Kulti

Kulti Mariana Zapata

Resenhas - Kulti

Carla1177 04/05/2015

Desenvolvimento absolutamente perfeito!
Segundo livro dentre os três que a autora americana Mariana Zapata escreveu que eu simplesmente amei! E pelo o que eu já percebi, ela não é uma autora de poucas palavras. Como ela é indie, os livros dela são gigantes! É coisa de mais de 400 páginas. Outra característica, que eu percebi é que os romances delas não são do tipo "amor a primeira vista", pelo o contrário, a autora trabalha a história e os personagens. Ela realmente monta uma trajetória bem bacana na qual os personagens se conhecem, criam um vínculo e disso pouco a pouco vão se abrindo um para o outro e se apaixonando.

E para mim, esse é o melhor tipo de história, porque você realmente se envolve a fundo com o livro. E sim, muitas vezes - o que até é o caso desse livro - o desenvolvimento do romance acaba sendo devagar, então precisa se ter uma certa paciência.

Esse livro também me chamou muito a atenção por uma outra característica que eu nunca antes tinha visto em um livro. Kulti tem como plano de fundo o esporte, e o esporte escolhido pela a MZ foi o futebol. E eu como uma boa brasileira que ama futebol, fiquei bem intrigada. Afinal de contas, uma americana narrando sobre futebol que pouco faz parte da cultura do País!? Confesso que inicialmente, achei que ela fosse Argentina ou com alguma descendência, porque ela focou bem no futebol Argentino e no Alemão e nada do Brasil rsrs mas enfim, foi interessante.

Sobre o que é o livro?! Essa é a história da Sal que desde pequena sempre admirou um jogador de futebol Alemão, e por causa dele, resolveu também se tornar jogadora. Quando adolescente ela não só o admirava, mas também era apaixonada e sonhava em um dia se casarem. No entanto, um dia ela se decepcionou com o Kulti e logo tratou de enterrar todos esses sentimentos. Bom, 10 anos depois, já uma mulher completamente madura,
a Sal acaba conhecendo o Kulti quando ele se torna o novo assistente técnico do seu time. Mas ele se prova ser muito pior do que ela imaginava, até que eles vão pouco a pouco e de formas bem tortas se aproximando. Eventualmente, acabam se tornando grandes amigos e dessa amizade acaba surgindo uma paixão secreta para ambos os lados.

Ele me irritava, mas eu também ficava irritada comigo mesma por deixar a atitude dele me incomodar. - Sal

Essa história é realmente bem legal. A gente consegue acompanhar pelo o ponto de vista da Sal todas as fases desse relacionamento. Logo, a gente acaba sentindo na pele tudo o que ela sente. E como ela é muito cega em relação aos sinais que ele dá, a gente também acompanha o que ele vai sentindo pelas as coisas que ela narra sobre ele, mas que ela mesma não entende. A graça nesse livro está justamente em como duas pessoas tão diferentes - e ele no caso tão seco e reservado - conseguem lidar um com o outro!? Eles encontram vários percalços pelo o caminho.

Você é a coisa mais honesta e boa que eu já tive. Não vou negar mais isso.

Enfim, eu recomendo esse livro 100%. Ele realmente tem um começo devagar do qual muita gente não teve paciência, mas eu digo pra vocês, quando as coisas começam a deslanchar, ai a gente passa a ter a sensação de que não poderia ficar melhor. E como disse antes, gosto dessa construção gradativa e da conquista de cada pequena coisa. Não curto muito histórias de amor instantâneo - embora haja algumas exceções -, porque não acredito muito que isso aconteça e, logo tenho a sensação de ser algo um pouco falso. O que não é o caso desse livro.

No entanto, infelizmente, esse livro não foi publicado no Brasil e eu honestamente não sei se existe tradução independente dele pela a internet. Eu mesma o li em inglês e comprei o e-book na amazon (link na descrição).

site: https://carlasbookblog.wixsite.com/carlasbookblog/post/review-kulti-mariana-zapata
Flávia 02/07/2018minha estante
Amei esse livro :)

CAcia.Correia 07/05/2020minha estante
Existe pela internet em tradução portuguesa . Já li baixabdonpela net.

