Mestre da Guerra

Mestre da Guerra David Gilman

Resenhas - Mestre da Guerra

Clio0 26/12/2023

Primeiro volume da série Mestre da Guerra.

Nesse livro, acompanhamos o início da saga de Thomas Blackstone que deixa a Inglaterra para combater pelas forças do rei em solo francês. A história, dividida em três partes, apresenta a guerra em que ele toma parte como arqueiro, sua ascensão para cavaleiro, e por fim, sua formação de mercenário.

Gilman faz boas descrições de batalha, focado principalmente na estratégia utilizada para a tomada histórica de Calais. Contudo, o ritmo é quebrado na inserção de um romance no meio do livro que tenta humanizar Thomas, mas termina quebrando a narrativa. Há uma reintrodução de batalhas na parte final, mas a ausência de um bom desenvolvimento acaba fazendo com que o vilão apresentado não seja suficientemente trabalhado e retirando o clímax da história.

O que fica impossível de negar é a semelhança da história de Thomas Blackstone e Thomas Hookton da série O Arqueiro de Bernard Cornwell. Ambas as obras seguem a mesma estrutura: origem humilde e alistamento forçado, batalhas, paixão por uma nobre, retorno a guerra como mercenário.

É bem provável que a ausência de um processo por esse livro resulte do fato que tal vida não era incomum durante a Baixa Idade Média, podendo ser apenas uma coincidência.

LT 13/03/2017

Boa noite galera, aqui é o Júlio, e dessa vez com a resenha de Mestre da Guerra do autor David Gilman. Nesse livro ele nos conta a história de um garoto e que se passa dentro da guerra dos cem anos, sim, a guerra que existiu entre França e Inglaterra, que ocorreu entre os anos 1337 e 1453 (116 anos) e foi a maior e mais sangrenta guerra da Europa medieval.

Thomas Blackstone é o nosso protagonista, ele vivia em um vilarejo pobre, trabalhando como pedreiro e cuidando de seu irmão surdo mudo, Richard, após o falecimento de seu Pai. O Pai dos garotos já fora um guerreiro importante. Ao serem acusados do assassinato de uma garota, eles escapam da pena de morte, por sorte, e com a ajuda de alguém que devia sua vida ao Pai dos meninos. Mas, para serem liberador da pena de morte, eles são enviados como soldados ingleses à guerra por serem ambos ótimos arqueiros, o que muda completamente e para sempre a vida dos dois irmãos. Thomas. além de lutar. passa o tempo todo cuidando de Richard e é o único capaz de se comunicar com o irmão. O autor nos mostra o desenvolvimento da guerra por dentro, do ponto de vista dos soldados, da matança, da pilhagem e da crueldade. A violência está presente em doses altas nesse livro.

O protagonista se mostra, no decorrer da trama, ser incrivelmente inteligente e um ótimo estrategista, se desenvolvendo bastante como guerreiro. Após a batalha de Crécy, ele fica aos cuidados de um lorde francês e sua história paralela começa. Thomas apaixona-se por uma garota que salvou na batalha, ela passa a lhe ensina a educação e comportamento de um cavalheiro, enquanto o lorde francês o ensina como lutar com espadas. Tudo isso vai acontecendo e se desenvolvendo em meio a intrigas, notícias da guerra, alianças e traições. O nosso mocinho vai se envolvendo em problemas, desde o princípio de sua história, portanto, a cabeça de Thomas muitas vezes está a prêmio em meio a tudo isso.

O período marcado pela peste negra, da qual acredito que a maioria já ouviu falar, é abordado nesse livro e mostra o quão terrível foi essa epidemia pela Europa. Chega a ser uma das partes mais tensas do livro pois passa para nós, leitores, a realidade de quem viveu nessa época o tempo todo com medo da doença.

O irmão, Richard Blackstone, na minha opinião, é o único ponto negativo do livro, por simplesmente não ter acrescentado nada à história (todavia, não é nada que prejudique a leitura). Ele foi citado como sendo o melhor arqueiro (melhor do que Thomas), mas só. No mais, tudo que faz é atrapalhar o irmão, esse que por sua vez, precisa cumprir a promessa que fez ao Pai, a de que vai cuidar de Richard até o fim.

