Penadinho: Vida

Penadinho: Vida

Resenhas - Penadinho: Vida

DAN LIMA 30/10/2020

História de amor e de muitas surpresas, que enriquecem esse protagonista ímpar.
Traz uma mensagem de que quando tudo está perdido, o milagre acontece e muda todo o panorama da história.
Aprendi nessa adorável história que: a vida não é curta, ela é somente um instante. Não deixe para depois. Pode ser tarde demais.
Recomendo a aquisição.
;-)
Jaqueline 30/10/2020minha estante
Essa é uma das minhas graphic MSP preferidas. Estou ansiosa para ler a outra do Penadinho!

DAN LIMA 30/10/2020minha estante
;-)

Mauricio (Vespeiro) 03/10/2017

A turma do cemitério em uma ode ao terror!
Obrigatório para os fãs do gênero, “Penadinho - Vida” é uma homenagem belíssima ao terror. Paulo Crumbim e Cristina Eiko criaram uma história fantástica que trata de um amor que transcende barreiras, desafiando os limites entre vida e morte. A paixão eterna entre Penadinho e Alminha. O clima noturno e sombrio foi fantasticamente concebido com traços que denotam cuidado extremo, uma aventura escrita e desenhada com o coração. O uso de luz e sombra é exemplar, o “brilho” dos fantasmas e dos reflexos que eventualmente aparecem é de encher os olhos. A diagramação é simples e agradável, combinada com a “fotografia” de cada quadrinho, cria um conjunto meticulosamente projetado para surpreender a cada virada de página. Beirou a perfeição e, se for para meter o bedelho, diria que só não a alcançou por não ter arriscado deixar todas as páginas com fundo preto ou escuro. Em algumas, o branco ofuscou o ambiente sinistro.

Roteiro e arte deliciosos, mas meu maior destaque vai para as empolgantes referências à cultura do medo, no seu mais amplo sentido. Não fiz uma investigação profunda em cada quadrinho, mas fui anotando o que reconhecia à medida que fui lendo a graphic novel. Já começa com o famoso “666”, onipresente em livros, filmes e músicas, incluindo a conhecida “The Number of the Beast”, do Iron Maiden. Logo em seguida, outra referência à Donzela de Ferro, quando aparece “dois minutos para a meia-noite” (“2 Minutes to Midnight”). Mais à frente apareceria também “corram para as colinas” (“Run to the Hills”). O humor refinado não dá tréguas. A figura mítica de Mr. Crowley logo aparece e com ele os demônios Amaimon (do mangá “Blue Exorcist”) e Pazuzu (o demônio que inferniza Regan McNeil em “O Exorcista”). Aliás, o quadrinho em que aparece a famosa cena mostrando a casa da família de Regan no filme foi um diamante encontrado no meio da história. Outra casa memorável que mereceu homenagem foi a de Norman Bates, de “Psicose”. E também “A Casa da Colina”, clássico de 1999, ganha espaço na festa. Vemos uma marcante encruzilhada mostrando as caras e a presença da Barca de Caronte. O poço de onde sai Samara de “O Chamado” também é utilizado, assim como aqueles olhos pretos escorridos que se tornaram clichê de terror nos anos 2000. Até o Homem Marshmallow, de “Os Caça-Fantasmas” teve seu lugar. Vi algo de Amityville e de Poltergeist e muitas outras referências (que imagino serem de games e/ou mangás) que não conheço. Haja coração, amigo!!

Extraordinárias as releituras de Penadinho, Zé Vampir, Muminho, Cranícola, Frank, Alminha, Lobi, Dona Morte, Dona Cegonha... Grande HQ!

Nota do livro: 7,87 (4 estrelas).
Simone.GAndrade 04/10/2017minha estante
Que legal, querendo a coleção da Graphic MSP, mas por enquanto os preços não ajudam :(((

Mauricio (Vespeiro) 06/10/2017minha estante
Simone, sempre monitore os preços na Amazon. Eles lançaram a coleção em capa dura e em capa comum. As edições em capa comum ficam em torno de 15 a 20 reais. E às vezes a Amazon faz umas promoções com descontos grandes em cima destes valores.

Fimbrethil Call 23/05/2015

Fofo
ah, eu adoro o Penadinho, e esse livro é muito fofo, além do desenho estar incrível, parece que ele e a alminha brilham mesmo.

Marco Linares 29/05/2015

Outra obra de arte
Vou começar dizendo que dentro da obra do Maurício de Sousa, a Turma do Penadinho é a minha favorita. Dito isso, minha expectativa para essa revista era muito alta, e a experiência já me mostrou que, quando se trata de HQs, isso costuma ser ruim. Porém, essa regra não se aplica aqui.
Assim como em "Laços" e na Graphic do Bidu, "Vida" é uma declaração de amor aos personagens e uma linda homenagem ao cinema oitentista.
A obra é recheada de referências a filmes, quadrinhos e séries da década de 80, mas essas referências não são jogadas só para os leitores ficarem procurando-as, elas estão no contexto da trama.
Os personagens clássicos estão muito bem representados, sem perder suas essências. A trama é bem construída, bem humorada e ainda apresenta uma quase reformulação/origem de um dos meus personagens preferidos.
Recomendo a todos a leitura e boa viagem na imaginação dos autores.

z..... 11/06/2015

O sétimo projeto das graphics MSP com a homenagem a Penadinho, na busca de sua amada Alminha para uma suposta despedida final. Não foi empolgante em minha leitura, com a estória apática e ilustrações que no geral escondem as personagens (exceto o casal protagonista), parecendo feias ou sem carisma. Não se encaixa em drama ou ação, nem no estilo "terrir" e o romance é muito fajuto, literalmente "sem vida". Foi a impressão que ficou com a leitura.

