Verdadeiros Laços

Verdadeiros Laços Rose Elizabeth Mello

Resenhas - Verdadeiros Laços

Gláucia 14/05/2015

Esse livro conta a história de três amigas que mesmo a tantos desafios, venceram todos os obstáculos e mantiveram a amizade acima de tudo!!! Aprendemos que não devemos nos prender a bens materiais, a opinião dos outros, ao preconceito, fama e dinheiro. Ter ambição é normal, desde que desejamos e usamos-a para conquistar coisas boas, sem prejudicar ao próximo. Mas quando deixamos essa ambição falar mais alto, sair do controle e prejudicar o próximo isso é pura ganância. Uma das amigas por se tornar gananciosa e preconceituosa larga tudo (família, amigos, amor verdadeiro e trabalho) para viver uma vida regada ao luxo, riquezas, festas, mas que com o tempo descobre que nada disso era o mais importante e se arrepende verdadeiramente. Tem uma frase do livro que gostei muito, que é:
"A beleza de qualquer lugar no mundo não está no que vemos diante de nossos olhos, mas sim nos sentimentos que carregamos na alma"!!!
Realmente quando a amizade é verdadeira, não existe barreiras, ela perdura por toda a eternidade!!! Recomendo a todos esse livro.
Guilherme Ramos 15/06/2018minha estante
Uau, mediante a sua resenha fiquei muito afim de ler esse livro. Ironicamente, estou vivenciando um processo muito parecido com esse que você relatou, onde dois amigos partiram para São Paulo em busca de uma "nova vida", mas, um deles está cegamente corrompido pela ambição... Esse livro talvez seja uma luz para me auxiliar a enfrentar essa fase e também auxiliá-lo quando tiver espaço para isso. Obrigado por compartilhar!

Guilherme Ramos 20/08/2018

Ambição, ganância e o poder da amizade !!!
Qual o real valor do dinheiro? Até onde sua ganância e sua ambição podem te levar? Quais são as verdadeiras ilusões do mundo? Trocaria o amor da sua vida por uma vida completa de luxo e procrastinação?

Nesse livro conheceremos três amigas inseparáveis que tomarão rumos diferentes em suas vidas nem desatar os nós que compõem os laços da verdadeira amizade, no entanto a atenção é chamada para uma delas, Ranya, a mais bela e mais rica entre as amigas, possui bom coração, mas, ao mesmo tempo cravejado pelo orgulho e ambição, não se contenta pelo que tem e sempre procura por mais e pelo melhor. Dotada de uma criatividade ímpar, deixa-se se perder pela ganância e pela ilusão da vida fácil, esquecendo-se das suas faculdades e potencialidades criativas, segue um rumo diferente do seu trabalho e do seu destino, esquecendo também que é o trabalho que dignifica o homem e que muitas vezes é pelo próprio esforço, pelo próprio suor que conquistamos o sucesso e a satisfação pessoal (at&eacut e; porque o significado de sucesso é bem relativo e pessoal de cada um).

As outras amigas, Maria Clara e Laura, também enfrentarão fortes desafios em suas jornadas, mas, não possuidoras dos mesmos sentimentos de Ranya, encontrarão na caminhada apoio da própria família e amigos que vão aparecendo no destino da vida. Essas, no entanto não deixam de dar suporte a Ranya, pois sabem no íntimo serem as únicas a conhecerem o lado bom interno da amiga orgulhosa e ambiciosa e sabem também serem as únicas amigas desta. Através de Maria Clara e Laura vamos compreender a força que tem as orações dirigidas a uma pessoa que obviamente se quer bem e como insistir sempre vale a pena. Vamos entender também que embora o amor, embora os conselhos e boas intenções com alguém querido, cada um é responsável pela sua própria vida e conduta e que muitas vezes não cabe ou não com pete a nós interferirmos nas decisões de outrem e que a própria vida é a escola de todos nós, que por fim acaba por bem ou por mal ensinando-nos a verdadeira lição, fazendo-nos valorizar o que realmente possuímos, colocando as porcas nos parafusos certos e acertando os eixos desregulados.

No caso específico de Ranya, vamos perceber que ela também foi pré-moldada por sua mãe Khadija, que vivia no mais completo mundo das futilidades materiais e também para o preconceito com as classes menos desprovidas financeiramente, vivia para a avareza e o apego material e pelas aparências do high society, esse mundo sórdido das falsas aparências e vivia também pelo costume da fofoca e difamação dos próximos, achando-se juíza de todos. No entanto, à luz do espiritismo entendemos que Ranya não pode ser tão vítima assim, uma vez que espíritos imperfeitos que somos, reencarnamos diversas vezes para nos despir dessas mesmas imperfeições, aprendendo novos sentimentos e conceitos e acertando erros do passado e defeitos que trazemos em nosso espírito uma vez que somos criados simples e ignorantes.

