A Última Estrela

A Última Estrela Rick Yancey

Resenhas - The Last Star

Virna 25/05/2016

Doeu.
Eu daria 2 1/2 estrelas, mas como não posso, ainda "arredondei" pra cima.
Esse livro esta me fazendo questionar se o problema são os escritores que querem contar suas historias que realmente não são satisfatórias ou se somos nós, leitores, que esperamos demais.
Eu esperava mais de "The last star".
Eu queria mais. Eu queria amar esse livro, mas quanto mais penso na conclusão, mais amargo tudo fica.
Em termos de escrita, ainda continua muito boa , mas a conclusão de uma historia tao intensa foi... Frustrante. Confusa.
Vou demorar um pouco pra me recuperar desse livro e aproveitar pra refletir se o erro não estava em mim, que esperei demais.
Liny 10/03/2017minha estante
Falou tudo, o erro estava em vc, estava em mim, que esperamos demais

rebeccavs 09/01/2020minha estante
Nossa, entendo perfeitamente. Também esperava outra coisa do livro. Terminei-o agora e não sei nem o que sinto em relação à conclusão. Tô decepcionada. Acho que criei muita expectativa.

ByeoI 18/01/2022minha estante
Primeira resenha q eu vejo q n reclamando do final desse livro, eu amei o desfecho, é uma trilogia q vai ficar no meu coração

Well 19/01/2022minha estante
O desfecho dele é maravilhoso. Deixou o meu coração completamente despedaçado. Ksks
O mesmo para mim, essa trilogia é inesquecível.

Larissa 29/05/2016

Os 5 estágios do luto pós-TLS:
1. Confusão intensa ("Mas que diabos acabou de acontecer aqui?")
2. Negação ("não é possível que isso aconteceu, qual a necessidade disso??? PRA QUE? PRA QUE, PRA CUME? MATANDO PRA CUME? não aceito")
3. Contemplação melancólica da vida, do universo e tudo mais ("estamos vivendo ou apenas existindo? *insira aqui foto da nicki minaj reflexiva*)
4. Pausa na contemplação melancólica para pensar sobre fatos do livro ("pera, como foi mesmo que aquilo aconteceu? eu vou voltar lá e reler")
5. Aceitação resignada de que você não entendeu foi nada ("desisto, meu cérebro vai fritar se eu pensar mais nisso, siga em frente, olhe para o lado, se liga no mestiço na batida do cavaco")

Vale ressaltar que não cheguei no estágio cinco ainda hahaha Mas sinceramente, foi complexo esse livro. Foi uma das conclusões mais agridoces que li nos últimos tempos, com certeza. Vai ser frustante pra uns, vai ser satisfatório pra outros (pra mim, mais frustante do que satisfatório até o momento, tenho que admitir.) Mas Rick Yancey continua um exímio escritor, cada frase escrita pra emocionar, pra chocar, pra enfurecer, pra encantar e espantar, tudo ao mesmo tempo. Porém, eu acho que ele apressou os acontecimentos cada vez mais, e perdeu de vista o que era pra ser o essencial.
De qualquer forma, estou ansiosa pra ver o que vem aí do Rick. Espero que ele possa se aperfeiçoar nesse sentido de acelerar demais a história e estacar abruptamente, deixando essa atmosfera excessivamente enigmática e confusa. Já tá deixando saudades essa série e esses personagens!
Amanda Mendes 30/05/2016minha estante
CONCORDO COM TUDO!
Quero roubar seu texto pra tentar explicar exatamente o que eu sinto! Posso?

Larissa 07/06/2016minha estante
Claro! hahah

Andre 30/08/2021

Senhor...
Que livro confuso e chato, se me pedir pra explicar ele não vou saber, li no automático torcendo pra acabar. Não entendi nada da origem dos alienígenas e nem o propósito, também nem quero.
Monótono demais, sempre com as mesmas tramas de gato e rato, quando um personagem some/sai, os outros vão atrás, fazem coisas irreais e burras que prezam tudo menos pela sobrevivência.
Também, não sei o que rolou com os personagens, cassie sempre chata só pensando no evan, nem parece que tem irmão. O zumbi praticamente adotou o sam já que a irmã não tá nem aí pra ele. A especialista se tornou chata também e isso que ela era uma das minhas favoritas mas se tornou horrível de ler.
O final nada a ver também, pra mim aquilo foi mesmo que nada porque seria mais fácil se tivesse explodido tudo. E que [*****] de amor cura tudo, eu sou a humidade e blábláblá? chatíssimo.
Enfim, duas estrelas só pelo fato de zumbi pai de menino e sam fofinho mas deveria ter seguido o conceito de uma estrela pra ser a última.