Gabi sz 27/01/2021minha estante
Quantos anos eles de diferença ? Tô com receio de ler por conta disso kkkkk

Larissa 07/06/2021minha estante
São 13 anos de diferença ela tem 26 e 39

Dea Campodonico 25/06/2022minha estante
É o que mais gosto na autora, o desenvolvimento da relação, as pessoas não se olham e já se amam, elas vão se conhecendo.

Carla1177 02/08/2022minha estante
Exatamente, Dea! Faz toda a diferença.

Ester479 02/01/2022

Primeiro do ano
Faz meses que estou enrolando pra ler esse, não porque achava que não ia gostar, mas porque, com esse, só tinha 2 livro da Zapata que eu não tinha lido. Muito triste "dizer adeus" (irracional, mas é o que eu sinto, quando penso sobre).
Eu não sei como ela faz, gente. Todos os livros dela têm a mesma proposta: um slowburn, onde o casal vai construído uma relação, antes de iniciar o relacionamento de fato (tô falando, de ÀS VEZES, ter um beijinho meia boca, perto dos 90% do livro). E sempre com a dinâmica familiar (seja de sangue, ou amigos). Enfim, todos têm a mesma "base", e mesmo assim, cada um é único, e especial do seu jeito.
Como sempre, Mariana trazendo o amor por esportes, que eu me identifico muito. Dessa vez foi o futebol, o verdadeiro kkkkkkkk.
O casal é o típico sunshine/grumpy. Eu adorei a personalidade da Sal: simpática, educada, e com um temperamento forte. O Kulti, só tem temperamento forte mesmo kkkkkkkkkk.
Achei que podia ter tido um pouquinho mais de desenvolvimento com as amigas, mas principalmente com o irmão (queria um encontro pessoalmente...).
Juro gente, muito apaixonada. Principalmente nas últimas "revelações" no final.
É claro que tem coisas que me incomoda nos livros dela, alguns pensamentos/falas dos personagens não são aceitáveis, mas foi impossível não amar a escrita dela, e o tipo de relacionamento que ela escreve.
Enfim, gente, só leiam, sério. Qualquer um da Zapata.
Estou muito triste, porque agora só tem mais um livro da autora pra eu ler. E eu, provavelmente, vou esperar pra ler, já que prevejo muito tristeza, se eu não tiver mais nenhum dela pra ler. Por favor, lança logo o que você tá escrevendo, Mariana, te imploro.
Beatriz3345 03/01/2022minha estante
aiii amg quero MUITOOO ler esse livro, sua resenha só me incentivou

Siane 03/01/2022minha estante
Já tenho dois dela na lista pra esse ano e esse já entrou tbm ?

Ester479 03/01/2022minha estante
Que bom, Pereira. Cumprindo meu objetivo, aqui no skoob, que é: fazer as pessoas cadelarem meus livros e autores favoritos, de tanto que eu planfeto. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Ester479 03/01/2022minha estante
Ai amg, eu sou bem suspeita pra falar. Amo a Mariana. Vi que é Lukov (um dos meus favoritos) e A Muralha de Winnipeg e eu. Não é por nada não, mas se você gostar dos personagens, Zac e Diana, que aparecem em a Muralha, eles têm livros próprios... e são os meus outros 2 favoritos. Super recomendo KKKKKKKKKKKK. Zac é o interesse amoroso da principal de Hands Down (sou tão apaixonada nele), e a Diana narra o dela, que é Wait For It.

scar5 03/01/2022minha estante
amiga depois que você terminar você só fica espero novos livros e fica com uma vontade louca de reler eles. qual falta?

