Uma História de União

Uma História de União João Leles Martins

Resenhas - Uma História de União

Bru | @umoceanodehistorias 04/05/2015

Quando conheci o livro, após o contato do autor, fiquei muito ansiosa para fazer a leitura, afinal, um livro que conta histórias reais era o que eu tinha em mente para ler o mais rápido possível e esse livro parecia o certo. E, de fato, o foi.

Uma História de União conta a história que fez as famílias Martins Couto e Barroso se unirem. Ela é composta de pequenas histórias verídicas. Mas, preciso confessar, é muito difícil escrever uma resenha sobre esse livro, não por termos a possibilidade de darmos spoiler, mas pelo fato de nos prolongaremos em alguma história que nos atraiu e não comentar sobre as demais histórias, o que não seria justo. Então, falarei sobre o livro de uma forma geral.

O livro teve seu prefácio escrito por Kátia Eli Pereira que, para quem não sabe, é a autora do livro O Preço de uma Traição, em parceria com o autor João Fernandes da Silva Júnior, e acredito que ela o escreveu de uma forma que fez jus ao livro. Alguns contos são engraçados e outros nos trazem aquela sensação de refletir sobre o que aconteceu em nosso passado e nos trouxe ao futuro, que conhecemos como presente.

Esse livro me deu a sensação de estar sentada junto a um tio e tê-lo relatando histórias de seu passado, o que foi muito agradável, pois me fez sentir a história na pele. Uma História de União é divido em três partes, a primeira com contos sobre a família, a segunda com entrevistas e uma receita e a terceira com foto dos familiares e mais algumas receitas. Achei a ideia de o autor ter dividido assim muito interessante, pois só aproximou, ainda mais, o leitor da história.

Adorei conhecer fatos que desconhecia sobre as cidades pela qual a família de João passou e acontecimentos que marcaram a vida dessas pessoas - como uma fantástica luz que clareou uma noite.

A narrativa é leve e fluída e o livro passou por uma boa revisão, também está com uma diagramação incrível e possui uma letra em um tamanho muito bom de ser lido. Tenho apenas uma ressalva a fazer, o autor poderia ter feito um árvore genealógica sobre os familiares, pois tornaria a interpretação mais fácil. Em alguns momentos me senti confusa sobre quem era determinada pessoa, se era o tio, avô, pai ou primo, mas consegui superá-las e ver que carregamos muitas lições ao longo das gerações. Indico esse livro para todos que apreciam uma boa leitura e querem fugir um pouco daqueles livros de ficção que estamos acostumados.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2015/05/uma-historia-de-uniao-joao-leles-martins.html
JoAo.Leles 04/06/2015minha estante
Agradeço muito suas palavras que me incentivaram ainda mais, informo que acato sua sugestão e para o próximo livro, trarei os nomes de meus tios e meus respectivos avós. Se gostou, fico feliz, parto para a escrita do próximo dentro em breve... vamo que vamo...

Arca Literária 11/06/2015

O livro no seu prefácio escrito pela amiga e também escritora Kátia Eli Pereira retrata fielmente o que representa a obra Uma história de União, palavras bem colocadas e informações claras. A capa com sua singeleza expõe uma geração com uma criança no colo, representando o futuro.
Leia toda a resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/uma-historia-de-uniao/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/uma-historia-de-uniao/
JoAo.Leles 01/07/2015minha estante
Muito obrigado Ceiça, pelas sinceras palavras,
que me fazem emocionar, devido suas palavras que contém sabedoria e amor ao que você faz,
e não existe dinheiro no mundo que pague a emoção por sentir quando o eleitor percebeu com o coração aquilo que o autor tenta compartilhar em palavras.