Curiosidade Mórbida

Curiosidade Mórbida Mary Roach

Resenhas - Curiosidade Mórbida

LuizaSabbag 13/03/2024

O livro traz muitos aspectos interessantes sobre estudos científicos, mas parece que ela fica tentando forçar a "morbidez" o tempo todo, parece que tentando chocar os leitores. Poderia ser bem mais aprofundado, ou então, bem mais curto, dependendo do objetivo dela. Achei uma leitura meio empacada em vários momentos. Não acho que ela tenha faltado com o respeito com os mortos, mas mesmo sendo um assunto tranquilo pra mim, poderia ter se mantido no foco. Além de que poderia ter aberto bem mais a discussão e até mesmo as curiosidades acerca do tema.

Babi 03/03/2023

"A morte não precisa ser entediante"
É um livro bom, mas poderia ser muito mais interessante sobre o que se propõe. No início traz pesquisa e informações muito interessantes sobre o uso de cadáveres para testes automobilísticos, doação de órgãos, ensino da medicina, estética etc. Começa de forma muito fluida. Porém, com o passar dos capítulos a autora foge muito do tema principal com muitas divagações, e começa a ficar bastante cansativo com capítulos mais longos do que o necessário e bem menos interessantes.

"Não há nada engraçado em estar morto, dirão. Só que há. Estar morto é absurdo. É a situação mais louca em que você poderia se encontrar. Seus membros ficam frouxos e não cooperam. Sua boca fica aberta. Estar morto é desagradável, malcheiroso e constrangedor, e não há nada que se possa fazer quanto a isso.

Este livro não trata da morte no ato de morrer, quando a morte é triste e absoluta. Não há nada de engraçado em perder uma pessoa que você ama, ou ser a pessoa que outros perdem. Este livro é sobre os que já estão mortos, os mortos anônimos, os mortos de bastidores.

Os cadáveres que eu vi não eram deprimentes, nem repulsivos, nem partiam o coração. Pareciam doces e bem-intencionados, às vezes tristes, ocasionalmente engraçados. Alguns eram belos; outros, monstruosos. Alguns usavam calça de moletom, outros estavam nus; alguns em pedaços, outros inteiros. Todos eram estranhos para mim."

AnaCris 08/08/2022

Leitura leve - mesmo com assunto pesado
Este livro é interessante. O tom sarcástico e bem humorado da autora contrasta bem com a temática pesada, indigesta e por vezes nauseante. Isso causa estranheza, mas, ao mesmo tempo, acho que de outra forma não seria possível seguir com a leitura.
Ao longo de quase 300 páginas, Mary Roach relata suas pesquisas acerca de temas como: o uso de cadáveres no ensino médico; estudos sobre fases da putrefação de cadáveres, ou danos em corpos provocados por desastres aéreos, para elucidar respectivamente, crimes e acidentes aéreos; testes de segurança para a indústria automobilística e de eficácia para a indústria de armas; doação para transplante de órgãos. Aborda alguns tabus, como compostagem humana (alternativa ecológica à cremação), e canibalismo.
Traz informações interessantes (mas de utilidade incerta), e uma certa dose de especulação em alguns tópicos. Contudo, o livro é de leitura fácil e fluente, fazendo com que, apesar do assunto pouco ortodoxo, seja uma leitura agradável e motivante.
Para pessoas da área de saúde que apreciam história da Medicina, ou curiosos que gostam de saber sobre o funcionamento de tudo, a leitura pode ser interessante.