Como disse anteriormente, a trama é recheada de intrigas, e tinha de ser, porque se passa ao decorrer de um longo período o que exigiu do autor bastante criatividade para inserir personagens fictícios em algo real, tendo ainda de prender o leitor. O livro nos ensina de forma indireta sobre aquela época, e isso é bacana. Imaginar o cenário real, a forma com que os humanos lidavam com coisas que hoje seriam banais, o motivo para guerra e como os homens viam honra em matar para defender o nome de outro, mais do que o reino, a lealdade ao Rei.

A escrita do autor é um pouco morosa, deixando a leitura mais lenta, ainda assim, gostosa. É necessário prestar atenção aos detalhes, para compreender a história. É interessante também ver que, estando preparado ou não para encarar batalhas e mortes, a maioria dos jovens eram obrigados a fazer parte daquilo tudo, e a grande maioria perdia suas vidas sem sequer tê-las vivido verdadeiramente. É uma história fictícia que nos leva a pensar como aqueles homens sentiam-se em meio a tudo, dos mais frios aos mais sentimentais. É um livro para ler-se de mente aberta. Contando com cenas nojentas, com cenas em que o desespero humano é evidente ao extremo, enfim, um livro para aprender uma história do passado que existiu, contada pelos olhos de alguém que não existiu.

Quanto a edição, páginas amareladas, e fonte de tamanho adequado para leitura. O texto possui pouquíssimos erros , ao menos que eu tenha notado. A capa condiz com o enredo, fazendo a alusão da guerra que foi real com a história fictícia de Thomas, mas quantos Thomas da vida real passaram por aquela guerra? Algo a se pensar.

Falando como leitor, diria que foi uma livro bem diferente para mim, por se tratar, exatamente disso, de um acontecimento real, apesar de ser a história de um personagem fictício (não costumo ler muita coisa que tenha fatos reais), e que me surpreendeu pois acabei gostando bastante. Com certeza recomendo para vocês, para quem gosta de livros que misturem ficção e realidade. Estou ansioso pelo volume dois, intitulado "Desafiando a Morte", em breve retorno para falar sobre ele com vocês.

Até a próxima semana, pessoal!!!

QUOTES

"-Você é um tolo! Lord Marldon não pode protegê-lo agora.
- Meu senhor sempre disse que um homem não tem nada a temer se for inocente."

"Pense! – ele sussurrou com urgência. – Pense no que seu pai lhe ensinou!
Ele era um soldado, pelo amor de Deus! – Lord Marldon ensinou seu pai, seu pai deve ter lhe ensinado! Pense no Privilégio!"

"– Então é por isso que você está aqui. Para lutar por seu rei."

Resenhista: Júlio César.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Ed.Costa 10/02/2023

Excelente leitura!
?Honra e glória serão suas com o tempo, mas pondere sua espada com compaixão pelos que a merecem, Thomas. Para os que não, finque o medo de seu nome em seus corações.?

Mestre da guerra é um romance medieval histórico que tem como pano de fundo a invasão inglesa na França, comandada pelo rei Edward de Woodstock, Principe de Gales, que anos mais tarde ficaria conhecido como o príncipe negro.

O livro narra a história de Thomas Blackstone, um garoto humilde de uma vila inglesa que torna-se um mestre da guerra.

Thomas, aos 16 anos, vê-se órfão e com a responsabilidade de cuidar de seu irmão mais novo, Richard. Richard é surdo-mudo, dotado de força e tamanho descomunal para sua pouca idade. Por conta de um assassinato que fora cometido na pequena vila, cuja autoria fora imputada para seu irmão, Thomas e Richard recebem, como punição, o alistamento no exército inglês. Desta forma, partem para a França.

Thomas é um exímio arqueiro, tendo sua reputação forjada, em início, na batalha de Crécy,
primeiro grande confronto da Guerra dos Cem Anos, travada entre os exércitos de Filipe VI, da França, e Eduardo III, da Inglaterra, que terminou com a vitória dos ingleses.

Nessa batalha, o nome de Thomas Blackstone começa a ser respeitado e temido.

Nesse primeiro volume, o autor traça seu arco narrativo desde a adolescência de Thomas até ele se tornar o temido guerreiro, tornado sir pelo rei inglês.

Um romance histórico com direito a muitas batalhas, estratégias bélicas e grandes traições.

Uma excelente leitura!

