Na Pele de Uma Jihadista

Na Pele de Uma Jihadista Anna Erelle

Resenhas - Na Pele de Uma Jihadista

Tayna 29/02/2024

A história é impactante, nos leva a conhecer um universo que muitos não conhecem. No começo confesso que achei a escrita cansativa e demorei a embarcar no universo do livro, coisa que só ocorreu do meio pro final do livro. Algumas partes de deixaram um pouco perdida, mas, após terminar de ler, tive que ficar um tempo em silêncio e digerir toda a história.

Debbie 25/01/2024

Interessante demais!
Esse livro é muito bom. Você se impressiona com a personagem que a jornalista cria para poder se comunicar com o terrorista. Gostei bastante. Recomendo!

Elton.Oliveira 31/12/2022

Um raio-x do recrutamento islâmico
Aprendi mais um pouco sobre as táticas cruéis do Estado Islâmico (EI), nessa missão que eles perseguem em aniquilar os infiéis e dominar o mundo !

Infelizmente sabemos que são reais esses casos e as pessoas são seduzidas à entrarem nesse fanatismo por n motivos ..... Pessoas que passam por problemas pessoais são facilmente fisgadas pela organização para serem treinadas e utilizadas como bucha de canhão numa guerra q não é sua !!!

Um dos piores problemas atuais é o fanatismo, pessoas seguem supostos heróis , mitos , líderes sem ao menos pesar suas atitudes ! O senso crítico e a busca por informações acaba com essa ilusão , coloca cada um no seu lugar .... E um dos piores fanatismos é o religioso, pessoas matando pessoas a mando de Deuses !

Um bom livro , recomendo a leitura !

Saulors 30/06/2022

Que boa surpresa foi esse livro. Aqui vemos uma jornalista investigativa que não mede esforços para conseguir a matéria que a irá levar aos altos patamares na carreira. Ela personifica Melodie, uma jovem francesa, recém convertida ao islã, que esconde de sua família a nova religião. Tal doçura encanta um dos chefões na Síria, fazendo com que o nível de tortura psicologia aumente a cada chamada de Skype. Um livro muito instigante, pela metade perde um pouco do fôlego, mas quanto mais se aproxima do final, mais a adrenalina sobe. Recomendo muito.

Iohana.Gama 14/10/2021

Livro sensacional!!!
Encontrei esse livro por acaso e resolvi arriscar a leitura por causa do seu resumo que me chocou de cara! E não podia esperar por mais nada além desse desfecho.

Terminei em apenas 3 dias e poderia tê-lo feito em menos tempo, caso eu tivesse mais tempo disponível. A leitura é impactante e me prendeu do início ao fim, não tem 1 parágrafo, sequer, que seja chato ou cansativo.

Adorei a experiência de lê-lo, senti que mesmo quando eu não estava lendo, estava pensando nele, tentando arrumar tempo o mais rápido possível para continuar a leitura, e já faziam alguns livros que não sentia esse prazer todo em ler.

Apesar da agonia e nojo que somos capazes de sentir pelo terrorista Abu Bilel, é impossível não amar a história que foi vivenciada com tanta braveza pela jornalista. É um livro que vale muito mais do que seu preço, e que com certeza vai ficar guardadindo em um local especial da minha estante.

Greco 01/08/2021

Excelente!
O livro é investigativo/informativo e ao mesmo tempo emocionante. Um dos melhores que já li até hoje. Vale muito à pena.

Gi Peixoto 02/07/2021

Intenso
O livro vivencia uma matéria jornalística sobre o recrutamento de meninas para o E.I no ano de 2014. Momento o qual eram noticiadas ao cansaço milhares de jovens se aliando ao Estado Terrorista dia após dia.
É preciso levar em consideração a ambiguidade do livro. A jornalista Anna Erelle transita entre a reportagem, sua vida pessoal e como ambos passam a se atravessar de forma intensa. Anna também traz uma análise sobre o perfil falso que criou no facebook, se passando por uma jihadista de 20 anos, a autora entra na personificação da jovem recém convertida e pondera sobre quais seriam suas motivações para considerar o extremismo e "cair na conversa" do recrutador com quem se comunicava.
O livro é ótimo, rápido e envolvente, senti que estava no meio do cenário várias vezes, o nervosismo, a raiva e a curiosidade aproximam o leitor constantemente.
Recomendo com certeza, grande informativo sobre como o E.I age na integra.

