Illuminae

Amie Kaufman

Resenhas - Illuminae

Lauraa Machado 22/10/2021

Me conquistou completamente
Eu sempre ouvi falar super bem desse livro, mas como li Aurora Rising antes dele e me decepcionei demais, acabei desistindo desse. Só dei uma chance e li, porque peguei emprestado de uma amiga e agora estou tão, mas tão feliz de ter lido! Entendo completamente por que esse livro é tão famoso, por que falam tão bem dele! Não é só pelo formato inesperado, por ser contado em documentos de um arquivo, ainda que isso tenha sido maravilhoso, mas porque a história é realmente muito boa!

Sabe aquele livro que te empolga, que te faz ler como se estivesse devorando a história, trezentas páginas por dia? Foi assim com esse. E fiquei ainda mais surpresa por ter amado tanto, porque o começo me desanimou um pouco.

Antes de mais nada, aconselho começar lendo muito do livro de uma vez só. Os acontecimentos do começo são bem confusos, porque você não tem a menor ideia de como funciona o universo ainda. Até fiz questão de explicar um pouco da história para alguns amigos só para poder organizar ela melhor na minha própria cabeça e ter certeza do que estava acontecendo.

Mas o que realmente me desanimou no começo foram os personagens, especialmente Ezra. Ele é bem estereótipo garoto imaturo que namorava a garota super inteligente. As piadas dele são super sem graça, super forçadas, e muitas vezes a linguagem me passou uma sensação de ser meio 'velha' para a idade dos personagens (imagine que essa história se passa séculos no futuro e fica ainda mais estranho). Os termos, as gírias e tals são bem forçados e usados diversas vezes, o que deixa cansativo.

Mas quando a história começa a acontecer de verdade, todos esses pequenos problemas são ofuscados e a Kady é quem toma o protagonismo de verdade. Ela é incrível, mas foi a questão da Inteligência Artificial que fez essa história ser brilhante, e eu não mudaria nada nela.

Honestamente, eu não sei se sou capaz de explicar direito o quanto eu amei esse livro, o quanto fiquei empolgada e envolvida na história. É incrível pensar que algo escrito em um papel foi tão emocionante e visual quanto um filme de ação no espaço! Mas foi, foi demais!

Ainda não recomendo a outra série de ficção científica space opera dos autores, não sou a maior fã deles, mas definitivamente sou super fã dessa série e agora preciso, urgentemente, de todos os livros! Recomendo demais e já estou louca para reler, talvez dessa vez ouvindo o audiobook junto!
Felipe 16/01/2022minha estante
Só tem em inglês ?

Lauraa Machado 16/01/2022minha estante
Por enquanto, não foi publicado aqui no Brasil

nayanebrito 01/10/2020

Até a última estrela da galáxia desaparecer

O ano é 2575, e Ezra e Kady acabam de terminar um relacionamento quando o planeta deles é invadido por uma megacorporação. Eles conseguem escapar em uma nave, só que existe um vírus dentro dessa nave que está se espalhando e sofrendo mutações, além de uma AI que está fora de controle.

Existe uma nave da corporação que invadiu Kerenza IV - o planeta de Ezra e Kady -, pronta para atacá-los e destruí-los. Três naves que estão em guerra: Alexander (onde Ezra está), Hypatia (onde Kady está) e Copernicus. Atrás dessas três, vêm a Lincoln, que supostamente é a responsável pelo ataque em Kerenza. Ninguém sabe o que vai acontecer ou se Kady e Ezra irão se ver novamente.

She is catalyst.
She is chaos.
I can see why he loves her.

O livro é um compilado de documentos repleto de transcrições de vídeos, áudios e e-mails. Illuminae é um dossiê, digamos assim. A história é contada de forma nada tradicional e acho que isso foi um dos grandes diferenciais para mim.

AIDAN me conquistou. Uma inteligência artificial me conquistou? sim, é isso mesmo. Me vi tão envolvida com tudo que tava acontecendo, além de Ezra e Kady e vários outros personagens que não superei ainda. Foi uma baita experiência ler e ouvir essa história.

É isso. Eis aqui um livro que ganhou meu coração. Foram dois meses lendo e ouvindo audiobook e a experiência foi maravilhosa pra mim. Foi como se eu tivesse lá com eles o tempo todo.

You have me. Until the last star in the galaxy dies, you have me.
amanda 20/11/2020minha estante
oii, você leu esse livro em inglês?

nayanebrito 27/11/2020minha estante
Li em inglês sim, Amanda :)

julia 18/06/2020

Resenha: Illuminae
Eu não tenho palavras??? Illuminae é um dos livros mais cativantes e tensos que eu já li na minha vida. O formato único te leva em uma aventura espacial que é divertida e cheia de todos os perigos. A estrutura do enredo e como ele é apresentado em forma de um dossier de investigação é muito bem elaborado.

