Por Quem os Sinos Dobram

Por Quem os Sinos Dobram Ernest Hemingway

Resenhas - Por Quem os Sinos Dobram

Edu 07/04/2024

O peso da simplicidade
Um plano: explodir uma ponte. Um protagonista, o combatente Robert Jordan, que vai fazer de tudo ao seu alcance para executa-lo.

Aqui temos uma história simples. Depois de 670 páginas, você percebe o quão é difícil escrever uma história simples e, ao mesmo tempo, pungente.

Entre tantos livros que fazem malabarismos narrativos para tentar nos impressionar, este se diferencia por ser direto, franco e pesadamente cru.

Será se a gente realmente precisa de tantas reviravoltas para termos uma obra marcante? "Por Quem os Sinos Dobram" prova que não. Obrigado.

Juliara.Hoffmann 04/04/2024

Eles dobram por ti ?
Este foi meu primeiro Hemingway e, sem dúvida, é uma escrita muito bem elaborada, intimista, que nos ensina muito sobre o operar da consciência humana.

O livro de 600 páginas conta a história de apenas 3 dias da vida de um guerrilheiro norte-americano em uma operação durante a guerra civil espanhola. E o autor tem propriedade no assunto já que realmente participou como voluntário nesse evento histórico.

Ao contrário do que possa parecer, a leitura não é enrolada ou massante pois somos transportados pro lugar mais íntimo de cada um dos personagens, aquele onde habita nosso juízo moral despido de qualquer pudor.

'Por quem os sinos dobram' tem seu título baseado no poema do pastor John Donne, na obra Meditações: "Quando morre um homem, morremos todos, pois somos parte da humanidade". E este é o tom da obra, nos mostrando que a guerra é cruel para todos, que não existem exércitos bons ou maus, todos cometem sua parcela de atrocidades, provando que em uma guerra nunca há vencedores.

Portanto, "não pergunte por quem os sinos dobram, eles dobram por ti

ViniciusQBastos 02/04/2024

Livro Foda
Livro Foda, vou fazer uma tatuagem para ele. O final eh meio sus mas esperava isso do autor, mas tem muito de mocinho contra vilão

Jespherd 24/03/2024

Ótimo, mas a escolha pela história de amor na guerra?talvez?
Quando nos deparamos com uma delimitação pré-definida da realidade, as histórias se tornam meros mecanismos de concretização de valores já conhecidos. Não há espaço para grandes surpresas porque a História e seus mecanismos tratam de liquidar outras possibilidades de grande escopo.

Situada temporalmente no período franquista na Espanha, a obra aborda a trajetória de um jovem inglês (Robert) com treinamento em explosão de bombas, cuja unidade o manda em uma missão para auxiliar um grupo antifascista a destruir uma ponte no território alvo de tensão.

Imerso em um cenário constantemente hostil e abordando os preparativos para o evento, acaba conhecendo a jovem Maria, sobrevivente dos ataques, tão agredida e violentada, que sofrera um certo processo de desumanização, somente interrompido pela dura Pilar, mulher do líder Pablo, do bando.

Enquanto o amor desenlaça seus nódulos em um contexto improvável, os pensamentos de Robert questionam os valores, as óticas deturpadas vigentes, as atitudes dos homens e mulheres, o misto de esperança e desesperança que contém a fagulha que rege os humores daquela gente e as vívidas reconstruções de Pilar, que parece ter transitado centenas de vezes entre os vivos e mortos daquele estranho universo.

?Por Quem os Sinos Dobram? é, por vezes, revoltante, violento, romântico e empolgante, mas também enfadonho em uma boa parte. Os personagens ríspidos e dispostos ao combate e ideias fixas possuem um baixo espectro de emoções para gerar empatia e a história se conduz mais por momentos de ação muito bem escritos e da progressiva integração de Robert com Maria que com subtextos sugeridos e potenciais discussões para além da guerra, que soam secundários.

