Pepe Mujica

Pepe Mujica Allan Percy

Resenhas - Pepe Mujica

Julia.Miquelini 05/07/2020

Admiração
Sempre fui fã do dele! Esse livro descreve muito bem a ideologia desse cara incrível!

Raffafust 21/05/2015

Sabia muito pouco sobre o ex presidente uruguaio que esteve no poder de 2010 até março desse ano. Hoje com 80 anos ele é alvo de muitas biografias no mercado que tendem a mostrar principalmente seus ideais humanos , um dos atos mais famosos dele na mídia foi o de doar boa parte de seu salário de presidente e não aceitar os luxos do cargo, tanto que sempre andou em um fusca muito velho.
Como não sou nada fã de Lula e Dilma e ele sempre posou de amigo dos dois nunca nutri muita simpatia por ele, mas lendo a biografia pude parar com os preconceitos e entender que ele sim fez o que seus ideais falam, na abertura de um dos capítulos por exemplo lê-se “ Quando você vai comprar algo, não está comprando com dinheiro. Está comprando com o tempo de sua vida que precisou gastar para ganhar esse dinheiro. Você compra o negócio qualquer e está pagando com sua vida. É preciso ser mais avarento, é preciso cuidar da vida”.
Com essa ideologia – não sei se posso usar a palavra comunista sem ser “ de direita” – o livro é narrado em dois momentos. O primeiro onde temos uma mini bio dele, desde sua infância, de contando como foi sua criação até chegar à presidência. Ganhou o título de presidente mais pobre do mundo e foi chefe do Mercosul no ano de 2013.
Também há fatos sobre a época em que foi guerrilheiro e lutava contra o governo da época, José que tem o apelido de Pepe é visto pelo autor como um homem de uma natureza humana absurda, preocupado com o bem estar do cidadão . É dele também a famosa frase em que defende o governo de Lula dizendo que a política do Fome Zero não faz diferença para quem tem comida na mesa, mas para quem não tem, 3 refeições por dia é um sonho . Até concordo, se o partido dele não tivesse roubado tanto...enfim, não consigo falar desse ex presidente do Brasil sem tecer minha indignação. Mas vamos em frente que aqui o que importa é o Uruguai.
Os autores ( são 2) deixaram claro sua admiração pelo ex presidente, tanto que na segunda parte do livro há 56 frases deles onde são analisadas como auto-ajuda depois, e vamos ser sinceros, Allan Percy ama pegar frases e fazer delas “ compartilhamentos de Facebook”, se é que me entendem.
Se por um lado ficou bacana, por outro acho que faltaram algumas informações que poderiam ter sido colocadas a mais sobre a vida dele, talvez pelo livro ser pequeno eles optaram por fazer somente uma introdução para conhecermos melhor a personalidade e então focar nas menções de efeito nesses 4 anos de governo dele.
Ficou bacana , super recomendo a leitura , acho sempre muito válido conhecer os presidentes de nossos vizinhos e entender que mesmo com as mesmas ideologias tem como não roubar sim, basta ser honesto , como todos afirmam que ele foi.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/05/resenha-pepe-mujica-simplesmente-humano.html

João Victor 06/10/2016

Pepe Mujica
Ficou uma sensação de desconectividade e de "encheção de linguiça" em algumas partes no final da obra. Esperava um livro que fizesse jus a obra e a história de Mujica. Bom para se ler em momentos em que se tem pouco tempo, acredito que essa seja sua maior virtude.

Jonas 22/02/2019

A Sabedoria de um Simpático Agricultor e ex presidente
Simplesmente humano é uma ótima definição sobre Pepe, aqui Allan Percy debruça-se sobre vasto apanhado de entrevistas e reportagens associando-as outros tipos de publicações sobre os mais variados temas aos quais Mujica entrou em debate. Um belo trabalho bibliográfico, curto, fluido e prático, perfeito para quem tem mais curiosidades a respeito da trajetória política e pessoal do ex presidente uruguaio.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

O estilo de vida de mUjica já deixa bem claro que o presidente não cultiva excessos de nenhum tipo. Ele considera o consumismo um grande problema, que desvia o homem das coisas que realmente importam, sempre defendendo que é melhor ser do que ter e que os bens materiais não trazem felicidade.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788543101989

Gustavo 09/08/2023

Tupamaros, maconha e auto-ajuda
O livro é dividido em dois momentos: uma breve biografia do Mujica, de 70 páginas; e alguns recortes de pensamento dele, que supostamente deveriam iluminar o leitor.

A primeira parte é fascinante, embora apressada. Fala-se pouco da juventude do Pepe, por exemplo. A maior parte das páginas centra-se na presidência.

Já a segunda parte, de auto-ajuda, eu achei majoritariamente superficial, mas com alguns bons momentos. Há trechos bem aleatórios.

