CAUSARUM COGNITIO O CONHECIMENTO DAS CAUSAS

CAUSARUM COGNITIO O CONHECIMENTO DAS CAUSAS RAQUEL GONÇALVES-MAIA

Resenhas - CAUSARUM COGNITIO O CONHECIMENTO DAS CAUSAS

Truga 03/10/2022

Gostei. cumpre o que promete.
Review de hoje é desse livro Causarum Cognitio que comprei lacrado e nunca tinha ouvido falar.

Logo no prefácio é apresentado um resumo honesto “[o livro] é um estudo das correntes filosóficas e dos avanços científicos predominantes na Antiguidade, mas também no Período Medieval e Renascentista, interligados com a evolução do Cristianismo na Europa Ocidental. Tem por cenário a magnífica obra de Rafael Sanzio, ‘A Escola de Atenas’”.

Com isso, o livro inicia com a vida do artista italiano Rafael e o 1º capítulo foca nos aspectos gerais do afresco A Escola de Atenas, como o cenário arquitetônico, a preparação (rascunhos), o desejo do Papa, etc. Nesta parte tem algumas curiosidades e conhecimento de ‘cultura geral’ que particularmente sempre gosto quando vejo no texto.

Ao longo da obra percebe-se que o foco do texto (quantidade de páginas e reflexões da autora) está na Antiguidade, particularmente Platão e Aristóteles, visto que ambos ocupam o centro do afresco de Rafael.

No geral esse livro lembra o livro do Russell (#trugaindica76) no qual ele trilha, de forma panorâmica, a história do pensamento ocidental. Tanto lá quanto cá, Gonçalves-Maia comenta sobre momentos e fases do desenvolvimento do pensamento ocidental quando este é destacado por Rafael em sua obra. Nesse sentido, neste livro você irá encontrar breves comentários (2-3 páginas) sobre o Estoicismo, Epicurismo, Ceticismo, entre outras 'fases' do pensamento ocidental.

Pessoalmente gostei porque ele cumpre o que promete: enumera 36 pessoas que aparecem na Escola de Atenas (p. 52) e daí passa o resto do texto comentando sobre cada um delas (ou um grupo a qual ela pertence). A autora ainda tenta elaborar algumas hipóteses de porque ser determinada pessoa e não outra, porque ela apareceria na obra de Rafael encomendada pelo Papa para compor uma de suas salas no Vaticano. Tem algumas interpretações que achei meio forçado? Tem, mas isso faz parte do tipo de análise qualitativa.

RESUMO: indico. Leitura específica e que agrega ‘cultura geral’. Se um dia eu visitar o Vaticano, certamente verei a Escola de Atenas com outros olhos.

site: https://www.youtube.com/c/cienciadebar