Beatriz 05/07/2022

uma experiência diferente
Vou confessar que apenas li esse livro pois ele estava no checklist da Rory Gilmore, mas no final até que gostei. Foi um livro totalmente fora da minha zona de conforto, tinha momentos que eu amava esse livro assim como tinha momentos que eu o odiava. São fatos interessantes de saber. Em alguns momentos do livro a autora meio que se desviava do assunto mas mesmo assim foi uma ótima leitura, não que falar sobre os mortos e cabeças decapitadas seja agradável.

tinarsc 27/06/2022

Objeto de Informação
O livro é simplesmente um objeto de informação, e eu demorei bastante pra notar isso (por pura falta de atenção mesmo), mas quando percebi, fiquei mega feliz porque não é todo dia que se descobre coisas novas e se aprende coisas através de um livro assim. A autora faz diversos comentários pra ter um alívio cômico, afinal estamos lendo sobre cadáveres, acho que é importante ter um alívio cômico de vez em quando, e isso torna o livro ainda melhor.
Mas mesmo assim ainda preciso dizer que em determinado momento se tornou muito pesado pra mim, muito massante, porque é um pouco inevitável não se sentir ligeiramente desconfortável com algumas coisas, além do fato de não entender algumas coisas por estarem em um linguajar diferente do meu habitual, então acabei demorando muito (um ano) pra terminar de ler, tive muitas ressacas literárias ao longo dele haha

De qualquer forma, foi uma boa experiência ler isso, aprendi mesmo muitas coisas, que eu nem sei se um dia me vão ser úteis, mas independente disso eu gostei de ter aprendido.
Pra quem tem interesse em saber mais sobre como funciona o estudo de cadáveres, eu recomendo demais esse livro, é muito interessante mesmo.
E uma dica que dou, é intercalar a leitura com outra coisa, pra não acabar acontecendo o que ocorreu comigo!

Louise193 24/03/2022

O livro traz várias curiosidades sobre a utilização de cadáveres em diferentes contextos desde testes de cinto de segurança a experimentos científicos.
Começou com ar de novidade, instigando a leitura e proporcionando-a de uma maneira fluida. No entanto, o final começa a ficar bastante cansativo com capítulos longos e menos interessantes (ao meu ver) em comparação com os capítulos iniciais.
Cada capítulo possui uma curiosidade diferente, então para os que desejam ler, talvez seja uma boa ler apenas o que interessar mais.

Karen26c 04/01/2022

Morbidamente interessante e engraçado!
Esse livro me surpreendeu muito! Principalmente porque estava com uma ressaca literária devastadora e não encontrava nenhuma leitura que me envolvesse tanto. Mas esse livro conseguiu despertar minha curiosidade e me proporcionar uma experiência totalmente inusitada e divertida!

Durante a leitura, me vi o tempo todo surpresa com quão fluida e interessante a escrita era, não apenas por apresentar uma visão totalmente diferente sobre a morte e cadáveres, mas principalmente pelo humor da escritora. Simplesmente porque é um humor genuíno! Todos os comentários e pensamentos dela são soltos de maneira tão natural que além de você achar engraçado, e se ver imaginando e tendo as mesmas dúvidas que ela, você ainda se surpreende de como um assunto tão mórbido, como o próprio título aponta, pode ser tão interessante e leve.

Destaco que nesse livro, mesmo com o tom cômico, a autora sempre se mostra respeitosa sobre o assunto, de forma que mesmo a morte sendo tabu para alguns, a experiência com o livro se mantém agradável. Além disso, gostei do fato de o livro apresentar, mesmo que de maneira simples, pesquisas, dados, acontecimentos históricos e até mesmo opiniões de cientistas, de forma que a leitura não fique maçante e nem muito superficial.

Por fim, achei muito bem estruturado o livro, de forma que existe uma divisão, onde cada capítulo apresenta uma situação diferente que envolva a questão dos cadáveres, suas histórias e contribuições para a humanidade. Dessa forma a leitura é fluida, organizada, e rica de informações e comentários hilários, seja da escritora ou dos próprios cientistas.

Recomendo muito esse livro!

Clisman 02/12/2021

Morte aos vivos
Morte, um assunto tão desconhecido para os viventes, pois vivemos com os relatos dos vivos e tão somente.
Um livro que trás curiosidades a um assunto tão evitado, confesso que não imaginava o quanto estava "rodeado" de cadáveres, pois por suas contribuições (voluntárias e involuntárias), contribuíram e muito para nós, os vivos.