Dheyvison Jr. 26/01/2022

Decepcionado
Apesar de ter derramado um pouco de lágrimas. O livro não me agradou tanto, a linguagem do livro ficou muito teen. E esse final"semi-aberto" não convenceu muito. Esperava mais do autor.

LS0 25/11/2021

Ótimo.
O começo foi um pouquinho confuso pra mim, a escrita do autor continua maravilhosa, mas tem alguns pontos confusos que eu tive que ler umas duas vezes pra poder entender.

Cassie, não teve tanto destaque quanto teve no primeiro livro, mas ela continua sendo minha favorita. Sam, Ben, e Evan, cada um deles tem seu ponto de vista no livro, então da pra entender a história melhor.

A Especialista, eu gostei muito dela no segundo livro, mas aí nas primeiras 20 páginas eu vi o quanto ela foi burra. Ela vai fazer exatamento o que Vosch quer, só foi ela ter um gostinho de um corpo geneticamente modificado que acha que vai poder fazer tudo. Muitas coisas poderiam ter sido evitadas se ela tivesse tido um pouco de bom senso. Só fui voltar a gostar dela lá pro final.

O Comandante Vosch é um ótimo vilão. Ele é insuportável, é horrível. Toda vez que mencionavam ele dava vontade de eu mesma entrar no livro e socar a cara dele.

Achei esse livro o mais fraco da trilogia, enquanto o primeiro e os segundo livros foram excepcionais, senti que esse faltou alguma coisa. Não é um livro ruim, ele é muito bom, só não tem o mesmo tempero que os anteriores.

Eu amei essa trilogia. O final de certos personagens não me agradaram tanto, mas eu não imagino como a história terminaria do mesmo jeito, mesmo mudando o destino de alguns personagens. Mas continuo não gostando do final.

1usuario 04/01/2022minha estante
Cara coloca que tem spoiler na sua resenha. Peguei um achando que vc só ia falar do que achou do livro e não do que acontecia,isso não é legal

Tai Lang 04/01/2022minha estante
Foi mal cara, na hora não me toquei que tinha que colocar isso e também achei que nunca alguém ia parar pra ler qualquer resenha minha aqui.

Tamirez | @resenhandosonhos 29/08/2018

A Última Estrela
Chegar ao fim de uma trilogia ou série é sempre um momento de expectativas. No caso da 5ª Onda e das revelações que nos foram dadas no fim do segundo livro, acho que ela estava ainda maior. Nunca antes me senti tão enganada por uma sinopse, como com esses livros. Mas, não de uma maneira ruim, mas sim porque nunca tinha visto ela ser desmascarada dentro do próprio livro, pra compor a história central.

Quando cheguei ao fim do livro encarei seu final com dois corações: o de satisfação, por ter gostado de como algumas coisas caminharam e claro, a finalização de uma etapa; mas também um fiapinho de incomodo, por ter esperado demais de Rick Yancey.

Depois que se lê um número grande de distopias, o leitor é capaz de identificar as fórmulas ou semelhanças entre elas e, dentre tudo que já li, sempre uma coisa me atormenta. No gênero vemos o mundo destruído, mas o “mundo” sempre se resume ao ovo onde a história se passa, raramente indo além, interligando países, culturas ou até mesmo estados. Parece que a catástrofe veio com uma redoma. E sim, tenho em mente que as comunicações sempre são cortadas e coisas assim, mas excepcionalmente quando vemos que há a oportunidade de apresentar esse ângulo e ela é perdida, a frustração vence.

“Sempre foi desse jeito, eu quis lhe dizer. Suportamos o insuportável. Toleramos o intolerável. Fazemos o que precisa ser feito até que nós mesmos nos desfaçamos.”

