A Última Estrela

A Última Estrela Rick Yancey

Resenhas - The Last Star

Minti 09/04/2024

Minha percepção ?do livro foi q ele traz uma reflexão sobre o ser humano, sobre ele ser ?o produto do meio? e como vc pode tirar a humanidade das pessoas por meio da falta de confiança, e se não há confiança as pessoas não desenvolvem alianças, e portanto o inimigo, q no caso são os ?outros?, vencem. Em contra partida traz tbm a alusão ao poder do amor, onde, o Evan está disposto a sacrificar sua própria espécie, moral e vida pela garota que ama. Tbm temos uma visão de relacionamento entre pessoas q passaram por vários traumas e como cada uma lida com ele.
Passei o livro todo pensando q todo esse cenário faz referência as guerras q temos, só que de uma maneira mais extremista.
O propósito do livro não é conta a história de um casal q sobrevive a um apocalipse mas conta a história de uma humanidade q sofreu na mão de um poder maior.

yasmin 01/04/2024

A Última Estrela
A conclusão da trilogia A 5ª Onda me trouxe tanta emoção que mal consigo explicar.
Primeiramente, tirei metade de uma estrela por que aqui novamente temos oq me incomodou nos outros dois livros: situações que não consegui engolir/acreditar que estavam acontecendo, umas coisas bobas que não dá pra comprar. Além disso, em segundo lugar o arranjo final de 2 dos personagens, mas não comentarei por motivos de spoiler. E por fim em terceiro lugar (porém o fator mais importante) é que o autor floreou muito algumas coisas que ao meu ver dificultam o entendimento das explicações em relação ao objetivo dos Outros.
Bom dito isso posso te garantir que a grandiosidade de todo os restante da história engole essas partes ruins. Tanto que o autor conseguiu fazer os personagens irem e virem nos mesmos lugares, fazerem as mesmas promessas mil vezes sem que isso ficasse cansativo. Fiquei tão obcecada que quase tive ressaca literária e dei uma freada na leitura, se não, teria achado super rápido. É um fim que antes do fim vai te rasgar, vai pegar seu coração e quebrá-lo em vários pedaços de diferentes maneiras, você sente a dor dos personagens. Eu gostei do final por que ele foge do "vencemos com o poder da amizade e vivemos felizes para sempre" o final é real, é o que poderia acontecer. Os pontos de vista da Cassie no fim do livro me encheram de emoção, eu amei. Foi triste e lindo, um final que condiz com o cerne da trilogia.

"Eu sou todos que você esvaziou, os que corrompeu, os que descartou, os milhares que pensou ter matado, mas você continua a viver em mim. Mas eu sou até mais que isso. Eu sou todos aqueles de quem se lembraram, os que eles amaram, todos que conheceram e todos de quem apenas ouviram falar. Quantos estão contidos em mim? Conte as estrelas. Vá em frente, enumere os grãos de areia.
Essa sou eu. Eu sou humanidade"

Mari1259 27/03/2024

Que bomba de livro
Ai gente eu tô meio triste sabe, eu tava adorando a trilogia mas q final foi esse????
Eu adorei os dois primeiros livros, principalmente porque essa trilogia no geral tem mta filosofia e eu tava adotando mas esse final foi uma poluição visual.
Eu não sei explicar oq eu sinto por esse livro, eu achei tudo muito confuso e até agora eu não entendi se tem alienígena ou não, c alguém souber me explicar pfvr?
yasmin 01/04/2024minha estante
então pelo oq eu entendi haviam sim alienígenas, mas só suas consciências na nave mãe. na terra mesmo eles nunca desceram, o que fizeram foi implantar a tecnologia do 12º sistema em corpos humanos ainda na barriga da mãe para que no momento certo esse sistema fosse "ligado" e eles virassem silenciadores e além disso foi implantado na cabeça deles memórias falsas como se eles fossem alienígenas inseridos no cérebro, mas era tudo ilusão, isso foi um truque para que eles matassem outras pessoas, fazendo eles acreditarem ser alienígenas milenares etc, mas na verdade eram só humanos com a tecnologia alienígena q apenas aperfeiçoava o corpo

loemia 12/10/2023

Suportamos o insuportável. Toleramos o intolerável. Fazemos o que precisa ser feito até que nós mesmos nos desfaçamos.