Ester479 03/01/2022minha estante
Eu sei, já tenho vontade de reler a tempos KKKKKKKKKKKKKKKK. Falta esse: Rhythm, Chord & Malykhin. To triste, só mais um ?

scar5 03/01/2022minha estante
simm, você já tá sentindo ??? esse é bem gostosinho amg

Siane 03/01/2022minha estante
Eita amiga, a lista aumentou muito ??, vou ler esses primeiros e depois vejo se leio os outros, mas acho que vou gostar sim ?

duda 07/02/2022minha estante
sou cadelinha dos livros dela desse jeitooo, tô louca pra ler esse

Ester479 07/02/2022minha estante
Ai Duda, sou muito cadelinha da Zapata. Sério, se ela escrever uma lista de compras, eu leio.

duda 08/02/2022minha estante
eu tbm, já li 6 livros dela, e amei todos, mas o meu favorito é De Lukov, com Amor. definidamente perfeitoooo

Ester479 08/02/2022minha estante
Pra mim, Lukov empata com Eait For It e Hands Down. Todo meu amor por esses três. Três favoritos da vida ??

duda 08/02/2022minha estante
desses eu só li Lukov, estou louca pra ler Hands Down, amo o Zac

beatriz 01/03/2022

grow some balls, casillas!
tem um motivo pela qual a mariana zapata é a rainha do slow burn e com RAZÃO. ela é simplesmente a única que me faz esperar praticamente 500 páginas por um beijo, uma declaração, qualquer. sem contar que ela consegue me prender de uma maneira inexplicável.

nesse livro temos SALOME CASILLAS como personagem principal e ela é uma jogadora de futebol incrível e MUITO engraçada. o pai dela é o maior fofo do mundo e super fã de REINER KULTI, jogador o qual a Sal também era/é fã. então esse jogador está aposentando e vai treinar o time dela. AI JA VIRAM NÉ?! Eles começam em um pé de guerra, brigando um com outro toda hora porque o Kulti é um ogro monossilábico.

No entanto, a confiança e amizade que eles criam ao passar dos capítulos é a coisa mais linda de se acompanhar. Eu simplesmente amo essa trope de que o casal vira melhor amigo antes de um casal propriamente dito. Eles passaram a se conhecer também, notar as pequenas oscilações de humor de cada um, as conversas, os momentos que ajudaram um ao outro... tudo.

O fato de que ele sempre deixou claro que acredita na Sal e que ela é uma jogadora incrível, que ela nunca deveria desistir e sempre lutar por ela mesma me deixou de coração quentinho. Sério, foi muito bom ver o desenvolvimento da relação dos dois até tudo se amarrar lá pelos 95% do livro. Eu acabei tirando 0,5 estrela porque acho que se o livro tivesse POV do Kulti também ia ser superior. Enfim, recomendo MUITO a leitura. (queria dizer que zapata entregou muito no hot hein?! preparem-se).

Nina 21/05/2022

Mariana Zapata, eu te amo!
Sou oficialmente a criadora do clubinho de viciados nos romances da Mariana Zapata.
Mais uma vez a mulher entregou tudo em um romance perfeito.
Fico pasma como a Zapata consegue criar personagens femininas tão maravilhosas.
A Sal é uma mulher incrível, resiliente e uma atleta maravilhosa.
O slow burn é super bem construído e é apaixonante acompanhar a relação do Sal e Kulti sendo construída. A cumplicidade e química entre os personagens é simplesmente incrível de se ler.
Minha única reclamação é que sinto falta de um pouco de profundidade nos personagens masculinos. Mas isso não atrapalha a história em nada!
Kulti é um livro com uma história linda sobre companheirismo, resiliência e lealdade. Consegue apresentar muito bem esse universo futebolístico e todas as suas questões sobre as diferenças gritantes de tratamento entre o futebol feminino e masculino.
"Você é minha melhor amiga, meu amor, minha companheira e minha companheira de equipe. Você terá uma equipe comigo onde quer que estejamos, com o que quer que estejamos jogando"
Simplesmente rendida por Reiner Kulti.
Mais um favoritado!
Garota book 21/05/2022minha estante
Esse é o próximo livro que eu quero ler dela. Sem palavras para a sua escrita ?

Nina 21/05/2022minha estante
Leia! Você não vai se arrepender. Sou super fã da Zapata. ?

