçoeira que quer o poder só para ela, não se importando com mais ninguém. Cate tem certeza que nunca perdoará a irmã e cada vez mais, elas estão se afastando uma da outra.

Enquanto isso, Tess, a bruxa da profecia vem sofrendo pesadelos e visões assustadoras. Tess será a bruxa mais poderosa da nova era ou suscitará um segundo terror? O medo da profecia continua assombrando as meninas onde somente duas delas sobreviverão ao novo século. Os nervos das irmãs estão a flor da pele e o pior é que elas viraram praticamente inimigas. Cate sente muita falta de Finn e a dor de perdê-lo é dilacerante, porém nem tudo pode estar perdido. Ela pode reconquistá-lo, se quiser tê-lo de volta.

A sociedade está em polvorosa com medo das bruxas e tudo por causa dos irmãos da fraternidade que incentivam a violência e ódio contra elas. As mulheres estão aflitas, já que os irmãos podem ressurgir com a fogueira e que a situação delas fique cada vez mais precária. Cate está determinada a evitar que uma nova carnificina aconteça, mas as dificuldades são gigantescas e ela terá que arriscar a própria vida para tentar acabar com as injustiças do irmãos.

Para ajudar, a Nova Inglaterra está sendo assolada por uma febre terrível. Os irmão estão tentando esconder da população, mas a doença está se alastrando rapidamente nas regiões pobres e ricas da cidade. Cate e as bruxas com o dom da cura querem curar as pessoas, mas é arriscado porque elas não podem revelar seus poderes aos habitantes, já que os caçadores de bruxas estão a solta.

Cate tem que se transformar em várias para proteger Tess, ajudar a população contra a febre, se livrar da maldade dos irmãos da fraternidade, reconquistar Finn, encontrar aliados contra os irmãos e ajudar para que as bruxas sejam representadas no governo e que não precisem mais se esconder. Será que Cate conseguirá cumprir todas essas atividades e ficará com Finn? Além disso, será que a profecia se realizará e uma das irmãs Cahill morrerá? Será que os irmãos da fraternidade conseguirá exterminar as bruxas da Nova Inglaterra?

A leitura é bem ágil, frenética e inesperada. Cate não para um segundo e com a ajuda de alguns fiéis amigos e bruxas fará de tudo o que estiver ao seu alcance. Eu adoro a Cate por ser forte, amigável, inteligente, íntegra e lutar por seus ideais. Ela é uma protagonista fantástica. Tess é frágil, honesta e terá um papel muito importante na história. Maura tem personalidade forte, é ambiciosa, mas apesar de tudo só quer ser amada. Finn é um doce, quase tive uma amor platônico por ele rsrs. Ele é carinhoso, apaixonado, luta pelo bem e não vai desistir de Cate.

A narrativa está em primeira pessoa por Cate e é fluída e gostosa de acompanhar. As páginas são amareladas e a diagramação é simples. A capa é perfeita como as outras da série. O final é super intenso e te deixa grudada nas páginas finais porque tem vários acontecimentos bem chocantes, mas se encaixam perfeitamente na história. Eu simplesmente amei essa trilogia e recomendo de olhos fechados. Amei

Sah- leitoradosetor45 12/01/2018

Que baita ressaca literária que eu tô depois desse livro, a sensação de querer continuar lendo mesmo depois de acabar, nem tenho muito o que falar a não ser que eu amei!

Vanessa Vieira 10/03/2016

Predestinadas - Jessica Spotswood
Em Predestinadas, terceiro e último volume da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas, da autora Jessica Spotswood, encontramos ainda mais magia, romance, adrenalina e emoção. A trama se desenvolveu de forma considerável e teve um desfecho espetacular e surpreendente. Uma das características que sempre ficaram em evidência nesta trilogia foi o forte amor que unia Cate e suas irmãs e no livro final da saga podemos enxergar este sentimento de modo pungente e quase que palpável.

Cate Cahill foi apagada da memória de seu grande amor, Finn e a responsável por essa traição foi Maura, sua própria irmã, a quem ela tem certeza de que nunca irá conseguir perdoar. E Tess, a caçula das Cahill, está tendo visões cada vez mais macabras e assustadoras.

Em meio a esse estopim, a Nova Inglaterra está sendo assolada por uma febre mortal sem precedentes. Cate se desdobra para ajudar todos que precisam, mas isso se mostra uma tarefa quase que impossível, visto que ela não pode deixar transparecer seus poderes por conta da represália dos Irmãos da Fraternidade, verdadeiros caçadores de bruxas.

Em meio a desavenças com suas aliadas da Irmandade e suas próprias irmãs, Cate terá que se nutrir de forças suficientes para conseguir o auxílio que deseja, proteger Finn e Tess e, acima de tudo, lutar por uma sociedade na qual as bruxas sejam livres, sem precisar se esconderem do jugo do governo e de qualquer outro autoritarismo.

Predestinadas finalizou a trilogia de Jessica Spotswood com chave de ouro e maestria. Do início ao fim, a saga foi muito bem escrita e encantou por sua delicadeza, perspicácia e desenvoltura. A autora soube conduzir a trama por um ritmo contagiante e frenético, aguçando a curiosidade do leitor volume após volume. E, como não poderia ser diferente, o gran finale de As Crônicas das Irmãs Bruxas foi soberbo e reservou muitas surpresas e fortes emoções. Narrado em primeira pessoa por Cate, de forma vivaz e profunda, o livro nos mostrou grandes desafios para as irmãs bruxas e provou à ferro e fogo o amor que elas nutrem uma pela outra.

Cate está ainda mais destemida e voraz. Ela luta como uma leoa pela segurança das irmãs, e mesmo com a decepção que passou com Maura, é visível o quanto o sangue e o amor entre elas fala mais alto. Seu senso de justiça está ainda mais apurado e ela se coloca até mesmo em risco para ajudar aqueles que precisam. Seu amor por Finn continua imutável e acompanhar o romance dos dois se mostra um verdadeiro oásis no meio do deserto.
"Eu não sabia que felicidade e tristeza podiam se misturar tanto assim."

Maura não desce do pedestal tão facilmente, mas quando isso acontece, consegue provar por A + B o seu verdadeiro valor. A pequena Tess abandona um pouco a imagem de indefesa e mostra uma força descomunal ao longo da série. Finn continua incrivelmente encantador e mesmo não tendo recordações profundas a respeito de Cate, é notável o seu carinho e cuidado para com a moça.

Em suma, Predestinadas não só supriu as minhas expectativas como as superou e conseguiu me agraciar com um desfecho mágico e surpreendente, repleto de cores, sentimentos e emoções. Acompanhar o destino de cada um dos personagens, bem como o embate entre os irmãos e as bruxas e o cumprimento de algumas profecias foi incrível e me deixou com o coração na mão. A capa continua muito bonita e seguindo o mesmo padrão das anteriores e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2016/03/resenha-predestinadas-jessica-spotswood.html