Dede 13/09/2023

Muita enrolação
Achei incrível essa pegada de filme de ataque alienígena em um livro. Comecei a trilogia super animada, achando incrível, mas do segundo livro pra cá foi só ladeira abaixo. Acho que deveriam ter investido mais no desenvolvimento das Ondas, dos ataques em si, só invés de ficar enrolando a história atrás de um grupinho só. Além do mais, e o romance que começou mas não foi desenvolvido? Só jogaram lá e boa. Achei isso horrível. E odiei o final.

Arthur.Leonidas 27/08/2023

Foi dolorido.
O primeiro livro foi incrível, a forma como ele evoluiu foi incrível. O segundo se arrastou um pouco, mas dava para engolir. Agr esse... doeu. Doeu mto, pq eu esperava mais, eu queria mais, a minha expectativa estava nas alturas sobre o fim dessa história e em mas partes ele foi quebrada. O livro se arrastou tanto, para no final resolver e dar uma espécie de "epílogo" em 10 páginas. Doeu. Doeu pq eu esperava mais eu precisava demais, eu só precisava que tivesse tido um final melhor.

Fernanda631 31/07/2023

A Última Estrela (Quinta Onda #3)
A Última Estrela (Quinta Onda #3) foi escrito por Rick Yancey.
Nesta obra, temos uma explosão de sentimentos, emoções, angústias e perdas que nos acompanham durante a luta dos humanos contra os alienígenas, no qual o amor é o desfecho final da batalha.
Em A 5ª Onda, o mundo foi tomado por quatro ondas: na primeira um pulso eletromagnético cortou a atmosfera, acabando com a eletricidade. Isso veio acompanhado de uma nave de casca cinza-esverdeada, quase do tamanho de Manhattan, e mísseis teleguiados. A segunda trouxe abalos tectônicos; na terceira, um vírus 97% mortal passou a ser transmitido pelas fezes de pássaros. Na quarta onda, um em cada três humanos é um deles: um infestado.
Cassie Sullivan – a garota que sobreviveu sozinha na floresta, Sam, Especialista e Zumbi – soldados fortemente treinados para combater os Outros, e a misteriosa figura de Evan Walker, irão unir forças para, não apenas sobreviverem, como também salvarem a existência humana dos Outros, alienígenas que pretendem extinguir a raça humana. A quinta onda já foi lançada e, nela, não pode-se confiar em mais ninguém.
Após a conclusão de O Mar Infinito, era mais do que necessário a continuação dessa trilogia, afinal muitas coisas foram jogadas no livro e seriam melhor explicadas nesse volume de conclusão.
Sabemos que a situação dos sobreviventes humanos está cada vez pior e todos estão sendo perseguidos, além do mais há uma falha interna no conceito dos Outros e se chama Evan, que por ter adquirido sentimentos por Cassie, precisa ser "estudado" e corrigido. Especialista é melhorada com o 12º sistema pelo grande vilão Vosch para capturar Evan, mas a garota decide que deve matá-lo.
Em contrapartida a essa "missão" pessoal de Esp, os Outros planejam explodir as grandes cidades e acabar de vez com os sobreviventes. Neste ínterim, os demais personagens tentam se esconder e sobreviver, além de bolarem um plano para destruírem os Outros.
A Última Estrela é um livro cheio de ação, mas me deixou com uma sensação de que poderia ter sido melhor em vários aspectos.
Especialista, após fugir das garras do coronel Vosch, modificada pela tecnologia alienígena, precisa encontrar Evan. O tempo está se esgotando e a extinção de todas as cidades e de qualquer vida humana está cada vez mais próxima. Cassie, Sam e Zumbi precisarão de todas as suas forças para sobreviverem.
Fiquei bastante incomodada com o fato de Cassie estar tão insegura, tão imatura e meio chata nesse livro. Ben também está um pouco insuportável, o irmão de Cassie virou uma máquina e faz eu pensar: será que valeu a pena Cassie passar por tudo o que passou para salvá-lo? Evan está trancado em uma bolha que, não consigo descrever o quanto ele não parece se importar com ninguém mesmo amando Cassie.