Algumas partes são um pouco complicadas de ler por causa do formato, mas em geral a história e muito gostosa de ler. Os personagens são complexos e bem desenvolvidos e a personalidade de cada um deles aparece demais em certas cenas--as de chat são as minhas favoritas.

A finaleira é o que fez essa leitura ser uma leitura 5 estrelas. Tanta coisa acontece, uma depois da outra, que fica difícil de respirar. Um livro maravilhoso!

IsaApCamilo 26/11/2023

A forma como a história é contata é bem diferente do que eu estou acostumada a ler.

A genialidade dos autores me impressionou.

É meu primeiro contato com o gênero de ficção científica e eu acho que eu não poderia ter escolhido livro melhor para começar.

O livro tem muitas reviravoltas e o plot do final, eu amei , estou ansiosa e animada para dar continuidade a trilogia antes do fim do ano quero terminar os 3 livros.

bluesargent 06/04/2021

Uma experiência IN-CRÍ-VEL!
Ler esse livro na versão física ouvindo o audiobook foi uma das melhores experiências de imersão literária que eu já senti na minha vida! De verdade, eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto literalmente cada detalhe dessa história me agradou!

Que livro incrível, a história é maravilhosa, os personagens são muito cativantes (até uma inteligência artificial conseguiu me cativar, o que rolou aqui??) e os plots são de tirar o fôlego! O design desse livro é uma coisa que me deixou de cara, a diagramação é perfeita desde a capa até a última página, lindo de se ver mesmo, sinto que meu dinheiro foi muito bem empregado nessa trilogia!

O formato de narrativa escolhido para a história também foi perfeito, deu muito dinamismo em assuntos mais "massantes" e complexos, como as questões políticas, além de ter sido extremamente criativo e lúdico.

Não tenho literalmente nenhuma crítica sobre a história, tudo me agradou completamente, o único ponto que me deixou confusa foi em relação à algumas tramas pequenas e motivos deixados de lado pelos autores no decorrer do livro, mas que acredito que irão ser abordados na sequência (é o que eu espero, pelo menos!) Estou muito animada e já voando pra começar o segundo e principalmente ler o conto especial sobre o AIDAN!

Juliete 30/04/2021

"This doesn't look much like victory."
Esse foi um dos melhores livros que já li até hoje.
Mano Kady é muito rainha da porra toda puta merda e o Ezra é tão meu bebê? e o Jimmy e o Byron mano......... E o AIDAN me lembrou a Nuvem de O Ceifador embora eu goste mais da Nuvem.
A história é contada de um jeito diferente de um jeito que eu nunca tinha lido antes e estou bem triste que não tem em português pra eu recomendar e surtarem junto comigo mas se você sabe ler em inglês então é um favor que te faço quando digo que leia esse livro.
No começo por não ter lido a sinopse eu tava tipo mano o que tá rolando aqui?¿ Mas depois de ler a sinopse e voltar eu entendi e meu Deus mano que história incrível eu não vou dar mais detalhes aqui porque é muito melhor ser surpreendido enquanto lê mas sério mano se vocês tiverem a oportunidade de ler esse livro leiam e se não gostar.... Meu Deus sei nem o que dizer ? com certeza candidato a minha melhor leitura do ano.

Trechos que gostei:

"It's genius, really. Awful, horrifying genius."

"He'd never forgive you if you got yourself sick, or shot, not if he's any kind of friend. What you do when shit like this happens is you LIVE, you survive it, that's how you honor the ones you lost"

"He presses his triggers. And like roses in his hands death blooms"

"The rage is back now. Her voice is shaking with it. "I'll tell them, Jimmy," she says. "I'll tell them all.""

"I am as a man being asked to describe the warmth of the sun when he has only seen its picture."

"Miracles are statistical improbabilities. And fate is an illusion humanity uses to comfort itself in the dark. There are no absolutes in life, save death."

"Something tells me she won't forget what she's seen for a long time. Something tells me I won't either."

"You need to stop being surprised by things I tell you. It'll save us a lot of time."

"Nothing ceases to exist. Energy does not perish, it merely changes forms. The ones you love, the ones you lose, they still exist as long as the cosmos does."

"Brief suns light the night."