Sei já que A Última Estrela não vai agradar todos os fãs da trilogia, seu final e a forma como o autor conduz as coisas para os protagonistas pode deixar muita gente super chateada. Eu compreendi. Raramente me apego a personagens ao ponto de sofrer muito com sua partida, a história continua e se for pra ela se engrandecer, que cortem-se as cabeças, sim. Mas sei que os leitores são apegados e ver alguns personagens não terminando a trama aqui vai ser de partir o coração.

Cassie, mais do que nunca estava muito fora de sintonia nesse livro. Não sei se foi porque conhecemos ela tão profundamente no primeiro livro e ela mudou tanto, que quando perdemos seu ponto de vista mais contínuo, acabamos perdendo um pouco do link com ela. A personagem que antes era motivada somente pela busca pelo irmão, aqui também é motivada pelo amor e por salvação para aqueles que ama. Mas, sendo o que for, ninguém pode negar que seja corajosa.

“Essa era a coisa que acontecia entre nós, a coisa que nenhum de nós conseguia identificar, o elo inquebrável entre amor e medo. Evan é o amor. Eu sou o medo.”

Evan tem pouco destaque e só chama verdadeiramente a atenção quando sequer “é ele mesmo”. E seu destino não me satisfez, ao mesmo tempo em que não consigo pensar em outra pessoa pra realizar o que ele decide fazer quando chegamos ao fim. Como eu disse, dois corações.

Em A Última Estrela, mais uma vez, quem toma o centro da história é Especialista. É ela que detém a verdade e o poder de esclarecer ou não e também de matar ou deixar viver. Ver a interação dela com a Cassie, uma personagem que sempre foi muito coração é super interessante. São duas jovens muito diferentes que tem um mesmo objetivo: sobreviver. E ao ponto em que chegamos ao fim do livro, o espetáculo é todo delas.

Quanto a situação onde os personagens se encontram quando as páginas acabam, queria um pouco mais de entusiasmo e luta, queria a busca por mais, pela reconstrução, pelo novo. Também não vamos ai, mas depois de tudo, parece que até mesmo os personagens cansaram de lutar.

Confesso que esperava mais, mas também não foi uma decepção. O autor fechou a história dentro do cenário que criou sem se agarrar às oportunidades de ir além e o leitor, obviamente, vai ter que se contentar com isso. Acho que ter lido essa trilogia me fez ainda mais crítica, principalmente a não acreditar em tudo que nos é apresentado como verdade, até pelo autor. As surpresas em um livro podem vir de todas as formas e acho que o que Rick Yancey proporcionou aos leitores em seus livros foi verdadeiramente um plot twist jamais esperado. Por essa experiência fica minha recomendação e minhas quatro estrelas, encerrando mais essa jornada.

site: http://resenhandosonhos.com/ultima-estrela-rick-yancey/

Vanequel 31/03/2023

O final mudou a minha opinião
Sinceramente, era uma tortura ler os pov da Cassy (que era a maioria), ela é chata e dava piti por tudo, juro que era por tudo mesmo. Eu quase dropei o livro, confesso que parava de ler, surtava muito e depois voltava (coitada da minha irmã que teve ouvir meus surtos a cada parágrafo que eu lia, e eu não estou exagerando). Mas foi a Especialista e o Ben que fizeram eu ficar.

O final é inesperado e quase me fez esquecer que eu tinha raiva da protagonista, quase. Mas confesso que acabei me simpatizando com ela no final.

Se eu recomendaria ler esse livro? Não muito. Depende da pessoa, se ela leu um pouco e gostou, então eu recomendaria ela continuar porque o final valeria a pena. Mas se ela não gostou do livro, não recomendaria dar uma chance. O final é bom (do jeitinho que eu gosto), mas ele não vale a pena passar pela tortura de ler os 3 livros.

SPOILER ABAIXO

Também não gostei muito da ação do livro e achei um pouco confuso. Até agora não entendi o que aconteceu direito com a Especialista, do nada ela chegou e disse que tá grávida. Eu fiquei "Ué gente, e quem é o pai dessa criança?". Até hoje tento saber.
Karol Duarte 31/03/2023minha estante
kkkkkkkkkkkkkk

Mari1259 27/03/2024minha estante
Moça eu terminei de ler esse livro agr, o pai do bb da esp é o navalha kkkk

Jaque @blogmalucadoslivros 14/04/2020

Esperava mais
A PREMISSA:

Os outros já estão entre os humanos, já extinguiram mais de 7 bilhões de pessoas, mas ainda existe pessoas como Cassie e seus amigos para eliminar da Terra.