Richard Alves 04/03/2024

Foi quando eu aprendi a ler livros para gente grande
A primeira leitura que fiz foi quando me imaginava com um quê de escritor. Li pois achava que tinha que ter lido, sem qualquer noção do tamanho e impacto do autor. Li de forma arrastada e me debatendo até a metade, e depois senti que a história finalmente me atraiu. Finalizei chocado, pois realmente senti que era algo bom. Os anos se passaram e reli novamente, quase uma década depois. A profundidade da narrativa, entregue em frases e pequenas reflexões de forma despretensiosa, entrou nessa casca que a vida vai criando e passei realmente a apreciar esse clássico, ainda que meio a contragosto rs

Maristela 08/02/2024

POR QUEM OS SINOS DOBRAM ~ página 547

"Quão pouco sabemos do que há para saber. Gostaria de ter uma vida longa, em vez de morrer hoje, pois aprendi tanto sobre a vida nestes últimos quatro dias, muito mais, eu acho, do que em todos os anteriores. Gostaria de me tornar um homem velho e verdadeiramente sábio. Tenho curiosidade de saber se a gente segue aprendendo, ou se há um certo limite de aprendizagem para cada homem. Pensei que soubesse tantas coisas e na verdade não sei nada. Queria ter mais tempo.

Cesar Garcia 02/02/2024

Detalhado e tocante
O livro conta a história de um soldado norte americano durante a Primeira Guerra Mundial em uma missão na Espanha.
Robert Jordan se envolve com os habitantes locais que estão ajudando a lutar pela república e tem a missão de explodir uma ponte.
Nós acompanhamos os pensamentos e os preparativos para essa missão em uma descrição interessante sobre a guerra.

Marcos 26/01/2024

Então...
Ao contrário de algumas resenhas que li, não foi o livro transformador para mim que muitos disseram ser para eles.
A perspectiva do livro é muito pessoal, por mais que haja pensamentos de outros personagens, fica focada na visão de Robert Jordan. Além disso, o personagem não me pegou muito. Parecia muito o "herói americano" (tanto que ele era americano e, se tem um negócio que é contraditório é um americano lutando ao lado de socialistas e anarquistas - por mais que o contexto da época abrisse margem para isso, ao contrário de hoje).
Quanto a história da guerra, é boa mas se tornou plano de fundo do romance adolescente de Jordan e dos casos de família com Pablo. E olha que Pablo, Pilar e Anselmo me pareceram personagens melhores que Jordan. Justamente porque seus defeitos e medos eram mais concretos, ao contrário do que achei de Jordan. Parecia um herói que o autor não quis correr muito risco de arranhar seu heroísmo.
Não é que o livro seja ruim ou superficial, mas não me conquistou.

Leticia2513 17/01/2024

Muito bom!
Sempre pensei que este livro fosse tedioso por narrar uma conflito de uma guerra, mas me enganei! É muito bom, eu recomendo a todos, tem muitos diálogos e dependendo do seu entusiasmo pode lê-lo bem rápido!?

ABANDONADOPORVOCE 10/01/2024

Emocionante
Hemingway despejou todo seu talento e toda sua genialidade nesse livro, a partir deste podemos ver do que o autor é capaz, consegue criar uma história que se torna interessante em todo o livro, personagens inesquecíveis e cheios de personalidade, é possível captar bem a mensagem que o autor quer passar ao longo de toda sua bibliografia, a luta honrada do homem contra a natureza e as convenções maiores que o ser.

Marcos Aurélio 31/12/2023

A morte sempre vence na guerra
Quanto mais leio Hemingway, mais me apaixono pela escrita. As frases curtas, construções claras, poucos adjetivos. Descreve sem descrever, sutil.

Apesar de constar em várias listas como um dos melhores de Hemingway, o livro não ficou entre meus preferidos. Continuo com, "O velho e o mar", "As ilhas da corrente", e "Ter e não ter".

Hemingway narra a história de Robert Jordan, que recebe a missão de explodir uma ponte próxima a Segóvia, durante a Guerra Civil Espanhola.

Durante três dias e três noites, Jordan precisará se ambientar com os guerrilheiros escondidos numa caverna na montanha, persuadi-los a ajudá-lo e conquistar sua confiança.