"The universe owes you nothing, Kady. It has already given you everything, after all. It was here long before you, and it will go on long after you. The only way it will remember you is if you do something worthy of remembrance."
Dyonathan 30/04/2021minha estante
ÓTIMA resenha ein! ??? Dale inglês hahaha

Juliete 30/04/2021minha estante
Skksksksk obrigada??

Lali 03/09/2021

diferentaooo
Nunca li nenhum livro parecido, a leitura fluiu demais e é realmente um livro super diferente. A narração é feita por documentos e imagens, demorei um pouco para me acostumar mas quando ?peguei o jeito? deu tudo certo e aproveitei muito a leitura. Fiquei sabendo que o autor é problemático, por isso não irei recomendar, mas estou a procura de outro livro nessa mesma vibe, se tiverem alguma indicação podem me mandar!!
julia 03/09/2021minha estante
amg se vc quiser uma vibe space opera tem:
winter?s orbit e the darkness outside us

os dois são mlm, e até onde sei não são problematicos (e são bem bons, dei 5 estrelas p os dois)

Vic 04/02/2022

INCRÍVEL
Um dos melhores livros que li ultimamente. Simplesmente lindo cheiroso maravilhosooooo! Jay e Amie nunca me decepcionam!

Andressa 17/10/2020

nada te prepara para a leitura desse livro.
"I turn to face it. No, not I. We."

holy shit. uma hora você está rindo, outra quase arrancando os cabelos e depois involuntariamente seus olhos já estão cheios de lágrimas. esse livro foi uma experiência insana. nada mais que eu tente colocar aqui, consegue explicar o quanto foi especial. sério, se você ama sci-fi, é uma leitura obrigatória. sério mesmo.

ruthless 27/06/2021

Illuminae Files
500 arquivos de pura doideira e emoções

Cih @cinthyan.leu 10/10/2020

Uau...
Lembro de ter tido já inúmeras vezes,mas vou repetir... Maldito Jay Kristoff! Se ele escrever em um papel higiênico eu compro,leio e com certeza vou amar!

Amie Kaufman is no different!

Igualmente nos livros Aurora Cycle esses dois não perdem a chance de nós deixar embasbacados!
Uma escrito fluída e que nós prende de início ao fim! Os plot twist que a cada cinco páginas nos deixam sem ar,pra no fim nos derrubar no chão de vez!

E o mais importante a ser observado nesse livro obviamente,a GENIALIDADE do formato dos textos e do livro como um todo! Cada ?imagem? com palavras ?escondidas?,cada imagem formada com texto,as imagens descritivas,as anotações do narrador,o humor quase negro em cada piada sarcástica e as imagens verdadeiras tornam esse livro uma leitura única e ?desesperadoramente? alucinante!

Amante de sci-fi ou não todo leitor do mundo deveria ter a OPORTUNIDADE de ler um livro tão único!

Aos personagens; Kady é maravilhosamente fodaaaaa... o Aidan,aiai,eu tenho uma mania de amar as AI das histórias,rs!
Apenas,LEIAM ESSE LIVRO!

duda ornelas 22/10/2020

Esse livro é simplesmente um acontecimento!! Comecei meio com o pé atrás (mesmo com apenas indicações boas) e demorei pra pegar um ritmo porque logo de começo muitos terços científicos e tecnológicos em inglês me desanimaram, mas tirando isso o inglês é bem tranquilo. Depois que acostumei com o jeito da narrativa e a linguagem não consegui parar mais, a leitura se torna bem rápida e divertida.
Jay Kristoff e Amy Kaufaman se superaram nessa história, uma maneira original e muito divertida. O plot em si engloba o clichê de ficção científica espacial mas não atrapalha nada na experiência, ainda da para tomar umas surpresas kkk
Entrou para um dos meus preferidos na certa, uma experiência de leitura diferente e cativante. Já comprei até as continuações.

maria clara 25/07/2021

diferente
primeiro preciso dizer que esse é o livro mais lindo que tenho. agora, seguimos.
a leitura desse livro é incrível, e super imersiva. achei que demora um pouco p pegar no tranco, mas lá pela página 200 as coisas ficam completamente malucas (de um jeito bom). achei a trama divertida apesar um pouco "clichê" (o que não é ruim! clichês são clichês por um motivo!!!) mas o livro BRILHA pelo formato. os autores exploraram muito bem todos os diferentes meios pelos quais a história podia ser contada! eu sempre ficava animada quando via um tipo diferente de documento, transcrição, quadrinho, ou poema.
não sei se uma sequência é necessária - acho que poderíamos uma história extremamente satisfatória em um único volume, e receio que os próximos livros podem deixar as coisas meio entroncadas e desnecessariamente longas (mas quero muito estar errada!!!)