Apesar de todos os personagens mudarem ao longo da obra, a meu ver, quem mais evoluiu foi Sam, o irmãozinho de Cassie de apenas seis anos. Sua mudança de uma criança para um soldado é extremamente marcante. Até mesmo perturbadora, afinal, ele sequer lembra de coisas simples como o abecedário, mas sabe perfeitamente técnicas de combate ou como criar uma bomba. Ele torna-se um guerreiro, e sua infância simplesmente se perde. O garoto, apesar da pouca idade, aprende a suportar todas as situações.
Zumbi, apesar de um ótimo soldado, conseguiu manter muito de sua humanidade, fazendo o bem mesmo que ache que está sempre agindo de maneira ruim. Ele não lida nada bem com a dor, e se culpa pela perda da irmãzinha e dos outros recrutas. Porém, ele é um dos personagens que mais se manteve empático durante a trama. Especialista também sofreu muitas mudanças, quebrando um pouco de sua “casca”, a armadura que a impedia de sorrir.
E Cassie, a garota durona, mesmo que às vezes aja de modo sentimental ou impulsivo, continua mantendo-se forte para manter a salvo seu irmão e possuindo uma coragem única. Um ponto que achei legal na trama foi que, em determinado momento, Cassie simplesmente sente vontade de urinar durante a missão. Uma coisa tão simples e humana e muito pouco citada nas histórias de apocalipse. Eu mesma sempre me questiono sobre como os personagens estão fazendo suas necessidades enquanto lutam pela vida e sentir que Cassie é alguém como nós traz uma veracidade maior tanto para a história quanto para a personagem.
Evan Walker, o misterioso Silenciador, surge não apenas como uma mistura de humano e alienígena, mas como um possível defeito da poderosa tecnologia dos Outros.
O cenário, apesar da catástrofe ocorrer em nível global, mantem-se na região da América do Norte, e durante a trama o campo de batalha se tornará as cavernas que abrigam sobreviventes, a base militar onde se encontra Vosch e, até mesmo, os corações humanos.
Os personagens irão enfrentar o que for preciso para salvarem a humanidade e a si mesmos. Zumbi não irá desistir de encontrar Especialista, ao passo em que Cassie partirá em uma missão praticamente suicida para resgatar Evan.
O livro aborda questões muito profundas sobre a humanidade e o amor. A humanidade é justamente o elo mais forte dos humanos: o traço mais difícil de apagar, mas também o mais fatal: tirando nossa humanidade, não resta nada.
O amor estará presente tanto entre os personagens como o amor pelos seres humanos no geral. Eles lutam pela sobrevivência humana mesmo que isso custe suas vidas, aliás, eles sacrificam-se por essa sobrevivência. O amor surge como a resposta para combater a invasão alienígena: tecnologia alguma pode compreender ou combater tal sentimento. O amor é a resposta de muitas perguntas.
A trama também nos faz refletir sobre o modo em que, apesar dos seres humanos possuírem capacidade de amar e ter empatia com os outros, destruíram outros organismos vivos essenciais para a própria sobrevivência, refletindo sobre o próprio motivo dos alienígenas.
As narrativas são intercaladas por Cassie, Especialista, Zumbi, Evan Walker e até mesmo Sam. Passamos pela pele de cada um, compreendendo as dores e as motivações de todos, o que torna a leitura dinâmica e envolvente.

adaine 28/05/2023

3.5 pq tenho memória ruim
Eu li mar infinito dois anos atrás e agora que peguei para ler a última estrela. O fim de um ciclo né

Foi bem difícil ler já que eu não me lembrava de muita coisa do segundo livro. Por exemplo, eu não lembro quem era navalha e pelo visto ele foi muito importante KKKKKKK
Eu acabei assumindo muita coisa nesse livro pq eu não tenho o hábito de reler livros então não eu não iria ler mar infinito dnv pra me lembrar do navalha. Só fingi que sei quem é

Enfim, foii bom, na maioria das vezes eu não entendi o que rolava e aí não é culpa da minha memória tá!
Teve momentos que os personagens estavam fazendo alguma coisa e já cortava pra eles fazem uma outra coisa nada a ver?

