MeTRÔ

MeTRÔ Joshua Rubberman

Resenhas - MeTRÔ

Wicca 11/02/2024

Apesar de ter visto bons comentários deste livro, ele me surpreendeu. No início não despertou muito a minha curiosidade, mas no andar da história fiquei presa e não conseguia parar de ler.
E o único problema que encontrei, foi o livro acabar e não ter continuação. Preciso da continuação.

Yellen.Gabrielly 01/07/2020

Um amorzinho de livro
Amei muito a história quero a continuação.Nela conhecemos uma espécie muito interessante...

Helber Paulino 23/04/2016

Sem Spoiler!!
Nem todos os extraterrestres são maus.

Em Lorens & Humanos - MeTRÔ - Livro 1.
Conta a história dos Lorens que são feitos de energia boa chamada hyacin(azul) a que os mantém vivos, porém também existe outro tipo de energia a ruim cerven(vermelha), eles acreditam que são imunes ao cerven porém ocorre uma explosão acabando com o hyacin do seu planeta, eles tem que encontrar outro planeta para repor o hyacin nessa busca eles encontram a terra.
Toda vez que uma criança está nascendo uma grande quantidade de hyacin domina o local, aquilo chama a atenção dos Lorens que começam a estudar uma forma de conseguir retirar o hyacin sem ferir os humanos
Porém os humanos possuem os dois tipos de energia a ruim e a boa que vão ficando mais fortes com os seus desenvolvimentos...

Giuliana Sperandio 13/01/2016

Vou tentar contar um pouco da historia mas vai ser difícil, porque o livro é simples e complexo ao mesmo tempo, mas, calma. Vou explicar ou tentar o porquê da minha dificuldade de fazer a resenha de um livro que gostei e favoritei!

O livro começa mostrando a vida dos Lorens, que são seres extraterrestres feitos da mais pura energia. Loan, um Loren centenário está à espera de seu pupilo, o jovem Nim, para passar seus conhecimentos sobre o funcionamento da estação. Na estação chegam as energias captadas na Terra, onde será feita uma triagem entre as boas, que são os Hyacims, e as más, chamadas de Cerven. Elas são colocadas em receptáculos que são chamados de Glens e enviadas para estações em uma espécie de Metrô (por isso o nome)... Parece confuso, mas não é. pois o livro explica de tal maneira que ao ler, você vai se vendo no meio daqueles seres azuis, feitos do mais puro Hyacim.

O Hyacim é a energia de que é feito tudo no mundo dos Lorens, mas, infelizmente, o planeta Tellus, que é de onde eles vieram, se extinguiu e com a extinção, toda a fonte dessa energia também. Eles partiram em busca de outros lugares onde houvesse essa energia. Acharam-na no planeta Terra e constataram que para retirar esse Hyacim do ser humano, só será possível através da morte. Tudo isso é explicado durante os primeiros capítulos e de qual maneira resolveram esse percalço. Até acertar, tiveram vidas de humanos perdidas, que além de perdiam seus filhos, eram preenchidos com a energia vermelha do Cerven.

Pausa.
OBS: Para me adaptar aos nomes muito diferentes aos meus conhecimentos adaptei Cerven a ódio e Haycin ao bem/bondade. Isso me ajudou bastante a não confundir.

Cada Loren tem uma função na estação. Alguns são construtores, outros, cuidam das energias boas e outros, cuidam da energia ruim. Existe, também, os Tchiraulas, que são os sopradores de vida (uma espécie de ser maior, quase uma divindade, que são feitos de muita energia do bem e que dá a vida para os Lorens e os mantém em uma espécie de ordem).

Loam é um manipulador de Cerven. Ele é maior que os outros e é um dos responsáveis em levar a energia para armazená-la e separá-la da boa, por isso sua cor é vermelha. Para não dar spoiller, só vou dizer que por motivo de descontrole, Loam tem como missão ensinar Nim, para que ele ocupe seu lugar.

Acontece, que durante esse ensinamento, um “acidente” acontece e a vida dos Lorens muda drasticamente. O lugar que era de paz, é tomado pela ira de um Loren vermelho que dizima vários. Ao salvar seu mestre, Nim acaba por parar na Terra.

ATENÇÃO ABAIXO PODE CONTER UM POUCO DE SPOILLER!