Jordan é recebido no bando de Pablo, mas logo descobre que Pilar é quem comanda o bando. Em meio ao ambiente caótico da guerra,o "inglês" conhece Maria. Se afeiçoa não apenas por ela, como por Anselmo, seu primeiro contato. O tempo é curto, entre lembranças do pai, do avô, do passado recente e um vislumbre do futuro, ele tenta manter-se firme em seu propósito.

A guerra é sempre um sonho de liberdade para uns, poder para outros. Vida, morte e esperança. De um lado os fascistas, de outro os republicanos. Jordan em seu trabalho quer romper o laço que une, pelo menos fisicamente, estes dois grupos. E, depois viver o sonho da república ao lado de Maria, bem longe dali.

Hemingway retrata as atrocidades cometidas pelos dois lados de uma guerra. Não há vencedores, a morte sempre vence as batalhas, e Jordan tentará ludibriá-la.

Mari 30/10/2023

Gostei
Li para a faculdade por causa do contexto histórico. Gostei muito, mas acredito que era muito jovem para entender todas as nuances da narrativa.

Tina 11/08/2023

Belo e tocante como só Hemingway sabe criar
Robert Jordan é um americano que luta na Guerra Civil Espanhola ao lado da República, como guerrilheiro. Especialista em explosivos e bombas, ele é convocado para uma missão: explodir uma ponte em uma região específica, durante uma ofensiva realizada pela República contra o governo totalitarista de Franco. Para concluir a missão, ele recebe a ajuda de guerrilheiros que se refugiam nas proximidades da ponte, que serão seus aliados nessa empreitada. Pablo, Pilar, Anselmo, o cigano, Maria. Todos na luta pela libertação da Espanha, ansiando por dias melhores. Ao acompanharmos o desenrolar da missão de Robert, notamos uma transformação em seus pensamentos no que diz respeito à explosão da ponte. Planos, mapas, estratégias, e um amor descoberto no meio do caminho. Junte tudo isso com o sonho de um futuro melhor, cheio de desejos que qualquer um na idade dele tem. Os obstáculos, as dúvidas, as perguntas..."mas será que dará certo? Estou no caminho certo? E o futuro?" "Ah, mas cala-te, deixa de pensar bobagens e coloca mãos à obra para concluir tua missão"! Conhecemos os pensamentos do nosso protagonista de forma límpida e profunda, numa escrita envolvente que nos emociona. Ernest Hemingway, o autor das poucas palavras, faz jus a esse título e nos presenteia com uma obra de fácil entendimento e, ao mesmo tempo, que deixa profundas marcas. Sem floreios, ele diz o que quer, com uma simplicidade tocante. Importante e reconhecida como é, essa obra de Hemingway carrega muitos dos louros de sua fama, e como leitora assídua eu não poderia deixar de conhecê-la e admirá-la. Em 2016, ainda na graduação, um professor citou o livro em aula e perguntou quem o conhecia. Eu fui a única que levantou a mão, ainda sem ter lido para dar meu parecer. Hoje eu sei o porquê de ele o ter mencionado, e posso dizer que correspondeu às expectativas depois de tantos anos ansiando pela leitura. Sem contar quão belo e emocionante o final da história é.

"[...] Não se engane sobre amar alguém. Porque a maioria das pessoas não tem a sorte de sequer descobrir o amor. Você nunca teve essa chance, e agora a tem. [...] Sempre existirão pessoas que dizem que isso não existe, porque nunca o conheceram. Mas eu lhe digo, isso é verdadeiro, é seu e é sua ventura, mesmo que você morra amanhã".

Fabio.Fatori 24/06/2023

Os sinos dobram por ti
Leitura fácil, com bastante diálogos.
O livro traz um romance ambientado na guerra civil espanhola protagonizada por Robert Jordan, um americano chamado de inglês, que se apaixona por Maria, uma republicana sofrida pela guerra. A história mostra o quando a humanidade pode ser barbara, tanto do lado republicano quanto o fascista, seguindo ideais as vezes impostos, e quando toma proporções maiores, os ideais as vezes nem são mais lembrados e torna uma vingança pelo que fizeram com suas famílias, amigos e conhecidos.

Italo139 02/06/2023

A cara as entre linhas são complexas eu li mais n entendi mt bem o livro e otimo tlvz eu q seja mt lerdo