Como Chegamos Até Aqui

Como Chegamos Até Aqui Steven Johnson

Resenhas - Como Chegamos Até Aqui

Nani84 31/01/2023

Muito interessante para onde esse livro nos leva. O efeito beija-flor em alguns momentos faz nosso cérebro explodir e nos questionar como não pensei nisso antes? Adoro esse tipo de leitura.

mica 29/11/2022

Como chegamos até aqui...
É difícil fazer uma resenha de um livro tão inteligente sem contar um pouco dele... Mas tentarei.
Na verdade ao lê - lo nos perguntamos:
Como coisas tão triviais como o vidro, o frio, o som, a higiene, o tempo e a luz mudaram nossas vidas?
Qual o impacto das inovações que surgiram dessas coisas simples?
Como elementos do nosso cotidiano nos fizeram chegar até aqui?
Esse livro escrito de forma inteligente e divertida nos responde todas essas perguntas.
Ao longo da leitura, pensamos:
"Como não pensei nisso antes?"
Coisas que pra nós hoje são tão banais, já foram inovações tecnológicas de grande porte um dia.
Uma pergunta a mais:
Vai ficar na curiosidade ou vai ler o livro é descobrir como chegamos até aqui?

Ingrid 13/04/2022

Interessante e muito relevante
É uma leitura muito interessante, cheia de fatos históricos e explicando como diversas coisas que usamos no nosso dia a dia surgiram. É muito legal entender melhor como tudo funcionava em séculos passados, vale a pena!

Marcal4 11/12/2021

Entre os melhores
Cara, amo livros assim, que explicam a história desde sua criação até os dias de hoje, o autor trabalha muito bem essa noção de que uma invenção influencia na criação de outras milhares. Leitura com muitos exemplos é bem didática.

Rodolfo.Silber 25/09/2021

Um livro sobre pessoas
Muito além de invenções, o livro destaca como pessoas conseguiram mudar o mundo, como a asa do beija flor.
Incrível pensar que pequenas coisas, podem transformar a civilização humana, para melhor ou pior.

André 30/08/2021

Efeito beija flor
O livro aborda o que o autor chama de efeito beija flor, que são os impactos que invenções aparentemente não relacionadas têm umas sobre as outras. O livro fala sobre a invenção da luz, vidro, dentre outras coisas e como essas invenções impactaram nossa sociedade.

Lenilson 25/05/2021

Indicação boa
O livro apresenta como algumas descobertas mudaram o rumo da sociedade. E quebra o paradigma que uma invenção é projeto de uma só mente.

Fernanda 11/03/2020

Como as pequenas coisas podem levar a grandes revoluções. Gostei da ideia do livro de mostrar como pequenas descobertas ou ações do passado foram moldando a história e levando a grandes momentos da humanidade.

Biblioteca Álvaro Guerra 14/12/2018

Como Chegamos Até Aqui
"O que torna esse livro uma delicia de ler é a forma como Steven Johnson conta a história dessas invenções: a forma como ele intercala aspectos culturais e tecnológicos enquanto desenvolve o passo-a-passo das grandes inovações, utilizando uma linguagem simples e bem humorada."

Link da resenha completa: http://oespanador.com.br/2015/06/04/como-chegamos-ate-aqui/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-378-1412-3

F. C. Gonçalves 10/01/2018

Quando alguém nos abre os olhos para aquilo que nos é trivial
Dividido em seis capítulos (cada um sobre uma das seis invenções que o autor elenca como fundamentais para a vida no mundo moderno), o livro aborda as implicações culturais e sociais do surgimento e aperfeiçoamento de diversas invenções como o vidro, sistemas de refrigeração e de higiene, medição do tempo e de produção de luz artificial.
O texto não aborda as questões científicas ligadas as descobertas, embora faça um bom resumo sobre a vida e a obra das pessoas envolvidas nas descobertas descritas. O texto é fluido e contém analogias muito boas e senso de humor na medida certa.

Victor.Mazzei 03/04/2017

Inovação desde o início
Steven Johnson é um velho conhecido. Pesquisador com reputação em semiótica e Comunicação, costuma investigar em suas obras as condições para o aparecimento do espírito criativo. Nesse último livro, elenca algumas da principais invenções/descobertas da humanidade e relaciona a situações decorrentes. Por exemplo: a invenção do vidro acabou potencializando o surgimento da imprensa. Como?

Dalmo 31/01/2016

Palmas e mais palmas
Uma ode ao espírito criativo humano e à inovação. Quem pensa que as principais invenções humanas são apenas atos individuais associados à genialidade, vai se surpreender o quanto o espírito colaborativo foi crucial para o desenvolvimento das tecnologias que hoje nos permitem viver cada vez mais e melhor. Mas não é apenas isso, a verdadeira transformação do mundo ocorre quando alguém, ou alguns, resolve romper com os limites do conhecimento tradicional, das fronteiras disciplinares, e parte para uma aventura intelectual totalmente imprevisível. Da próxima vez que se sentir perdido com excesso de ideias e conhecimento, use sua intuição, arrisque, acredite.