Mas apesar de parecer ser uma tarefa fácil depois de conseguir matar tantos humanos com ondas devastadoras que trouxe doenças, desastres naturais e etc, os outros ainda tem mais um ponto a favor: eles se parecem com os humanos, mas Cassie, especialista e seu grupo não vão desistir de lutar.

O QUE EU ACHEI:

A última estrela é o terceiro e último volume da aclamada série A 5° onda. Eu contei por aqui o quanto gostei dos dois primeiros livros mas infelizmente o terceiro volume me decepcionou, ou talvez eu tenha colocado expectativas demais.

Senti que neste livro o autor deixou mais perguntas do que respostas e apesar da narrativa fluída eu fiquei muito confusa com tudo que estava acontecendo neste livro.

É uma pena porque pra mim, os dois primeiros livros foram muito bons, no segundo senti que o autor estava preparando um desfecho bombástico ou que pelo menos trouxesse as respostas que eu esperava mas isso não aconteceu, infelizmente.

Mesmo assim essa é minha opinião, não deixem de ler e conhecer a série, tirar suas próprias conclusões. Acredito que o autor tem um grande potencial e espero ler outras obras dele algum dia.

Deh Soares 07/10/2022

A vitória (minha) veio!! Terminei a série!
Hoje, depois de 7 anos, consegui TERMINAR ESSE LIVRO E ESSA SÉRIE!!! É pra aplaudir de pé a minha persistência! Eu peguei um spoiler assim que saiu esse livro e por isso fiquei meio desanimada de ler, além disso, o começo era totalmente desanimador. Depois de várias tentativas frustradas, consegui passar das primeiras 30 páginas e finalizar (mesmo que tenha demorado mais de um mês para ler HELP). Devo constatar que eu não lembrava mais de quase nada do segundo livro, e eu não ia reler nem que me pagassem, por isso fiquei meio perdida no começo até tentar lembrar dos acontecimentos. Particularmente, achei o livro monótono, confuso, e meio blé. Uma finalização extremamente blé pra série.

rebeccavs 26/02/2020

Confessio culpae
Já li vários livros com finais inesperados ao longo da minha vida, – como “O conde de Monte Cristo”, “O crime do padre Amaro”, “O alienista”, “O cemitério” e muitos outros - entretanto, diferentemente de “A última estrela”, amei cada um deles.

Li “A 5.ª Onda” e “O mar infinito” com uma esperança inefável do último livro da trilogia ser maravilhoso e encantador.

Infelizmente, criei expectativas muito altas. Para alguns, o final pode ser incrível, mas para mim foi decepcionante. Amei cada personagem – com exceção da Especialista, pois a achei muito exibicionista e inconveniente em inúmeras vezes – e desejei um desfecho inesquecível e belo. Pena que só a primeira característica marcou o livro.

Amei o primeiro livro e não gostei muito do segundo, mas o terceiro foi o ápice da indignação. Senhor Yancey, me diga: fez isso por quê? Os leitores têm coração.

A culpa foi minha. Confessio culpae. Criei muita expectativa. Agora só lamento.

De qualquer modo, a escrita e narração do autor são excepcionais e de fácil entendimento, além da estória transmitir um contexto fictício indescritível.
Malu 11/09/2020minha estante
Concordo totalmente! Pensei que era a única que não conseguia gostar da Especialista.

rebeccavs 17/09/2020minha estante
Poxa, também achei que era a única =') A Esp é vista como um ícone de força, mas é cada guerra fria boba entre ela e a Cassie que cheguei a vê-la principalmente como uma pessoa muito chata.

Maria 16/05/2023

"Nós somos a humanidade. Nosso nome é Cassiopeia."
Apesar de ser uma história muito boa, a maior parte do livro eu achei muito confusa, alguns momentos são só tipo ???? Mas a trilogia em si é muito interessante, especialmente a maneira como os personagens são construídos de forma bem realista e pouco idealizada. Isto, porque são retratados com todos os defeitos e qualidades que um humano poderia ter em meio ao fim do mundo, agindo de forma cruel e egoísta, e não partindo para o heroísmo convencional.