E O Que Vem Depois?

E O Que Vem Depois? John Katzenbach

Resenhas - E O Que Vem Depois?

Nicolas377 31/10/2023

Desperdício de plot
Do começo ao fim, este livro permanece na mesmice.
No geral é uma leitura fácil, mas acaba por ser o famoso "prometeu tudo e não entregou nada". A ideia do plot tinha muito potencial para ser algo violento, traumatizante e envolvente, que nos deixaria curioso, trazendo realmente a tona o questionamento "e o que vem depois?". Infelizmente a narrativa é parada e completamente sem sal, não entendo como os espectadores do programa de Michael e Linda acham tão eletrizante quando na verdade não acontece quase nada.
Certos acontecimentos no final me deixaram surpreso mas, não foram o suficiente pra salvar o livro.

Carolina.Grunewald 18/08/2022

Não sei se recomendo. É para os fortes. Você entra nesse mundo. Sente o que eles sentem. Sofre com os personagens tuso o que acontece. Eu leria de novo hehe

Cristiane 29/06/2022

Tenho ele físico, e não achei ruim
Envolve assuntos bem sérios,e tem partes Bem tensas..
E o final foi teve muita ação...enfim

Rosy Sales 30/06/2021

Tinha tudo pra ser bom mas deixou muuuuuito a desejar e eu nem posso falar pq. Pois seria um puta spoiler e não sou dessas
Eu comecei achando uma coisa e terminou senso outra muito diferente do q eu esperava
Quem for ler.xeve sem espectativas nenhuma

Vanildo 29/06/2021

E O Que Vem Depois? - JOHN KATZENBACH
Quando peguei o livro pela primeira vez, a sinopse não me causou muito impacto e achei que a leitura se desenvolveria lenta, arrastada.
Mas é um thriller de revirar o estômago: trama pesada e polêmica.
Para os leitores mais sensíveis acredito que não seja recomendado por conter gatilhos sobre sequestro, pedofilia, estupro e abusos psicológicos.
A proposta do enredo: uma adolescente é raptada para servir de protagonista em um "reality show" na internet onde os assinantes do serviço decidem o que vem depois. Um senhor, com uma doença degenerativa neurológica, é a única testemunha do rapto e resolve investigar por conta própria.
Entre suspense e tramas policiais está o submundo da internet e seus usuários.
O final do livro não é óbvio, mas não deixa de ser envolvente.

Carla.Zuqueti 26/12/2020

Tenso e eletrizante
Provavelmente o último livro concluído no ano, tinha que ser pra fechar com chave de ouro.

?E o que vem depois?, de John Katzenbach o fez com excelência.

Embora o início seja meio lento, o final eletrizante compensa tudo.

Adrian Thomas é um professor de psicologia aposentado que sofre de uma doença parecida com Alzheimer, mas que o deteriora de forma ainda mais rápida.

Pouco tempo lhe resta para manter sua sanidade, está constantemente aéreo e costuma esquecer as coisas.

Em uma de suas caminhadas, presencia uma situação muito confusa:

Uma van parada.
Uma garota com uma mochila e um ursinho.
Um casal na van.
A van acelera e a garota some.
O boné rosa da garota caído no chão.

Ao procurar a polícia para contar o ocorrido, descobre que a garota é uma fugitiva contumaz.

Parede que ele é o único a acreditar no sequestro da garota.

Visivelmente senil, precisa reunir seus conhecimentos de psicologia e convencer a inspetora Terri Collins que houve um rapto e que ele é capaz de ajudar a polícia a encontrar Jeniffer.

Pedofilia, psicologia, senilidade, snuff movies são alguns dos temas abordados nesse livro.

Muitos momentos de tensão e um final elétrico são fatores que me fazem indicar esse livro.

Os livros do John Katzenbach sempre tem um elemento psicológico forte. Acho bem interessante essa abordagem dele.

Boa leitura!