Patricia 17/10/2015

O Mestre da Guerra conta a estória de Thomas Blackstone, um pedreiro que se vê obrigado a abandonar sua vila e se juntar ao exército do rei inglês, Edward, para invadir à França. A tudo isso ocorre devido à uma acusação de assassinato. Mas o crime não teria sido cometido por ele, e sim por seu irmão mais novo. Um garoto surdo e mudo, que desde a morte de seu pai passou a ser responsabilidade de Thomas. Então Blackstone tem apenas duas opções a sua frente, ir para a guerra ou ir para a forca.

E ele acaba indo para guerra, onde sua presença e a do seu irmão farão grande diferença. Isso porque ambos são arqueiros ingleses, soldados quase considerados de elite pelo rei pela grande capacidade de matar que eles possuem. Mas enquanto o rei adora os seus arqueiros, o mesmo não pode ser dito de todo o restante dos soldados, principalmente do exercito inimigo. Afinal de contas, nenhum soldado gostaria de morrer em uma batalha traspassado por uma flecha, sem ter qualquer chance de defesa, antes mesmo de a batalha propriamente dita começar. Então os arqueiro não são vistos como soldados honrados.

Mas Thomas tem outras preocupações no início desse livro. Ele é afinal apenas um pedreiro, que aprendeu a usar um arco de guerra com o seu pai, que já havia lutado por seu rei, e que agora deve matar outras pessoas na guerra. A guerra em si já é extremamente perigosa sem as hesitações de Thomas. O exército inglês está invadindo a França para reivindicar as terras que pertencem ao rei Edward, e eventualmente a coroa também. Porém a França possui o maior e mais mortal exército da Europa, e eles estão em casa, apenas esperando a caminhada do exército inglês.

O avanço pelo território francês o corre aos poucos e nós vamos seguindo essa avanço juntamente com o Thomas e o grupo de soldados que ele integra. E desde o início eles encontram resistência nessa investida, inicialmente são apenas emboscadas, mas está bem claro que batalhas muito mais grandiosas e mortais os aguardam. Mas não é somente guerra que aguarda Thomas na França, será possível que no meio de tanto sangue e mortes Thomas poderá encontrar o amor? E não é só com espadas e flechas que se faz uma guerra, mas também como muita política e intrigas. E é nesse mundo que Thomas é jogado e aos poucos a lenda começa a tomar forma.

E é dessa forma que vamos sendo arrastados por esse incrível livro, vivenciado batalhas de tirar o fôlego (detalhe: batalhas reais). Nós seguimos Thomas, desde o garoto de 16 anos, camponês humilde, que tem de abandonar sua casa até a lenda que ele virá a ser, o Mestre da Guerra. E vamos seguir cada passo dessa evolução. Separado em três partes, a estória jamais perde o seu ritmo. Acontece tantas coisas nesse primeiro livro que até parece foi muito maior. Não dá para ninguém reclamar de tédio!

A narrativa desse livro é um dos grandes destaques. Como eu já disse, as batalhas são de tirar o fôlego devido riqueza de detalhes, associada à uma escrita envolvente, sem ser pesada. A estória de Thomas é recheada de histórias e pessoas reais. Inclusive essa guerra realmente aconteceu, o autor só tomou a liberdade de incluir alguns novos personagens. Se você for fã do Bernard Cornwell, não restam dúvidas que você amará esse livro. E é claro, como não poderia deixar de ser, Mestre da Guerra me deixou extremamente curiosa sobre os fatos históricos reais, então lá vou eu passar algum tempo no google fazendo umas pesquisas sobre a Guerra dos Cem Anos.

Mais do que recomendado! Não tem com não amar esse livro: fatos históricos, batalhas épicas e personagem arqueiro e badass. Mal posso esperar para descobrir o que acontecerá nos próximos livros e o que o futuro reserva para Thomas. Uma vida pacata eu sei que não será…

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br

Acervo do Leitor 02/02/2018

Uma Lenda Forjada em Batalha – Mestre da Guerra #1- David Gilman | Resenha
A vida pode ser uma linha inconstante e traiçoeira, cada passo que se dá adiante pode revelar um caminho diferente, e a mais singela decisão poderá afetar o rumo da história, assim David Gilman apresenta Thomas Blackstone um jovem arqueiro que apesar de seus 16 anos encontra-se responsável pelo seu irmão mais novo, surdo e mudo, Richard Blackstone, após a morte de seu pai, sobrevivendo com o trabalho duro de pedreiro.