No fim, o carisma e o progressismo do Mujica seguram o livro. A leitura é rápida e vale como texto introdutório para entender essa parte recente da história sul-americana.

Lucas 16/08/2023

Os limites da humildade foram atualizados com sucesso: a política é sim um instrumento do bem
Um dos personagens políticos mais peculiares que o mundo produziu nos últimos 60 anos é o uruguaio José Alberto "Pepe" Mujica Cordano (1935-), que governou o "paisito", como é carinhosamente conhecido o país ao sul do Rio Grande do Sul, entre 2010 e 2015. Enquanto esteve no poder, Pepe Mujica se notabilizou pela sua humildade assombrosa (o seu Fusca azul era um símbolo disso), que fez dele o "presidente mais pobre do mundo".

Diante de tantas repercussões, ele se tornou extremamente popular em função das suas ideias e comportamentos. Não é raro que se esbarre com alguma colocação ou ensinamento seu enquanto se navega pela Internet. E tal impacto acaba por respingar em livros biográficos, onde um deles serve de base para a presente resenha. Pepe Mujica: Simplesmente Humano é um livrinho curto de menos de duas centenas de paginas escrito por Allan Percy, um escritor norte-americano de livros de autoajuda e Leonardo Díaz, argentino especialista em ciência política. Juntos, eles lançam dois olhares fundamentais ao personagem central da obra: enquanto os primeiros 40% da narrativa se ocupam de tecer um rápido retrospecto da vida política de Mujica até 2015 (ano em que o livro foi lançado), o restante busca extrair reflexões esparsas (e valiosas) de Mujica e fundamentá-las com uma abordagem de desenvolvimento pessoal.

Rótulos como autoajuda, coaching ou desenvolvimento pessoal trazem certo ranço a um determinado grupo de leitores, que não consegue, pelos mais diversos e particulares motivos, se encantar por obras que tratam destes temas (é o caso de quem escreve esta resenha). Mas aqui o que acaba prevalecendo é mesmo o olhar de Mujica para as questões práticas da vida, como a forma com que encaramos as lembranças, o "ser" antes do "ter", a vida em comunidade, um senso minimalista de viver, etc. Um político de esquerda (mas não radical, diga-se, já que Mujica tinha sérias restrições ao comunismo soviético, por exemplo, e encarava com desdém as utopias da doutrina), Pepe Mujica trouxe essas questões para dentro do seu governo, revestindo com uma aura de simpática e não forçada humildade a sua gestão. Estes ensinamentos são especialmente curiosos para nós brasileiros, que, devido a seculares experiências anteriores, atrelamos a imagem de um político à riqueza, ostentação e muitos ocultismos.

O próprio Mujica me condenaria se lesse o fim do primeiro parágrafo dessa resenha. Para ele, a pobreza é um estado de espírito, não um aspecto mensurável em unidades monetárias. Se pudermos viver com pouco, sem desperdícios, estamos contribuindo para o fim das desigualdades sem nem percebermos. O bem mais importante que temos, se é que isso pode ser chamado de bem, é o tempo, e se investirmos nosso tempo e energia em busca de conquistas materiais, estaremos desperdiçando nossas vidas. O tempo é um recurso limitado e se gerirmos ele adequadamente, construindo valores e não coisas, o impacto de nossas realizações ficará por aqui por várias gerações depois que nós, inevitavelmente, nos formos.

O livro se ocupa mais de construir esse tipo de reflexão. A abordagem do político Mujica e os contextos de sua fermentação (ele ficou preso por doze anos entre as décadas de 70 e 80 pela ditadura uruguaia) aparecem, mas de uma forma bastante tímida. Seu mandato, marcado por medidas, "brasileiramente" falando, polêmicas, como a lei do aborto e a liberação do cultivo, comercialização e consumo de cannabis, é comentado em poucas páginas. E apesar disso ser feito com isenção (já que tanto os acertos quanto os erros de Pepe Mujica como presidente são comentados) e com o mínimo de embasamento político, faltou uma maior fundamentação contextual. Mas isso só demonstra um ponto importante: a obra de Allan Percy e Leonardo Díaz NÃO é uma biografia do ex-presidente do Uruguai, tampouco um livro que recorta alguma parte da história desse simpático país e nela se aprofunda.

Pepe Mujica é atualmente um senhor de quase noventa anos e talvez um dos mais ricos homens da América do Sul. Isso porque, já vestido com o seu discurso antimaterialista, ele vem deixando um legado de ótimas histórias e valores, que influenciam a geração atual em todas as suas camadas e que influenciarão as gerações posteriores. Ele é um exemplo de que, sim, a política é uma coisa boa e ela se torna ainda mais fascinante quando despida de toda a camada podre que a reveste, a qual o Brasil conhece e se reconhece tão bem, infelizmente. Estar em contato com seus ensinamentos é, portanto, uma experiência que sempre será válida e o livro de Percy e Díaz cumpre isso através de uma leitura breve e edificante.