As partes que mais gostei foi as interações da Cassie com a Esp. AMO ELAS e quero pra sempre me lembrar de toda essa intriga delas

Mas se for para falar do final da trilogia... foi muito bom. Foi lindo foi emocionante foi cassie.

Maria 16/05/2023

"Nós somos a humanidade. Nosso nome é Cassiopeia."
Apesar de ser uma história muito boa, a maior parte do livro eu achei muito confusa, alguns momentos são só tipo ???? Mas a trilogia em si é muito interessante, especialmente a maneira como os personagens são construídos de forma bem realista e pouco idealizada. Isto, porque são retratados com todos os defeitos e qualidades que um humano poderia ter em meio ao fim do mundo, agindo de forma cruel e egoísta, e não partindo para o heroísmo convencional.

@estantedajulia 29/04/2023

O final da trilogia deixa um pouco a desejar

O cenário é aquele que já imaginávamos, os personagens tendo que lidar com as escolhas realizadas no volume anterior. O sentimento no ar é de apreensão, afinal, o fim está cada vez mais próximo.

Especialista ganhou o 12° sistema e agora possui todo o conhecimento que um silenciador. Já Evan, perdeu o seu o que dificulta bastante às coisas e traz novas descobertas. Cassie, Zumbi e Nugget precisam aprender a conviver em grupo e confiar uns nos outros, o que é quase impossível devido ao passado que os une.

Além disso, a ameaça continua e eles precisam descobrir o que os Outros realmente querem. A batalha está mais próxima do que eles imaginam e o tempo correndo contra eles. “Tudo terminará onde começou, no campo de batalha que é o coração humano.”

O ponto alto da obra é Sam Sullivan. Sim, o Nugget, irmão mais novo da Cassie. O menino mostrou ter atitude e coragem, além de deixar para trás aquele ar de criança insuportável. Além disso, todo o livro se passa no que pode ser os últimos quatro dias da humanidade, então toda essa tensão mexe com a cabeça do leitor.

Para mim o autor pecou em ter colocado a Esp como foco principal nesse volume. Senti muita falta da Cassie e achei o final super injusto com a personagem. Na verdade, não apenas com ela, mas com Sam e até mesmo o Evan.

A escrita dele continua maravilhosa, isso é um fato, e a leitura bem tranquila e rápida. O autor nos prende ao enredo do início ao fim, mas infelizmente, isso não foi suficiente.

Pode ser que o final agrade muitos leitores ou não, assim como foi comigo. Acho que o importante é ler e ter a própria opinião. No mais a série é maravilhosa e eu amo de paixão os primeiros volumes.

Além disso, há uns anos saiu à notícia que teremos uma sequência com novos personagens e claro que estou bem curiosa para ver o que Yancey está preparando para nós.

site: https://www.instagram.com/estantedajulia

Vanequel 31/03/2023

O final mudou a minha opinião
Sinceramente, era uma tortura ler os pov da Cassy (que era a maioria), ela é chata e dava piti por tudo, juro que era por tudo mesmo. Eu quase dropei o livro, confesso que parava de ler, surtava muito e depois voltava (coitada da minha irmã que teve ouvir meus surtos a cada parágrafo que eu lia, e eu não estou exagerando). Mas foi a Especialista e o Ben que fizeram eu ficar.

O final é inesperado e quase me fez esquecer que eu tinha raiva da protagonista, quase. Mas confesso que acabei me simpatizando com ela no final.

Se eu recomendaria ler esse livro? Não muito. Depende da pessoa, se ela leu um pouco e gostou, então eu recomendaria ela continuar porque o final valeria a pena. Mas se ela não gostou do livro, não recomendaria dar uma chance. O final é bom (do jeitinho que eu gosto), mas ele não vale a pena passar pela tortura de ler os 3 livros.

SPOILER ABAIXO

Também não gostei muito da ação do livro e achei um pouco confuso. Até agora não entendi o que aconteceu direito com a Especialista, do nada ela chegou e disse que tá grávida. Eu fiquei "Ué gente, e quem é o pai dessa criança?". Até hoje tento saber.
Karol Duarte 31/03/2023minha estante
kkkkkkkkkkkkkk

Mari1259 27/03/2024minha estante
Moça eu terminei de ler esse livro agr, o pai do bb da esp é o navalha kkkk