Landerson 14/05/2020

INCRÍVEL
Um tema pesado e polêmico.
É um thriller de revirar o estômago. Deve ser uma leitura obrigatória para quem gosta de thrilllers, suspense e afins. Recomendo demais.

Paloma405 12/05/2020

Esperava mais
Não me causou tanto impacto quanto achei pela sinopse, fiquei com a sensação de ser uma leitura arrastada. O final se mostrou mais interessante, mas sinceramente é um livro que não releria.

Paula 17/01/2019

Se for uma pessoa sensível, não leia, há gatilhos no enredo.
E o que vem depois?, de John Katzenbach, nos apresenta a história de Adrian, um senhor que acaba de ser diagnosticado com uma doença terminal, Jennifer, uma jovem que ver sua vida mudar completamente após um sequestro, Linda e Michel, o casal que sente prazer com coisas mórbidas e Terri, a insvetigadora da pequena cidade universitária.
A história se desdobra por meio de capítulos que alternam entre cada personagem, dando uma visão diferente do que está ocorrendo, o que muitas vezes provocou uma quebra de clímax no que estava sendo descrito.
Com cenas fortes de abuso físico e psicológico, pornografia infantil, além de abordar o suicídio, o livro requer estômago forte e auto controle.
De maneira crua e dura, o leitor tem uma visão psicológica, não muito aceitável e bem repulsiva dos acontecimentos, que apesar dos pesares, tem seus grandes momentos e um final não óbvio, o que salva a história nos 45 minutos do segundo tempo.

Mirela 16/05/2018minha estante
Eu avisei ?

Laura 17/05/2018minha estante
nossa, nem me lembrava que vc tinha lido kkk

Karina.Agra 17/07/2018minha estante
Deixou muito a desejar mesmo...

Lígia Colares 29/01/2017

Resenha de E o que vem depois?
Adrian descobre que existe uma doença mais rápida e cruel que o Alzheimer. Professor, doutor em psicologia, decide que o suicídio é o melhor caminho. Porém, ao chegar em casa, observa uma cena curiosa: uma menina é rapidamente colocada dentro de um furgão, e a única lembrança que fica para trás é seu boné. Será que é algo a se preocupar? Ou foi apenas uma cena normal que ele viu com outros olhos? Com essa pergunta na cabeça, Adrian não consegue finalizar seu plano inicial, e decide que vai ao menos descobrir quem é a dona do boné rosa.

Logo em seguida conhecemos dois sequestradores que possuem uma ideia genial: um reality show com cenas reais, em que o espectador pode interferir diretamente no trama por votação. A sensação de poder e empatia do programa os torna cada vez mais ricos, e cada vez mais ousados. A nº 4 deve ser uma temporada digna de um Oscar, e assim eles investem em artifícios que a exponha e crie empatia com o público.

O livro é narrado em primeira pessoa, com dois pontos de vista principais, Jennifer, ou Nº 4, que é trancada em um quarto escuro sem nenhuma noção de tempo, e Adrian, o professor que acaba se envolvendo nessa história juntamente com suas alucinações e todos os sintomas de sua doença. Temos também, de vez em quando, algumas observações da Detetive que investiga o caso e está num conflito entre intuição e protocolos, e os espectadores de um site bizarro.

A leitura se torna envolvente a cada momento em que Adrian declina. Sentimos o desespero dele de querer ajudar, mas também a dificuldade entre diferenciar o real da imaginação, perdendo um pouco de sua credibilidade com a polícia. Ou, mais que isso, estranhamos como ele aceita essas duas coisas como parte dele. E enquanto acompanhamos esse processo, nos desesperamos com Jennifer, que se mostra uma adolescente muito forte, mas que está em uma situação extrema… Até onde uma pessoa pode aguentar a perda do próprio mundo, e até da própria personalidade? Será que ela vai ser resgatada? Será que Adrian conseguirá ajudá-la?

