Nós

Nós David Nicholls

Resenhas - Nós

Gustavo 30/03/2024

Uma prosa envolvente como sempre
David Nicholls traz sua narrativa envolvente, com personagens complexos, dramas familiares à tona, mas mais do que isso. Traz em seu texto muita vez um tom autobiográfico, as dificuldades das interações humanas, até com pessoas próximas.
O título é um recorte de diversos momentos que qualquer um de nós passou, passa ou passará no decorrer da vida em questões familiares, amorosas ou de amizade.
É uma reflexão de que não comandamos o nosso futuro, e que a dádiva do presente em estar com pessoas que amamos nos faz humanos, falíveis, mas também, com características únicas e fantásticas.
Vale a pena a leitura de cada linha, de cada página, pois o autor nos deu um presente com essa narrativa fantástica, de que talvez as nossas situações no presente não sejam perpétuas, mas que o futuro sempre guarda o melhor para nós.

Isabela Yukie 21/03/2024

David Nicholls é viciado em escrever romances reais.
O livro e muuuuito bom, embora eu tenha achado que em algumas partes o autor dá uma enrolada
Esse livro é pra quem gosta de romance de história real, não tem ficção. Douglas e Connie são incrivelmente reais, tem partes que você ama eles e tem partes que tem vontade de entrar no livro e brigar com todos kkkkkkk

O autor conta a realidade do casamento, os altos e baixos, a montanha-russa que é a vida em família. Eu achei impecável a forma como é narrada a história deles, com humor e amor. Esse livro te faz rir e chorar na mesma frequência (e tem partes que você ri enquanto chora)

Mariana 04/03/2024

A vida como ela é
Monótono. Personagens chatos, mas reais. Dilemas da vida, contradições, dificuldades de relacionamento. Assim é "Nós". Como fã de "Um dia", resolvi conhecer mais uma obra desse autor e, novamente, gosto do jeito que ele escreve e até da chatice dos personagens, porque eles são bem reais. Nessa obra temos a história de Douglas, um cara rígido, extremamente preocupado e responsável, cujo casamento com Connie está ruindo. Connie o comunica que não quer mais viver com ele, e mesmo assim, eles e o filho Albie embarcam em uma viagem pela Europa que já estava comprada. Diversos dilemas são enfrentados na viagem, as diferenças entre Douglas e Connie ficam gritantes. As rusgas entre pai e filho são profundas. Conseguimos perceber quão difícil é levar um relacionamento, e de novo, os dilemas são reais. De modo geral, é uma história arrastada, difícil, mas apesar disso, é interessante de ler, faz pensamos sobre a vida e a diferença entre as pessoas.

Luli 19/02/2024

Pra mim foi sobre "A essência da escrita"
Independente do personagem do Douglas (que confesso que achei chatinho kkkkk). Não tem jeito, pra mim esse autor escreve de jeito maravilhoso, ele captura de um modo único todas as facetas da vida mesmo, e não tem nada que já tenha lido que seja do jeito como ele escreve. Nunca li nada tão comparável com a vida, lados bons e ruins, escritos de modo que conseguimos alterar da empatia pra apatia. Erros e acertos. A história é ok. Os personagens tmb. Mas achei que essa falta de nenhuma grande e esplendorosa reviravolta, apenas o caos indeterminado com a monótoniedade retratadas são muito únicas da essência do que é a vida (minha visão, claro). Não acho q leria denovo, não amei a história, nem os ínfimos detalhes sobre tudo o que viram na Grand tour viajem, nem msm os personagens. Mas quanto mais leio desse autor, mais eu gosto e sinto que leio pra viver a experiência do que ele escreve e submergir na essência de vida que ele captura.

Marcos774 04/01/2024

Falto o autor detalhar oque e passado e oque e presente
Tem livros que e para você ler em determinado momento da sua vida,e esse e um desses,como foi difícil ler ele ,não pela escrita pois a leitura e muito fluida e sim pelo tema abordado ,a história se tem na visão do homem de família que certa noite sua esposa a qual ela a sempre a amou o acorda na madrugada pedindo o divórcio ,o seu mundo desabou mas como eles tinha programado uma viagem pela Europa ele iria aproveitar essa viagem para tenta conquista ela,mas aí que dá tudo errado muitas brigas o filho foge ,e ele quase morre ,final perfeito para os 3 ,só falto o autor específica quando era passado e quando era presente pois fica meio confuso ,a construção dos personagem não boa ,os personagem secundário também ,o melhor e o final ,quando temos um resumo da história na perspectiva do filho e a esposa ,sensacional recomendo a leitura.