Sara 14/11/2021

Eu amei demais esse livro! Péssima maneira de começar uma resenha, mas precisava deixar isso claro!
A escritora consegue deixar o tema mais temido do mundo leve e interessante. Terminei o livro hoje e com certeza virei uma entusiasta dos mortos! Hauahau
Gostei muito do capítulo que fala sobre doação de órgãos, algo que me tocou profundamente foi o caso de uma mulher que (logicamente depois de morta) doou o coração para uma próxima pessoa.
O tema doação de órgãos não é novidade, mas sempre foi meu desejo doar tudo que seja útil para outras pessoas. Fica aí o recado, se eu morrer logo, já sabem! Podem pegar tudo que ainda presta e o resto por favor, cremação e vaso sanitário!

Sol 15/01/2021

Muitas curiosidades sobre corpos, e usos após a morte, que eu não tinha parado para pensar. A autora traz um pouco de leveza ao tratar desse assunto tabu.

Alê 29/12/2020

Do tipo que te prende
Fala sobre a morte e os processos que a envolvem de maneira interessante, leve e descontraída. Quem gostou de Confissões do Crematório pode ir nesse sem receio.

Marita13 17/04/2020

Mórbido e engraçado
Bom falar de morte nunca é um assunto fácil ou muita gente não quer conversar sobre isso, é um assunto polêmico, tabu e então não vamos falar.
Mas falar da morte é da nossa morte é importante, afinal um dia ela chega pra todos. Dessa forma, curiosidade mórbida, vai mostrar como os cadáveres de humanos são usando pela ciência e diversos momentos, ela embasa seu livro em diversos estudos e pesquisas. No mais é uma boa leitura, uma leitura leve e fluida. Vale a pena ler

Leandro 15/03/2020

Contém informações interessantes, mas as "piadas" da autora acabam quebrando o ritmo. Tem uma nota referente a uma figura histórica que é literalmente "nunca ouvi falar".

Em algo mais leve seria engraçado, mas em um livro que tem o intuito de ser científico acaba soando ruim e preguiçoso.

May 04/11/2019

CADÁVER E SUAS PROFISSÕES
Você já parou para refletir sobre os vários usos que o cadáver pode ter? Já refletiu sobre sua própria morte? Nesse livro, Mary Roach fez isso, e viajou para inúmeras universidades, hospitais e crematórios pelo mundo, para ter alguma ideia.

Mais que curiosidades mórbidas, essa obra abre nossos olhos para tudo o que ainda podemos fazer depois de morrer. Estamos acostumados ao clássico enterro, mas o cadáver pode servir desde pesquisas científicas em hospitais, até para testes automobilísticos. É louco ler e ter ideia de coisas que jamais pensamos ser feitas com cadáveres. Alguns estudos e culturas que para a maioria são impensáveis.

"A morte não precisa ser entediante."

Em algumas partes a autora arrisca até falar da morte com humor, tornando a leitura leve, mas não se engane, em alguns momentos é necessário ter um estômago forte, as descrições são totalmente cruas, sem medo de causar náuseas nos leitores.

No meio das informações sobre pesquisas, tem algumas curiosidades sobre o que faziam com cadáveres antigamente, em tempo onde ainda não existiam remédios nem fornos crematórios, as descrições sobre o manuseio de cadáveres e seus fins no passado são pesadas e também curiosidades estranhas e as vezes engraçadas sobre nossa anatomia.

Porém, no fim disso fica uma grande reflexão sobre o que será de nosso cadáver. Podemos ser fertilizantes para as plantas, podemos ser utilizados pela ciência de várias formas, podemos ser cremados e jogados ao mar ou nas montanhas, o que importa realmente é o fará bem aos nossos familiares, e a história que deixaremos para trás.

Rittes 13/05/2018

Cadáveres muito vivos
Sem dúvida, um dos livros mais curiosos que já li. Algumas perguntas que nunca fazemos sobre a destinação de cadáveres são respondidas com muita informação e, por que não, humor. Fiquei espantado com algumas experiências sobre decomposição e aprendi muito sobre um assunto que, particularmente, eu gosto. Recomendo para leitores sem preconceito.