Elizabeth.Neves 18/06/2022minha estante
Se tiver vagas abertas para o clubinho de viciados nos romances da Marina Zapata eu quero entrar, pq eu amo esse livro e outros dela.

Nina 18/06/2022minha estante
Kkkkkkk eu tenho que criar esse clubinho, mas não sei onde.

Mariana 16/12/2022

Mesma história :(
Terceiro livro da Mariana Zapata que eu leio, e sempre que quero uma leitura leve e divertida busco nos livros dela. Porém fiquei super decepcionada. O livro é bom não é ruim, mas é apenas um cópia de todos os outros.
Kukti ignora Sal por 200 páginas (não tem um diálogo entre eles, por fucking 200 páginas) pra nas últimas dez páginas eles ficarem juntos. Exatamente igual todos os outros livros dela! Decepciona demais esse roteiro.
Enfim, acho que vale mais a pena ler: Com amor, de Lukov e a Muralha de Winnipeg. São muito melhores e tem uma história por trás.

(Mas o roteiro é igual nos três livros)
zitsõl 16/12/2022minha estante
também nao gostei desse aí, mas lê wait for it dela que é MUITO bom

Mariana 16/12/2022minha estante
Obrigada Nicolly, vou procurar! ??

Rafinha 23/12/2022minha estante
simmm Wait for it é um dos melhores!!!Juro

Mariana 16/01/2023minha estante
Muito obrigada pela dica, realmente wait for it é incrível e traz a Vanessa e a Sal de volta, sério eu amei!

Rafinha 20/01/2023minha estante
??

stefanny47 12/04/2022

schnecke
Sou muito fã de futebol, então o livro me atraiu de primeira, gostei muito de como ela fala do futebol feminino e das dificuldades da protagonista num esporte majoritariamente masculino.
Foi o slow burn mais lento que ja li na minha vida, eles deram o primeiro abraço quase em 80% do livro, o que deixou a leitura um pouco devagar pra mim, mas eu adorei.
A Sal é maravilhosa, ela tem uma natureza muito gentil e pensa sempre no coletivo e no bem estar de todos, ela me ganhou de primeira. Diferentemente da jogadora, achei o Kulti um baita pé no saco no começo, mas ele me conquistou aos poucos conforme agradava as pessoas importantes pra Sal. Amei a declaração dele no final e o epílogo.

Laryssa 01/03/2023

Sem palavras!
Estou sem palavras para descrever o que foi a sensação de ler esse livro, mesmo com as suas mais de 600 páginas eu não consegui parar de ler do início ao fim. Temos um slow burn de respeito, mas que vale a pena a acada capítulo. Eu sempre fico triste quando os personagens não são desenvolvidos do início ao fim ou que o final seja rápid demais MAS esse livro comsegui ter tudo o que queria. Ver a relação ser construída é tudo para mim.
Amei e favoritei.
Ester479 01/03/2023minha estante
Mariana Zapata né, não tem outra igual, só ela mesma ?

Laryssa 01/03/2023minha estante
Eu to apaixonada pela escrita dela, já procurando outros livros dela para ler!

Ester479 01/03/2023minha estante
Já li todos, e mesmo o livro que eu não gostei do casal (Under Locke) eu ainda dei 4 estrelas, pq é muito bom

Laryssa 01/03/2023minha estante
Então super vale a pena, para chegar em 4 ??, eu ja coloquei o próximo da lisa. A Muralha de Winnipeg e Eu

aidenesla 01/02/2022

you are my best friend, my love, my playmate & my teammate
muito bom cara, esse livro realmente superou minhas expectativas. eu amo demais a escrita da mariana zapata, pq mesmo com um livro enorme, você nem percebe o tempo passando. confesso que no começo é um pouco difícil de te prender, mas depois a história passa num instante.

o kulti me conquistou facilmente, assim como a sal. quando ao casal, eles são simplesmente perfeitos. nada a reclamar. se você não gosta de slow burn, esse livro não é pra vc, caso ao contrário eu recomendo demais!!!

