O Coração Delator

O Coração Delator Edgar Allan Poe

Resenhas - O Coração Delator

Isawxxh 29/05/2023

Mt booomm!!
Um conto maravilhoso, a forma q Edgar Allan poe descreve os olhos assustadoramente azuis do velho e a loucura do próprio ao tentar e conseguir matar o velho e ao descrever a batida do coração do velho é esplêndida.

z..... 21/11/2015

A HQ está sensacional! Ilustrando bem o clima de tensão crescente do Poe e, em minhas impressões, trazendo a lembrança de "O Gato Preto", mas sem o sarcasmo e humor negro característico. Neste conto o protagonista parece mais paranoico e ensandecido com seus temores, sentindo-se desafiado e perseguido pela morte.
A arte é expressiva, com muitas angulações em close nos rostos e interessantes contrastes entre o claro e escuro. Penso que teria sido ótimo se fosse em preto e branco, apenas com a ressalva do olho azul.
Legal! Mais uma de minhas preferidas nas adaptações.

Key 07/01/2023

Assustador
Assistir a cena de um assassinato já é terrivel, mas imaginem estar na mente desse psicopata, é assombroso como a mente dessas pessoas funcionam, mas o final é prazeroso, a justiça foi extremamente rápida.

bvtrpdo 07/03/2022

muita loucura para tão poucas páginas
Sinistro. Não é um conto pesado mas é algo que pesa bastante quando paramos para refletir sobre o que lemos. Não tenho muito o que dizer mas é isto, não tenho tanto conhecimento sobre contos e clássicos mas sinto que posso ler qualquer conto desse homem não entender muita coisa mas gostar mesmo assim ksksks.

me deparei mais uma vez com um dos contos do meu colega Ed e dessa vez é para um trabalho da escola.. confesso que não estou acostumada com leituras sombrias como essas mas também não posso negar o quão interessante é.

Gleiciany.Florencio 06/08/2020

Para mim a hq não alcança o mesmo clima de suspense do conto e nem algo parecido, não dá para sentir as inquietações do narrador e seus temores. Não a considero ideal para novos leitores, como forma de apresentar Poe a elas, pois além de parecer que não é sua intenção ela se prende ao literal, seus quadros não dão margem a reinterpretações. Para quem conhece a estória a hq não apresenta algo novo.

Camila 16/02/2020

Primeiro conto de Alan Poe
Conheci o texto no Duolingo e fiquei tão curiosa que acabei procurando a versão original traduzida. Leitura fluida de uma autor clássico. Vale a pena :D

Mauricio (Vespeiro) 05/04/2018

No one knows what it's like / to be the bad man / to be the sad man / behind blue eyes
Farol HQ é um selo da Editora Farol Literário. Em 2014, a editora lançou uma mini-coleção com quatro contos de Edgar Allan Poe em versões para HQ. São vários artistas fazendo as adaptações e ilustrações, sempre com a tradução de Cassius Medauar. Cada edição conta com 72 páginas, com ótimo acabamento, papel de excelente gramatura e uma impressão de altíssima qualidade que ganha destaque num projeto gráfico em que as cores são quase como personagens das histórias. Aliás, essa é uma característica digna de nota. Em “A Queda da Casa de Usher” (verde), “O Poço e o Pêndulo” (amarelo), “Assassinatos na Rua Morgue” (vermelho) e “O Coração Delator” (azul), as cores são exploradas de forma estratégica, carregando informações, alterando o clima e acrescentando elementos que dão suporte à narrativa. Os contos são, em geral, foram hiper-resumidos, deixando lacunas importantes, o que compromete bastante a profundidade do suspense, característica fortemente presente no estilo clássico de Poe.

Com uma trama muito similar ao conto “O Gato Preto”, em “O Coração Delator” (ou “Revelador” ou “Denunciador”, dependendo da versão), Poe conta a história de um homem que mata o velho com quem vive por não suportar olhar para seu olho cego. Em um angustiante monólogo, apesar de alegar sanidade o tempo todo, o narrador oscila entre a loucura e a lucidez. Após enterrá-lo sob o assoalho, recebe a visita de dois policiais que revistam a casa sem encontrar nada. Mas a consciência às vezes pode não ser tão silenciosa... O conto foi originalmente publicado em 1843. Divirta-se com várias animações que podem ser encontradas no YouTube, procurando por “The Tell Tale Heart”.

Estranhamente, essa edição da coleção possui um acabamento mais pobre, trazendo páginas com fundo branco (as outras três têm fundo preto) e papel com gramatura muito mais leve. Segundo consta, Poe baseou-se num caso real, ocorrido em Massachusetts (não peçam para o Moro falar!), em 1831, para escrever sua história. Benjamin Harper e Dennis Calero fizeram uma ótima adaptação para a linguagem dos quadrinhos. Apesar de resumida, a adaptação consegue recriar o clima de suspense e transformar o leitor num cúmplice silencioso do crime.

Nota do livro: 6,75 (3 estrelas).

Coruja 31/03/2016

Começando o feriado (AMÉM, IRMÃOS, ALELUIA!) com Edgar Allan Poe. Nada como um pouco de crime e insanidade para iniciar os trabalhos, não é mesmo?

Embora eu tenha mais uma antologia de Poe em casa, decidi ler apenas os meus favoritos e aqueles que a crítica considera mais importantes - Poe é um autor bastante prolífico e teria material para passar uns bons meses só com ele no desafio

O Coração Delator é uma narrativa bem curta, mas carrega bem cada parágrafo: Poe consegue criar uma intensidade sufocante com cada palavra controlada. Você consegue ouvir esse conto em sua mente num tom ofegante, confessional e imaginar cada cena descrita pelo protagonista.

Claro que o objetivo de nos convencer que não está louco passa bem longe do que o narrador consegue fazer. O tom de culpa e paranóia delirante predomina nessa história. O mais incrível é perceber como Poe consegue construir e nos envolver de maneira tão profunda na história.

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2016/03/1-ano-365-contos-marco.html