Morte e Vida de Grandes Cidades

Morte e Vida de Grandes Cidades Jane Jacobs

Resenhas - Morte e Vida de Grandes Cidades

Ingridy 30/04/2020

A beleza da cidade
Dentro de uma metrópole, as pessoas costumam suspirar pensando em outras regiões que são comumente destinos de férias: praias, montanhas, cidades interioranas. Mas pra mim o melhor lugar sempre foi a própria cidade grande. Nunca trocaria um apartamento numa metrópole agitada por uma casa praiana. Porém, os motivos dessa preferência não era tão óbvios pra mim.

Jane Jacobs trouxe luz a algo que já estava no meu coração, fez eu compreender exatamente o porquê me fascino tanto com metrópoles. Esses lugares transbordam uma diversidade que é pouco testemunhada em outras regiões. Uma vez que existe essa pluralidade de pessoas, existem também diversidades de lugares e, portanto, mais possibilidades pra você sair da sua bolha e experimentar coisas novas. Morar numa cidade torna-se uma experiência enriquecedora.

Ao longo do livro a autora exalta, sobretudo, esse caráter diverso da cidade, defendendo que esta deve ser a característica mais preservada por nós, moradores das cidades, a fim de combater a Grande Praga da Monotonia. Jane Jacobs aborda uma gama de assuntos relacionados ao funcionamento das cidades e propõe novas maneiras de pensar e gerenciar esses locais.

Ela coloca o poder de todo o conhecimento sobre as cidades nas mãos do próprios cidadãos ao invés de colocá-lo nas mãos dos profissionais. De fato, ninguém conhece melhorar uma cidade do que as pessoas que vivem nela diariamente, lidando com seus problemas e seus benefícios. Jane Jacobs era uma jornalista, mas parecia saber interpretar melhor a Nova York de sua época do que os profissionais em urbanismo.

Livia1405 06/04/2018

Livro maravilhoso, linguagem fácil e leitura fluida. Acho que todo urbanista ou pesquisador do espaço urbano deveria ler, pois apesar de ser antigo seu conteúdo faz bastante sentido e é muito atual.

Matheus 11/12/2017

Amplia o horizonte
Morte e Vida de Grandes Cidades quebra todos os paradigmas de como imaginamos como deve ser uma cidade viva. Nasci em Brasília, cidade fruto de conceitos equivocados ditos modernos, esteticamente bonitos, mas destoantes de uma realidade dos seus moradores. É de abrir os olhos. Ótimo livro até mesmo para leigos em arquitetura e urbanismo, como eu, graças a linguagem jornalística de Jane Jacobs. Recomendo.

Farlley Derze 28/12/2014

Preço
R$48,00

Franco 24/08/2012

Um ótimo livro que mostra a inter-relação da cidade e o homem. Jane Jacobs consegue descrever como a cidade (com seus prédios, casas, parques, vizinhanças, quarteirões, etc...) consegue se relacionar/ modificar a vida dos que nela vivem e vice-versa.

Expõe diversos dados estatísticos e antropológicos, além da própria vivencia/ experiencia e observação de cidades tidas como "prósperas" e "decadentes" e seus pontos fortes e fracos.

Além disso, o livro trata de forma clara a não conformidade com o modelo urbanístico vigente na época na qual foi escrito: o modernismo.

Ainda não terminei de ler, mas é REALMENTE, um livro vibrante e emocionante. Para todos aqueles que pretendem seguir na área (assim como um dia pretendo fazer)um livro de leitura quase obrigatória.