vivi 17/06/2021

empolgante
pude sentir as emoções da autora com a riqueza de detalhes que ela conta no livro. vale a pena pra quem quer conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Rafaelly.Alves 24/03/2021

É a certeza ou a dúvida que mata?
Cara, que livro perfeito. Super envolvente, prende o leitor do inicio ao fim, ela consegue expressar toda a tensão vivida através desse livro. Que mulher corajosa! Passei a admira-la muitoo

Erica372 10/10/2020

Adrenalina total!!!
Ainda estou sem saber se é a certeza ou a dúvida que mata?!
Super recomendo a leitura!!

Seven 16/08/2020

Incrível!
Admirei a escritora desde quando soube da publicação. Principalmente por haver o perigo que envolve o ocorrido, e ela seguiu em frente em prol de seus objetivos como jornalista, mesmo sabendo que sua vida estava em risco.

Lisyane 28/03/2020

Que leitura tensa! Anna Erelle descreve de um jeito tão detalhado, sem ser demasiado, que te faz se sentir vivendo junto com Melodie todo o affair, o nervosismo e a tensão da jornalista na pela da Jihadista recem convertida. Leitura recomendada para entender um pouco mais sobre a guerra da Síria.

Milena 14/03/2020

Confesso que, em primeiro lugar, "Na pele de uma jihadista" chamou minha atenção pela boa avaliação que tive da leitura de "Guerra sem fim" (Dexter Filkins).
Logo na primeira página, no entanto, é possível perceber que além de estilos de escrita diferentes, são experiências profissionais completamente distintas.
Independentemente desse fato, é uma narrativa interessante e que prende a atenção do leitor, o qual passa dos horrores de uma guerra - que se tornou, por vezes, banalizada na vida cotidiana - para o conflito pessoal da narradora com o desenrolar dos acontecimentos.
É uma leitura que retrata os desafios diários da profissão, especialmente daqueles que cobrem conflitos, nos leva a refletir sobre a exposição e riscos que o uso casa vez mais contínuo e sem supervisão das redes sociais proporciona aos jovens, bem como a angústia pessoal e persistente da jornalista, que em determinado momento chega se descrever como esquizofrênica.
Em suma, uma boa escolha que, apesar de ter surpreendido, não decepcionou.

Kah 09/03/2020

Vale a leitura
O texto é fácil e tranquilo de ler, apesar da temática não é tão pesado quanto eu esperava. Entretanto, sem dúvida deixa claro o quanto pode ser perigoso o contato e a manipulação que vitimizam as jovens recrutadas pelos grupos extremistas.

Gabi 12/01/2020

Que mulher corajosa
"Meus irmãos mundo afora, chamamento à fatwa desse ser impuro que zombou do Onipotente. Se vocês a virem onde quer que seja na terra, obedeçam à lei Islâmica e matem-na. Sob a condição de que sua morte seja lenta e dolorosa. Quem zomba do Islã pagará as consequências com seu sangue. Ela é mais impura que um cão, estuprem-na, lapidem-na, liquidem-na. Inch'Allah."

Cara, essa jornalista foi corajosa pra caralho. Mas eu tenho uma suposição de que ela sobreviveu a isso tudo devido, Graças à Deus, Bilel al-Firansi ter morrido em uma explosão. Tremo toda de pensar que se não fosse isso ele teria caçado ela até no inferno. Ele já tava obcecado por ela, dizendo que já era esposa dele e tudo. A coragem dela de mostrar o rosto pra ele... sem palavras. Esses caras são doentes total, não dá nem pra descrever tamanha a loucura do fanatismo desse povo. Recrutando jovens adolescentes, meninas menores de idades. Depois de tudo isso a Anna teve que viver uma vida se escondendo, sofreu ameaças de cabo a rabo. Uma leitura que vale muito a pena. Recomendo demais.