Lá acompanhamos sua vida que modifica tudo em torno, trazendo a mais pura bondade em uma família que antes vivia em profunda miséria. Essa energia se espalha trazendo mudanças positivas para todos da comunidade. Esse caos que levou acidentalmente Nim para a Terra, também muda as coisas para os Lorens na estação, mas ninguém desconfia de que o pequeno Loren azul esteja vivo na Terra.

Vamos acompanhando as evoluções de Nim na Terra e a da estação simultaneamente. Desenrola-se uma sucessão de historias e dramas isolados aos quais nos apegamos aos personagens, como a Aurora, uma energia suprema a mais poderosa que tem uma breve estadia na Terra, retornando de maneira triste à estação e a pequena Rebeca, que acaba tendo sua triste história se entrelaçando com o pequeno Nim/Ruan (Ruan é o nome do humano onde Nim habita).

Música que combina com a leitura:

Minha Opinião:

Talvez na resenha eu não tenha conseguido mostrar realmente como o livro é bem escrito, com uma história que é muito intrigante e bem desenvolvida. Os capítulos são curtos e de fácil entendimento, apesar de parecer o contrário devido aos nomes. Rapidinho eu peguei o ritmo e me envolvi com os personagens.

A Capa é bem condizente com o conteúdo. A diagramação é simples e a letra é em um tamanho confortável para a leitura. Se tem erros, são mínimos, porque não encontrei nada gritante na revisão.

O livro termina dando gancho para a continuação e fiquei imensamente curiosa para saber como o autor desenvolverá as questões que deixou em aberto nesse primeiro volume. Quero parabenizar o autor pela excelente história que me encantou com a qualidade e criatividade.

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/01/resenha-nacional-metro-j-rubberman.html

Clube do Livro 13/01/2016

Surpreendente!

Pausa.

ATENÇÃO ABAIXO PODE CONTER UM POUCO DE SPOILLER!

Música que combina com a leitura:

Minha Opinião:

Flávia 23/12/2015

SENSÍVEL, INTELIGENTE E INTERESSANTE.
Se eu tivesse que definir o livro em uma só palavra, sem dúvidas definiria como surpreendente.
A história em si é bastante inovadora, diferente de tudo que já conheci se tratando de extraterrestres. Um assunto bastante complicado de se narrar, já que muitas pessoas não gostam do tema, ou muitas vezes acham um tanto absurdo. Admiro a coragem e a inovação do autor por ter se aventurado nesse assunto e ainda mais por ser um autor nacional.
A leitura é bastante fácil depois que você se acostuma com alguns termos, a história é inteligente e sensível. Os personagens são reais e há muita beleza por trás disso.
Não é um livro cansativo e contém algumas reviravoltas onde por alguns momentos eu quis agredir o autor, mas isso passou com a chegada dos novos capítulos.
Fiquei realmente feliz em ter a oportunidade de conhecer esse livro do autor, principalmente por ter gostado tanto de "A ilha" seu livro anterior. Espero ansiosa por suas novas obras e principalmente pelo segundo livro da trilogia MeTrô.
JoshuaRubberman 22/01/2016minha estante
Obrigado pelo carinho Flávia ! Que os lorens passem a te acompanhar daqui em diante ;) !

E que venham mais lorens \o/ !

desencaixados 02/12/2015

ADOREI E QUERO CONTINUAÇÃO ♥
O primeiro livro da trilogia MeTRÔ conta a história dos Lorens, extraterrestres que são feitos de pura energia azul (hyacin, energia pura e boa). Os Lorens são seres diferentes de vários livros que contém aliens/extraterrestres que costumamos a ler, eles são bondosos. Até pouco tempo eles creram que eram inatingíveis ao cerven (energia vermelha, negativa), mas isso muda quando uma explosão de cerven atinge-os, próximo a destruir o local que eles habitavam, o metrô. As coisas vão mudando quando eles tem que procurar um planeta novo, para conseguir recuperar os hyacin perdido, mas tudo muda quando eles encontra o planeta Terra.
Toda vez que uma criança está nascendo uma certa quantidade de haycin domina o local, aquilo chama a atenção dos Lorens. Dominado pela grande quantidade de hyacin que irradiava naquele local, os Lorens resolvem estudar um modo de pegar aquele hyacin sem atingir os humanos.
E é nesse enrendo que iremos nos encantar com a história. Entre amor, superação, conhecimento e muita energia boa e ruim, conheceremos a vida dos Lorens e ao mesmo tempo conheceremos os humanos, ao seu ponto de vista.