E o fato de termos dois personagens que não possuem noção de tempo, o leitor também se encontra perdido, um artifício que achei genial. Temos então capítulos intercalados com pontos de vistas diferentes, mas não podemos mensurar exatamente quanto tempo se passou. Assim, a angústia se torna cada vez mais… Porque cada flash de lucidez de Adrian pode ser o último, e é impossível saber quanto tempo se passou entre eles…

O final é digno de um thriller. Confesso que fiquei chocada com o final, e até, porque não, um pouco orgulhosa… Mas claro, para que vocês entendam, só lendo para saber!

Felipe 09/05/2016

Enorme potencial, mas...
A proposta de "E O Que Vem Depois?" é muito promissora: garota raptada para servir a um "web reality show" e um senhor, em processo de demência, é a única testemunha e resolve investigar o caso.
Quando li os primeiros capítulos pensei "Genial! Deve falar do lado podre da internet, sanidade, investigação, etc. Isso abre tantas possibilidades de enredos e reviravoltas!"
Mas logo vemos que não é tão genial assim.
Trabalho com TI, com internet e redes de computadores e, por isso, em nenhum momento aceitei a justificativa para que o site "eoquevemdepois.com", com o seu conteúdo "inadequado", permanecesse no ar, acessível, em domínio público. Mas tentei esquecer a parte técnica, e focar na trama (afinal, isso é ficção, Felipe!). Mas, ainda assim, muitos pontos me incomodaram.
De um lado temos um senhor, Adrian, diagnosticado com uma doença degenerativa que o encaminha para a inevitável demência, mas que tira forças para forças para continuar sua busca por Jennifer, a menina sequestrada. Do outro lado, a Polícia, representada cética Inspetora Collins.
Desde o começo, nós, leitores, sabemos EXATAMENTE o que aconteceu e esta acontecendo com Jennifer. E isso não é ruim. O ruim é lermos (perdemos?) vááários capítulos com as investigações da Inspetora Collins. Adrian fornece a ela todas as informações que ele sabe e testemunhou mas, mesmo assim(!), Collins insiste em investigar na direção contrária, permanecendo cega diante às pistas. Essa insistência torna alguns capítulos muito cansativos, uma vez que sabemos que ela esta enganada. Sem dúvida, se o leitor "pular" a leitura de alguns desses momentos, não perderá nada da história principal.
Outra impressão ruim que tive foi sobre a doença de Adrian. Essa doença poderia direcionar a história para muitos caminhos, mas, a minha sensação, é que a doença pouco interfere nas atitudes do personagem. No final, ele faz tudo como um jovem de 20 e poucos anos.
Temos ainda um terceiro núcleo, que envolve a prisão de Jennifer e a vida seus sequestradores. Esse núcleo instiga o leitor a sofrer e viver como se estivesse na pele de Jennifer. Interessante, pois exibe onde a sanidade pode levar uma pessoa, e expõe sensações e experiências alimentadas pelo medo de Jennifer. Esses momentos não são muitos, mas entendo o escritor, pois poderia classificar o livro de outra maneira. De qualquer forma, todas as cenas nos fazem ficar angustiados e perder o ar!
O final do livro mantém a média de toda história. Uma série de coincidências e situações (que infelizmente ocorrem ao mesmo tempo, às pressas) nos levam ao mais óbvio desfecho. Uma pena.
"E O Que Vem Depois?" é pesado e forte. Foge da linha de diversos livros do gênero, sem medo de ousar e nos faz refletir em muitos momentos. Trata, ao meu ver, acima de tudo, de psicologia e comportamento humano.
Infelizmente está repleto de incoerências que são resolvidas facilmente com algumas coincidências.
Poderia ser muito melhor explorado e trabalhado, mas, ainda assim, devido ao seu potencial e a maneira como nos prende, vale a pena a leitura e o avalio com 3 estrelas.
Leonardo.Heffer 14/09/2018minha estante
Cara, estou há nove meses tentando andar nesse livro. Ainda faltam 100 páginas pra terminar. E olha que não foi por falta de tempo, porque enquanto leio esse, só em 2018 já li 22 outros livros! Estou achando um saco mesmo. Uma sinopse incrível, com um desenvolvimento muito ruim.