O livro é sensacional, mostra pra gente a dureza que estamos criando para nosso próprio espírito através das nossas ações, escolhas e sentimentos e que nesses casos o sofrimento é inevitável a curto, médio ou longo prazo para o “acerto de contas”, o ajuste de o nosso próprio ser.

Outros temas abordados são: Preconceito racial, mediunidade, prostituição e suicido, recomendo imensamente.

Reflexão pessoal:

“Verdadeiros laços de amizade são elos fortes capazes de suportar as dificuldades e as divergências da vida, trazendo direcionamento, iluminação, alegria e atenção ao verdadeiro amor. É importante saber cultivá-las e reforçar cada vez mais cada linha que compõe esses verdadeiros laços por uma vida mais produtiva, mais leve, em companhia da harmonia e do equilíbrio. Amizade verdadeira é saudável para a mente e para o espírito.”

Frase em destaque retirada do livro:

"Muitas pessoas são como o incenso, que só exala perfume depois de queimado."
(Diálogo entre os amigos Fahir e Maxim. Página 361)

Saritha 03/09/2019

Tirei o final de semana para ler Verdadeiros Laços, de Rose Elizabeth Mello e só posso dizer uma coisa: sensacional. É tão bom quando a gente retorna às leituras com um livro que te prende, que te faz repensar se você realmente está seguindo o caminho correto, se suas atitudes estão de acordo com o que você sabe como tem que agir (porque uma coisa é ter conhecimento de como agir, outra é agir de acordo com seus conhecimento...), enfim, fiquei simplesmente encantada por esse romance.
O livro conta a história de 3 famílias que são muito amigas. As filhas, Rhanya, Maria Clara e Laura são inseparáveis desde o berço, e mesmo seguindo caminhos diferentes, sabem que podem contar uma com a outra para tudo.
Laura sofre uma perda que irá mudar toda a sua vida. Maria Clara se sente inferior as amigas e ao irmão, e será preciso se redescobrir para se aceitar como todos a enxergam. Rhanya é preconceituosa e egocêntrica, colocando o dinheiro acima de qualquer sentimento.
A história nos mostra que quando nos recusamos a crescer pelo amor, certamente a dor se encarregará de fazer com que algo aconteça.
O livro aborda ainda a questão do suicídio, preconceito racial, prostituição, ambição.

Frases destacadas:

🎀 A vida é um grande aprendizado. Não estamos aqui a passeio e sim para fazermos escolhas, determinarmos caminhos, superarmos desafios e crescermos como pessoas e espíritos. Frequentemente a vida nos oferece oportunidades; umas boas, outras nem tanto. E cabe a nós decidirmos o que queremos diante do que ela nos apresenta.

🎀 Quando enfrentamos dificuldade, é porque precisamos pôr em prática o fruto de nossa experiência. Os problemas se apresentam para que possamos colocar em prática a sabedoria que está latente em nós, aguardando o momento certo para vir à tona. Quando não buscamos a solução e nos refugiamos no medo, na preocupação e na insegurança, acabamos descartando tudo o que temos em mãos para superar e vencer cada etapa da vida.

🎀 Não podemos criar eternas noites sombrias enquanto o sol brilha todas as manhãs.

🎀 Ambição é um desejo normal de progresso, de reconhecimento e de conquista. A ambição faz o ser humano se tornar cada vez melhor em todas as áreas. Já a ganância acontece quando o indivíduo perde a noção dos parâmetros e limites da coerência e do respeito, por si mesmo e pelo outro.

🎀 Só você pode mudar aquilo que a incomoda. É uma mudança de dentro para fora, que precisa emergir de sua alma.

🎀 Se cada um de nós se preocupasse em administrar sua própria vida, o que já não é tarefa simples, não teria tempo nem interesse em cuidar do que não lhe diz respeito.

🎀 A beleza de qualquer lugar no mundo não está no que vemos diante de nossos olhos, mas sim nos sentimentos que carregamos na alma.

Marisangela.Oliveira 06/01/2020

Recomendo a leitura.
Livro me prendeu do começo ao fim, é o segundo livro que leio dessa escritora.