As Bases Bíblicas para o Batismo Infantil

As Bases Bíblicas para o Batismo Infantil Dwight Hervey Small

Resenhas - As Bases Bíblicas para o Batismo Infantil

Luiz Augusto 31/03/2020

Não trava uma discussão profunda sobre o batismo infantil. Apenas o apresenta, com suas razões mais básicas e fundamentais.
O livro não trava uma discussão profunda sobre o batismo infantil. Apenas o apresenta, com suas razões mais básicas e fundamentais. É perceptível que o autor escreveu para a igreja que quer entender as razões do batismo infantil e não para um estudante interessado na controvérsia de cada ponto apresentado. No meu entender, tem assuntos que ele poderia ter abordado de forma melhor e acho que Teologia Sistemática de Hodge apresentou o assunto de modo mais sucinto e melhor.

Agora eu tenho uma crítica ao livro... o autor possui uma crença na regeneração presumida que permeia a primeira parte do livro é bastante incomoda e contraditória. E em nenhum momento ele separa sua crença na regeneração presumida do fundamento do batismo infantil. Um leitor que nunca tenha lido sobre o assunto pensará que ser pedobatista é crer como autor crê nesse aspecto. Ele não teve nem o cuidado de qualificar sua crença, demonstrando-a que não é unânime entre pedobatistas.

Junio 22/11/2023

Uma defesa do batismo infantil
Dwight Hervey Small apresenta aqui uma obra embasada nas Escrituras para defender o batismo dos infantes e a sua entrada na família pactual de Deus.

Durante toda a exposição do seu argumento, o autor apresenta textos para fundamentar não a possibilidade, mas o direito que os filhos dos crentes possuem de receber o batismo.

Seu argumento parte da compreensão da Teologia do Pacto. O autor aborda as diferentes administrações do pacto no decorrer da História da Redenção e apresenta uma analogia entre a circuncisão e o batismo. Além de defender a possibilidade do batismo por aspersão e afusão, trata do tema sobre o batismo ministrado por Jesus Cristo, sobre o batismo ministrado por João e sobre o batismo com o Espírito Santo.

É um livro fundamental para quem deseja compreender ou estudar mais afundo a razão pela qual o batismo de crianças é praticado e quais são os fundamentos teológicos para sustentar o batismo e a participação dos infantes na Ceia do Senhor Jesus.

Sidney.Muniz 22/06/2018

O livro mostra de forma clara que não é uma heresia o batismo por aspersão e o batismo infantil. Ótimo exposição sobre os pactos.