Antes de tudo quero deixar claro que ainda estou de ressaca literária, mas estou melhorando cada dia que se passa. Demorei uma semana para ler o livro, olha que ele é aqueles livros que você consegue ler em uma tarde. Mas independente do tempo que fiquei lendo, compartilharei com vocês as minhas opiniões sobre o livro e o autor.
Bom, eu estou um pouco sem jeito pra começar, mas como gostei muito da capa, é por ai que iniciarei.

Leitores lindos, a capa do livro é perfeitamente elaborada, quem leu o livro sabe muito bem do que estou falando. Ela retrata bem o que diz na história, sem se falar do acabamento que deixou-me de queixo caído. As cores vermelho e azul não é muito “combináveis”, mas nessa capa eles combinaram perfeitamente, a mesclagem da energia azul e vermelha com a silhueta de um homem, tem muito a dizer. Se eu fosse “jurado de capas”, se é que existe isso, eu daria um 10 sem pensar duas vezes.
Mas o que adianta uma capa linda, sendo que a escrita pode ser não tão boa quanto a capa?! Pois bem, Joshua Rubberman não é esse tipo de autor, vamos ao que interessa. Existem muitos autores que preferem conquistar o leitor pela capa do livro, para que esse mesmo leitor fique encantado com a história. É, pode dizer que isso não é errado, porque nenhum leitor descarta um livro com a capa perfeita e a sinopse de tirar o fôlego. No primeiro livro da trilogia MeTRÔ nós encontraremos esses dois aspectos, além da capa e da sinopse, a escrita e a história do livro são perfeitas.
Joshua Rubberman é capaz de fazer o leitor sofrer junto com o personagem, ele tem uma escrita invejável, sem se falar na história bem planejada. Todos os personagens do livro são bem construídos, em nenhum momento o livro tem pontos soltos, todas cenas têm o seu momento certo e Joshua soube encaixar todos sem se perder.
Uma coisa que chamou a minha atenção, foi como o autor finalizou alguns capítulos. Ele finalizava uns como se estivesse contando uma história para seu filho, ou sei lá. Eu não sei explicar, mas é tipo assim “E é sobre isso que vamos conversar amanhã, pequeno aprendiz, sobre os… Tenha um bom descanso, Nim, e até amanhã. Pag. 89”. Gente, vocês não concordam comigo? É bem legal ler um livro na qual parece que o escritor está conversando com você. Eu ainda não sei exatamente se esse foi a intenção do Joshua, mas se não foi, ele conseguiu me conquistar com isso. Além de conhecermos os Lorens, no livro nós conheceremos um pouco mais sobre nós, humanos.
Muitas pessoas devem está pensando que sou puxa saco de autor, mas é muito pelo contrário. Eu gosto de valorizar os nacionais, gosto de valorizar o que é nosso e, em nenhum momento gosto de mentira. Então quero que todos saibam, tudo que estou dizendo nessa resenha, é sincero, é verdadeiro e não é um “puxação de saco”. Leitores, me façam um favor? Corram pra livraria mais próxima e compre Lorens e Humanos, o primeiro livro da trilogia MeTRÔ, eu tenho a plena certeza que você não vão se arrepender.

site: http://desencaixados.blogspot.com.br/2015/12/resenha-lorens-humanos-trilogia-metro.html

jeeeh.carool 13/10/2015

Resenha Love Book S2
Gente esse livro é incrível e totalmente viciante, confesso que no começo você estranha um pouco os nomes como hyacin e cerven, mas com o decorrer da leitura você se acostuma e quando vê ja esta super familiarizada com os nomes. E o fim? Meu Deus, que "final" foi aquele, preciso do segundo livro pra ontem!
Ri e chorei com esse livro, super recomendo a leitura. Voce vai aprender muito com os Lorens.

