Na Pele de Uma Jihadista

Na Pele de Uma Jihadista Anna Erelle

Resenhas - Na Pele de Uma Jihadista

The 25/10/2015

Na corda bamba do perigo!
O livro trata de uma jornalista francesa fascinada pelas questões dos grupos extremistas que inconformada com os relatos de cada vez mais jovens europeus indo de juntar ao EI mantém um perfil falso em uma rede social para tentar obter informações desse universo.
Em uma dessas noites, replicando um vídeo de propaganda para manter as aparências acaba contactada por um dos recrutadores, o que ela não imagina é que o homem é um peixe grande, braço direito do chefe do EI.
Para desenvolver uma matéria a jornalista começa uma encenação amorosa com o terrorista e não perde a oportunidade de extrair informações.
É um livro fascinante para entender mais sobre o modo como o grupo opera e recruta jovens pelo mundo e é ainda a prova de coragem e de amor a profissão dessa mulher que sacrificou muito por esse relato que intenta alertar o mundo.
Só não ganha todas as estrelas porque infelizmente a edição brasileira tem alguns erros de revisão.
No entanto, recomendo fortemente o livro pra quem se interessa pelo assunto.

Elton.Oliveira 31/12/2022

Um raio-x do recrutamento islâmico
Aprendi mais um pouco sobre as táticas cruéis do Estado Islâmico (EI), nessa missão que eles perseguem em aniquilar os infiéis e dominar o mundo !

Infelizmente sabemos que são reais esses casos e as pessoas são seduzidas à entrarem nesse fanatismo por n motivos ..... Pessoas que passam por problemas pessoais são facilmente fisgadas pela organização para serem treinadas e utilizadas como bucha de canhão numa guerra q não é sua !!!

Um dos piores problemas atuais é o fanatismo, pessoas seguem supostos heróis , mitos , líderes sem ao menos pesar suas atitudes ! O senso crítico e a busca por informações acaba com essa ilusão , coloca cada um no seu lugar .... E um dos piores fanatismos é o religioso, pessoas matando pessoas a mando de Deuses !

Um bom livro , recomendo a leitura !

vivi 17/06/2021

empolgante
pude sentir as emoções da autora com a riqueza de detalhes que ela conta no livro. vale a pena pra quem quer conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Erica372 10/10/2020

Adrenalina total!!!
Ainda estou sem saber se é a certeza ou a dúvida que mata?!
Super recomendo a leitura!!

Seven 16/08/2020

Incrível!
Admirei a escritora desde quando soube da publicação. Principalmente por haver o perigo que envolve o ocorrido, e ela seguiu em frente em prol de seus objetivos como jornalista, mesmo sabendo que sua vida estava em risco.

Kelly Oliveira Barbosa 14/05/2016

Interessante, fácil e rápido de ler
Entre as leituras que realmente quero fazer - ou entre as leituras que planejei fazer - sempre acabo encaixando uma totalmente aleatória. É o caso desse livro. Em uma visitinha no site da Amazon li o título, a sinopse, me interessei e click, comprei o e-book. Mas que bom, dessa vez eu acertei na escolha.

Na pele de Uma Jihadista foi publicado no Brasil em 2015 pela editora Paralela, a autora é uma jornalista francesa que escreve sob o pseudônimo "Anna Erelle". Essa jornalista trabalhou muito com os movimentos do Islã radical, estudando principalmente o fenômeno que está acontecendo a alguns anos na Europa (e em outros lugares), o alistamento de jovens ocidentais nos exércitos islâmicos. Examinando especificamente os hábitos desses jihadistas europeus do EI - Estado Islâmico (o termo "jihadista" tem sido usado por acadêmicos ocidentais desde os anos 1990, e mais frequentemente desde os ataques de 11 de setembro de 2001, como uma maneira de distinguir entre os muçulmanos sunitas não violentos e os violentos. Os jihadistas são os violentos¹) ela tentou compreender o que faz esses jovens (jihadistas europeus) se apropriarem dessa causa e abandonarem seu país, família, conforto.. tudo para ir matar e desafiar a morte.

