Kama Sutra

Alicia Gallotti

Resenhas - Kama Sutra

Lucas007 11/04/2024

Surpreendeu-me
Desde o início do mês de fevereiro que tenho interesse em le-lo. Então, no início de março iniciei a leitura deste livro que, por incrível que pareça, me chamou bastante atenção. Durante a leitura do "Kama Sutra", encontrei um tesouro de sabedoria ancestral sobre amor, relacionamentos e sexualidade. O texto vai muito além de simplesmente descrever técnicas sexuais, ele oferece uma visão profunda da psique humana, da sociedade e das crenças espirituais da Índia antiga. Ao explorar suas páginas, fui cativado pela riqueza cultural e religiosa que permeia cada capítulo.

Adrian.Daniel 20/11/2023

Muito além do tabu
O livro conta sobre o amor, o que vai muito além do tabu que se têm como de usar ele como um manual, um ótimo guia de como se amar

Iago 14/11/2023

Não é o que você imagina.
Quando se fala em Kama Sutra normalmente vem a mente posições sexuais mirabolantes, instruções para ser um bom amante e o intercurso propriamente dito. Não é nada disso. É mais uma obra sobre costumes, um apanhado social indiano, com foco nas relações entre amantes, como ocorrem, como fazer ocorrer e tantas outras ramificações. É um livro escrito totalmente sob a perspectiva masculina, colocando a mulher como algo a ser conquistado ou adquirido, pelo menos na maior parte do livro. Há, contudo, de tudo um pouco, desde o comportamento de bons noivos e noivas, cortesãs e afrodisíacos. É interessante observar como os diferentes manifestações sexuais já despertavam curiosidade a ponto de se produzir um livro sobre o assunto. Acredite, também é um livro religioso e transmite muito de uma sociedade oriental de 1800 anos atrás. Tem valor cultural e histórico, seus danadinhos.

Davi 18/08/2023

Quando se ouve kama sutra todo mundo já pensa em sexo e putaria, mas esse livro me surpreendeu. Eu tava esperando diversas posições e ele é um livro sobre relacionamento, como tratar o cônjuge, as esposas(afinal no hinduísmo pode ter várias), até as cortesãs. Tem sexo? Tem, mas não é o que pensamos. Tem muito haver com a cultura, costumes e a religião hindi.

Thais 09/01/2023

Achei legal ver a perspectiva do sexo numa cultura diferente da minha, vendo o ato sexual como um tipo de olhar diferente, como um ritual sabe, não muito diferente do ritual que temos hoje na nossa sociedade mas com ?regras? e finalidades diferentes e senti menos machismo nesse livro doq pensava q iria ter (pelo contexto da sociedade da epoca e da religião e tal

Kamila156 05/11/2022

A curiosidade me trouxe até aqui.
Eu não aguentava mais todos falarem sobre o Kama Sutra com um tom de livro proibido, resolvi descobrir por mim mesma se era tudo isso mesmo e galera, não é.
É verdade que fala sobre o ato sexual e coisas do tipo em alguns capítulos, mas para ser sincera, isso resume menos da metade do livro, mesmo! É mais um livro sobre uma cultura totalmente diferente de tudo o que eu já tinha lido sobre e um guia; regras de comportamento para se conquistar, preservar, evitar desastres nas relações amorosas e coisas assim.
É bem bacana, foi um passatempo interessante, mas não releria.
Creio que esse livro em mãos erradas pode ser totalmente mal-interpretado, como é, mas em mãos curiosas, concluímos (pelo menos eu) a leitura com um tom de: ?é? foi bom enquanto durou, próximo!!!!?

Maria14598 07/03/2022

Ignore os esteriótipos sobre esse livro. Ele fala sobre sexo? Sim... Mas está mais para um "guia para refém casados" ou até mesmo um "manual de paquera" histórico. A leitura e realmente interessante (e viu admitir, em algumas partes o meu espírito da quinta série tomou conta e eu fiquei rindo que nem uma idiota).

Meu conselho: lê o livro sem aquela ideia idiota que todo mundo tem sobre ele. O livro é bom (e talvez, só talvez, seja útil pra vc)

Duda 28/01/2022

Kama Sutra
Um livro sobre relações entre homens e mulheres, ensinamentos passos na forma de regras sobre os diversos tipos de relações.

Heloisa.Sommacal 20/12/2021

Precisa ser contextualizado!
O livro é um "manual" de regras do que se deve ou não fazer, como tem que ser feito e o que deve se esperar de retorno a partir daquilo. Ele ainda diz sobre "quem" pode fazer e o que se deve permitir ser feito.
Para mim, entediante, machista, misógino, racista, elitista, preconceituoso e nada aplicável a vida.
Me esclareceu muito sobre os costumes de muitos países, a cultura de que há um jeito "certo" de viver, e de que você pode usar de artimanhas para conseguir o que quer.
Na última parte, a descrição de como aumentar o seu "lingam", com certeza serviu de inspiração para a incesante busca pelo prazer de Marquês de Sade.

Nicolas29 12/12/2021

Bem diferente do que maioria imagina...
O livro parece uma espécie de manual/doutrinamento de jovens casais para saberem seus "papéis" enquanto homem e mulher...

Obviamente a cultura é bastante diferente da do Ocidente, mas o livro aparenta ser uma espécie de manual para muitas vezes ajudar jovens casais arranjados a conseguirem se relacionar da melhor forma, mas seguindo um papel social imposto, muitas vezes tendo um foco maior no prazer masculino.

De modo geral a leitura só vale a pena para compreender melhor esse aspecto da cultura Indiana e complementar com outros artigos. Agora se vc procura posições sexuais, esse livro não é para vc kkkk.

Interessante tbm com eles colocam em inúmeras categorias aspectos que colocamos sempre como "tudo igual", por exemplo, no livro é mencionado inúmeras categorias de beijo, o q obviamente nunca paramos para pensar em coisas assim...

Bruno 27/10/2021

Do corpo e do coração
O livro aborda inúmeras situações da vida humana em especial o Dharma (a aquisição de mérito religioso) o Artha (aquisição de riqueza, propriedades, terras, ouro, armamentos e a proteção do que se adquire) e o Kama (amor e os prazeres). Os três podem ser entendidos como virtude, riqueza e prazer. Este conhecimento uma vez adquirido possibilita a obtenção do sucesso no que empreender, sem tornar-se escravo das paixões, dando atenção ao Dharma, Artha e Kama. Vatsyayana fez a obra enquanto estudante religioso, empenhado na contemplação da divindade. Trabalho tal que deve ser estudado por todos. Apesar de não possuir registro da idade, a sabedoria transmitida não condiz com a experiência de um jovem, diante de tamanha profundidade. Acredito na imortalidade da alma, apesar de haver discussões, mas é inegável a imortalidade da genialidade, sendo o autor imortalizado diante dos escritos resistirem ao passar dos séculos.

Cris 05/02/2020

Ok
Ao contrário do que muitos pensam, é um livro que tem muito da temática relacionamento, amor, plenitude e realização.

Camila.Palma 04/08/2018

Não vamos pensar em sacanagem
Muita gente ao ver este livro já pensa que se trata apenas de posições sexuais mecânicas. Como se fosse um manual do sexo. Ledo engano. O Kama Sutra fala muito de relações, de amor e um caminho para se encontrar a plenitude e a felicidade.
Não só o sexo completa o ser, mas suas conquistas e sua espiritualidade.
Esta é uma leitura apaixonante, muito poética. Importante lembrar de seu contexto, da religião envolvida e da cultura onde está inserida a obra.
Recomendo para quem estiver preparado para uma experiência muito espiritual, de reflexao.