(estou no aguardo dos meus crushs de infância se apaixonarem por mim

itsmetaiane 11/10/2022

?Não fiz uma única coisa na minha vida para te merecer, schnecke, mas nunca vou desistir de você, e não te deixarei desistir de mim.?

li bastante resenhas negativas desse livro, falando que ele era muito parado e sem graça, mas eu gostei??? não sei se é o slow burn ou o desenvolvimento da amizade do personagens antes do relacionamento amoroso, mas eu simplismente amo a maneira como a autora desenvolve as histórias dela. o kulti era um mala, mas depois que eles começaram a ser amigos eu fiquei totalmente cadelinha deles. esse negócio de treinador e jogadora também me pega muito. concordo que ela deixou bastante pontas soltas, como o desenvolvimento da sal com o irmão e com a irmã mais nova, sobre o conflito com a amber, o desfecho das pipers, mas mesmo assim não consigo dar nota baixa por isso. a tradução de centavos também atrapalhou um pouco, pretendo reler quando sair traduzido por alguma editora, mas por agora fiquei apaixonadinha assim como fiquei nos outros livros dela. 100% cadelinha dos livros da mariana zapata ?

thaisvanine 19/06/2022

O slow mais slow de todos
É um inimigos-amigos-melhores amigos- amantes. Definitivamente o slow burn mais demorado que ja li. É um livro de 500 páginas, com uma construção de personagens impressionante, a autora arrasta a história de uma forma que não fica cansativa, muito pelo contrário, fazendo você se apaixonar pelos personagens a cada cena. O romance acontece apenas nos últimos 10% do livro e inicialmente eu fiquei muito frustrada em relação a isso, mas ao final você percebe que o desfecho valeu a espera. Se você é impaciente igual eu, persista um pouco mais que vai valer a pena!

vick calvet 15/07/2021

simplesmente amei
construção do romance: 4/5
química: 3/5
desenvolvimento dos personagens: 5/5
escrita: 5/5

NÃO SEI COMO A MARIANA ZAPATA CONSEGUE ESCREVER 580 PÁGINAS DE SLOWBURN, MAS ELA CONSEGUE.
Esse livro é ótimo, romance e personagens muito bem construído, uma escrita que te da vontade de nunca largar o livro, é completamente viciante e personagens coadjuvantes perfeitos. É realmente o tipo de livro que você não quer soltar, com uma personagem feminina muito forte e real e um personagem masculino totalmente cadelinho da patroa. Amei esse livro, amei esse romance e amei esses personagens, meu sonho era ter um pouquinho do ponto de vista do Kulti e isso é basicamente a única coisa que faltou pra mim (e talvez um pouco mais de tensão sexual no miolo do livro, mas a bonita da Mariana Zapata não brinca em serviço quando vai escrever um SLOWburn).

star 10/01/2022

Sal e Rey?
Ok, bem, tem um pouco daquela coisa: Imaginem que loucura seu amor platônico de infância e estrela dos gramados virar seu melhor amigo e ainda nutrir alguns sentimentos por você? Kkkk bem diferente de tudo que tinha lido...

A autora conseguiu construir personagens incríveis, tanto os principais como os secundários e também conseguiu passar longe de todos os clichês possíveis. Sal definitivamente entrou pra lista das minhas personagens favoritas, ela é uma daquelas personagens que a gente quer ser quando crescer. Forte, inteligente, decidida, com um senso de discernimento fantástico e com o melhor humor e mesmo quando ela está puta da vida ela tem as melhores respostas.

Kulti, bem.

Enfim, ele é um bom personagem, mas eu senti falta de uma POV dele, pra tentar entender um pouco melhor o que se passava naquela cabeça alemã. Porque além dos momentos fofos dele e dos momentos protetores e ataques de ciúmes, ele é um livro em branco. Ok, ok, eu peguei mais coisas sobre ele durante a história, mas ele é apenas aquele tipo de personagem que precisa de uma POV, então, fica a dica Zapata ?