Titulo: MeTRÔ
Autora: J. Rubberman
Editora: Pandorga
Paginas: 240
Ano: 2015

O livro MeTRÔ conta a história dos Lorens, que são criaturas criadas pelos Tchiraulas que são feitos do mais puro sentimento bom a energia azul chamada hyacin, eles são seres vindos do planeta Tellus e são super bondosos, eles vivam através de hyacin que era abundante em seu planeta, mas depois que a energia ruim vermelha chamada cerven tomando conta e se expandiu de tal modo que obrigou os Lorens a fugir de seu planeta natal.
Em cada nave foi enviado vários Lorens e um Tchiraulas para procurar um lugar onde eles pudessem viver e assim eles acabaram encontrando o planeta Terra, onde eles prescensiaram o nascimento de uma criança e viram a quantidade de hyacin que irradiava pelo lugar, eles começaram a pensar como retirar o hyacin sem machucar os humanos e como converter o cerven que também era encontrado nos humanos.
Com uma escrita impecável Joshua nos faz viajar no mundo dos Lorens e sofrer e pensar nas soluções junto com eles,além claro de nos fazer pensar na quantidade de bem e mal que praticamos no nosso dia a dia.

site: http://bloglovebooks2.blogspot.com.br/2015/10/resenha-metro-j-rubberman.html
JoshuaRubberman 16/10/2015minha estante
Obrigado pelo carinho com os Lorens! Que a energia deles te acompanhe daqui para frente.

E que venha a continuação!

#euacreditoemlorens

Natasha 08/08/2015

Simplesmente incrível
Meu coração se enche de alegria toda vez que eu leio um livro nacional e sou pega pela história de tal forma que não consigo largar o livro. E foi exatamente isso que aconteceu durante a leitura de Metrô. A história criada pelo autor e a maneira como ele a conduziu, inserindo emoção, e personagens incrivelmente cativantes fez esse livro entrar para a lista de continuações mais esperadas por mim; afinal é uma trilogia e ele soube deixar as pontas ideais certas, aguçando como nunca a curiosidade de nós, leitores vorazes.

Metrô é um livro de ficção científica que vai trazer a história dos Lorens, seres extraterrestres que são pura energia: o Hyacin (energia azul, pura). Eles acreditavam até pouco tempo que eram imunes ao Cerven (energia vermelha, negativa), porém isso muda, quando um loren após uma grande exposição à essa energia é tomado por uma fúria incontrolável e quase destrói a estação em que os lorens atualmente vivem, o Metrô. Com isso os lorens terão que descobrir uma maneira de driblar o Cerven, já que agora ele não é apenas um leve incômodo, mas uma ameaça real. Mas o livro não conta a história apenas dos lorens, mas também de nós humanos, e como somos influenciados pelo Hyacin e pelo Cerven, assim como, a preocupação de nossos queridos Lorens com a raça humana, afinal durante o livro várias cenas realmente chocantes são expostas e o que mais me deixava com o coração apertadinho era saber que eram situações reais, vividas por pessoas de maneira cotidiana até.

Eu achei incrível a criação dos personagens, tanto lorens, como humanos e o quanto eles pareciam reais para mim, quase paupáveis. Eu me sentia conectada com eles, sofria por eles e talvez me atreva dizer que sentia como eles. Acredito que isso se deveu ao fato de como eu disse, eles terem sido muito bem trabalhados e viverem situações muito reais. A história é inovadora, eu nunca li nada que ao menos lembrasse a história de Metrô.

A capa diz muito sobre a história. eu achei ela simplesmente incrível. A diagramação está impecável, o que deixa a leitura muito prazerosa, além disso encontrei poucos erros de revisão ao longo da leitura. Acredito que não importa o quanto eu fale, não será o suficiente para dizer o quanto esse livro me tocou, eu diria até que me modificou, enquanto pessoa. Apenas posso dizer: Leiam, se apaixonem por esse livro e assim como eu fiquei roendo as unhas aguardando a continuação dessa trilogia!

site: @milvidasliterarias
JoshuaRubberman 12/08/2015minha estante
Obrigado pelo carinho Natasha! Que os lorens passem a fazer parte da sua vida ;) !

Blog Metamorfose 26/06/2015

Resenha Crítica: MeTRÔ!
Quando leio livros tão fascinantes como MeTRÔ eu realmente nem sei por onde começar a falar e parabenizar o autor, é difícil resenhar um livro tão rico em detalhes e tão incrível!
MeTRÔ é um daqueles livros que você pode tentar de todas as maneiras encontrar um pontinho negativo que seja e não irá encontrar, pois o livro é perfeito em todas as maneiras, formas, visões e ângulos.