Norberto Silva 15/06/2015

Amor além da morte... Ou da vida.
Adorei essa revista, assim como as anteriores desse selo que é, para mim, o melhor da atual realidade dos quadrinhos nacionais.
Dito isso devo destacar que os desenhos e o roteiro deixam no chinelo muitos títulos de outros países e espero que mais e mais brasileiros possam ter contato com essas novas versões de personagens que nos acompanham a tantos anos.
Acho que o único ponto, não fraco, nunca fraco, mas que me incomodou um pouco foi a repetição do tema de busca por algo que se ama, também presente em Turma da Mônica - Laços e ainda mais em Piteco - Ingá, com esse segundo as ligações são muitas, indo do personagem que não quer admitir seu amor e só o encontra quando a amada se foi, à formação do grupo de busca e posterior grande batalha final.
Em nada esses detalhes diminuem a obra, pelo contrário, mostra que, mesmo com temas parecidíssimos é possível se fazer uma revista tão incrível.
Essa coleção é algo que irei guardar com muito carinho, deixando de herança para minha filha.

Marcos Faria 26/06/2015

Eu poderia criticar o vilão incompetente de "Vida", cujos esquemas malignos são destruídos com a facilidade de quem quebra um copo de vidro. Mas não era isso que realmente importava na história criada por Crumbim e Eiko. A aventura em si é o de menos. Assim como no igualmente bem-sucedido "Turma da Mônica: Laços", o que conta é a interação entre os personagens, desta vez da Turma do Penadinho. E nisso o álbum funciona bem, permitindo que o leitor se identifique com Penadinho e suas indecisões amorosas. A arte de Eiko contribui, acertando o tom macabro-fofo.

site: https://registrosdeleitura.wordpress.com/2015/06/21/penadinho-vida/

Lucas 13/07/2015

Algumas palavras sobre "Penadinho: Vida"
Lançado em maio de 2015 pela editora Panini, "Penadinho - Vida" é o sétimo título do selo Graphic MSP, selo que dá a oportunidade a novos artistas apresentar ao público uma nova visão dos personagens clássicos da Turma da Mônica, ou seja, uma geração que cresceu com os personagens de Mauricio de Souza tem agora a oportunidade de criar uma versão mais madura dos seus companheiros de infância. "Penadinho - Vida" (formato 19 x 27,5 cm, 80 páginas) é uma produção com roteiro e arte do casal Paulo Crumbim e Cristina Eiko, os autores de Quadrinhos A2.

Nesta história Penadinho recebe a notícia que Alminha irá reencarnar no próximo amanhecer, ao saber disso o protagonista da trama se vê desesperado pois nunca teve coragem de dizer à Alminha que ela é o amor de sua morte (ou vida?), porém em meio a confusão de tentar dizer isso para ela Alminha acaba sumindo! Logo, Penadinho e seus amigos do cemitério vão atrás de Alminha, que em breve será levada pela dona Cegonha para enfim ser reencarnada.

Só de ver a capa e folhear as páginas é possível notar o quanto a arte desta HQ é impressionante, o casal evoluiu muito desde o primeiro volume de Quadrinhos A2. Devido a história se passar em meio a madrugada qualquer sinal de iluminação é algo que chama a atenção do leitor, e eles souberam usar isso a seu favor, destaco a luz que emana dos fantasmas, o uso da iluminação faz com que o leitor sinta que o desenho está saindo para fora do papel. Os cenários do gibi é algo que também chama a atenção, a cidade abandonada em meio a madrugada faz qualquer paulistano que se preze se sentir no centro de São Paulo a noite/madrugada.

O design dos personagens não deixou a desejar, o traço caricato dos autores casou muito bem com os personagens. Algumas pessoas se sentiram incomodadas com a falta do formato de gota do Penadinho, por outro lado é uma atitude muito corajosa dos autores, pois foi uma forma de dar a sua ideia do personagem, que afinal, é o intuito do selo.

O roteiro é um pouco clichê, porém é trabalhado de uma forma divertida, somado isso a nostalgia, a HQ puxa o leitor para dentro da trama. Os autores trabalharam muito bem os personagens, focando a personalidade de cada um em um ponto, Penadinho é um típico garoto tímido e apaixonado, Zé Vampir é brincalhão, Frank é inocente e Muminho é o medroso da turma. Os personagens criados para o fundo da história apareceram pouco, mas suficiente.