Eu também senti falta de um confronto entre Eric, o irmão da Salamandra e o Kulti, acho que precisava de um encerramento, já que o cara quase acabou com a carreira do irmão dela. E não vi nada sobre qualquer continuação.

EU SUPER RECOMENDO, LEIA OK? ??

"Eu faria qualquer coisa por você. Mentir, enganar e roubar. Não há nada que eu não faria. Entenda ?"

Melhores momentos do livro (sem ordem específica)
- a coletiva de imprensa deletada que Kulti comprou
- todas as coisas schnecke ??
- os dois fazendo máscaras faciais juntos
- Kulti perdendo a cabeça no jogo de softball porque seu Sal estava machucado ??
- ele estando tão orgulhoso de si mesmo por cortar a grama ???
- quando ele comeu metade do arranjo comestível dela antes de dar pra ela ?
- o pai do Sal sendo seu maior fã sempre!! ("Deixe-me ver suas asas de frango!!" omg muito fofo)
amada.png 11/01/2022minha estante
concordo com vc sobre um pov do personagem masculino, já li alguns dela e sempre são livros em branco, okk vc sabe que ele está apaixonado e tal só que como isso começou? Quando? Os momentos fofos deles o que será que ele pensou? Precisamos disso.

star 11/01/2022minha estante
Siim quero saber o que se passa naquela cabeça dele. Imagina livros dos povs dos personagens masculinos, eu ia amar!

Lanay 05/01/2021

Primeiro livro finalizado do ano e não poderia ter sido melhor. Quinto livro da Mariana Zapata que eu leio e mais uma vez, rendida estou.
Eu sempre acho que vai ser impossível gostar tanto de outro mocinho dos livros dela, mas aí ela vem e me destrói. Kulti me conquistou tanto... O final eu terminei com um baita sorriso na cara, um pouco triste porque queria que tivesse continuado ?
Sal se tornou uma das minhas personagens favoritas até agora.
Uma das coisas que amo nos livros da Mariana é que ela desenvolve muito a relação do casal antes deles ficarem juntos, às vezes incomoda porque demora para acontecer algo, mas ela escreve tão bem que não tem como não se apaixonar.
Amei que um casal de outro livro dela apareceu também.
Única ressalva é que para quem não está acostumado com os livros dela o começo desse foi um pouquinho arrastado.

Brenda Santos 02/04/2021

Kulti
Eu estranhei esse livro. Eu estou acostumada com livros que o romance já acontece de cara, então aqui me deparei com o termo Slow Burn, que é basicamente quando a relação dos personagens é desenvolvida aos poucos. Isso não foi ruim, mas o que me desagradou foi que em vários momentos do livro, só se via amizade entre os personagens, e quando eu cheguei em 70% do livro finalmente rolou um beijo, mas depois disso só no final.
Eu gostei da personagem feminina, a Sal é uma personagem que me cativou no momento que ela enfrentou um cara que poderia por ela no banco e até mesmo acabar com a carreira dela, só para defender o seu pai, que em cada parte do livro ela deixou claro que apesar do Kulti ser um ídolo de infância, o pai dela era o herói dela e se não fosse por ele, ela não estaria ali. Não entendi a relação com sua irmã Ceci, que me irritava mesmo com mínimas aparições.
O Kulti me deixou confusa, o livro é de 680 páginas mais ou menos, e se passou 200 páginas e ele falava o mínimo de palavras, abria a boca só para insultar. Eu imagino que a autora poderia ter trabalhado melhor o personagem, ele é o centro do livro, e foi escrito de uma forma bem rasa.
A relação dos dois foi devagar, e isso não prejudica tanto a leitura, porque a escrita da autora é muito boa, mesmo quando o livro não foi o que eu esperava eu só conseguir largar o livro depois de acabar.
É um livro que merece ser indicado, porque a história é diferente das outras. Trás um assunto pouco falado no livros, que pelo menos eu não vi livros abordando esse assunto que é mulheres nos esportes. A escrita da autora é bem cativante e merece um pouco do seu tempo.