Para começar acho que devo confessar a vocês que não sou muito fã de livros que falam de aliens, calma que vou explicar rsrs, não é que eu não goste de ficção científica, muito pelo contrário... Eu amo, mas o que me faz não apreciar livros do gênero é o clichê da história que normalmente os escritores seguem, sejamos francos, quando falo 'livro de 'ficção científica que envolve extraterrestres e humanos'as primeiras coisas que provavelmente você pensou foram: ETs verdes, dominação do mundo, invasão e guerras, acertei?! Pois então, e se eu te falar que não é isto que você encontrará nesse livro?! Não é mesmo nada disso, o livro é uma visão positiva de seres de outro planeta que encontraram os humanos e ao invés de usar suas tecnologias ultra avançadas para aniquilar a humanidade e invadir nosso planeta terra, os lorens fazem justamente o contrário, usam seus recursos para nos ajudar. Ouso dizer que se as pessoas lessem este livro, com certeza iriam parar de se preocupar com os extraterrestres e passar a se preocupar consigo mesmo e com suas emoções que irradiam cerven!

Apesar de ser uma ficção científica a história tem sim um grandioso fundamento, uma lógica, o fio da meada da humanidade... Os lorens tem muito o que nos mostrar, o que nos dizer e informações para nos guiar em nossa vida. É um livro curioso, fantástico, bem narrado, que você devora em um dia (assim como eu fiz... rsrs). Quando eu li A Ilha do mesmo escritor de MeTRÔ, Joshua Rubberman, eu achei impossível que o Joshua escrevesse uma história mais maravilhosa ou surpreendente que A Ilha, pois é meus leitores... Eu estava muitoooo enganada, pois MeTRÔ é ainda mais maravilhoso e surpreendente que A Ilha apesar da trama e enredo dos livros serem bem distintos, eu super recomendo que leia A Ilha e MeTRÔ!

Estou mega ansiosa pela continuação... Vocês não imaginam minha aflição e agonia esperando o segundo livro de MeTRÔ! Agora vou tentar descrever um pouco da história a vocês, pois se deixar escrevo um livro inteiro de elogios ao invés de uma resenha, pois MeTRÔ é realmente maravilhoso...

O livro conta a história dos Lorens, criaturas criadas pelos Tchiraulas através da mais pura energia azul chamada hyacin, são seres extremamente bondosos vindos do planeta Tellus, eles sobrevivem através de hyacin que era abundante em seu planeta, mas que a energia ruim vermelha chamada cerven acabou tomando conta e se expandindo a tal modo que obrigou os lorens a fugir de seu planeta antes da explosão de cerven, cada nave onde comportavam os lorens levaram um pouco de hyacin e um Tchiraula sendo assim lançada ao espaço em uma busca desenfreada por um planeta que tivesse hyacin e que assim eles construíssem um novo planeta natal, uma dessas naves encontrou nosso planeta Terra, onde ao nascer de uma criança uma grande quantia de hyacin irradiava pelo ambiente, animados com o nascimento daquele novo ser e da energia que ele criou os lorens observavam, após um tempo começaram a pensar como retirar e utilizar o hyacin sem machucar os humanos? Como converter o cerven que também existia? Como ajudar os humanos a irradiarem mais boas vibrações, mais hyacins e menos cervens? Como ajudar aqueles seres a terem mais sentimentos bons? Como sobreviver? É nessa busca por resposta, nesse mundo, nessa relação invisível e mutua que MeTRÔ é narrado!

Se aventure assim como eu ao longo das páginas de MeTRÔ, permita-se fascinar pelos lorens, permita a descoberta de uma ficção científica diferente, mais realista, mais fascinante e envolvente! Bons hyacins a você, boa leitura!

site: http://www.soujovemliterario.blogspot.com.br/2015/06/resenha-critica-metro-joshua-rubberman.html
Elaine 04/07/2015minha estante
Concordo com tudo o que foi dito aqui (escrito... rsrs), o autor surpreende com a forma diferenciada de apresentar os Aliens e a vontade de saber mais sobre os Lorens só nos deixa um sentimento, ANSIEDADE! Que venha o próximo livro o quanto antes!

JoshuaRubberman 06/07/2015minha estante
Obrigado pelo carinho Eloisa \o/ !

Blog Metamorfose 17/08/2015minha estante
Obrigadaa Eliane ^^