Os antagonistas poderiam ter sido melhor trabalhados, em especial o vilão principal, os autores abordaram um pouco de seu passado, porém não convenceu ao todo, uma abordagem mais detalhada teria sido uma melhor opção, todavia é importante lembrar que os autores estavam trabalhando com um número limitado de páginas,o que pode ter sido a causa do ponto citado.

Apesar de alguns detalhes citados acima, "Penadinho - Vida" é sem dúvida uma ótima dica de leitura (com direito a uma grande surpresa no final), Paulo e Cristina fizeram um ótimo trabalho em Quadrinhos A2, em Vida não foi diferente. Você consegue adquirir a HQ em grandes livras e em lojas especializadas.

site: http://quadro42.blogspot.com.br/2015/06/analise-penadinho-vida.html

Rafael 04/08/2015

Sensacional
Mais uma excelente graphic novel da série Graphic MSP. Sempre curti muito as histórias do Penadinho, por isso estava muito ansioso para ler este. Os autores não decepcionaram, apresentando uma belíssima história de amor. Quem gosta de quadrinhos tem que ter essa obra em casa, assim como as outras edições da Graphic MSP é claro.

Tatah 04/08/2015

Isso aqui é tudo de bom: tem todo o teor das historinhas do Penadinho (que são as mais irônicas e engraçadinhas) e ainda essa pegada fofinha amor apaixonadinho nhom... ri alto em alguns momentos, fiz "oouunnn" em outros, sem contar a arte lindíssima. Sou só amor pela vida.. (hááá entendeu entendeu???? :D)

Shirlei.Satiro 14/08/2015

Uma noite de aventuras!
Penadinho é apaixonado por Alminha desde sempre, mas nunca teve coragem de se declarar ou mesmo de assumir esse amor. Porém agora o seu tempo ACABOU! Alminha vai reencarnar! Mas, logo depois dessa notícia ela some!
Depois disso vamos acompanhar as aventuras de Penadinho, Frank, Zé Vampir e Muminho por uma noite de buscas, reconciliações e descobertas.
Com participações especiais de: Aleister Crowley, Dona Cegonha e Dona Morte (Linda!) veremos se Penadinho consegue ou não se declarar á Alminha.
Agora a parte técnica: As ilustrações são maravilhosas e as cores foram muito bem escolhidas! Apaixonei pela estética do Zé Vampir (ele me lembrou um animê antigo da década de 70/80 chamado "Don Dracula", o que me deixou nostálgica e feliz).
Existem piadas pontuais que fazem você rir e acabam por amenizar (nos lugares certos) a tensão da estória, o que é legal, pois e partirmos da premissa original, o livro seria muito triste!
Deve dizer que a Graphic MSP voltou aos trilhos (depois da "derrapada" com Astronauta: Singularidade) de maneira extraordinária! Penadinho: Vida só não é melhor do que "Laços" e "Bidu: Caminhos" (minha opinião!).

MarcosMoreno 25/01/2024

Final Feliz
Uma história muito bonita e cheia de obstáculos para falar sobre sentimentos. Que a turma viva muitas outras aventuras juntos e fazendo muitos amigos. Essa história foi contada do ponto de vista, falando dos sentimentos por alguém. Como sempre, os sentimentos são importantes. Que bom que deu tempo de falar o que não se teve coragem de dizer.

Carol 07/09/2015

Para os apaixonados
Ao ler a premissa do álbum, já esperava ficar apaixonada pela historia, assim como qualquer bobona apaixonada pelas criações do Maurício. Felizmente, não houve desapontamentos.
Crumbim e Eiko conseguem interpretar o mundo criado por Mauricio de Sousa com um carinho e com uma pegada que conversa bastante com aquelas historinhas que somos acostumados a ler nos quadrinhos, de modo que o leitor não estranhe a "mudança da direção".
Os traços delicados de cada personagem que remetem aos mangas, o tom dark da HQ, o humor leve e a nostalgia que nela contem se misturam formando uma historia perfeita para ser devorada rapidamente e que ainda deixa uma sensação de quero mais. Pessoalmente, o único contra é o desenrolar final da historia, que parece um pouco corrido demais, porem isso é só um pequeno detalhe, nada que estrague o álbum como um todo.
No final, temos apenas uma historia de um casal apaixonado para contar a historia de outro casal apaixonado. Não poderia ser mais perfeito: delicado, engraçado e extremamente nostálgico. Ideal para quem sabe o que é estar apaixonado.

Sandra Flores 16/09/2015

Encanto
História perfeita, bem escrita é simplesmente contagiante. Se você está com algum tipo de receio em ler, perca- o e embarque com Penadinho e sua turma em busca do felizes além do pra sempre!

Adeilson 25/09/2015

Livro para colecionar.
A hq do penadinho conta como ele e sua turma resgatam a alminha e como ele lida com o amor que sente por ela. Essa edição em específica ( isto inclui a dos outros personagens) é perfeita para colecionar ja que o grande foco é a arte do desenho em si e a beleza da edição. Vale muito a pena ver essa nova roupagem que estão dando aos personagens da turma da Mônica.