Anna descreve no livro como conseguiu informações importantes, inclusive com os próprios familiares desses jovens, mas enfrentava sérias dificuldades para publicar seus artigos, pois havia sempre muitas ameaças e perigos que envolviam terceiros. E já meio frustrada com isso e meio ao acaso [pelo menos é o que ela diz] através de um perfil alternativo [falso] no Facebook chamado "Mélodie" ela entra em contato com "Abu Bilel" um perigoso terrorista do EI, se passando por uma jovem francesa de 20 anos recém convertida ao Islã. Esse terrorista já no primeiro contato com "Mélodie" começa assedia-la a largar tudo e ir para a Síria. Ela por trás daquele perfil falso se depara então, com uma oportunidade única de investigar esse fenômeno mais de perto e decidi ir adiante nessas conversas com Abu Bilel. Do Facebook eles passam para conversas em vídeo pelo Skype, e ela conta como para resguardar-se chega a usar um hijab (conjunto de vestimentas da doutrina islâmica) nessas conversas. Juntamente com outro jornalista, ela filma e documenta todo o contato com Abu Bilel, na intenção de publicar um super artigo em um dos jornais em que trabalhava.

O livro retrata como as redes sociais - principalmente Youtube, Facebook e Skype - se tornaram as armas preferidas do Daesh (acrônimo árabe para a Organização Estado Islâmico). Veja o comentário de Anna sobre isso:

"... a organização terrorista opera usando sua arma de guerra favorita: a propaganda digital. A imagem antiquada dos talibãs vivendo como ermitões nas grutas afegãs limitava, até então, as vocações. Já a comunicação dos novos soldados 2.0 do jihad acerta o alvo. Inundando o Youtube com vídeos ultraviolentos, o Estado Islâmico impressiona milhares de ocidentais lobotomizados pela velocidade de ação e execução de suas ameaças. [...] Ávidos de reconhecimento, a maioria vai para a linha de frente com a ambição de postar na internet um foto sua de uniforme de soldado. Lá, terão uma importância inequívoca e ainda por cima o direito de exibi-la no Twitter ou no Facebook. Esses garotos tornam incrivelmente acertada e premonitória a célebre frase pronunciada em 1968 por Andy Warhol: "No futuro, todos terão direito a quinze minutos de fama mundial." [grifo meu]

Acompanhamos a história de "Mélodie" desde o início das conversas pelas redes sociais até o ponto em que ela marca o dia de ir para Síria encontrar-se com o terrorista. Se ela chega a ir ou não, você vai ter que ler pra saber.

O assunto em si é muito interessante, o livro tem muitas informações a respeito de como funciona o recrutamento de jovens pelo EI, dos costumes dos jihadistas, da religião Islã, dos combates na Síria etc. A narrativa da jornalista é muito fluída, há certas descrições da vida pessoal dela que achei totalmente desnecessárias e cansativas, mas no geral a leitura é muito rápida e fácil. Recomendo para quem não sabe muito sobre o EI, mas tem interesse no assunto. Fiquei com vontade de ler mais sobre o tema, se você tiver alguma indicação de livro deixe nos comentários.

site: http://cafeebonslivros.blogspot.com.br/2016/05/eu-li-na-pele-de-uma-jihadista-de-anna.html
Barbara.Ribeiro 18/12/2018minha estante
Leia Na Sombra do Estado islâmico, é uma história bem parecida, baseada numa história real, tão interessante e fácil de ler quanto este.

Kelly Oliveira Barbosa 17/01/2019minha estante
Obrigada pela dica Barbara :)

Rafaelly.Alves 24/03/2021

É a certeza ou a dúvida que mata?
Cara, que livro perfeito. Super envolvente, prende o leitor do inicio ao fim, ela consegue expressar toda a tensão vivida através desse livro. Que mulher corajosa! Passei a admira-la muitoo

Saulors 30/06/2022

Que boa surpresa foi esse livro. Aqui vemos uma jornalista investigativa que não mede esforços para conseguir a matéria que a irá levar aos altos patamares na carreira. Ela personifica Melodie, uma jovem francesa, recém convertida ao islã, que esconde de sua família a nova religião. Tal doçura encanta um dos chefões na Síria, fazendo com que o nível de tortura psicologia aumente a cada chamada de Skype. Um livro muito instigante, pela metade perde um pouco do fôlego, mas quanto mais se aproxima do final, mais a adrenalina sobe. Recomendo muito.