Nat 13/10/2023

Chato
Desde junho tentando terminar de ler esse livro, enfim consegui. É uma leitura leve e muito boa pra passar o tempo na sala se espera de alguma clínica, de resto não tem nada mais a acrescentar na vida.

rutepontee 06/09/2023

Não!
Até passei bons momentos com este livro. Ri-me com alguns capítulos, aprendi com outros, mas nada disso valeu a seca que apanhei. Muito repetitivo e nem o final é assim tão bom.

Armele 27/08/2023

O livro se torna bem arrastado pois fica intercalando o presente e lembranças do passado, mas isso se torna necessário para o entendimento das possíveis motivações da separação. É um livro que requer paciência, o autor escreve muito bem e sabe muito bem como usar as palavras, mas alguns trechos parecem desnecessários.
Durante toda a leitura achei muito estranho como o Douglas foi tratado, sempre querendo agradar mas sempre estando a margem da mãe e do filho! Eles eram completamente diferentes e o processo de criação e educação do Albie só acentuou essa diferença. É uma história sobre o que não foi falado e esclarecido, o Douglas não iria conseguir resolver anos de desentendimento em alguns dias de viagem, estava realmente na torcida para que o desfecho não fosse diferente do que aconteceu!

ana! 06/08/2023

Nós
Acabou gente CABOU!!!!
tô brincando! ruim ruuuuim, não é! mas passar o livro todo com as mesmas coisas foi chato demais. nas parte boas a leitura ia super rápida, então tenho certeza de que se fosse melhor desenvolvido, não teria sido uma grande tortura

amandabcca 25/06/2023

Mais ou menos
Confesso que tenho certo preconceito com livros de romance escritos por homens, e ainda mais na perspectiva de um homem. Dei uma chance a esse pois gostei de daquele do Shakespeare que esse mesmo autor escreveu, mas "Nós" me decepcionou. A história não é ruim, gostei desse negócio de divórcio e filho problemático, só que o fato de estar na perspectiva do pai me deixou pilhada, não gostei muito.
Se tivesse na vista da mãe eu ia amar, mas enfim, não é ruim, vale a leitura.

ellensias 10/05/2023

Um ótimo relato de amores que terminam
Eu li esse livro há alguns anos, mas a história ficou comigo. Gosto das narrativas em que o fim do relacionamento não ter fracassado. Apenas que algumas alegrias não são feitas para durar para sempre, se é que alguma o é. A alternância entre o casal que encara o divórcio e aquele que, anos antes, foi perdidamente apaixonado e vislumbrava viver a eternidade juntos é muito bonita. Não quer dizer que tenha sido uma mentira, mas perfeitamente verdadeiro enquanto durou.

Nanna 06/04/2023

Não acabava nunca
Terceiro livro do autor que eu leio pra confirmar que só o Um dia que é bom...

Nós vai nos contar a história de um possível fim de casamento, intercalando no presente e lembranças do passado. Teria tudo pra ser legal pq trás uns aspectos que se bem trabalhados seriam ótimos como: os opostos que se atraem, um casamento frustrado que talvez possa ser salvo... Mas aqui simplesmente não rolou.

A todo momento eu me perguntava pq eles haviam se casado, msm com as lembranças eu não consegui torcer pelo casal.
A narrativa na perspectiva do Douglas é cansativa, os problemas dele passaram a não me interessar e os poucos toques e humor na verdade me trouxeram vergonha alheia.

Não defendo tbm a esposa dele, ela tbm aprontou algumas e tbm é culpado pelo casamento chegar no ponto em que chegou, mas o bom é que ela foi a primeira a querer o "basta". Ninguém tava feliz, ninguém. E fica nisso, até o final.

Uma coisa boa foi uma pequena parte no processo de luto que quem leu vai entender.
E outra é que o autor até que escreve bem, mas nesse livro ninguém pareceu interessante.

Não acho que vá tentar ouro título do autor, e agora tô com medo de reler um dia e achar chato tbm.

tei :) 18/03/2023

O último capítulo foi a melhor parte
Eu daria mais estrelas só pela escrita e pelo final do livro... uma das melhores conclusões que já li! Achei incrível o rumo que o autor deu pros personagens.

Porém, o desenrolar é mto cansativo e eu tive a impressão de que passei uma vida lendo. Nada me prendeu, nenhum elemento me deixou com vontade de ler mais. Eu continuei porque queria ver no que iria dar e por não gostar de abandonar livro.

Fiquei agoniada com a relação dessa família, principalmente com o jeito que tratavam o pai. A gente vai entendendo aos poucos os motivos de cada um, mas mesmo assim...

É um livro que exige paciência. Ele é bom, mas nada "uau".

gabriellemrss 14/03/2023

...
Só queria deixar registrado que essa leitura foi tao ruim que me deixou com dor de cabeça
boa tarde