“Como um sonho que dissolvia, ele começava a ser desconectado da vida de pedreiro. Uma morte lenta, em vida, onde não havia nada a que se agarrar. ”

A trama começa quando seu irmão Richard Blackstone é acusado de um crime duvidoso, ao qual Thomas é também responsabilizado levando ambos a forca, porém, no último instante um representante de seu Lord oferece uma alternativa: morrer na forca ou juntar-se ao rei inglês Eduardo III, marchando contra o poderoso exército francês na sangrenta batalha de Crécy.

“Você está sozinho, Thomas Blackstone, e é melhor aprender a aceitar, cutucava a voz em sua mente. Não é nobre nem aldeão, é uma criatura nascida do sangue e do medo. E da raiva, não se esqueça da raiva. “

No decorrer de sua jornada Thomas se mostra extremamente astuto e impertinente, passando a ser reconhecido por ser um ótimo estrategista e exímio arqueiro, absolutamente mortífero para o exército francês. Fica notório durante toda a história sua determinação inabalável e humildade ao mesmo tempo que é endurecido a cada batalha, assim forjando à lenda que virá a ser.

“Você é um homem livre; aja como um, Killbere o repreendera. Independente de quão bons tivessem sido os homens junto dele, o cavaleiro dissera que não chegavam aos pés do pai dele. Você é melhor do que eles. Comece a pensar e comporte-se como ele”

É impressionante como Gilman tem a habilidade de inserir personagens fictícios em algo que realmente aconteceu e acredito que o ponto alto do livro é a riqueza de detalhes nas grandes batalhas e apesar da escrita um tanto quanto morosa é possível notar a grande evolução dos personagens. Palavras como amor, lealdade, honra e gloria definem por si só essa grande obra.

SENTENÇA

Confesso que por ser o primeiro livro de Gilman estava um pouco temeroso, porem, acabei me deparando com uma incrível obra recheada de batalhas, e personagens complexos. Vale ressaltar também a constante evolução do protagonista que nos deixa perplexo em vários momentos. Com certeza Gilman acertou em cheio com esse excelente livro, e só posso dizer que mal posso esperar para ler a continuação dessa trilogia incrível.

site: http://acervodoleitor.com.br/mestre-da-guerra-1-resenha/
c a r o l 22/03/2018minha estante
undefined

Juliana.Cristina 28/06/2021

Mestre da Gerra
Primeiro livro da trilogia, conta sobre as dificuldade e perigos da época medieval. O personagem principal, é um camponês que por causa de um acontecimento, se vê obrigado a participar da guerra, juntamente com seu irmão surdo-mudo. Como o pai de ambos transmitiu seu conhecimento de arco, isso ajuda com que possam sobreviver as adversidades da guerra. Thomas aprende muitas outras coisas com seus companheiros e comandante e podemos aprender juntamente com o mesmo, deste superando medos e passando por um crescimento gradual.

Tem uma descrição bem detalhada da forma de tratamento, costumes, dificuldades e a forma que viviam naquela época.

Leitura interessante e com estratégia bem desenvolvidas.

Douglas.Castro 02/07/2022

Boa
Primeiro livro da série, de leitura agradável e rápida, recomendo a todos, bem bom, facil e interessante!!

Bruno_Tinoco 28/11/2017

Bom para distrair
Achei a primeira parte do livro pouco explicativa, uma introdução rápida e sem importância para a história central. Assim como a última parte escrito sem o cuidado de maiores detalhes, somente para explicar uma situação que ocorre com o personagem. Mas apesar disso, é uma história muito boa, uma escrita leve de fácil entendimento. Um bom livro pra distrair das leituras de costume.

Mariana113 15/08/2019

Mestre da guerra
Um jovem arqueiro enfrentará e ficará numa situação difícil , ele terá que responder a um assassinato que não cometeu.
Em extrema desvantagem haverá uma batalha que mudará a história das guerras para sempre.
Eu gostei muito da riqueza de detalhes nas ilustrações , aliás essa guerra realmente aconteceu que é a ´´ guerra dos cem anos´´ , os detalhes dos personagens é incrível e pra quem ama batalhas , arqueiros ...