Zeca 10/09/2015

Bom Livro
Sou um curioso para conhecer um pouco mais desses terroristas que assolam nosso Mundo.

Com esse livro pude conhecer e entender como agem no recrutamento dos, principalmente, Europeus.

A Jornalista, mulher de coragem, enfrenta um "famoso jihadista" e a história é bem curiosa.

Livro começa devagar... Me arrastei na leitura, porém, do meio pro final a coisa esquenta e as páginas não param de rolar até seu fim. Vale a leitura!

Adriana1161 29/03/2016

Ufa...
O livro trata da história de Mélodie, que na verdade é Anna Erelle, uma jovem repórter parisiense que investiga as redes de recrutamento de grupos terroristas.
o livro é bom, bem escrito. É inacreditável essa doutrina cega, difícil de entender por quem não é radical...
Ajuda a entender o islamismo e a ideia que eles tem de conquista do mundo.
Em certos momentos, dá vontade de que não fosse uma história real e sim ficção pra ver os desdobramentos que ia ter.
Da metade pro final, o livro fica mais interessante. Muito corajosa essa jornalista!

Katharina 23/07/2017

Marquei como lido “Na Pele de Uma Jihardista”, Anna Erelle.
Anna Erelle, jornalista parisiense de 29 anos, se faz passar por Mélodie, uma jovem pobre, de 20 anos, proveniente da periferia de Paris, para obter informações sobre a forma de recrutamento virtual do Estados Islâmico.
Através de um perfil falso criado no Facebook, Mélodie conhece Bilel, um integrante do alto escalão do Estado Islâmico e braço direito de Abu Bakr al-Baghdadi, um dos terroristas mais perigosos do mundo. Em menos de 24h de conversa pelo Skype, Bilel se diz “apaixonado” e alicia Mélodie a deixar seu país para integrar a “causa santa”
Através das conversas, a jornalista obtém informações precisas de como milhares de jovens pobres, que enfrentam sérios problemas familiares, são facilmente ludibriados pelos terroristas, aumentando assustadoramente o número de jihardistas no mundo
Estima-se que o Estado Islâmico teria entre 35 a 45 mil beligerantes, a maioria proveniente da Europa.
Ao publicar a matéria, a jornalista foi ameaçada de morte e não pode revelar sua identidade.

Heloisa 17/02/2018

Vale muito a leitura!
Achei muito interessante! Em muitos momentos eu pensava "que mulher maluca!". Ela foi até o fim em uma reportagem investigativa, sem medo... que coragem!

Greco 01/08/2021

Excelente!
O livro é investigativo/informativo e ao mesmo tempo emocionante. Um dos melhores que já li até hoje. Vale muito à pena.

Milena 14/03/2020

Confesso que, em primeiro lugar, "Na pele de uma jihadista" chamou minha atenção pela boa avaliação que tive da leitura de "Guerra sem fim" (Dexter Filkins).
Logo na primeira página, no entanto, é possível perceber que além de estilos de escrita diferentes, são experiências profissionais completamente distintas.
Independentemente desse fato, é uma narrativa interessante e que prende a atenção do leitor, o qual passa dos horrores de uma guerra - que se tornou, por vezes, banalizada na vida cotidiana - para o conflito pessoal da narradora com o desenrolar dos acontecimentos.
É uma leitura que retrata os desafios diários da profissão, especialmente daqueles que cobrem conflitos, nos leva a refletir sobre a exposição e riscos que o uso casa vez mais contínuo e sem supervisão das redes sociais proporciona aos jovens, bem como a angústia pessoal e persistente da jornalista, que em determinado momento chega se descrever como esquizofrênica.
Em suma, uma boa escolha que, apesar de ter surpreendido, não decepcionou.

Lisyane 28/03/2020

Que leitura tensa! Anna Erelle descreve de um jeito tão detalhado, sem ser demasiado, que te faz se sentir vivendo junto com Melodie todo o affair, o nervosismo e a tensão da jornalista na pela da Jihadista recem convertida. Leitura recomendada para entender um pouco mais sobre a guerra da Síria.